sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Região Serrana se une para criar Parque Tecnológico Projeto envolve Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo

Os secretários municipais de Ciência e Tecnologia de Teresópolis, Luiz Ribeiro, de Petrópolis, Airton Coelho, e de Nova Friburgo, Eliana Amil, se reuniram com o diretor da Alterdata Software, Ladmir Carvalho, na sede da empresa, no Centro, para debater sobre a implantação do Parque Tecnológico Região Serrana. O projeto visa o desenvolvimento social e econômico da Região Serrana, através do crescimento e atração de empresas e instituições com base tecnológica. O encontro contou ainda com a participação de representantes dos centros de ensino superior UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e Estácio de Sá de Nova Friburgo.

“Esse é um importante projeto para a região e, em especial, para Teresópolis, pois tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento social e econômico das cidades envolvidas, através da criação e o crescimento de arranjos produtivos locais de empresas de base tecnológica. Já existe o Petrópolis Tecnópolis e a ideia é que Teresópolis e Nova Friburgo também sejam beneficiadas com a implantação do Parque Tecnológico Região Serrana”, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia de Teresópolis, Luiz Ribeiro.

O diretor da Alterdata, Ladmir Carvalho, pontuou que a empresa é a única com sede fora de Petrópolis que faz parte do Petrópolis Tecnópolis e que está articulando a parceria entre os três municípios. “Petrópolis já é beneficiada com o polo tecnológico e o nosso objetivo é inserir Teresópolis e Nova Friburgo neste contexto de desenvolvimento social e econômico”, frisou Ladmir, destacando ainda a importância de investimento em ensino especializado para formar profissionais para o segmento. Atuante desde 1989 no mercado de software, sempre com soluções próprias, desenvolvidas em seus laboratórios, a Alterdata conseguiu passar de 300 mil sistemas em operação.

Durante a reunião ficou acertado que o grupo irá articular a marcação de uma reunião com o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Reis Ferreira, a fim de que o Governo Estadual apoie o projeto. Além disso, será estudada a legislação de cada município envolvido para que seja criado um documento traçando as diretrizes do projeto. A partir daí, a intenção é de que os prefeitos de Teresópolis, Arlei Rosa, de Petrópolis, Rubens Bomtempo, e de Nova Friburgo, Rogério Cabral, assinem um Protocolo de Intenções sobre o assunto.

Nos próximos dias, os participantes irão manter contato a fim de darem andamento aos assuntos tratados e uma nova reunião será agendada para dar seguimento ao projeto.

Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico é uma iniciativa que visa o desenvolvimento social e econômico da Região Serrana, através do crescimento e atração de empresas e instituições com base tecnológica. Essas empresas utilizam tecnologia inovadora, apresentam altos investimentos, empregam profissionais técnico-científicos e de engenharia, e fornecem aos mercados específicos.

O grande objetivo do movimento é ser o articulador das relações que impulsionam a criação e o crescimento de arranjos produtivos locais de empresas de base tecnológica. As empresas envolvidas não precisam estar localmente juntas, mas precisam trabalhar colaborativamente na prestação de um serviço ou criação de um produto.

De acordo com as diretrizes do projeto, o poder público pode contribuir apoiando o movimento por meio da disponibilização de recursos, definição de normas, incentivos e leis. As instituições de ensino e pesquisa são os fomentadores da inovação constante nos processos, serviços e produtos a serem trabalhados pelos arranjos produtivos locais. São fundamentais quando conseguem criar o relacionamento com as empresas para o direcionamento de suas pesquisas às necessidades do mercado.