quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Abandono da fonte Amélia no bairro do Alto

Foto:Vinicius Frutuozo/Noticias da Hora
A redação do Jornal Noticias da Hora, se deslocou hoje até a Vila Santo Antonio no bairro do Alto para  verificar uma denúncia feita por um leitor através do nosso website.  Ao chegar no local podemos confirmar de perto a indignação do mesmo. A denúncia relatava o abandono da Fonte Amélia. Identificamos uma placa com a seguinte frase: “ água imprópria para consumo”, e o estado de conservação do local era de péssimo como pode ser visto nas fotos; lixo por toda parte,pichações, azulejo caído, lodo por toda extensão, mato enraizado dentro das grades na saída da água, ou seja, a fonte está completamente abandonada. Fica aí o nosso alerta  já que o local é um dos atrativos turísticos da cidade e fica próximo a uma pousada bem referenciada, recepção da imprensa, além de várias celebridades quando a Seleção Brasileira fica concentrada na CBF . Fica aqui o nosso alerta aos órgãos competentes.

Foto:Vinicius Frutuozo/Noticias da Hora

Foto:Vinicius Frutuozo/Noticias da Hora

Foto:Vinicius Frutuozo/Noticias da Hora


Foto:Vinicius Frutuozo/Noticias da Hora

Foto:Vinicius Frutuozo/Noticias da Hora

Foto:Vinicius Frutuozo/Noticias da Hora

Foto:Vinicius Frutuozo/Noticias da Hora

Vistoria das vans escolares termina nesta sexta, dia 2/08



 Esta sexta-feira, 2, é o último dia da vistoria semestral obrigatória dos veículos dos permissionários que prestam o serviço de transporte escolar no município. A verificação é realizada na Praça Higino da Silveira, a da Feirinha de Teresópolis, no Alto, de 9h às 13h, com inspeção realizada pela equipe da Fiscalização de Trânsito e Concessões da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

“Nessa vistoria são avaliadas a parte documental do veículo, para ver se está tudo em dia. Na parte do veículo em si são verificados itens de segurança, como cinto de segurança, pneus, se o carro tem tacógrafo, luzes de navegação, entre outros”, explica Márcio Salomão, coordenador de Engenharia de Tráfego.

A vistoria cumpre determinação da Lei Municipal 2.491/2006, que regulamenta o serviço em Teresópolis, e é feita tanto para checar os equipamentos obrigatórios de segurança e conforto no transporte dos estudantes, bem como para renovar a autorização da prestação do serviço. “A vistoria é obrigatória e os proprietários das permissões que não vierem submeter os seus veículos à fiscalização poderão ter a sua permissão cassada, como o previsto na lei do transporte escolar”, alerta Márcio Salomão.

Ele orienta os pais a tomarem alguns cuidados antes de contratar o serviço. “Quando forem contratar o transporte escolar, verifiquem as condições gerais do veículo e também se o proprietário possui autorização da Prefeitura. Isso significa que o carro foi vistoriado e tem condição de prestar o serviço”.


Fotos – crédito Jeferson Hermida.

O secretário Gustavo Tutuca, participou da inauguração do centro cirúrgico do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer

 
O secretário Gustavo Tutuca, participou nesta terça-feira (30/7) da inauguração do centro cirúrgico do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no centro do Rio de Janeiro. O serviço começa a funcionar nesta quinta-feira (1/8), mas as primeiras consultas ambulatoriais são realizadas desde o dia 24 de junho. 

A unidade, que atenderá exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é o primeiro centro voltado para o tratamento de doenças do cérebro do Brasil. A instituição contará com tecnologia de ponta e os melhores cirurgiões do país.

O governador Sérgio Cabral, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, participaram da cerimônia.

O novo hospital, que contou com investimento de cerca de R$ 80 milhões do Governo do Estado, concentrará o tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico, como tumores e doenças vasculares e degenerativas. Contando com quatro centros cirúrgicos e mais de 200 leitos – para internação, UTI e estabilização – a unidade de saúde realizará de oito a dez cirurgias por dia, garantindo assim uma das maiores produções do país neste tipo de procedimento. O complexo que compreende o instituto e o Hospital Estadual Anchieta, no Caju, conta com 44 leitos de UTI e outros 56 de retaguarda (enfermaria) nesta primeira fase. Serão construídos ainda outros 100 novos leitos na segunda fase.

Ampliação do espaço e da oferta de cursos no Cetep Ipanema é anunciada


Ampliação do espaço e da oferta de cursos no Cetep Ipanema é anunciada
A melhoria na estrutura e ampliação da oferta de cursos na unidade do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (CETEP)Ipanema foi anunciada no ultimo dia  (31). A declaração, feita pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, reafirma o compromisso da secretaria com a instituição e comunidade local que faz uso dos serviços ofertados. A proposta é ampliar os cursos de qualificação nas áreas de Montagem, Gastronomia, Informática e a implantação de uma escola técnica. O estudo que viabilizará as benfeitorias já está sendo feito e após definição será dado início às obras.
Atualmente, a unidade Ipanema oferta os cursos profissionalizantes de informática, informação turística e idiomas: francês, inglês e espanhol. Para o coordenador do centro profissionalizante, Mário Luiz, a visita do secretário e o ato em anunciar melhorias, são vista de forma otimista:
- Gostamos da idéia da mudança estrutural e pedagógica, com a ampliação de cursos, e isso é visto de forma positiva e oportuniza a qualificação em outras áreas. Sabemos que é uma ação do Governo do Estado, por intervenção da secretaria de Ciência e Tecnologia, e que cremos que dará certo – afirma o coordenador.
Ao visitar as instalações e conhecer as necessidades, Gustavo Tutuca pontua investimentos futuros
- Até o final de 2014 pretendemos, e isso fazer parte do nosso planejamento, em dobrar o número de unidades Faetec em todo o estado do Rio. É a oportunidade de levarmos uma qualificação de qualidade ao cidadão e ampliar suas chances de ingressar no mercado de trabalho – disse Tutuca.
No prédio do Cetep Ipanema atualmente se encontra o Espaço Criança Esperança, Afro Reggae, que funciona com a escola de circo, entre outras instituições do terceiro setor.