sábado, 24 de maio de 2014

Comércio de Teresópolis espera vender 20% a mais durante a Copa

TERESÓPOLIS - Com a chegada da seleção brasileira a Teresópolis, os holofotes se voltam para a cidade e jogam luz, especialmente, sobre a rede hoteleira e o comércio, setores que anseiam por colher os frutos da esperada circulação intensa de turistas pela cidade.
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresópolis, Élcio Féo acredita que o comércio sairá ganhando muito com a Copa. Dono da papelaria Montreal, na Várzea, ele trouxe para a loja produtos como bandeirolas, cornetas, apitos e perucas nas cores do Brasil há cerca de um mês. Porém, clientes começaram a procurar esses artigos apenas nos últimos dias.
- O brasileiro deixa tudo para a última hora mesmo - brinca ele. - Mas esperamos aumentar o faturamento em pelo menos 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Esta época do ano, com temperaturas mais baixas, já costuma atrair turistas. Com a seleção aqui, acredito que será ainda melhor.
Para as redes de hotéis, a festa já começou. O InterCity Teresópolis, por exemplo, foi inaugurado no dia 1º de maio com 50% das vagas já reservadas. Localizado no bairro Agriões, próximo à Granja Comary, o hotel teve a data de sua abertura programada justamente para cerca de um mês antes da Copa.
- Já temos unidades em outros dez estados e até em Montevidéu, no Uruguai. Escolhemos Teresópolis para sediar a primeira unidade no Rio exatamente por conta do Mundial. A construção levou dois anos e meio - diz o gerente-geral, Jorge Castelo.
Com quase todos os funcionários bilíngues, o hotel espera recuperar o investimento de R$ 13 milhões, em menos de uma década.
- Em média, um empreendimento de hotelaria dá retorno em dez anos. Com o impulso da Copa, certamente reduziremos esse tempo - espera o gerente de projetos, Márcio Delgado.
Outros hotéis da região também se empenham para se destacar na Copa, como o tradicional Le Canton, que contratou até um chef-consultor, o francês Joel Guerin, para mesclar pratos internacionais com iguarias brasileiras no cardápio.

CLARISSA PAINS 
O Globo

Restaurantes da Serra estão de olho na Copa

Não é à toa que o número de funcionários do restaurante Recanto dos Pescadores, em Teresópolis, aumentou 40% nos últimos meses, passando de 63 para 88. A contagem regressiva para a Copa do Mundo aquece o mercado de gastronomia, que tem o megaevento como menina dos olhos deste ano.
A equipe do Recanto dos Pescadores prepara estrutura para exibir os jogos da Copa. (Foto: Márcio Alves)
A equipe do Recanto dos Pescadores prepara estrutura para exibir os jogos da Copa. (Foto: Márcio Alves)

No Recanto, os jogos serão exibidos em duas TVs e um telão, montado em ambiente separado, com capacidade para cem pessoas. A fachada está decorada com todas as bandeiras dos países participantes e tem até cardápio em inglês.
- Os garçons estão fazendo curso de inglês há quatro meses – destaca o dono, Nilson Neves. – Nosso foco é atrair as famílias que vêm almoçar e ficam para ver os jogos, à tarde, em sua maioria. Para não atrair bagunceiros, não incentivaremos tanto o consumo de cerveja com promoções, mas daremos toda a estrutura para as pessoas assistirem aos jogos.
Na Vila St. Gallen, templo cervejeiro de Teresópolis, a bebida é mais do que recomendada, pois harmoniza com todos os pratos do lugar. Além de exibir os jogos, a Vila oferecerá um cardápio de petiscos típicos de oito países que já foram campeões do mundo: Brasil, Itália, França, Inglaterra, Argentina, Alemanha, Espanha e Uruguai. O funcionamento será antecipado, começando ao meio-dia durante toda a Copa.
Na cidade vizinha, Petrópolis, a empolgação com o Mundial não fica por baixo. O restaurante do Solar Fazenda do Cedro, por exemplo, fará um menu croata para o primeiro jogo do Brasil, no dia 12 (contra a Croácia). Além de criar pratos que serão servidos durante todo o evento, como a tábua de frios “A taça é nossa”, composta de queijo de cabra no azeite e outras delícias, o Solar presenteará os hóspedes com uma camisa personalizada.
SERVIÇO
Recanto dos Pescadores:
Avenida Feliciano Sodré 221, Várzea, Teresópolis. Tel.: (21) 2742-0480.
Vila St. Gallen:
Rua Augusto do Amaral Peixoto 166, Alto, Teresópolis. Tel.: (21) 2642-1575.
Solar Fazenda do Cedro:
Km 45 da BR-040 (Rio – Juiz de Fora), Pedro do Rio, Petrópolis. Clientes com reserva não pagam o pedágio do Km 45. Tel.: (24) 2223-3618.


Fonte: O Globo
Por Clarissa Pains

​​Prefeitura de Teresópolis instala 32 bandeiras no pórtico da cidade

24 / 05 / 2014
   
0Share 
Bandeiras de todos os países participantes da Copa do Mundo foram instaladas nesta sexta-feira, 23, na frente do pórtico da cidade​. (Foto: Jeferson Hermida)
Bandeiras de todos os países participantes da Copa do Mundo foram instaladas nesta sexta-feira, 23, na frente do pórtico da cidade​. (Foto: Jeferson Hermida)
O município de Teresópolis está mais enfeitado. Bandeiras de todos os países participantes da Copa do Mundo foram instaladas nesta sexta-feira, 23, na frente do pórtico da cidade. As 32 flâmulas deram um colorido especial, tornando a entrada de Teresópolis ainda mais bonita, além de prestigiar as nações competidoras do Mundial. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a CRT (Concessionária Rio-Teresópolis) com o objetivo de receber bem os visitantes, turistas e jornalistas que chegarão à cidade por conta da Seleção Brasileira de Futebol.
E para alegrar os teresopolitanos, já em clima de torcida, pontos estratégicos ganharam decoração especial neste período. Paineis com imagens de jogadores, banners, iluminação e decoração em verde e amarelo fazem parte do embelezamento, além das intervenções estruturais pelas quais a cidade vem passando, como a reforma das praças Olímpica, no Centro, e Senta a Pua, no Soberbo, e o recapeamento da Avenida Delfim Moreira, também no Centro.
Outra intervenção que está sendo realizada nesta sexta-feira é a colocação dos novos postes e luminárias na Av. Alberto Torres, no Alto. Os muros que dividem a avenida também estão ganhando novas cores, oferecendo mais visibilidade e, consequentemente mais segurança aos motoristas.

Os muros que dividem a Av. Alberto Torres, no Alto, estão ganhando novas cores. (Foto: Davi Almada)
Os muros que dividem a Av. Alberto Torres, no Alto, estão ganhando 
novas cores. (Foto: Davi Almada)

O secretario de Orçamento Participativo, Antônio Carlos Moura, acompanhou toda a ação de colocação das bandeiras, no Soberbo, e falou sobre a iniciativa. “Essa foi uma ideia do prefeito Arlei para prestigiar os países competidores, os visitantes e a população de Teresópolis, que merece todo carinho e o empenho dessa administração”, comentou.

Serra de Teresópolis será interditada na noite deste sábado

Operação é necessária para a passagem de uma carreta extra larga.Intervenção vai acontecer a partir das 23h; fluxo seguirá lento para o Rio.


Carreta extra larga em Teresópolis (Foto: Claucio Mizael)Veículos poderão seguir a carreta no sentido Rio de Janeiro (Foto: Claucio Mizael)












A passagem de uma carreta extra larga pela serra de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, vai fechar a pista no sentido Rio entre às 23h e a meia noite e meia deste sábado (24). A operação vai afetar o trecho entre os quilômetros 89 e 104 da BR-116/RJ. A intervenção será acompanhada por viaturas da Polícia Rodoviária Federal e equipes da Concessionária Rio-Teresópolis (CRT), que administra o trecho da Rodovia Santos Dumont.
O tráfego ficará aberto apenas aos veículos que estiverem seguindo para o Rio, em velocidade reduzida atrás da carreta. A CRT acredita que não haverá grande retenção por conta do horário, que é de baixo movimento. O trecho será liberado logo que a manobra de descida da carreta for concluída.