segunda-feira, 22 de julho de 2013

Teresopolitanos e peregrinos unidos no encerramento da Semana Missionária

      
Uma variada programação encerrou a Semana Missionária Diocesana em Teresópolis no último sábado, 20, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão.  Durante todo o dia aconteceram momentos de oração e apresentações culturais preparados pelos peregrinos e fiéis da cidade. O ponto alto foi uma caminhada pelo centro da cidade e uma missa festiva, presidida pelo Bispo Dom Gregório Paixão e celebrada por todos os padres da cidade.
Autoridades do poder executivo e legislativo prestigiaram o evento, levando suas famílias. Acompanhado da esposa, o vice-prefeito, Márcio Catão, enalteceu o envolvimento da juventude. “É bom ver como os jovens estão mobilizados pela paz no mundo, levando a palavra de Deus. Essa participação de tantos jovens de culturas diferentes demonstra que é possível se unir em prol de um bem maior”, enfatizou Márcio Catão.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, é uma honra para a cidade fazer parte da Semana Missionária Diocesana. “É um evento de grande importância para Teresópolis, que passou por momentos difíceis nos últimos anos, pois esse evento traz um ânimo novo. É uma satisfação muito grande estar recebendo esses jovens, trazendo a palavra do Senhor”, concluiu o vereador, que compareceu ao evento ao lado de sua família. Os vereadores Fábio Branco e José Carlos da Estufa, também acompanhados de suas famílias, prestigiaram o evento.

A caminhada teve início no Ginásio Pedrão e seguiu pelas avenidas Feliciano Sodré e Lúcio Meira, retornando ao ponto de partida. Entoando cânticos da Jornada Mundial da Juventude, a caminhada levou um grande número de fiéis às ruas de Teresópolis. Bandeiras dos países de origem dos peregrinos tremulavam entre a multidão,chamando a atenção da população.
O decano Padre Jorge Pacheco de Medeiros, da Igreja de Santo Antônio, no Alto, ressaltou a importância da caminhada e da JMJ para a manifestação da mensagem de Jesus Cristo. “Por onde Jesus passou deixou esse legado, e nós como cristãos também devemos deixar esse legado de esperança, de paz, de fraternidade. A JMJ, de modo muito especial, reúne os cristãos do mundo inteiro para manifestar a fé”, disse o Padre Jorge.


Logo após a caminhada, o Bispo Dom Gregório Paixão celebrou uma grande missa, que reuniu cerca de quatro mil fiéis no Ginásio Pedrão, unindo teresopolitanos e peregrinos de dez países, de linguagem e cultura diferente, tendo em comum a busca pelo sagrado, ratificando a união da Igreja.
“Todos nós estamos unidos através desse grito de alegria para dizer da graça de pregar e falar para as pessoas sobre aquele que é a causa da grande alegria para a sociedade: Jesus Cristo. Portanto, nosso coração se une ao coração de toda igreja do mundo, junto com todos os cristãos, para levar o nome do nosso Senhor Jesus Cristo a todos os corações”, engrandeceu o Bispo Dom Gregório Paixão.
Cerca de sete mil jovens ficaram hospedados em casas de famílias católicas nas cidades que formam a Diocese de Petrópolis – que, além de Petrópolis, também engloba Teresópolis, Magé e parte de Guapimirim, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios e Paraíba do Sul.
Em Teresópolis, mais de 600 peregrinos estiveram na cidade durante a Semana Missionária Diocesana, realizada de terça, 16, a domingo, dia 21 de julho, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude. Jovens da Alemanha, Argentina, Botsuana, Canadá, Colômbia, Chile, El Salvador, Portugal, República Dominicana e Venezuela puderam conhecer um pouco da cultura brasileira através da visita a Teresópolis.
Mostrando o coração hospitaleiro e acolhedor do teresopolitanos, os peregrinos ficaram hospedados nas casas dos fiéis. O jovem Bruno Molina recebeu em sua casa o missionário Antônio Leal, da Venezuela. “É uma experiência única estar participando diretamente da Semana. Por mais que o idioma e a cultura sejam diferentes, a presença de Deus que une todos os povos é a mesma. É uma ação que não muda apenas a realidade de um país e de uma cidade, mas também a pequena realidade de uma casa. As casas são transformadas pela visita dos peregrinos”, explicou.
A Semana Missionária Diocesana foi encerrada com um grande evento neste domingo, 21, no Parque Municipal de Itaipava em Petrópolis, com um grande número de fiéis, entre peregrinos estrangeiros que estavam nas cidades que formam a Diocese de Petrópolis, e turistas que assistiram a missas e shows de artistas católicos.

Texto: Ascom PMT /  Fotos: Marco Esteves e Rafael Ribeiro (Photo Santa Teresa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário