sexta-feira, 24 de maio de 2013

MIRANTE DA GRANJA GANHA MAIS ESPAÇO NA MÍDIA E REVELA NOVAS RUÍNAS DO MONUMENTO


 MIRANTE DA GRANJA GUARANI GANHA MAIS ESPAÇO NA MÍDIA E REVELA NOVAS RUÍNAS DO MONUMENTO



  Equipes de reportagem da Tv Cidade e da Inter TV (afiliada da Rede Globo) estiveram produzindo mais um excelente material jornalístico no Quiosque das Lendas (Mirante da Granja Guarani. Nós, da AMAGG, agradecemos profundamente o carinho da imprensa local e regional que estão nos dando todo o suporte necessário nessa luta pela recuperação deste, que é um dos principais pontos turístico-cultural do nosso município.

Agradecemos mais ainda porque, como em diversas outras ocasiões, os jornalistas pautaram o agora já real processo de recuperação do Mirante, a partir de matérias  que publicamos em nosso blog. 
E, desta vez, nós e os jornalistas fomos brindados com uma surpresa espetacular. A direção da AMAGG, ao analisar fotos antigas do quiosque, percebeu especialmente em uma delas um grupo de seis mulheres reunidas no mirante ao entardecer, como que se preparando para um, digamos, “britânico” chá das 5.
Nos ocorreu, então, que os móveis desse encontro (mesa e cadeiras) ainda poderiam estar na área do mirante. Solicitamos à equipe da Secretaria Municipal de Obras que fizesse uma pequena escavação no local para ver se encontrávamos o precioso tesouro.
Para nossa surpresa encontramos, sim! Não exatamente os móveis daquele encontro de damas no bucólico cenário do quiosque, mas, uma mesa e duas cadeiras de pedras entalhadas à mão, que estavam enterrados poucos metros à frente do Mirante.
E mais, descobrimos, ainda, ruínas de duas escadarias de pedra ao redor do Mirante (coisa que ainda não havíamos identificado em nenhuma imagem antiga do monumento), provavelmente usadas para apreciação mais próxima das belíssimas gravuras de Jorge Colaço que ornamentam os azulejos portugueses do quiosque, retratando suas quatro lendas indígenas.
É possível que essas cadeiras e mesa de pedra tenham sido colocados na área do mirante para servirem de ponto de encontro e “pic-nic” dos visitantes. Afinal, o lugar é extremamente convidativo para o lazer em virtude da espetacular vista que oferece da Serra dos Órgãos, de parte do bairro do Alto, da Granja Comary e da CBF.

 Jornalista:Cesar Rodrigues
 






  




Guapimirim Representa RJ em Encontro 

Nacional de Educação.

Evento aconteceu na Bahia.

 
A secretária de Educação de Guapimirim, Maria Cecília de Faria Pinto, representou a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio de Janeiro (Undime-Rj) no 14° Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, que aconteceu no último dia 17, na Bahia. Durante o fórum, foi realizada uma eleição, na qual, em disputa acirrada, a Undime-RJ reassumiu a Secretaria de Articulação da Undime Nacional.
A Undime-RJ é uma associação civil sem fins lucrativos, com autonomia financeira e patrimonial que visa a integração de dirigentes municipais de educação do Estado do Rio de Janeiro em torno da educação pública municipal.
O papel da Undime-RJ é fortalecer as administrações municipais na área da Educação para garantir expansão e melhoria da qualidade da escola pública municipal. A ela cabe resgatar e assegurar o ensino fundamental, contribuir na reformulação de políticas educacionais em nível nacional, estadual e municipal, participando de instâncias decisórias e representar os interesses da Educação Pública Municipal junto às autoridades constituídas.

Magé recebe bases móveis do programa 

Crack, é Possível Vencer

Os ônibus têm 20 câmeras com capacidade de capturar imagens até 500 metros.

 
Para monitorar locais onde dependentes fazem uso de crack e oferecer o primeiro atendimento em saúde, a cidade do Rio recebeu hoje (24) cinco ônibus equipados com câmeras, escritórios, cozinha e banheiros. A doação foi feita por meio do Programa Crack, é Possível Vencer, do governo federal. Cada unidade custou R$ 2 milhões.
Os ônibus têm 20 câmeras com capacidade de capturar imagens até 500 metros de distância e dispositivo infravermelho, para ser usado à noite. O objetivo é ler placas de carro e detectar a venda e o consumo da droga no entorno da unidade. Um telescópio acoplado permite monitorar câmeras da prefeitura e se comunicar com o Centro de Operações.
Na capital fluminense, os veículos estarão na Lapa, Central do Brasil, Catete e Complexo da Maré. O quinto será itinerante. Todos funcionarão 24 hs e serão operados pela Guarda Municipal.
Estamos tratando da vigilância, do acompanhamento, da identificação dos usuários, das pessoas que estão doentes para que os outros setores (saúde e assistência social) possam fazer a abordagem e o acolhimento”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Presente ao evento, a secretária executiva do Ministério da Saúde, Maria Amaral, destacou o impacto do uso da droga e ressaltou que não existe uma única forma de resolver o problema. “A complexidade da dependência das drogas não aceita uma solução única. Por isso, é preciso articulação entre os entes da federação e integração entre diferente políticas públicas”, afirmou.
A entrega dos ônibus fez parte de ações do programa em São Paulo, em Brasília e no Rio. Assinaram adesão ao programa os municípios fluminenses de Macaé, Magé, Belford Roxo; Niterói, Petrópolis, São João de Meriti, Volta Redonda; Campos dos Goytacazes e Itaboraí. As cidades vão receber os ônibus, chamados de bases móveis, e terão ampliados os serviços de saúde.
Fonte: EBC

“PMDB Está com Medo de Perder”, Diz Crivella

Sobre governador do Rio ameaça de romper com Dilma.

A crise entre PT e PMDB, agravada pelas declarações do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, nesta semana, provoca um quebra-cabeça no cenário eleitoral do Rio de Janeiro em 2014. Enquanto o PT cogita lançar o senador Lindbergh Farias, o PMDB não abre mão de ter na corrida pelo governo do Estado o atual vice-governador, Luiz Fernando Pezão. Como o PT vem se mexendo para emplacar Lindbergh, Cabral ameaça romper com Dilma — o que pode comprometer apoio de parte do PMDB à campanha dela à reeleição.
 Apontado como forte candidato ao governo do Rio, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, criticou a postura de Cabral de ameaçar romper com Dilma e de até comprometer a campanha presidencial da petista. Em entrevista ao R7, o senador licenciado pelo PRB lamenta a manobra do PMDB para afundar a candidatura do PT ao governo do Rio.
 — Obrigar o partido da presidente [PT] a adiar pela segunda vez o direito de disputar o governo do Estado seria, para dizer o mínimo, um Himalaia de ingratidão e uma Baía de Guanabara de presunção.
O senhor vai apoiar a candidatura de Lindberg ao governo?
Eu vou é apoiar o Rio. Assim como defendo o PT disputar a eleição, defendo que o PRB e os demais partidos possam também apresentar seus planos ao povo. Isso é o melhor para a democracia e é o melhor para o Rio. Se não for o escolhido, apoiarei num eventual segundo turno aquele que melhor represente a união do Rio com o vitorioso governo da presidente Dilma. Lembro que ela, entre tantas coisas, teve a coragem de enfrentar os que queriam perpetuar no Brasil o paraíso da usura, reduzindo as mais altas taxas de juros do mundo que tiravam suor, as lágrimas e até o sangue do trabalhador brasileiro. E não se deu por satisfeita. Mostrou ao Brasil que detentores de concessões de obras públicas, erguidas com esforço de todos, cobravam tarifas abusivas e as fez baixar. Ora, uma dama tão ilustre que mantém a inflação sob controle e a economia gerando empregos enquanto o mundo em crise mergulha desarvorado na hecatombe da recessão não merece ser chantageada. Pelo contrário, precisamos lhe garantir o apoio necessário.

Como o senhor acha que vai ficar a relação do governo Cabral com o presidente Lula?
No plano pessoal, considero irreversível a admiração mútua. Faço votos de que não ocorra entra eles o que no passado ocorreu entre Cabral e Marcelo Alencar e depois Cabral e Garotinho. Na vida há dois tipos de amigo: o das boas horas e o de todas as horas. O amigo de todas as horas não pensa só nele mas no que é melhor para todos. E o melhor para todos é que haja uma disputa republicana, democrática, aberta, e de preferência para os que tem a índole de servir ao povo com idealismo e renúncia. E que vença a melhor proposta. Espero também que não se coloquem em risco os projetos federais em andamento no Estado que nos redimem de anos de atraso, razão maior da crise de violência em que nos contorcemos. Nossa gente sofrida e valente na sua imensa maioria, trabalhadora, humilde e modesta não merece isso.
Fonte: R7

One Response to “PMDB Está com Medo de Perder”, Diz Crivella.