segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Homem fica ferido em tombamento de caminhão


Veículo tombou e levou muita dificuldade para o trabalho de remoção da pista
Veículo tombou e levou muita dificuldade para o trabalho de remoção da pista

- Veículo descia a Serra e acabou saindo da pista na altura do Km 99

Um motorista de caminhão passou por um grande susto na Serra, mas conseguiu sair apenas com ferimentos após o tombamento do caminhão que dirigia na tarde desta sexta-feira na altura do km 99 da estrada Rio Teresópolis. O motorista seguia sozinho e se chama Jessé William Campos, de 52 anos. O caminhão Volkswagen, placa MGA 3360 de Praia Grande-SP, descia a Serra e após um trecho de reta, tentou diminuir a velocidade para contornar a curva, mas quando tentou acionar os freios, teria ocorrido uma falha mecânica e o saiu da pista. O impacto arrebentou a mureta de proteção e o caminhão quase caiu em um córrego. O veículo tombou e ficou de cabeça para baixo, pendurado em uma árvore que impediu que descesse a ribanceira.
O caminhão transportava apenas paletes de madeira que ficaram espalhados pela pista. A concessionária que administra a via mandou equipes de resgate ao local para poder atender o caso, com ambulância e veículos de tráfego. A ambulância levou o homem para o HCT. No momento do atendimento, o trânsito ficou desviado par outra pista. A Policia Rodoviária Federal foi acionada e autorizou a retirada do veículo antes da chegada da seguradora para liberar o mais rápido possível a pista, por conta do aumento do fluxo de veículo neste início de final de semana com feriado.


Fonte: José Carlo dos Santos/ O Diario

Mulher morre em grave acidente na Serra


Márcia Adriana de Souza Fontes dirigia um Corsa preto descendo a Serra acompanhada do filho de 13 anos
Márcia Adriana de Souza Fontes dirigia um Corsa preto descendo a Serra acompanhada do filho de 13 anos

- Vítima seguia com o filho em um Corsa e ficou presa às ferragens

A Serra fez mais uma vítima fatal. Uma grave colisão na Estrada Rio-Teresópolis causou a morte de uma mulher e ainda deixou uma criança ferida. Márcia Adriana de Souza Fontes dirigia um Corsa preto descendo a Serra acompanhada do filho de 13 anos. O acidente ocorreu pouco depois das 20 horas de quinta-feira e acionou as equipes de emergência da concessionária que administra a via e do Corpo de Bombeiros.
O outro veículo envolvido foi uma picape Mitsubishi L200 preta com placa KXA 0262 que, de acordo com o que foi apurado no local, teria feito uma ultrapassagem em uma curva na altura do Km 101, no local conhecido como Monte Olivete e invadiu a contramão. Nesse mesmo momento o Corsa se aproximou e houve a colisão frontal.
A batida foi tão violenta que os dois veículos ficaram destruídos. A motorista do Corsa ficou presa nas ferragens e não resistiu os ferimentos, morrendo no local antes mesmo de receber algum atendimento médico.


Curva perigosa

A CRT enviou duas ambulâncias e um guincho para o local, além de pessoal para controlar o tráfego que ficou lento, no sistema pare e siga.
O acidente aconteceu em um trecho de curva em que a pista passou por obras de ampliação e, ainda segundo o que foi apurado no local, o condutor da picape teria fugido do local antes da chegada das equipes de resgate. Os bombeiros de Magé chegaram rapidamente ao local com três viaturas e começaram o resgate das vitimas. O garoto de 13 anos recebeu o primeiro atendimento pela ambulância de resgate da CRT, enquanto os bombeiros estavam tentando retirar a mãe das ferragens mais ela acabou morrendo. Márcia Adriana tinha 45 anos e era moradora do Bairro de Ermitage. O corpo dela foi sepultado no final da tarde sexta-feira, no Cemitério Carlinda Berlim.
A perícia realizada no local foi feita pelos profissionais de Teresópolis, mas o caso foi encaminhado para 67ª Delegacia de Polícia em Guapimirim. O Delegado responsável está apurando as informações referentes ao veículo para poder chegar ao condutor que fugiu do local.


Fonte:José Carlos dos Santos/ O Diario

Academias para terceira idade melhoram a qualidade de vida


Na última semana foram inauguradas duas novas unidades: uma em Tanguá e outra em Queimados. Segundo IBGE, o aumento da expectativa de vida aumentou

A ideia de um idoso sentado na praça jogando conversa fora ficou no passado. Com o aumento da expectativa de vida ao nascer dos brasileiros, que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) chegou aos 73,17 anos em 2009, a preocupação com a qualidade da vida dos idosos também cresceu. 
A ideia das academias para a terceira idade, que já nasceu na cidade do Rio por iniciativa da Prefeitura, foi levada para outros municípios pela Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.
O Programa 3ª Idade Saudável prevê a instalação de 45 academias, sendo 40 só até o fim deste ano. Oito delas já foram inauguradas nas cidades de Saquarema, Búzios, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Nilópolis e Paraíba do Sul. Nesta semana foram inauturadas as unidaes de Tanguá e Queimados.
Os municípios que vão receber as academias são escolhidos de acordo com a quantidade de idosos. Além disso, as prefeituras têm que disponibilizar um espaço público de 70 metros quadrados com chão liso para a instalação dos oito equipamentos que ajudam no fortalecimento muscular, alongamento e desenvolvimento da capacidade aeróbica do idoso. Para o secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius, muitas pessoas não teriam condições de pagar pelo serviço que o Estado disponibiliza.
“Estamos dando condicionamento para estes idosos e, principalmente, retirando estas pessoas dos postos de saúde. Isso é o Estado investindo na prevenção”, afirmou o secretário. 
Em cada academia, há cinco profissionais para ajudar os idosos: professor de educação física, nutricionista, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e uma pessoa de apoio. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 16h às 19h. 
Cada academia terá duas turmas por hora, com 20 alunos cada. No total, são 12 turmas por dia.
O idoso que quiser se cadastrar no projeto deve procurar o professor de educação física da academia durante o horário das atividades. É necessário ter atestado médico. No total, são 240 vagas por academia e o limite de cadastro será de até 360 idosos. 

O FLUMINENSE

Presidente da Câmara, Maurício Lopes (PSL), prestigia abertura da 13º FEPRO Excelentes


Presidente da Câmara, Maurício Lopes (PSL), prestigia abertura da 13º FEPRO Excelentes
Feira da Promoção reúne mais de
 100 empresas na Sudamtex até terça, 15

O presidente da Câmara Municipal, Maurício Lopes (PSL), prestigiou a abertura da 13ª edição da FEPRO (Feira da Promoção de Teresópolis), nesta quinta,10.10. “A feira movimenta a economia do município e divulga a cidade, trazendo turistas. Parabenizo às entidades que promovem o evento”, destacou. O evento acontece até a próxima terça-feira, 15, entre 10h e 22 horas, no pátio da fábrica Sudamtex (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 150, Várzea). Com cerca de 150 estandes, com mais de 100 empresas locais que oferecem descontos de até 80% em centenas de produtos e serviços, o evento conta com shows, teatro, recreação infantil e praça de alimentação. Na área externa, são oferecidas atividades esportivas radicais, como tirolesa, e brinquedos infláveis para a garotada.
A abertura oficial contou com as presenças do vice-prefeito, Márcio Catão, e de secretários e subsecretários municipais. “Como empresário e como representante do poder público municipal, venho dar todo o apoio aos comerciantes de nossa cidade. Eles contribuem muito para o desenvolvimento de Teresópolis. Tenho certeza de que a 13º edição da FEPRO será um sucesso”, ressaltou o vice-prefeito Márcio Catão.
Também estiveram presentes representantes da Aciat, Sincomércio, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis) e Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), entre outras entidades.
Com apoio da Prefeitura, a FEPRO é organizada pela TH+ Eventos, e promovida pela Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis). O patrocínio é do Sebrae/RJ e da Facerj.
A feira possui um cunho social, pois parte da bilheteria é doada para entidades beneficentes. Tal doação é intermediada pelos responsáveis do projeto de ações sociais da Aciat. O valor da entrada é de R$ 3,00. Meia: R$ 1,50.

Você já pensou como Teresópolis estará daqui a 10 anos?

Para responder a esta e outras perguntas, será realizado o Seminário Teresópolis em 2023, no auditório da CDL (Travessa Ranulfo Féo, 36, cobertura), no sábado, 19 de outubro, às 9h. Com a participação de especialistas, dentre eles o Dr. Rômulo Orrico (Coppe – UFRJ) e o Prof. Gerônimo Leitão (UFF), o seminário é uma iniciativa do Deputado Estadual Nilton Salomão, presidente da Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários Alerj, da CDL Teresópolis e da Escola Superior de Negócios. O objetivo do evento é oferecer um ambiente de discussão de políticas públicas estruturantes para o Município de Teresópolis. O seminário promoverá painéis que contarão com palestras e mesas de debatedores como os deputados Salomão e Jorge Bittar, os empresários Roberto Estevão e Ladmir Carvalho, o engenheiro Plinio Tourinho entre outros. Pensar Teresópolis para daqui a 10 anos não tem o condão de afastar as mazelas pelas quais passamos hoje. Porém, nos permite evitar a reincidência de velhos problemas. O futuro começa agora. Este é o lema do Seminário Teresópolis em 2023. Participe!

Aluna de Magé dá dicas para quem vai fazer ENEM

Alunos prodígio da rede pública do Rio superam dificuldades e se destacam no Enem e nos vestibulares.
ScreenShot013
Classificada com nota máxima,  aluna mageense é destaque em matéria do Jornal Extra por mérito em ser aprovada no curso de Pedagogia da UFRJ, leia a matéria na íntegra.
Moradora de Magé, na Baixada Fluminense, Melina, passou entre as primeiras colocadas para a faculdade de Pedagogia da UFRJ depois de atingir a nota máxima (mil pontos) na redação do Enem de 2012. Por ter feito o curso normal no ensino médio, ela conta que precisou recuperar disciplinas que não teve no Colégio Estadual José Veríssimo.
- O curso normal não tem todas as matérias cobradas no Enem. Estudei em casa e no Pré-Vestibular do Cederj (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro). Quando soube da nota máxima em redação, tomei um susto – conta ela. E emenda:
- Estudei na rede pública e escolhi o curso normal no ensino médio porque sempre sonhei em dar aula. Quero fazer por outros estudantes o que os meus professores fizeram por mim. Passar para a faculdade de Pedagogia é a realização de um sonho. Eu sabia que meus pais não teriam condições de pagar uma universidade, por isso fiz o meu máximo, comenta Melina.
Fonte: Jornal Extra

HOMEM SUICIDA-SE EM GUAPIMIRIM


A tragedia ocorreu na rua do valão, Bairro Paiol.

Uma Vizinha que não quis se identificar disse que pela manha ao abrir a janela de sua casa deparou-se com uma trágica sena, seu vizinho Antonio Carlos de 37 anos mais conhecido como Carlinhos estava pendurado numa arvore no quintal de sua casa, Carlinhos ao que tudo indica cometeu suicídio. Amarando uma corda no pescoço deu fim a sua própria vida, segundo amigos da vitima ele vinha sofrendo de depressão, o mesmo amigo contou ao jornal conexão verdade que Carlos se preparava para fazer amanha uma cirurgia na mão e que tinha grandes chances de ter a mão amputada, segundo informação apurada no local ainda não confirmada um irmão de Carlinhos teria suicidado-se a 27 dias atrás, Alexandra a esposa de Carlos gravida de quatro meses esta muito abalada com a tragedia, vizinhos do casal contaram que Alexandra tentou por outras trés vezes ser mãe é não conseguiu e agora que esta gravida acontece uma tragedia desta. Estava marcado para hoje na casa do casal um culto evangélico, que para trazer conforto a família foi realizado assim mesmo inclusive para os populares que estavam no local da tragedia, a pericia já foi realizada no local, agora aguardamos os laudos pericial e a apuração dos fatos para sabermos o que de fato ocorreu. O caso será apurado pela 67ª delegacia distrital que tem como titular o delegado Dr. Alan Luxardo.



Fonte: jornal conexão

Dia das crianças com tiroteio e vítimas em Nova Marília


Marginais disparam tiros em direção a festa e ferem crianças e adultos.

 Durante a comemoração do dia das criança, uma menina de 10 anos foi atingida por três tiros disparados por dois motociclistas que passaram em alta velocidade disparando contra os participantes. Além da criança atingida, mais duas vítimas foram alvejadas, um jovem de 19 anos e outro de 39, ainda não identificados,  foram encaminhados para o hospital Adão Pereira Nunes em Saracuruna.
Mag fotoSegundo relato de moradores, os marginais passaram em alta velocidade disparando vários tiros em direção a festa. A menina de 10 anos, sobrinha do vereador Silmar, foi atingida por tês disparos, dois no tornozelo e um na bacia e encontra-se em estado grave. O rapaz de 19, também parente do vereador, estava próximo ao palco da comemoração, que deixou marcas de disparados por arma de fogo.
Não se sabe a motivação de tanta violência contra a festa que reunia várias crianças do bairro de Nova Marília. O caso está sendo apurado após registro do fato, na 65º DP de Magé.
Mais um fato lamentável nos registros de violência contra a cidadania da população mageense, que testemunha a cada dia aumento de incidentes como este, que coloca em risco a  liberdade.
Através do Facebook um dos participantes do evento, enviou para redação do Web Jornal Magé Online o seguinte comentário:
disparo
Houve um tiroteio aqui em Nova Marília, no meio da festa do dia das crianças, no bar do Antônio Dias, passaram 3 garotos de moto atirando e 3 pessoas foram atingidas,  não houve morte só que o dia todo não apareceu sequer uma viatura, sendo que pediram ao secretário Sérgio Venâncio que mandasse uma patrulha devido a situação de violência que se encontra o bairro, o clima é de medo porque a população vem sofrendo ameaças de invasão por vingança pelo ocorrido no Ténis Clube . A polícia só chegou após o ocorrido, alegaram que o efetivo está fraco e estão havendo muitas ocorrências no município devido a implantação de UPP’s nas favelas. o crime está crescendo na baixada. Obs : O crime ocorreu por volta das 19:30.
Antonio Alexandre, Magé Online.com

Obras do Arco Metropolitano estão próximas de terminar

Com 78% do projeto executado, as intervenções têm foco atualmente na pavimentação.
obras
Aguardadas há mais de 30 anos, as obras de construção do Arco Metropolitano, que ligará os municípios de Itaboraí e Itaguaí, entraram na reta final. Com 78% do projeto executado, as intervenções têm foco, agora, na pavimentação. Além disso, mais de 70% das 157 chamadas obras de arte – 74 viadutos e pontes, 80 passagens e três passarelas – já estão prontas.
Os serviços de terraplanagem e drenagem estão sendo finalizados, faltando apenas pequenos trechos em processo de desapropriação. Até o momento, foram feitas 1.694 desapropriações e empregados 3.421 trabalhadores e 686 máquinas e equipamentos nas intervenções.
Construído pela Secretaria de Obras, o Arco Metropolitano é uma parceria com o Governo Federal, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).“O Arco é fundamental para desafogar o tráfego e facilitar o acesso das cargas ao Porto de Itaguaí, além de reduzir o tempo de movimentação de produtos pelo estado”, disse o vice-governador, Luiz Fernando Pezão.
oooo
Do total dos 145 quilômetros da rodovia, coube ao Estado construir o chamado trecho virgem, de 70,9 quilômetros, que liga Duque de Caxias a Itaguaí, atravessando Nova Iguaçu, Japeri e Seropédica. O trecho vai do entroncamento da BR-040 (Rio-Juiz de Fora), em Caxias, ao acesso ao Porto de Itaguaí, na BR-101, cortando a BR-040, a BR-465 (Rio-São Paulo), a BR-116 (Via Dutra) e a BR-101 (Rio- Santos). O empreendimento está orçado em R$ 1,6 bilhão.
“A obra irá estruturar a malha rodoviária da Região, através da conexão dos cinco grandes eixos rodoviários do país – Rio-Santos, Rio-São Paulo, Rio-Belo Horizonte-Brasília, Rio-Bahia e Rio-Vitória” afirmou o secretário de Obras, Hudson Braga.
Fonte: O Fluminense

Remédio com mofo e falta de gaze no Hospital Federal do Andaraí

speção do Ministério Público Federal constata que não há vários tipos de materiais, além de 14 medicamentos


Rio - Há mais de um ano acompanhando o pai, Elbo Figueiredo, em tratamento de próstata e cálculo renal no Hospital Federal do Andaraí, a operadora de telemarketing Simone Ferreira foi obrigada a desembolsar em torno de R$180 em antibióticos, no mês passado. A falta de medicamentos e insumos viraram alvo do Ministério Público Federal (MPF). Em inspeção na unidade na quarta-feira passada, o procurador da República Sérgio Suiama, que atua na área da Saúde, constatou que faltam 38 itens importantes como gaze, além de 14 tipos de remédios na farmácia, entre eles Dipirona. Durante inspeções foi contatado também um desperdício absurdo: remédios mofados.
A falta de medicamentos e insumos viraram alvo do MPF
Foto:  Marcelo Del Negri / MFP



























Em agosto, Suiama foi informado de que durante três meses faltou pino cirúrgico na Ortopedia, o que impediu as operações dos pacientes. Entre novembro e dezembro do ano passado, outras 14 cirurgias foram adiadas. Para fazer um raio-x da situação do Andaraí, o procurador inspecionou 24 setores. Encontrou medicamentos e alimentos expostos à ação de cupins, em depósito classificado de insalubre. Apesar do desabastecimento há ainda desperdício, como medicamento fora do prazo de validade. “Há problemas graves de gestão. Enquanto a sala da administração é linda, o almoxarifado do hospital é um lixo”, analisa Sérgio Suiama.
No local, parte do teto caiu, há infiltrações, fios à mostra e produtos estocados próximos de ralos. Em vários andares faltam extintores, o que colocaria o prédio em risco em caso de incêndio. Para quem precisa do hospital, comprar remédio pesa no bolso. “No desespero, arquei com R$ 180 por cada vidro do medicamento. Não faço ideia de quanto gastei”, desabafa Simone. 
No almoxarifado, parte do teto caiu, há infiltrações, fios à mostra e produtos estocados próximos de ralos
Foto:  Marcelo Del Negri / MFP
Para o procurador, também é preciso mais organização. “Muitas vezes, tem o material na farmácia, mas não está disponível no setor. Isso é um problema de fluxo que precisa ser resolvido”, analisa Suiama. Em nota, a direção da unidade nega o desabastecimento. Informa ainda que em casos pontuais — que já estão em processo de compra —, os pacientes são medicados com outros compostos que possuem a mesma ação, o que garante a continuidade do tratamento. Desta forma, assegura o acesso aos medicamentos e insumos tanto aos seus pacientes internados quanto aos ambulatoriais.
PF apura falta de pedidos
Um inquérito da Polícia Federal também apura a falta de medicamentos e materiais no Andaraí. A investigação começou porque no ano passado, a unidade enviou ao Departamento de Gestão Hospitalar, do Ministério da Saúde, responsável por abastecer as seis unidades federais do Rio, planilhas sem pedidos de produtos e remédios. 
Uma das hipóteses investigadas é a que a falta de pedido possa ter sido proposital para forçar licitações emergenciais que pudessem beneficiar empresas. O procurador da República Sérgio Suiama vai recomendar à unidade que abra uma sindicância interna para verificar o que aconteceu. “O foco não é só a possibilidade de fraude. Por enquanto, não é possível afirmar se houve dolo ou má-fé”, explica o procurador.
Pacientes relatam os problemas
Madrugada de agonia. Este é o relato da balconista Nilda Oliveira, de 30 anos, sexta-feira, que buscou atendimento no hospital para a filha, Júlia da Rosa Oliveira, de 5 meses. A menina apresentava sinais de febre e vomitou. “Na emergência, a médica nos solicitou exames de sangue e urina mas, para minha surpresa, o hospital não tem potes de coleta. Como não sei a gravidade do que minha filha está passando, vou ter que comprar em uma farmácia próxima. Imagine se eu estivesse com o dinheiro da passagem de volta para casa contado?", questionou Nilda. 
Ela também reclamou da falta de copos para que os acompanhantes do pacientes bebam água enquanto esperam pelo atendimento emergencial.

Nilda, com a filha Julia, teve que comprar pote para fazer exame de urina
Foto:  Alexandre Vieira / Agência O Dia
O aposentado Moacyr Mathias, 74 anos, se lembrava das despesas que teve durante a internação de dez meses de sua esposa, Genoeffa Mathias, 72, devido à fratura que teve no joelho. Ela recebeu alta mês passado. “Tive gastos incalculáveis com fraldões geriátricos. Graças a Deus pude arcar com as despesas”, ressaltou Moacyr.
CGU de olho na unidade
A Controladoria Geral da União (CGU) também está de olho no hospital do Andaraí. Técnicos do órgão acompanham a prestação de contas da unidade para o ano que vem. 
Para evitar a falta de medicamentos e insumos, a direção do hospital afirmou ainda, em nota, que foi criada uma força-tarefa para acelerar os trâmites administrativos. 

Muitos funcionários reclamam que as roupas enviadas à lavanderia retornam danificadas.



Fonte: O Dia