quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013



Equipes de BH e Brasília visitam Magé para conhecer o 'Monitora Dengue'




Reunião do combate a deng secret. de saúde com o ministério público 36
Reconhecido como “Município Modelo” no combate a dengue, Magé recebeu a nesta quarta-feira (6) a visita de equipes da Secretaria de Saúde do Estado, que trouxeram representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte. O objetivo da visita foi conhecer o sistema do ‘Monitora Dengue’, que utiliza palmtops no trabalho de vigilância no município.
O 'Monitora Dengue' foi implantado em Magé pela parceria com o Governo do Estado em caráter experimental no segundo semestre de 2012. Os agentes de endemias receberam os equipamentos e foram capacitados com aulas teóricas e práticas, em campo, e o sistema passou a operar na cidade em outubro. A inclusão dos equipamentos foi implantada inicialmente em dois dos seis setores de trabalho dos agentes de visita domiciliar: o Centro do 1º distrito e no 2º distrito, em Santo Aleixo e Andorinhas. Após a experiência realizada em território mageense, desde a segunda quinzena de janeiro, municípios vizinhos também passaram a receber os palmtops que auxiliam no mapeamento digital dos locais que receberam a visita dos agentes e os dados dos habitantes. 


Reunião do combate a deng secret. de saúde com o ministério público 42Os assessores da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Rio, Gutemberg Gusmão, Evaldo Ribeiro, Ilnoel Mendes e Paulo Antonio de Oliveira trouxeram as equipes que irão implantar o sistema em seus estados. O objetivo era mostrar o funcionamento do sistema, as principais funções, e como os agentes trabalham diariamente.
O coordenador do Programa ‘10 minutos contra a dengue’, Marcos Vanini, acompanhou as equipes na saída realizada pelos agentes durante a manhã, e a no período da tarde o técnico Eusébio da Silva Laje apresentou o trabalho interno, de planejamento e estratégia, realizado pela coordenadoria.
Os representantes do Programa Nacional de Controle da Dengue – Ministério a Saúde, Roberta Carvalho e Fernando Campos, e da Prefeitura de Belo Horizonte, Alexandro Alves e Silvana Tecles estão no Rio desde segunda-feira estudando os trabalhos realizados pelo estado no combate a dengue, e Magé foi um dos municípios escolhidos para fazer parte da visita.



Saúde fortalece parceria e renova convênios com Governo Federal


Com o objetivo de buscar melhorias para a qualidade da atenção básica oferecida em Magé, o secretário Roberto Daiub participou do Acolhimento Nacional aos Secretários Municipais de Saúde, realizado pelo Ministério da Saúde em Brasília na última semana e que reuniu mais de 2 mil gestores da área.

Na abertura do encontro o ministro Alexandre Padilha convocou os representantes dos municípios para ações unificadas com o Ministério da Saúde. “A cada desafio, lembrem que vocês não estão sozinhos na tarefa de garantir uma saúde com qualidade aos brasileiros. Transforme sua gestão em uma marca histórica do Sistema Único de Saúde no seu município”, enfatizou.
Segundo o secretário Daiub foram renovados três convênios e Magé ainda foi inserido no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), que vai enviar médicos recém-formados para atuarem na rede municipal de saúde por conta do Governo Federal. “Esse contato foi de extrema importância, conversei pessoalmente com o ministro que está entusiasmado com os resultados que o município vem alcançando, e ele declarou que a participação da cidade no encontro é mais um fato a ser celebrado e comprova o desejo de ampliar e fortalecer os benefícios na área da saúde”, destacou.
Durante uma das oficinas, o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, afirmou que “é muito importante à aproximação do Governo Federal, que tem um elenco enorme de ofertas de financiamento para investimento e custeio para todos os municípios, independente do porte. Precisamos deixar claros aos municípios que a busca de recursos deve ser na Atenção Básica e nas Redes de Atenção à Saúde, como a Rede Cegonha, o programa Viver sem Limites, e o tratamento e prevenção do câncer”.
brasiliaOs convênios renovados são o Programa de Atenção Básica fixo e variável para liberação de recursos direcionados à reforma, ampliação e construção de Unidades de Saúde da Família (USFs) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); o contrato do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, para transferência de recursos para proporcionar a manutenção das equipes e também da renovação da frota que serve o município e também a renovação do contrato do Brasil Sorridente, que realiza atendimento básico à população, que passa a ter acesso também aos tratamentos dentários especializados, como canal, doenças da gengiva, cirurgias odontológicas, câncer bucal em estágio mais avançado, endodontia e ortodontia.
De acordo com o secretário os recursos vão servir à manutenção dos serviços odontológicos, além da construção, ampliação e reforma dos Centros de Especialidades Odontológicas, incluindo o da Praia de Mauá.



Praça das Colônias continua abandonada


A Praça das Colônias, situada no complexo do Corredor Cultural, entre o Teatro Municipal e a Capela de Santo Antônio, no Suspiro, que já começava a se tornar um tradicional recanto cultural e turístico em Nova Friburgo, foi afetada na tragédia de janeiro de 2011. De lá para cá pouca coisa mudou e o espaço segue abandonado. Lama pelo chão, o restaurante desabado, tapumes e o anfiteatro semidestruídos, plantas sem cuidados e a barreira nos fundos causando má impressão, com a possibilidade de novos escorregamentos, além do portão frontal trancado. Ou seja: riscada do mapa.
No início deste ano o presidente da Associação das Colônias Friburguenses (Ascofri), Vicente Alfaya, pleiteou a reconstrução da Praça das Colônias e, inclusive, se colocou à disposição para ajudar. Em entrevista a este jornal, Alfaya considerou a Praça das Colônias um local cultural e turístico importante de Nova Friburgo, já visitado por todos os cônsules e um embaixador da Espanha, entre outras autoridades estrangeiras, que ali hastearam a bandeira de seus países. Segundo o presidente da Ascofri, as autoridades espanholas têm a Praça das Colônias como de grande criatividade, por reunir num único espaço povos de diferentes etnias.
No entanto, atingida por uma queda de barreira na parte de trás, a Praça das Colônias teve o seu restaurante afetado, onde as comidas típicas eram preparadas pelos próprios integrantes das colônias. Os espaços destinados às colônias não foi afetado, mas precisa ter a cobertura substituída. O local, que tanto encantou friburguenses e turistas, nacionais e estrangeiros, autoridades e representantes de povos de várias partes do mundo, hoje está fechado, verdadeiramente abandonado. Até quando?
As colônias radicadas em Nova Friburgo e que têm sua sede na Praça são dez: Alemanha, Áustria, Consciência Negra, Espanha, Hungria, Itália, Japão, Líbano, Portugal e Suíça. 

O restaurante desabou durante a tragédia de 2011


O anfiteatro, danificado e com lama


Idoso morre em tentativa de assalto no Capela



Uma possível tentativa de assalto provocou a morte de um senhor de 71 anos, na manhã desta quinta-feira, no bairro Capela, próximo ao Bingen. O incidente aconteceu na servidão Francisco Lutther, transversal à rua Galdino Pimentel. Segundo informações da Polícia Militar, o aposentado Ademir Guimarães foi atingido por dois tiros. 

Funcionários de empresas de ônibus disputam circuito




Funcionários das empresas de ônibus Cascatinha e Petro Ita já se preparam para a série de competições de corridas de rua que acontecerão este ano no Rio de Janeiro. O primeiro desafio dos atletas será a etapa Porto Maravilha do circuito de corridas Rio Antigo em março. Serão provas de 5 km e 10 km que vão premiar participantes de diversas faixas etárias. Os atletas vão percorrer ruas e monumentos históricos da capital que enfeitam os cenários do trajeto.

Em 2012, os atletas disputaram as quatro etapas do Circuito Adidas no Aterro do Flamengo e tiveram bons resultados. "Vimos que a intensidade das atividades fez com que os atletas tivessem rendimento melhor ao passar do tempo. Uns apenas caminhavam e agora já conseguem completar as provas com tranquilidade. Outros que tinham melhor desempenho agora lutam para sempre completar a prova em menor tempo", explicou o professor de Educação Física, Alexandre Jeronimo.

O resultado expressivo acontece já que as duas empresas investem na atividade física para os funcionários. Por iniciativa dos diretores, um grupo de corrida foi criado onde os funcionários praticam atividades três vezes por semana. "O número de participantes cresceu rapidamente. Em uma semana tínhamos apenas 10 pessoas, mas de uma hora para outra o grupo triplicou de tamanho. Isso mostra que os colaboradores estão em busca do bem-estar e saúde física e mental, e mais uma vez a empresa saiu na frente e conseguiu criar mais este benefício", afirma a gerente de Recursos Humanos, Núbia Caputo Yorio.

Começa a obra de construção da Delegacia Legal em Teresópolis

Sem carceragem, a unidade deverá ficar pronta até julho 
 
 Recebido pelo Prefeito Arlei durante visita a Teresópolis na manhã desta quinta-feira, 7, o coordenador do Programa Delegacia Legal, do Governo do Estado, Cesar Campos, oficializou o início das obras de construção da 110ª Delegacia Legal de Teresópolis.

A unidade policial será instalada em terreno desapropriado pela Prefeitura entre as ruas Mello Franco e Alfredo Rebello Filho, no Alto, onde funcionou o extinto complexo de lazer e gastronomia Forte Apache. Funcionários da empresa Imperial Engenharia, contratada por licitação pelo Governo Estadual, fazem a limpeza e a demarcação do terreno para o início das obras de fundação.

Acompanharam o encontro Luiz Fernando Macedo, assessor do Programa Delegacia Legal, o secretário municipal de Governo, José Carlos Cunha, o delegado titular da 110ª Delegacia Policial, Walter Barros, e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Nadim Kantara.

O Prefeito Arlei comemorou a boa notícia. “Finalmente começa a sair a obra que tanto esperamos. Tinha um recuo do rio de 30 metros para a construção do prédio, mas o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) fez uma avaliação e reduziu para 15 metros. Hoje estamos recebendo esse presente, mais uma obra do Governo do Estado para Teresópolis e que é de grande importância para nossa cidade, a Delegacia Legal”.

O coordenador do Programa Delegacia Legal, Cesar Campos, assinalou os benefícios da moderna estrutura da unidade policial. “As delegacias legais são ligadas em rede, e a informação necessária ao trabalho policial é on-line com as demais delegacias legais, que hoje são 143 no estado do Rio de Janeiro. A estrutura tem vários elementos novos, como a área de inteligência, interligada à Secretaria Estadual de Segurança e à Polícia Civil”, destacou Cesar Campos, acrescentando que a estimativa é que a obra seja entregue até o mês de julho.

Segundo César Campos, o antigo prédio onde funciona atualmente a 110ª Delegacia Policial, na Avenida Alberto Torres, no Alto, deverá ser transformado em um posto regional de polícia técnica, abrigando o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico Legal, que contarão com tecnologia de medicina legal e criminal.

Sem carceragem
A Delegacia Legal não tem espaço para abrigar detentos, como explicou César Campos. “As Delegacias Legais não têm carceragem. Desde maio de 2012 a Polícia Civil não tem mais nenhum preso em suas instalações, todos são de responsabilidade da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária”, garantiu, acrescentando que, pelo novo modelo adotado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, os presos são transferidos para casas de custódia regionais, para que fiquem perto de onde suas famílias residem.

Estrutura
Com um investimento de R$ 1.855.213,69 pelo Governo do Estado, a Delegacia Legal contará com moderna estrutura, toda informatizada, para oferecer serviços de qualidade aos cidadãos e condições dignas de trabalho aos policiais. Seguindo um modelo padrão, o prédio terá dois andares, totalizando em torno de 600 metros quadrados de área construída, além de espaço para estacionamento de veículos. 

Na Delegacia Legal o público é atendido por universitários nas áreas de psicologia e assistência social, em regime de estágio, liberando os policiais para tarefas específicas. Há ainda espaços para treinamento de policiais, reuniões de trabalho e com a comunidade. Para reduzir o envolvimento dos policiais em atividades de natureza administrativa foi criada a função de “síndico de delegacia”, um técnico não policial, para cuidar da manutenção predial, do estoque de materiais e de funcionamento de equipamentos.

O delegado titular da 110ª Delegacia Policial, Walter Barros, acredita que o atendimento ao público será muito melhor, e os policiais terão condições mais dignas de trabalho. “O atendimento será muito melhor. Teremos mais pessoas trabalhando. Os policiais receberão uma gratificação por trabalhar no Programa Delegacia legal, o que vai ajudar bastante em termos salariais. Enfim, o trabalho de investigação vai ser muito mais completo do que hoje é realizado”.

Para Nadim Kantara, presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Teresópolis está recebendo um presente. “Hoje é um dia festivo para Teresópolis, o início da construção da Delegacia Legal, uma delegacia de primeiro mundo, onde o cidadão é respeitado e tem a sua privacidade. Onde não tem celas para detentos. Fora a ligação com todas as delegacias legais, o que facilita o trabalho do policial. Vai contribuir muito para melhorar a segurança em Teresópolis”, concluiu.