quarta-feira, 14 de agosto de 2013

POSICIONAMENTO DOS BLOGS SOBRE... AUSÊNCIA de reajuste salarial em 2013 - NOVO plano de Cargos e Salários - SEPE e ESTADO DE GREVE na EDUCAÇÃO de ITAGUAÍ


Precisamos nos posicionar!!!!

É público que não apoiamos o atual governo nas eleições anteriores. É público que estamos sendo pacientes com o governo atual por entendermos que existe um tempo necessário para se entender a gestão e montar uma equipe. É público que existem muitas boas ideias e grandes projetos mas até agora nada saiu do papel. É público que existe muita insatisfação com o governo atual e aqui vai nosso posicionamento sobre tudo isso:

É notório o inchaço da Prefeitura de Itaguaí quanto ao número de funcionários esse ano. O Concurso realizado no governo anterior, demonstrou o grande fracasso que é a educação em Itaguaí, pois poucos moradores da cidade foram aprovados gerando um grande mal estar em ter que demitir contratados, em sua maioria moradores de Itaguaí, para efetivar os concursados.

Nós, funcionários em 2013, não teremos reajuste salarial e isso se deve ao inchaço da máquina. Tem muito funcionário efetivo extremamente indignado e a Prefeitura está pecando em não pensar no que tudo isso pode gerar. Os funcionários efetivos não estão nas mãos de políticos e nem de esquemas! Nós, funcionários efetivos, temos o direito de gritar contra a má gestão e vamos gritar!!!! Não tem dinheiro para reajuste mas tem muito para pagar gratificações altas aos comissionados de confiança do governo e que o ajudaram a se eleger!!!!

Em assembleia do SEPE a educação entrou em ESTADO DE GREVE. Esse é o início de uma NOVA ERA dentro do funcionalismo público municipal e o governo atual precisa respeitar. Se os anseios da classe não forem atendidos, esse estado de greve vai chegar nas outras áreas do funcionalismo municipal. Não adianta usar de ameaças para calar ou tentar evitar o que está para acontecer. Os blogs ficarão do lado dos funcionários pois esse é o nosso lado!!!! Vamos denunciar toda e qualquer ameaça!!!!

Ainda resta uma esperança ao governo atual: APRESENTAR UM ÓTIMO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS até outubro de 2013. Vamos ficar de olho nesse processo, já publicamos anteriormente a necessidade da realização de AUDIÊNCIAS PÚBLICAS para os servidores participarem da construção do PCS, mas a sugestão pelo visto não foi aceita. Sem transparência, poderá restar duas outras possibilidades: O PCS não sair ou se sair, for uma verdadeira enganação! Se isso ocorrer, os blogs irão puxar um movimento que tem tudo pra agitar Itaguaí!!!! E Esse movimento não será partidário e nem político!!!! 

NÃO TENTEM MANIPULAR AS PESSOAS DIZENDO QUE TODA E QUALQUER REVOLTA CONTRA O GOVERNO É COISA DE POLÍTICO (até por que, tem muita gente que votou para eleger esse governo e que o apoiava no início e agora reclama sem ser ligado a políticos), ou mesmo tentar usar o argumento do estágio probatório como arma de coação ao servidor!!!! Esse posicionamento dos blogs tem dois (2) objetivos claros: RESPEITO AOS NOSSOS DIREITOS E O DIREITO DE REIVINDICAR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, POIS SOMOS CIDADÃOS LIVRES!!!! 

Fica registrado o nosso parabéns ao SEPE (valeu fazer pressão para eles saírem da hibernação) e parabéns a nós, funcionários do município de Itaguaí) que agora temos a liberdade dada pelo concursopara lutar pelos nossos direitos!!!!

Obras da unidade Faetec em Seropédica são iniciadas


Obras da unidade Faetec em Seropédica são iniciadasMais uma unidade Faetec será criada no Estado. Dando prosseguimento à meta estabelecida pela secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado em duplicar o número de unidades até 2014,  a cidade de Seropédica foi contemplada com o início das obras do novo Centro Vocacional Tecnológico (CVT). A cerimônia foi realizada no terreno onde a unidade será instalada, no KM 42 da Rodovia - RJ 099, na Reta do Piranema, bairro Vera Cruz, em Seropédica.
O CVT Seropédica é a primeira unidade da Rede Faetec na cidade que fica em uma região com forte atrativo de empresas que desejam operar na área do Porto de Sepetiba, dando ao município grande vocação na área de Logística. Em pronunciamento, o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, fez a seguinte declaração:
- Vamos chegar ao número de 40 CVTs no Estado. A autoestima do povo fluminense cresce com mais essa obra. A secretaria de Ciência e Tecnologia tem dado sustentação a esse desenvolvimento pois sabemos da importância em qualificar a mão de obra dos nossos profissionais. Queremos que o cidadão de Seropédica acesse a vaga de emprego que pague melhor, com reconhecimento e dignidade. A Faetec tem a melhor rede CVT do Brasil isso afirmado pelo ministério das Ciências e Tecnologia. Só aqui na região teremos esse CVT em Seropédica, outro em Nova Iguaçu com início das obras no primeiro semestre do ano que vem, além da Zona Oeste e os municípios vizinhos – declarou o Tutuca.
Fruto de uma parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o CVT ocupará uma área de 3 mil m² de um terreno cedido pela instituição. A previsão é de que as aulas comecem no segundo semestre e, após a instalação completa de todos os cursos, terá capacidade para formar mais de 2 mil alunos por ano. Para a construção da escola serão investidos cerca de R$4 milhões pela Faetec.  
No primeiro momento, o CVT Seropédica oferecerá cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Obras, Assistente de Operação Logística, Almoxarife, Operador de Empilhadeira, dentre outros.
      Rede Faetec possui hoje 37 CVTs instalados em todo o Estado. Com foco na formação Técnica e Profissionalizante do cidadão fluminense, os CVTs promovem a capacitação de mão de obra qualificada para atender múltiplos setores da economia do Rio de Janeiro.

Secretário integra a quarta edição da Semana de Negócios, em Volta Redonda


Secretário integra a quarta edição da Semana de Negócios, em Volta Redonda
Representando o governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Gustavo Tutuca, participou da abertura da quarta edição da Semana de Negócios do APL Metalmecânico do Médio Paraíba Fluminense, no pavilhão de exposições da Ilha São João, em Volta Redonda. O encontro aconteceu nesta manhã (14) e é a grande oportunidade para apresentação ao mercado nacional dos produtos e serviços das empresas do setor metalmecânico da região.
Esteve presente no encontro Jesse Holanda, secretário de Desenvolvimento de Volta Redonda, Eduardo Gouveia, presidente da Firjan, Evandro Peçanha, diretor do Sebrae, Márcio Lima, diretor de Planejamento da CSN, e Henrique Carneiro, presidente do sindicato da Metalsul.
O APL Metalmecânico é constituído pelo Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Médio Paraíba (METALSUL), Sistema FIRJAN, SEBRAE e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (SEDEIS).

Parque da Serra dos Órgãos, Região Serrana do Rio, lança projeto turístico

Parque oferece caminhadas por trilhas em unidades de conservação.São 178 quilômetros de percurso, e expectativa é de atrair mais visitantes.


O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na Região Serrana do Rio, lançou nesta semana o projeto ‘Caminhos da Serra do Mar’. Visitantes  podem caminhar por trilhas que passam por diferentes unidades de conservação. Ao todo, são 178 quilômetros de percurso.
O parque tem 20 mil hectares de área protegida, abrange cinco municípios e deve ser o primeiro núcleo de caminhadas de longo curso do Brasil. O traçado passa pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Parque Estadual dos Três Picos e a APA Macaé de Cima.
A primeira expedição do projeto está marcada para esta quinta-feira (15), e 80 pessoas já se inscreveram. O passeio começa pelo antigo Caminho do Ouro, na Serra Velha da Estrela, em Petrópolis. Nos próximos meses, expedições para o trecho completo vão ser agendadas. Para se inscrever basta acessar o site do projeto.

Prefeitura de Petrópolis, RJ, anuncia que fará concurso para a Educação

Concurso ainda não tem data definida,um dos objetivos é reduzir a Extensão Temporária de Jornada.
Bomtempo se reuniu com integrantes do Sepe (Foto: Evaldo Macedo)Bomtempo se reuniu com integrantes do Sepe
(Foto: Evaldo Macedo)
A prefeitura de Petrópolis, Região Serrana do Rio, vai realizar um novo concurso na área da Educação. O anúncio foi feito pelo prefeito Rubens Bomtempo durante mais um encontro da comissão do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) com o governo. Um dos objetivos do concurso será reduzir os 1.566 cargos de Extensão Temporária de Jornada (ETJ), que atualmente são pagos pelo município, uma das reivindicações da classe.
 “Essa é mais uma conquista que nasce do diálogo aberto e transparente desses sete meses de governo. O maior investimento deve ser feito no servidor. Assim que assumimos a prefeitura encontramos as escolas sem professor. Convocamos mais de 700 concursados para acabar com os contratos temporários e suprir a demanda da Educação, e ainda enquadramos todos os profissionais de serviços externos. Quero manter o diálogo aberto e construir junto com esta comissão uma rede melhor e mais humana em benefício do aluno. Precisamos planejar uma proposta para a área educacional do município que seja não só exequível, como também sustentável. Em 2017 quero entregar uma cidade melhor do que encontramos em 2013”, disse o prefeito, lembrando ainda que garantiu 8% de aumento para todos os servidores municipais no mês passado.
Durante a reunião com o Sepe, o prefeito também ressaltou que a eleição de diretores de escola é uma política pública do governo e já está em andamento na secretaria de Educação. A possibilidade de redução da carga horária trabalhada dos profissionais administrativos de 40 para 30 horas semanais e uma alternativa para garantir assistência médica aos servidores estão sendo estudados pelo governo, que criou uma comissão formada por membros da prefeitura e representantes dos sindicatos, já publicada no Diário Oficial, para a reavaliação do PCCS.
 “Precisamos encontrar uma saída para cumprir o PCCS dentro da lei. O diálogo está aberto para atuarmos de forma transparente e de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal”, completou Bomtempo.
Para contribuir com esta medida, a secretária de Educação do município, Monica Freitas, explicou que as funções gratificadas na Educação também foram reduzidas pela metade: de 120 no governo anterior, passaram para 60 na atual gestão.

Internauta registra manifesto contra governador em Teresópolis, RJ

Grupo de manifestantes se reuniu em frente ao estádio (Foto: Walkiria Ruff/ Vc no G1)Grupo de manifestantes se reuniu em frente ao
estádio (Foto: Walkiria Ruff/ Vc no G1)

Manifestantes criticaram entrada de Sérgio Cabral pela porta dos fundos.
Polícia Militar tentou impedir ação dos manifestantes na porta do estádio.

Nesta quarta-feira (14), o governador do estado, Sérgio Cabral, esteve em Teresópolis,Região Serrana do Rio,  para o lançamento dos Programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, que fazem parte do Rio Sem Miséria, primeiro plano estadual do país para erradicação da extrema pobreza. O evento aconteceu no Ginásio Pedrão, reunindo as pessoas que seriam beneficiadas e manifestantes que protestavam contra o governado do Rio.
A internauta , Walkiria Ruff da Encarnação, registrou a ação dos manifestantes e contou que Sergio Cabral foi hostilizado e ironizado no lançamento da campanha. “Manifestantes que ocupavam a entrada do estádio Pedro Jahara ( Pedrão)  ficaram revoltados com a atitude do governador entrar pelos fundos do estádio, o que gerou muita correria , tanto por parte dos manifestantes , quanto por parte dos policiais militares que esperavam a entrada do governador pela porta da frente”, contou Walkiria.
Policia tentou impedir protesto dessa mulher (Foto: Walkiria Ruff/ Vc no G1)
Policia tentou impedir protesto de uma mulher
(Foto: Walkiria Ruff/ Vc no G1)
Ela também relatou que dentro do estádio haviam poucas pessoas, somente as que receberiam o benefício e alguns manifestantes. “Mesmo em pequeno número, os organizadores foram obrigados a aumentar o som dos microfones por conta das vais e palavras de ordem contra o governador que, após breve discurso, saiu de novo pela porta dos fundos do estádio gerando outro correria de manifestantes e policiais”, afirmou a internauta.
Também no e-mail enviado , Walkiria disse que a polícia chegou a  deter os manifestantes mais ativos, além de uma funcionária pública que foi liberada assim que os policiais perceberam a presença da imprensa.
Manifestantes gritavam palavras de ordem (Foto: Walkiria Ruff/ Vc no G1)
Manifestantes gritavam palavras de ordem
(Foto: Walkiria Ruff/ Vc no G1)
“Mesmo após a saída do governador a confusão continuou e muitas pessoas criticavam, ironizavam o programa e o kit lanches distribuídos aos contemplados”, frisou a internauta.
Os programas  lançados
O Renda Melhor é um programa de transferência de renda destinado a famílias que, mesmo com o Bolsa Família, ainda vivem com menos de R$100 per capita. Os valores variam entre R$ 30 e R$300 e são calculados de acordo com a severidade da pobreza de cada família. Em Teresópolis, mais de 3.500 famílias, que atualmente recebem o auxílio do Bolsa Família, serão beneficiadas pelos programas.

Já o Renda Melhor Jovem é uma poupança-escola anual destinada aos jovens de até 18 anos integrantes de famílias beneficiadas pelo Renda Melhor e que cursam o Ensino Médio. O estudante receberá o benefício ao ser aprovado no fim de cada ano letivo, da seguinte forma: ao concluir a 1ª série, recebe R$ 700; na 2ª série, R$ 900; e na 3ª série, ganha R$ 1 mil. Caso curse Ensino Profissionalizante em quatro anos receberá ainda R$ 1,2 mil. O jovem pode sacar até 30% do benefício anualmente. O saldo total só pode ser retirado após a conclusão do Ensino Médio.
Fonte: G1 

Prefeito Arlei evadiu-se com ajuda de seguranças apos receber VOZ de prisão por desacato

Comentários na cidade de que no final de semana o Prefeito Arlei teria recebido voz de prisão dada por Policiais Militares por estar promovendo distúrbio à ordem pública. Segundo registro de ocorrência feito na 110DP no dia 05/08/2013.Os Policiais deram  voz de prisão ao prefeito Arlei em Bonsucesso, após uma discussão, como mostra o boletim de ocorrência da 110ª DP.