terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Professora de Direito é nova Doutora do UNIFESO 


A professora Ana Alice de Carli, que ministra as matérias Direito Constitucional e Direito Administrativo no curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), defendeu em dezembro a sua tese “O Direito Fundamental ao Acesso Sustentável à Água Potável a partir da Conjugação dos Instrumentos Jurídico-Econômicos: educação, normatização, tecnologia e tributação”, com obtenção de grau 10, com louvor. Ana Alice realizou seu doutorado na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, na área de Direito Público e Evolução Social, na linha de pesquisa “Direitos Fundamentais e Novos Direitos”.
Segundo a professora, o trabalho teve como objetivo demonstrar a importância de se tutelar o microbem água, pois sem água não há vida, tampouco desenvolvimento econômico. “A questão nuclear da pesquisa girou em torno da possibilidade de concretização do direito fundamental ao acesso à água com a utilização conjunta de instrumentos como a educação ambiental, o Direito, as inovações tecnológicas e a tributação”, explicou Ana Alice, destacando que as aulas que ministrou em Direito Constitucional e Administrativo e as participações nos eventos acadêmicos organizados pelo UNIFESO foram fundamentais para o desenvolvimento da tese.
Sobre a professoraAna Alice de Carli é doutora em Direito Público e Evolução Social, Mestre em Direito Público e Evolução Social, Especialista em Direito Público, Pesquisadora do Grupo de Estudos em Direito Ambiental e Propriedade Intelectual - GEDAPI, da Universidade Federal Fluminense - UFF, e Advogada.
Sites vendem diplomas falsos de universidades


Diplomas falsos de nível superior estão sendo vendidos livremente pela internet por preços que variam de 4.000 reais a 6.500 reais. Em diversos sites, falsificadores prometem entregar os diplomas em um prazo de até dez dias e afirmam que o documento é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Sem saber que se tratava de uma reportagem, um atendente do site Sucesso Corp, um dos envolvidos no esquema, explicou como adquirir um diploma: o primeiro passo seria enviar documentos pessoais à faculdade indicada por ele e pagar 60% do valor total do serviço. O certificado de conclusão do curso de pedagogia, por exemplo, sairia por 4.500 reais; já o de enfermagem, 6.000 reais.

"Você vai escanear os documentos e mandar por e-mail. Eles vão fazer o encaixe e mandar para o MEC. Em dois ou três dias, o MEC dá ok e você deposita 60%. Mais oito dias, sai a publicação e eu mando levar o diploma", disse o atendente, identificado como Marcos. Segundo ele, seria possível escolher ainda a universidade pela qual o documento falso seria emitido.

Em outro portal de compras e vendas, um atendente disse conseguir um número de registro que daria acesso exclusivo ao histórico escolar de um aluno desistente do curso pretendido. "O diploma é reconhecido e registrado. Você vai poder checar dentro da própria instituição a autenticidade do que você está comprando. Tem muita gente que te vende um pedaço de papel e você não pode averiguar nada", afirmou o homem, que ofereceu diplomas da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Paulista (Unip).

Máfia — Questionado sobre o caso, o diretor jurídico da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), José Roberto Covac, levantou a hipótese de que diplomas originais estejam sendo usados no esquema fraudulento e de que haja envolvimento de funcionários das universidades. "Quem assina o diploma é o reitor. Quando a universidade faz o registro do diploma, ela verifica todo o registro acadêmico do aluno. Parece que há uma máfia e que alguém de dentro da universidade está fabricando documentação e registro. E o reitor acaba até assinando o diploma sem ter conhecimento", disse.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie afirmou por nota que repudia a comercialização de diplomas e diz que o processo seria "praticamente impossível" de ser realizado dentro da instituição em razão do número de setores e profissionais envolvidos na diplomação dos alunos.

Também citada pelo fraudador, a Unip afirmou que "os sistemas adotados pela instituição inviabilizam o esquema de confecção de diplomas a não formandos" e ressaltou que pretende procurar a Polícia Civil para requerer a instauração de um inquérito para investigação do caso. O MEC disse que não tem responsabilidade na questão e que cabe exclusivamente às instituições de ensino superior a diplomação de seus alunos.



Fonte: Veja

Em reunião extraordinária, COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, reuniu conselheiros nesta última segunda-feira no Teatro da Prefeitura






O Presidente do CONDEMA - Conselho de Defesa do meio Ambiente, convocou conselheiros e conselheiras para reunião extraordinária nesta última segunda-feira, 04, no Teatro Municipal.  

Em pauta, temas como "Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis", "Câmaras Técnicas" e "Relatório do representante do CONDEMA no Fundo Municipal de Meio Ambiente". 

A reunião foi considerada bastante produtiva pelos participantes que aproveitaram ainda para fazer sugestões de pauta para as próximas reuniões.


Teresópolis: Ex-prefeito Mario Tricano vai a Rádio e declara apoio a Arlei

Foto: Guia Terê
Como já tínhamos anunciado desde o julgamento do candidato Mario Tricano no TSE, em que sua impugnação foi mantida por 5 votos a 1, a tendência depois do resultado seria de que Tricano demonstrasse bom senso oferecendo seu apoio à Arlei, o que na prática significaria colocar a cidade acima das disputas políticas como estamos vendo acontecer. Chegamos a publicar na rede social uma enquete com várias opções, tendo a maioria da pessoas votado pela negativa, ou seja, que Mario Tricano, por ser "orgulhoso", jamais se uniria a Arlei. A opção "vai prevalecer o bom senso e Tricano vai se aproximar de Arlei" só recebeu 6 votos. 

Essa atitude é surpreendente para muitos e até incômoda para os eleitores mais ferrenhos, que assistem agora ao desmoronar de um castelo de radicalismo que eles acreditavam ser inexpugnável.

Com essa decisão de ir a Rádio Geração 2000 anunciar publicamente seu apoio ao prefeito Arlei Rosa, Tricano, antes de tudo, desmente a imagem negativa que lhe vinha sendo atribuída de ser irredutível, demonstrando que o tempo e a experiência lhe trouxeram o amadurecimento necessário para se adaptar as novas situações de forma menos impulsiva e mais pensada. Afinal, o insucesso também é parte do jogo.  

Nesse caso específico, somar ao invés de conflitar, afasta da governabilidade o fantasma dos ataques contínuos que, segundo alguns  analistas mais pessimistas, seria a tônica do tricanismo após a derrota nos tribunais. Aqueles que achavam que Arlei não teria um minuto de paz com os tricanistas, estavam enganados.

De qualquer forma, a intenção de cooperar por parte do candidato impugnado, amplia os horizontes de possíveis sucessos da atual gestão e, de certa forma, contribui para unir grande parte da população em torno de um ideal maior que é a sonhada reconstrução de Teresópolis. Se a experiência do ex-prefeito vem nessa direção, e esta sendo oferecida como uma fonte na qual poderão ser colhidos elementos de cooperação, melhor para todos nós.

Nesse momento, não poderíamos deixar de parabenizar o sr. Mario Tricano pelo posicionamento sensato.
 Casa cheia no 2º Cultura de Raiz de 2013


Além das marchinhas de carnaval, Casa de Cultura apresentou ainda forró, sertanejo, coco e samba.

 Em clima bastante descontraído, teve de tudo no 2º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis – temporada 2013, realizado no último domingo, 3 de fevereiro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento teve como temas desta edição homenagens a Iemanjá e ao carnaval, sem esquecer a música do homem do campo.

Não faltaram alegria e animação para divertir a plateia da Casa de Cultura, que ficou lotada para a realização do projeto. “É motivo de grande orgulho ver a Casa de Cultura lotada para a realização de mais um Cultura de Raiz. É a confirmação de que o evento agrada tanto o público como os participantes, artistas resgatados e valorizados pelo projeto, que se mostram cada vez mais dedicados a promover apresentações de melhor qualidade, garantindo a presença de grande público”, avaliou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Na abertura do programa, o engenheiro agrônomo Beto Selig falou sobre o retorno da regularidade das apresentações do projeto. “É uma grande satisfação estar de volta ao Cultura de Raiz, comandando novamente este projeto de tanta importância para a cultura popular de Teresópolis”, comentou, apresentando, em seguida, ao lado de Andréa Sant’Anna e Maria Eduarda, a primeira atração musical do dia, uma homenagem à rainha do mar, Iemanjá.
 
Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao todo, já foram realizadas 40 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca.

Destaques
Entre as muitas apresentações, destaque para Roninho, que agradou o público com 'Madalena' e 'Pinga ni mim', e para a dupla Jorge Viajante e Mario do Violão, que fizeram um resgate do sertanejo com várias modas de viola. Sem falar nos sanfoneiros Zé Lopes, Amado Rodrigues, Fernando Caramujo e 'Seu' Timbira, que animaram o público com muito forró, e nos repentes de Wanda Pinheiro e Zé Rodrigues.

Destaque ainda para Alexandre Firme que, em sua segunda participação no programa, encantou a todos com 'Bijuteria' e 'Meu Primeiro Amor', sendo aplaudido de pé. O estreante Felipe Rodrigues emocionou a plateia cantando sucessos da música sertaneja, como 'Alô'. Natural de João Pessoa, Felipe está há dois anos em Teresópolis e busca a consolidação na carreira artística. “Soube do Cultura de Raiz por meio de um amigo e adorei participar. Excelente projeto. Pretendo me apresentar mais vezes”, comentou o jovem de 19 anos, que já está em estúdio gravando composições próprias.

O momento do choro também despertou grande interesse, com dois sucessos de Pixinguinha interpretados por Geremias Cruz, Gustavo Agostini e Miguel Garcia. O ponto alto da festa foi a homenagem ao carnaval, lembrada por Vera Boccard, cantando marchinhas e 'Não deixe o samba morrer', e pelos músicos do Bloco Dona Therezinha. Liderado por Xando Pernambuco e PC de SI, o grupo agitou o público na Casa de Cultura por mais de meia hora sem interrupções, encerrando o evento em grande estilo e no mais alto astral.

A plateia dançou sem parar, ao som de marchinhas consagradas, como 'Mamãe eu quero', 'A jardineira', 'Abre Alas', 'Cordão do Bola Preta' e 'Cidade Maravilhosa', além do hino do Bloco Dona Therezinha, sucesso no carnaval em Teresópolis. “Maravilhoso. O Cultura de raiz é sempre um bom programa. Mas desta vez foi ainda melhor”, comentou a aposentada Ruth Moreira.
           
Atrativos extras agradam público
Além do clima animado no teatro da Casa de Cultura, outros atrativos também chamaram a atenção do público. Na entrada da casa, dois banners com um descritivo do projeto e fotos dos artistas participantes deram as boas-vindas. “Ótima iniciativa. Ficou muito bonito e ainda dá uma ideia do projeto para quem ainda não conhece”, comentou a comerciária Luciana Gomes.

Já na área de circulação, quatro paineis – integrantes da mostra Memórias do Carnaval - foram expostos, contando a história da origem do carnaval até os dias de hoje. Na Sala de Dança, diversos estandes com venda de artesanato também chamaram a atenção e despertaram o interesse do público. Entre as peças, brincos, colares, pulseiras, porta-retratos, caixas, pratos decorativos, saboneteiras, produtos agroecológicos, panos de prato, caminhos de mesa etc. Os trabalhos expostos tiveram assinatura de Leir Guarilha (bijuteria), Bianca Mattos e Iara Hesse (artesanato em pintura e biscuit), Ana Litardo (produtos da Feira Agroecológica), Graciana Pimenta / Arte Malagueta (trabalhos em papel machê) e Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido).

Relação de participantes
Participaram do 2º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2013 os seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Andréa Sant’Anna, Arnaldo Almeida, Wagner Tadeu, Ayrton Rebello, Zé Lopes, PC de SI, Adão Curió da Viola, Paulo Medeiros, Roninho, Genaro da Zabumba, Daniel Vieira, Tião do Triângulo, Amado Rodrigues, Edson Firmino, Wanda Pinheiro, Jacaré, Zé Luiz, Edson e Moacir Rosa, ‘Seu’ Timbira, Jorge Viajante, Mario do Violão, Manoel Resende, Zé Rodrigues, Alexandre Firme, Felipe Rodrigues, Fernando Caramujo, Marcos André, Vera Boccard, Geremias Cruz, Gustavo Agostini, Miguel Garcia, Xando Pernambuco, Lucas Borelli e Rogerinho.

Médicos alertam para cuidados básicos com a saúde no carnaval



Deve-se evitar usar fantasias muito elaboradas, pesadas ou de material sintético que impeçam as crianças de suar./Foto: Reprodução internet.
O carnaval começa oficialmente na próxima sexta-feira (8), mas vários blocos já vêm arrastando multidões por todo o país desde janeiro. Preocupados com a saúde desses foliões, médicos do Rio de Janeiro fazem um alerta: é preciso não esquecer os cuidados básicos com a saúde nesse período.
O clínico geral Aloisio Fonseca, do Hospital Universitário Pedro Ernesto e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), destacou nesta segunda-feira (4), em entrevista, que uma das principais preocupações deve ser com a a hidratação porque, mesmo com a chuva, o tempo continua quente.
Ele ressaltou que as pessoas devem beber bastante líquido, não fazer jejum prolongado e manter as condutas de higiene que têm no dia a dia, como por exemplo lavar as mãos antes das refeições, depois de ir ao banheiro, lavar frutas, legumes e verduras antes do consumo. Fonseca salientou que as medidas de higiene contribuem para evitar infecções intestinais, que podem levar à desidratação.
Na hora da alimentação, a recomendação é preferir comer em locais idôneos ou que vendam muita comida, porque significa renovação frequente dos alimentos. Comer em barraquinhas de ambulantes, na rua, “deve ser evitado, dentro do possível”. Caso a necessidade obrigue a se alimentar nesse tipo de serviço, a receita é procurar gente que faça comida a toda hora e “não comer maionese e nada que possa estar feito de um dia para outro”. Na rua, a orientação é comer arroz, salada verde, legumes e frutas. Evitar comidas muito pesadas, para não passar mal depois.
O médico recomenda que se beba água mineral ou filtrada, de preferência. Segundo ele, as bebidas alcoólicas pedem consumo moderado. “O mínimo possível, sempre, que permita um carnaval gostoso”, alertou. “Principalmente, se for dirigir, é zero (consumo)”. Ele lembrou que é muito comum nessa época se ver nas emergências dos hospitais gente alcoolizada, bêbada, que se feriu em brigas e acidentes.
Para os passistas, que muitas vezes desfilam em mais de duas escolas na mesma noite, ele recomendou que a atenção deve ser redobrada. Eles devem “se manter sempre bem hidratados e bem alimentados”. Fonseca lembrou que o uso da camisinha durante o carnaval “é fundamental, para todos, para não serem surpreendidos depois”.
O chefe da Emergência do Hospital Samaritano, Luís Fernando de Barros Correia, explicou que os foliões devem ser separados entre os que têm alguma situação clínica de tratamento e aqueles que não têm doença alguma. Para esses, as preocupações são as habituais e envolvem desidratação, queimaduras de sol e efeitos da alimentação nessa época.
O mesmo se aplica às crianças, para as quais os responsáveis devem ter a máxima atenção. “Só expô-las em ambientes adequados”. Os pais devem evitar levar os filhos a ambientes que sejam cheios demais, em lugares fechados ou abertos. Dar preferência a blocos específicos para crianças. Ou seja, não misturar crianças em blocos de adultos, porque elas podem se machucar ou serem machucadas, “até de maneira inocente, porque as pessoas são adultas e estão pulando em volta. Vai ter bloco, é bloquinho de criança”.
Deve-se evitar usar fantasias muito elaboradas, pesadas ou de material sintético que impeçam as crianças de suar. Os calçados também devem ser adequados. As vestimentas precisam ser leves e de cores claras para permitir a transpiração. Isso se aplica também aos adultos. “Porque a transpiração é o mecanismo natural de refrigeração do nosso corpo”. Além disso, as crianças devem ser mantidas hidratadas e com protetor solar próprio.
Quanto às pessoas que usam medicamentos contínuos, como aqueles para diabetes, pressão alta ou outro problema de saúde, a preocupação dos médicos é que não deixem de tomar o remédio. “Tem que lembrar de tomar o remédio porque, senão, pode ter uma complicação grave de uma doença crônica que vai ser piorada, porque você está se agitando, está suando, está fazendo exercícios. Principalmente pessoas que têm problema de coração, com pressão alta”.
Para todas as pessoas, a recomendação de Luís Fernando Correia é que bebam moderadamente. “Não adianta encher a cara no primeiro dia e perder o resto do carnaval no hospital ou em casa mesmo, com uma ressaca danada”.
Uma vez que bebida faz parte do carnaval, o especialista deu alguns conselhos para esta época do ano. “Se beber, procure tomar bastante água durante o dia". Tomando água com a bebida ou sempre, você vai evitar ficar bêbado muito rápido e vai evitar a intoxicação pelo álcool também. E, de preferência, beber alimentado, para poder facilitar o funcionamento do corpo”. O médico lembrou que esses são cuidados básicos que as pessoas costumam esquecer no carnaval.
Fonte: Agência Brasil

Segurança: oito estabelecimentos são interditados pelos bombeiros



A fiscalização iniciada pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro no dia seguinte à tragédia que matou 237 pessoas na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, resultou em 127 interdições, em 209 vistorias em estabelecimentos onde há aglomeração de público, em todo o estado.
Em Petrópolis, de acordo com a fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda, foram oito interdições. Duas boates, uma em Itaipava, não atendem às exigências do Corpo de Bombeiros. Esses estabelecimentos podem ainda perder a licença municipal. “Estamos trocando informações com todos os novos gestores da segurança pública da cidade. Tudo o que estamos tomando ciência, em relação à denúncias de descumprimento de normas de segurança, estamos passando para o Corpo de Bombeiros. O mesmo acontece no caminho inverso, estamos sendo informados das questões de segurança, pelo Corpo de Bombeiros, e a partir dessas informações vamos checar os alvarás. Na sexta-feira, o Corpo de Bombeiros nos passou os dados de oito estabelecimentos interditados por eles. Agora nós vamos a esses locais checar a situação do alvará de funcionamento, que pode ser retirado”, afirmou o chefe de Fiscalização Tributária da Secretaria de Fazenda, Ernane Dias.
A operação resultou na interdição de três clubes, duas boates e três bares. Veja quais: clubes - Petropolitano (Centro Histórico), Magnólia (Bingen) e Corrêas (Corrêas); boates - Level (Itaipava) e Serra Show (Carangola); bares - Bar da empreendedora Luciene Cerqueira (Itaipava), Mamute American Bar (Corrêas) e Centro Esportivo (Corrêas).
Apesar de não dar prazo, o diretor de fiscalização explica que os estabelecimentos interditados pelo Corpo de Bombeiros vão precisar agora correr atrás de se adequar às exigências do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico - CosCIP. Caso isso não seja feito, perderão a licença para funcionar. “Se eles não se adaptarem, estarão sujeitos às determinações legais. Serão penalizados. E ainda não será permitido o funcionamento se esses locais insistirem em abrir as portas para o público”, explicou Ernane.
Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, em busca da confirmação dos estabelecimentos interditados e da situação de cada um que foi informado pelo diretor de fiscalização da Secretaria de Fazenda. Em resposta, a assessoria informou que “não realiza consulta caso a caso” e ainda voltou a afirmar que a fiscalização se trata de um procedimento “rotineiro”.
Também buscamos uma resposta dos clubes, boates e bares citados pela Secretaria de Fazenda. A diretoria do Petropolitano informou que só se pronunciará em nota oficial, que será divulgada ainda nessa semana. Já o presidente do Magnólia, Ítalo Altomar Filho, confirmou que o clube foi interditado. Ele alega que “o Corpo de Bombeiros exagerou no rigor, pedindo a instalação de hidrantes, por exemplo”. Diz que o clube tem capacidade para evacuar mais de 150 pessoas em menos de dois minutos, que possuiu as saídas de emergência e os extintores. O presidente afirma ainda que o clube já possui um projeto para adaptar a estrutura, e que no fim de semana cancelou uma festa “para não desrespeitar a decisão do Corpo de Bombeiros”.
O presidente do Corrêas, Marco Antônio Motta, foi outro a afirmar que os Bombeiros foram “extremamente rigorosos” e que o clube tem cinco saídas de emergência, comportas com dois metros de largura. Diz que do clube foram exigidas, entre outros itens, a ampliação do diâmetro das portas para quatro metros e a instalação de hidrantes e de mangueiras de combate a incêndio na quadra poliesportiva. “Nós já encomendamos um orçamento com uma empresa para saber quanto vai custar a adaptação. Desde que fomos notificados pelo Corpo de Bombeiros, interrompemos todas as atividades do clube”, explicou. Procuramos ainda os responsáveis pelas Level e Serra Show, além dos bares Mamute, Centro Esportivo e o bar localizado em Itaipava, que só teve o nome do empreendedor divulgado. Em todos esses casos, não conseguimos falar com os proprietários dos estabelecimentos antes do fechamento da edição.

Vinícius Ferreira

Cruz Vermelha realiza simulado

A Cruz Vermelha Brasileira de Nova Friburgo realizou  um simulado na Praça do Suspiro. O simulado foi feito nos fundos do Teatro Municipal, local que foi fortemente atingido por barreiras durante as chuvas de Janeiro de 2011. Populares que estiveram no local se passaram por vítimas. O simulado faz parte da conclusão do curso de 40 voluntários que passam agora a ser socorristas da Cruz Vermelha.

Simulação de queimadura em braço de menino chamou a atenção pela realidade 

Simulação mostra vítima sendo removida de casa parcialmente destruída 

Equipe da Cruz Vermelha chega ao local da simulação


Foto de cão com 'face humana' faz sucesso na internet

'Tonik' virou notícia em diversos sites dos EUA.
Cachorro foi colocado para adoção no estado de Indiana.




A foto de um cão colocado para adoção no site "petfinder.com" faz sucesso na internet porque o animal teria "feições humanas". Chamado de cão com "face humana", o poodle cruzado com shih tzu "Tonik" virou notícia em diversos sites dos EUA. Segundo o site "`Petfinder", o cachorro foi colocado para adoção em Mishawaka, no estado de Indiana.
Cão fez sucesso na internet porque teria 'feições humanas' (Foto: Divulgação)Cão fez sucesso na internet porque teria 'feições humanas' (Foto: Divulgação)
Cachorro foi colocado para adoção no estado de Indiana (Foto: Divulgação)Cachorro foi colocado para adoção no estado de Indiana (Foto: Divulgação)