quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Funcionários da Câmara Municipal de Teresópolis participam de curso do TCE-RJ

Funcionários da Câmara Municipal de Teresópolis receberam o certificado de conclusão do Curso promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE), por meio da Escola de Contas e Gestão (ECG).
            O programa faz parte do projeto TCE Escola Itinerante, uma parceria com os municípios do Rio, com o objetivo de capacitar os servidores dos órgãos e entidades jurisdicionados. Teresópolis foi o município sede da Região Serrana, as aulas foram na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat) e o encerramento foi uma palestra sobre Prestação de Contas e Responsabilidade Fiscal, proferida pelo coordenador-geral de Contas e Administração Financeira dos Municípios (TCE-RJ) Sérgio Ricardo do Sacramento.
            O programa, iniciado em 2 de setembro, incluiu cursos na área de gestão pública com possibilidade de inscrição em mais de um curso e constaram na grade as seguintes disciplinas: Controle Interno; Admissão, Aposentadorias e Pensões; Procedimentos Prévios aos Contratos Administrativos: Licitação Pública, Atos de Dispensa e Inexigibilidade de Licitação; Contratos Administrativos; Lei de Responsabilidade Fiscal com ênfase em Orçamento Público; Prestação de Contas, Tomada de Contas Especial.
            Foram beneficiados, também, servidores de municípios vizinhos. O presidente da Câmara, Maurício Lopes, foi ao encerramento e convidou todos para o curso Orçamento Público como parte do projeto ‘Elerj Itinerante’, que acontece amanhã, 25.10, no Teatro Municipal. 

O DRAMA DOS PACIENTES DA HEMODIÁLISE

O DRAMA DOS PACIENTES DA HEMODIÁLISE Uma equipe de reportagem do SBT esteve na companhia do presidente do Conselho de Saúde de Teresópolis, Waldir Paulino, conferindo o drama dos pacientes renais de Teresópolis que, após a contaminação por Hepatite C - doença incurável - no setor de hemodiálise no Hospital São José, estão sendo obrigados a se deslocar até Itaboraí para o tratamento, desde o dia 23 de setembro. Um ônibus da empresa Canoas da Serra foi disponibilizado pela prefeitura para a viagem dos 88 pacientes que vem reclamando muito dos transtornos. A má qualidade do lanche servido aos pacientes, atrasos na saída do ônibus, sujeira, baratas, maus tratos por parte do motorista e até goteiras foram denunciados pelo presidente ao Ministério Público. Na manhã dessa quarta (23) os pacientes interromperam o trânsito devido ao atraso de 2 horas do ônibus.

Ônibus dos pacientes da hemodiálise é manchete no SBT por badarts no Videolog.tv.

Fonte: Badart

Equipe do SBT flagra baratas em ônibus que levam pacientes de Teresópolis para fazer hemodiálise em Itaboraí.



Duas famílias ficam desabrigadas no bairro Duques


Rafaela dos Reis da Conceição, de 20 anos, contou que estava em casa junto com a mãe, o padrasto, a irmã, o namorado e a filha de cinco meses, quando começou a chover. “Estávamos deitados quando ouvimos um barulho. O namorado da minha irmã achou que fosse um raio e preferimos não sair para ver o que era. Pouco tempo depois minha mãe levantou para ir ao banheiro e viu que tinha caído a barreira na porta do meu quarto. Ela me chamou correndo e saímos de casa. Ficamos  na casa de uma vizinha até amanhecer e depois fomos para a escola”, relatou. Na família da Rafaela, apenas a mãe Ana Lucia dos Reis trabalha fazendo biscates na Rua Teresa. O padrasto, Diego Francisco de Souza está desempregado.

Duas famílias ficaram desabrigadas, no bairro Duques, após o temporal da madrugada desta terça-feira. Elas foram encaminhadas para uma escola do bairro e, depois, uma foi para um espaço pertencente a Igreja Evangélica e a outra para a casa de uma vizinha. Ambas receberam o benefício do Aluguel Social e ontem já estavam a procura de uma nova moradia. 

A jovem contou que a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) deu toda a assistência à família, fornecendo colchonetes, lençóis e cobertores, além de ter disponibilizado imediatamente o benefício do Aluguel Social. “O pastor deixou que ficássemos no espaço onde funcionava um templo até encontrarmos uma moradia. Minha mãe já está procurando outra casa aqui no bairro”, comentou. Além disso, a família ganhou o Cartão Imperial para fazer compras, já que os alimentos ficaram molhados com a chuva. 
A presidente da Associação de Moradores do Duques, Ivanete Pereira Paixão, revelou que 17 casas foram inundadas com o temporal na região. “Duas foram interditadas, uma por causa da barreira que caiu e a outra porque estava com rachaduras”, disse. 

Famílias do Thouzet estão receosas com deslizamento de terra 

Três famílias da Rua Dr. Thouzet estão preocupadas com um deslizamento de terra que atingiu suas casas durante o temporal. Rosilene Abreu de Carvalho, de 42 anos, mora no local desde que nasceu. Ela contou que acordou com o barulho da chuva e percebeu que a parede do quarto da filha, que fica nos fundos da casa, estava cheia de lama. “Em seguida ouvimos um barulho, quando a terra deslizou, ficamos assustados e fomos para a rua. Eu saí de pijama e descalça porque estava com medo. Ficamos até o dia clarear e depois voltamos para limpar tudo”, disse. 
Rosilene contou que perdeu documentos e alguns aparelhos que estavam no chão, como estabilizadores e um tablet. A filha, Taiane Carvalho, de 24 anos, preferiu dormir na casa do irmão que fica ao lado. De acordo com a mãe ela ficou com medo porque o quarto dela fica embaixo do local, onde houve o deslizamento. Rosilene destacou que a equipe da Defesa Civil fez a vistoria na terça-feira, mas as casas não foram interditadas. “Os fiscais disseram que não tem risco de cair mais. Se interditam nem sei o que faço da vida”. Ela lembrou, também, que quando era criança, a casa chegou a ser condenada.
O temporal ocasionou 89 ocorrências, sendo a maioria de pedidos de vistorias preventivas e avisos de quedas de árvores. Do total, 31,46% corresponderam a deslizamentos em ruas ou próximo às casas. Não houve vítimas. O bairro mais atingido foi o Quitandinha, que registrou 18 ocorrências, seguido por Valparaíso com 9, e Independência, com 7. 

-TERESÓPOLIS Não percam essa semana o Jornal mais lido da Região Serrana


Prefeito visita obras em andamento no distrito de Mauá


Nestor Vidal também caminhou pela Praia do Limão e determinou a revitalização de grande parte da orla, com a construção de uma praça, a recuperação do píer, a melhoria no campo de futebol, além de toda limpeza da área.

Rua
O prefeito Nestor Vidal  percorrendo diversas localidades de Mauá, quinto distrito do município, onde estão sendo realizadas diversas obras, acompanhado pela secretária de Governo Sonia Sthoffel e pelo secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Leandro Rodrigues.
O prefeito visitou a área onde está localizada a Estação Guia de Pacobaíba e terreno que foi entregue pela empresa GDK S/A. Ele afirmou que “não irá permitir nenhum tipo de invasão no local”, determinou que o terreno seja cercado e a segurança da propriedade reforçada pela Guarda Municipal.
Vale lembrar que em junho deste ano foi feita a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o município de Magé e o Instituto o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O morador Henrique Luiz, que vive em Mauá há mais de 50 anos, disse que “espera por essa situação durante muito tempo. Tenho certeza que agora todo esse espaço será revitalizado”.
Obras com recursos da prefeitura em Mauá
Nestor Vidal também caminhou pela Praia do Limão e determinou a revitalização de grande parte da orla, com a construção de uma praça, a recuperação do píer, a melhoria no campo de futebol, além de toda limpeza da área.
As Ruas 54, Luiz Bernardo e Siuko Akegawa estão recebendo novas galerias de águas pluviais, manilhamento e pavimentação. Todas essas melhorias estão sendo custeadas com recursos próprios da prefeitura e feitas em separado das intervenções promovidas pelo governo estadual.
“É importante investirmos em obras que atendam as necessidades diárias da população. Por muito tempo diversas ruas de Mauá ficaram abandonadas, sem nenhum tipo de melhoria. Agora essa realidade está mudando”, destacou Nestor Vidal.
As obras em prol da população foram atestadas pelo morador Paulo Sergio Pereira Damasceno, que vive há mais de 40 anos na Rua 54.
“Desde que mudei para cá, aos dois anos de idade, nunca vi alguém fazer uma obra para melhorar a situação dos moradores. Hoje eu vejo o que o prefeito Nestor Vidal tem feito para Mauá, um monte de obra para melhorar a vida de todos aqui”.
“Estou atento a todas as reivindicações da população. Estou promovendo um grande montante de serviços e obras em diversas servidões e ruas para atender às pessoas que pediam por pequenas reformas e sempre ficaram esquecidas. O trabalho de melhoria da cidade está sendo feito em todos os distritos de Magé”, completou Nestor Vidal.

Magé tem participação inédita em Conferência Nacional



As propostas na área de agroecologia receberam forte apoio e muitas foram aprovadas.

Agric
Agricultoras mageenses representaram o estado do Rio de Janeiro na segunda edição da Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS). Elas foram parte do grupo de 1,2 mil delegados e delegadas que discutiram e aprovaram as cem propostas que priorizam o desenvolvimento do Brasil Rural para os próximos anos.
No encontro realizado no Espaço Brasil 21, em Brasília, de 14 a 17 de outubro, foram apresentadas as propostas municipais e estaduais que resultaram no documento final, que será usado para a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do País. Tiveram direito a voz e voto dos representantes do poder público e da sociedade civil formada por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais.
Jandira Rocha de Oliveira é retirante da Bahia e está no Parque Iriri em Magé há 15 anos, e Fabiana Araújo Miniam, produtora do Assentamento Fazenda Santa Rosa no Capela, bairro do segundo distrito, foram as representantes que participaram do evento.
Segundo elas, dentre as propostas aprovadas, a territorialização será a que mais beneficiará a população da zona agrícola. “Se a proposta for efetivada, a territorialização vai ser muito positiva. Com ela as regiões serão classificadas por características de solo e tipo de plantio, por exemplo, independente de município ou estado. Com isso é possível conseguir recursos e projetos voltados para atender regiões específicas”, explicou Jandira.
Agricultoras
As propostas na área de agroecologia receberam forte apoio e muitas foram aprovadas. Fabiana Araújo enfatizou que as mulheres tiveram forte participação na conferência. “Acredito que a maior parte das participantes fora mulheres e muitas das propostas aprovadas beneficiaram as agricultoras. O ecoturismo na região agrícola também foi outra indicação para complementar a renda dos produtores”, disse.
O prefeito Nestor Vidal analisou a participação inédita do município como reconhecimento e reflexo da ascensão de Magé, que passa a ser visto e ouvido em todo o país. “Penso que quando um mageense vai a um encontro desse porte, automaticamente coloca Magé no contexto estadual e federal, ecoando nossas reivindicações para os quatro cantos do Brasil. Tivemos um apagão em nossa história e essa representação em Brasília, feita pelo cidadão, mostra que a cidade começa a decolar ”, comemorou.
“A realização da Conferência Nacional foi precedida por debates nos territórios de todo o País. Esse processo trouxe uma diversidade muito grande, com toda a efervescência da agricultura familiar brasileira, para fazer uma análise e debater os caminhos dos próximos dez anos”, avaliou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que participou do encerramento da última plenária da Conferência.
A mobilização das conferências municipais começou no início do ano – o encontro em Magé aconteceu em julho. Foram 11,3 mil sugestões enviadas, destas 388 foram aprovadas. Elas beneficiarão mais de 42 mil pessoas ligadas à agricultura familiar de todo o País.
As discussões foram pautadas em sete eixos temáticos: o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar; a reforma agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais; a abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida; a gestão e participação social; a autonomia das mulheres rurais; a autonomia e emancipação da juventude rural; e a promoção do etnodesenvolvimento.