quarta-feira, 1 de maio de 2013


Obras do programa Minha Casa Minha Vida avançam no bairro do Maurimárcia



minha casa minha vida 1
Iniciada no mês de novembro de 2012, a construção das casas do Programa Minha Casa Minha Vida no bairro do Maurimárcia, no sexto distrito, estão em estágio avançado, segundo a Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo e com previsão de término para janeiro de 2014.

"A construção do empreendimento imobiliário no bairro Maurimárcia proporcionará aos moradores não só casas seguras, mas também toda a infraestrutura necessária para que os mesmos tenham qualidade de vida, além de empregar cerca de 280 pessoas durante as obras", disse o secretário de Habitação e Urbanismo, Gustavo Morgado.

Ainda segundo o secretário de Habitação e Urbanismo, a obra conta com o resgate dos mutuários contemplados por um antigo programa habitacional federal destinado àquela área. "Após a não execução das residências prometidas pelo antigo programa, a Prefeitura solicitou junto à Caixa Econômica Federal, o encerramento de tal convênio e a aprovação do novo empreendimento de maneira que os antigos cadastrados fossem beneficiados na nova construção", explicou Gustavo.
O empreendimento terá 420 apartamentos de dois quartos, divididos em dois condomínios com estacionamento, quadras poliesportivas, parques infantis e áreas de lazer cobertas, além da construção de uma estação de tratamento de esgoto sanitário que receberá e tratará os resíduos das unidades.
Em paralelo a construção do empreendimento, a Prefeitura de Magé, em parceria com a construtora executora dos conjuntos habitacionais, estão levando o fornecimento de água potável para o bairro, com a extensão da rede de 2.200 metros de tubulação.
O Minha Casa, Minha Vida é um programa do governo federal, em parceria com Estados, municípios, empresas e movimentos sociais para a construção de moradias para a população. O programa prevê ainda beneficiar famílias com renda máxima de 1.600 reais, com a forma de pagamento, que deve ser até 10% da renda familiar ou no mínimo 50 reais, parcelado em 10 anos.

Caminhada ecológica marca feriado em Magé


Caminhada-ecologica-10
Mais de 200 pessoas participaram da Caminhada Ecológica realizada pela parceria entre a Prefeitura de Magé e o Jornal Extra neste feriado de 1º de maio, em Pau Grande. Além de celebrar o Dia do Trabalhador, o evento faz parte da programação diversificada que 
o veículo jornalístico comemora o Dia da Baixada, celebrado em 30 de abril, nos municípios que fazem parte da região.
Na concentração em frente a Igreja de Santana, uma tenda foi montada para receber os participantes onde foram distribuídos brindes e pulseiras de identificação. Nesta segunda edição da caminhada ecológica, os participantes visitaram três açudes no trajeto que durou cerca de duas horas acompanhados por guias. Durante o passeio todos puderam apreciar a riqueza da fauna e flora locais, características consideradas "moeda verde" do município, segundo Leandro Vidal, secretário de Meio Ambiente:

- Magé é uma cidade naturalmente rica com uma forte tendência para o desenvolvimento do ecoturismo e o turismo de aventura, com um evento deste porte temos a oportunidade de mostrar para a população e devemos investir nisso, ressaltou o secretário.
A equipe de Educação Ambiental apresentou os projetos e programas da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) como a Coleta Seletiva, que está em processo de expansão no município. Já a Coordenadoria Municipal de Educação em Saúde e Mobilização levou a campanha '10 minutos contra a dengue' com as ações de conscientização e também distribuição de camisetas.
O prefeito Nestor Vidal, acompanhado do vice, Claudio Rodrigues, de secretários de outras pastas municipais também participaram da Caminhada Ecológica e visitaram a tenda do Jornal Extra. "Magé está de braços abertos para parcerias que venham promover a qualidade de vida e que valorizam as riquezas da nossa cidade e sempre buscamos acompanhar e apoiar eventos desse porte que vem para somar com nosso município", celebrou.
Mais festa na noite de feriado em Piabetá
A programação deste 1º de maio que vai comemorar o Dia da Baixada e o Dia do Trabalhador também vai contar com um show em Piabetá. O sambista Dudu Nobre sobe ao palco montado próximo a Casa e Video na festa que começa às 19h.
Os motoristas que passarem pelo Centro do 6º distrito devem ficar atentos. Desde a noite de terça-feira, 30 de abril, o trânsito no local foi desviado para a via paralela.