segunda-feira, 22 de julho de 2013

Festa de Santos Dumont faz história na “Encantada”


Uma surpresa aguardava os visitantes que chegaram no início da manhã do último sábado (20/7) ao museu Casa de Santos Dumont – A Encantada: um café da manhã em comemoração aos 140 anos de nascimento do Pai da Aviação, com a participação de um anfitrião especial, o próprio aniversariante. O personagem tomou vida na pele do ator Sylvio da Costa Filho que, vestido a caráter, contou com a ajuda da atriz Pita Cavalcanti no papel de uma grande amiga do inventor, a francesa Marcelle Grandcey.
“O público adorou a surpresa, muitos nem sabiam que era o aniversário de Santos Dumont”, relata a gerente de programação cultural da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Regina Guimarães. A festa, promovida pela Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio da Fundação, estendeu o encantamento aos demais visitantes do dia, com a performance dos atores. Eles recepcionaram o público e interagiram com as pessoas até a hora do fechamento. O “inventor” contava aos visitantes histórias e curiosidades sobre sua vida e costumes e, junto com a amiga, atendeu centenas de pedidos para posar para fotos.

Sucesso de público
A performance dos atores, já anunciada na sexta-feira no site da Prefeitura e em matérias de jornais,  atraiu um público ainda maior para o museu. Cerca de 1.700 pessoas estiveram presentes ao longo do dia, quando a frequência normal dos sábados oscila entre mil e 1.200 pessoas. “Prorrogamos o expediente até as 17h40 (40 minutos além do horário) para tentar atender a todos”, conta a turismóloga Vera Lúcia Nunes da Costa. “Mas mesmo depois de fecharmos ainda tinha gente chegando”.
Para Evany Noel, diretora de Turismo da Fundação, o destaque foi a surpresa e a emoção dos turistas por poderem “falar” com Santos Dumont e serem fotografados ao lado “dele”. “O personagem é muito forte, humanizou o atendimento e as pessoas se transportavam para outra realidade, como se estivessem tirando fotos com o próprio Santos Dumont”, observa.
O diretor de Cultura da Fundação, Cláudio Gomide, concorda com a avaliação e comemora: “Essa homenagem teve uma importância grande. É assim, trazendo ideias novas, que a gente começa a contribuir com a cidade”. Ele cita o exemplo de uma senhora que, sem saber do aniversário chegou acompanhada de visitantes e se declarou maravilhada com a experiência. Segundo ele, a mesma senhora garantiu que jamais esqueceria aquela data. “A Cultura tem esse compromisso: ajudar a população a identificar o que é importante na sua cidade, para valorizá-la e se orgulhar dela cada vez mais”, afirmou o diretor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário