terça-feira, 23 de abril de 2013


Homem morre atropelado na BR-101

 Um homem morreu atropelado na BR-101, entre Tanguá e Itaboraí, na noite desta terça-feira. Segundo a concessionária que administra a via, um Audi prata placa KNV-9200 atingiu a vítima na altura do Km 282.
As faixas da esquerda e direita ficaram interditadas no local. Os usuários seguiram por um desvio implantado no acostamento central. Equipes estiveram no local e trabalham no atendimento à ocorrência, remoção do veículo e liberação total da via.

Depois de ser internado com crise na coluna, Zeca Pagodinho recebe alta

  Pelo visto Zeca Pagodinho não vai ter que cancelar sua tradicional festa em homenagem a São Jorge. Depois de ser internado com uma crise na coluna na manhã desta segunda-feira, no hospital São José, na Zona Sul do Rio, o cantor já se encontra em casa.
Foto: Anderson Borde / Ag. News
Cantor recebe alta | Foto: Anderson Borde / Ag. News
De acordo com a assessoria de Zeca, o sambista teve alta no início da tarde e nesse momento se prepara para receber 150 amigos em sua residência na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. Na festa, Zeca vai aproveitar para comemorar o lançamento de seu no DVD "Vida que Segue". 

França aprova casamento gay e adoção por casais do mesmo sexo

Após duro debate e protestos que atraíram centenas de milhares às ruas de Paris, França se torna o 14º país do mundo a aprovar medida

A Assembleia Nacional francesa, de maioria socialista, aprovou nesta terça-feira por 331 votos contra 225 a legalização do casamento gay e a adoção por casais homossexuais depois de meses de duros debates e protestos que atraíram centenas de milhares às ruas de Paris .
AP
Ativistas do casamento gay comemoram do lado de fora da Assembleia Nacional (ao fundo) após medida ter sido aprovada na França
A ministra francesa da Justiça, Christiane Taubira, disse que os primeiros casamentos podem ser celebrados já em junho. "Acreditamos que os primeiros casamentos serão lindos e trarão um sopro de alegria, e aqueles que atualmente se opõem a isso certamente mudarão de posição quando virem a felicidade dos recém-casados e suas famílias", disse.
A França é o 14º país do mundo a legalizar o casamento gay, e a votação desta terça ocorreu uma semana depois de a Nova Zelândia - com pouca controvérsia - ter permitido o casamento entre casais do mesmo sexo .
Oponentes da lei afirmavam que a França não estava pronta para legalizar a adoção por casais do mesmo sexo, e pesquisas mostravam o país fortemente dividido na questão. Milhares de policiais foram mobilizados previamente à votação, preparando-se para protestos de partidários e oponentes da medida ao redor do prédio da Assembleia Nacional e ao longo do Rio Siena.
Durante a votação, um espectador vestido de rosa, a cor usada pelos oponentes do casamento gay, foi retirado à força do Parlamento. "Apenas aqueles que amam a democracia estão aqui", disse irritado o presidente da Assembleia Nacional francesa, Claude Bartelone.
Em semanas recentes, violentos ataques contra casais gays aumentaram, e alguns legisladores receberam ameaças - incluindo Bartelone, que recebeu um envelope cheio de pólvora na segunda-feira.
Um dos maiores protestos contra o casamento gay atraiu centenas de milhares de ativistas conservadores, estudantes e seus pais, aposentados, padres e outros que chegaram a Paris vindos das províncias francesas de ônibus. Essa marcha terminou com o uso de gás lacrimogêneo enquanto manifestantes linha-dura, alguns usando máscaras e capuzes, entraram em confronto com a polícia, danificando carros ao longo da Avenida Champs-Elysees.
AP
Ativistas do casamento gay se beijam depois de Assembleia Nacional francesa aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em Paris
Quando o presidente François Hollande prometeu legalizar o casamento gay , a medida foi vista como algo relativamente não controvertido. Mas a questão se tornou polêmica à medida que a popularidade do líder francês caiu para baixas sem precedentes, amplamente por causa da má fase da economia do país.
Os conservadores franceses, divididos por disputas internas e pela derrota eleitoral de Nicolas Sarkozy , encontraram um causa comum no casamento gay. Esperando manter o assunto vivo, o conservador partido UMP planeja desafiar a lei no Conselho Constitucional.
As uniões civis francesas, permitidades desde 1999, são ao menos tão populares entre heterossexuais quanto entre casais gays e lésbicas. Mas essa lei não tem nenhuma provisão relativa à adoção, e a oposição na França aos casais do mesmo sexo cresce quando crianças são envolvidas. De acordo com pesquisas recentes, um pouco mais da metade dos franceses se opõe à adoção por casais homossexuais - praticamente o mesmo número que diz apoiar o casamento gay.

Jogador de Nova Friburgo, RJ, morre em acidente de carro na BR-356

Marquinhos Galhardo atualmente estava na equipe do Tombense (MG).O acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (23), em Itaperuna.




O jogador Marcos Galhardo morreu após sofrer acidente de carro na BR-356 nesta terça-feira (23), na altura de Retiro do Muriaé, distrito de Itaperuna, cidade do norte do Rio de Janeiro. O jogador tinha 22 anos e saiu de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, com destino a Tombos (MG), onde morava. Marquinhos, como era conhecido, passava o final de semana de folga com o irmão Rafael Galhardo (lateral-direito do Santos) e o restante dos familiares em Santos, litoral paulista.
 

Marquinhos é de Nova Friburgo e atualmente jogava no Tombense/MG (Foto: Reprodução)
Marquinhos é de Nova Friburgo e atualmente jogava
no Tombense/MG (Foto: Reprodução)
Segundo o Corpo de Bombeiros, o carro de Marquinhos saiu da pista, capotou e caiu em uma ribanceira. O jogador foi arremessado do veículo e encontrado a cerca de 20 metros do carro. A vítima, que estava sozinha no momento do acidente, chegou a ser socorrida, mas morreu no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna.
O corpo do jogador chegou às 18h no IML de Itaperuna. Marquinhos Galhardo era natural de Nova Friburgo e já jogou no Friburguense, Botafogo e Boa Vista.
Friburguense divulga nota lamentando a morte
O Friburguense divulgou nota oficial na tarde desta terça-feira, lamentando profundamente a morte do jogador. No comunicado, o clube reiterou que o jogador nasceu e foi criado em Nova Friburgo e foi revelado nas categorias de base da equipe, tendo se destacado nos últimos anos, antes de ser emprestado para a Tombense.
O carro de Marcos caiu em uma ribanceira e ficou totalmente destruído (Foto: Renato Freitas/Blog do Adilson Ribeiro)O carro de Marquinhos ficou totalmente destruído (Foto: Renato Freitas/Blog do Adilson Ribeiro)


Homem que fugiu com enteada de 12 anos é preso no RS, diz polícia

Segundo a polícia, criança disse que aceitou fugir com o padrasto.
Eles viviam como casal no município e a jovem não ia à escola.


Homem é preso após fugir com enteada e mantê-la em cárcere privado (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)Homem é preso após fugir com enteada e mantê-la em
cárcere privado (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
Um homem de 39 anos foi preso na madrugada desta terça-feira (23) em candelária, no Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul suspeito de sequestro e cárcere privado de sua enteada de 12 anos. Os dois viviam como casal em uma casa da cidade há aproximadamente cinco meses, de acordo com a delegada Priscila Salgado, da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canos, cidade natal da criança.
A mãe da jovem denunciou o desaparecimento do ex-marido e da filha em novembro do ano passado. Segundo a delegada, vizinhos da casa estranharam a chegada dos dois e o fato de a menina não ir à escola. “Eles não tinham semelhança, ela não parecia ser filha dele. Então os vizinhos começaram a pesquisar informações na internet e encontraram uma reportagem que contava que a menina estava desaparecida”, explicou. A Polícia Civil, que já investigava o caso, se deslocou até o local para averiguar a denúncia.
A vítima disse à polícia que aceitou fugir com o padrasto. Ela foi levada de volta à família da mãe na Região Metropolitana de Porto Alegre. O homem foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável e responderá processo.
 Alerj vota criação do Fundo Estadual para Calamidades Públicas


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta quarta-feira (24/04), durante sessão extraordinária às 18h35, o projeto de lei 847/11, que cria o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap). Proposto pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as responsabilidades nos desastres causados pelas chuvas na Região Serrana em 2011,  ele terá como finalidade custear ações de reconstrução em áreas atingidas. A morosidade na liberação de verbas para socorro às vítimas chamou a atenção dos parlamentares da CPI, entre eles Bernardo Rossi (PMDB). De  53 ações listadas para prevenção e socorro às vítimas, uma reserva financeira de rápida aplicabilidade e transparência, foi transformada em projeto de lei. 
O Fecap receberá verbas do Estado e municípios e também de pessoas físicas e jurídicas para o atendimento em casos como as chuvas de janeiro de 2011 que deixou saldo de 906 mortos e mais de 30 mil desabrigados em sete municípios da Região Serrana. Ele poderá ser usado em casos isolados também como foram as chuvas de março desde ano que atingiram apenas Petrópolis, com saldo de 33 mortos e centenas de desabrigados.
- O principal objetivo é que não haja ocorrências, mas havendo é preciso agir com presteza. O Fundo vai garantir essa agilidade", aponta Bernardo Rossi.
O fundo poderá ser utilizado por cidades que  tiverem decretada a situação de emergência ou estado de calamidade pública. Ele será constituído por cotas que serão integralizadas anualmente pelo Estado e os municípios integrantes do Fecap. A integralização de cotas por parte das cidades será voluntária e, para cada parte do município, o Estado repassará o equivalente a três cotas. Os integrantes do Fundo deverão informar ao Poder Executivo o valor a ser disponibilizado até o dia 30 de junho de cada ano. Assim, o Estado poderá incluir sua parte na lei orçamentária do ano seguinte. Os valores depositados pelos municípios só poderão ser retirados após dois anos, a não ser em caso de desastre.
- O Fundo é uma das muitas propostas que surgiram a partir da CPI, ele tem amplo apoio de todos os parlamentares fluminenses e creio na sua aprovação no plenário e sanção pelo governador Sérgio Cabral", considera Bernardo Rossi.

Hospital Santa Teresa cobra dívida deixada por governo anterior e necessita de doadores de sangue




Hospital Santa Teresa cobra dívida deixada por governo anterior e necessita de doadores de sangue
O atual governo vai ter que assumir uma dívida no valor de R$ 2,4 milhões deixada pela gestão anterior, referente à falta de pagamento, durante seis meses, de um contrato de R$ 400 mil mensais, para os serviços de urgência e emergência a acidentados prestados pelo Hospital Santa Teresa. O atendimento não será suspenso, mas a unidade de saúde está solicitando a quitação do débito.
 “A população pode ficar tranquila, pois não temos a intenção de parar de atender sas pessoas, mas precisamos que esse débito seja quitado e estamos confiantes”, disse Vinicius Tadeu de Oliveira, diretor do Hospital. O prefeito Rubens Bomtempo garante que os pagamentos foram retomados em janeiro, tão logo assumiu o governo.
Mensalmente, o Hospital recebe uma média de 120 acidentados, levados pelo Corpo de Bombeiros ou ambulâncias da Concer – concessionária que administra a Rodovia BR-040. A maioria dos pacientes chega à unidade em estado gravíssimo, como por exemplo, o caso do rapaz que se feriu acidentalmente com um arpão no olho, cujo tratamento pode ultrapassar a marca de R$ 30 mil.
Câmara de Vereadores vai realizar mutirão de doação de sangue
Em reunião da Câmara Municipal com Márcia Alves e Patrícia Paula, responsáveis pela captação de doadores do banco de sangue do Hospital Santa Teresa, os vereadores decidiram fazer um mutirão de doação de sangue, no próximo dia 30 de abril. Nos dias 2 e 3 de maio será a vez dos servidores.
A ação é parte de uma campanha de incentivo, pois o número de doadores de sangue do Hospital apresentou uma queda de 50% nos últimos meses.
O banco de sangue funciona de segunda a sexta, das 7h às 14 h, e aos sábados das 7h às 11 h. Para doar, basta levar a identidade e não precisa estar em jejum. É necessário ter entre 16 e 67 anos, mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Menores de idade somente com a presença dos responsáveis. Pessoas que tomem remédios que afetem o sangue, não podem doar.
Serviço
Hospital Santa Teresa
Endereço: Rua Paulino Afonso, 477, Bingen.


Participantes encararão percurso de 300 km de Rio das Ostras a Quissamã.

Rio das Ostras sediará a segunda etapa do Audax Rio 2013, nos dias 27 e 28 deste mês. O Audax é um evento ciclístico internacional não competitivo que atrai ciclistas de todo país e tem como principal objetivo a superação dos limites em provas de longa distância. Esta etapa terá percurso de 300 km, de Rio das Ostras a Barra do Furado, no município de Quissamã. O evento tem apoio da Prefeitura de Rio das Ostras e do Convention & Visitors Bureau.

A largada da prova ocorrerá às 18h, na Avenida Costazul, s/nº, em frente ao Restaurante Ponto Tropical. Os atletas terão 20 horas para completar o percurso. Esta é a segunda etapa do Circuito 2013, a primeira etapa, de 200 km, também aconteceu em Rio das Ostras, no dia 3 de março, e reuniu 220 atletas, número recorde de participantes.  

A estrutura da prova ficará concentrada na Tocolândia. A reunião técnica será realizada no sábado, às 15h. Os kits serão disponibilizados até às 17h30.

O Audax é uma realização das Secretarias de Esporte e Lazer e de Turismo, com organização da Pedal 2, apoio da BikeRO e do Rio das Ostras Convention Bureau, e supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj.

CIDADE BIKE

A prova do Audax 300 faz parte do projeto Rio das Ostras Cidade Bike, da Prefeitura. O objetivo é estimular o ciclismo como prática esportiva, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana.

Além disso, o Audax promove a imagem da cidade e movimenta o setor de turismo. O projeto visa também incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para delegações estrangeiras para as Olímpiadas do Rio 2016.

BREVETS

Já estão previstas as provas de 400 km do Audax Rio, dia 25 de maio, e de 600 km, em junho. Os ciclistas que percorrerem todas as provas (brevets) do Audax Rio se qualificam para os circuitos internacionais Londres-Edimburgo-Londres (de 1400 km) e Madri-Gijón-Madri (1200 Km).
Sabino e deputado Hugo Leal debatem melhorias para Rio das Ostras  

Autoridades se reuniram , no gabinete do prefeito. A implantação de uma escola de ensino médio na cidade e a duplicação da RJ 162 estavam na pauta do encontro. 

Discutir o panorama da defesa dos royalties em Brasília  e o PAC 2 - Programa de Aceleração do Crescimento criado pelo Governo Federal para estimular a realização de obras de infraestrutura em parceria com o município foram alguns dos objetivos  da  reunião de trabalho realizada , entre o prefeito Sabino e o deputado federal Hugo Leal.

Durante o encontro, o prefeito Sabino também apresentou ao parlamentar algumas reivindicações da população riostrense, como a implantação de uma escola de ensino médio e a recuperação da Rodovia RJ 162. “A demanda pelo ensino médio aumentou acompanhando o desenvolvimento de Rio das Ostras. E a recuperação da Rodovia servirá como um instrumento de fortalecimento da economia local, especialmente para as atividades turísticas”, disse Sabino.


“A implantação de uma escola de ensino médio é fundamental para o desenvolvimento de Rio das Ostras. Saio daqui hoje com a missão de consolidar essa implantação pelo Governo do Estado buscando, se necessário, uma parceria com o Governo Federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE”, disse o parlamentar, lembrando ainda a recuperação da Rodovia RJ 162. “Temos que solicitar ao Governo do Estado a realização desse projeto, que já existe. Já conseguimos a duplicação da BR 101 e agora nossa luta será concretizar com o Governador, com a secretaria de Obras e com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), essa recuperação”, enfatizou.

Também participaram da reunião, o secretário do Ambiente Sustentabilidade, Agricultura e Pesca Fidelis Rangel e o chefe de gabinete do parlamentar, Ronaldo Selli.

Romero Britto recebe medalha de honra da Alerj



A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) concedeu, na sexta-feira (19), a mais importante comenda da Casa, a Medalha Tiradentes, para o pintor e artista plástico Romero Britto, iniciativa de Bernardo Rossi, líder do PMDB na Alerj e do deputado licenciado e atual secretário de Estado de Esporte e Lazer, André Lazaroni. "O Romero Britto é um patrimônio nacional. Ficamos muito orgulhosos quando vemos um brasileiro que saiu do País e venceu, mostrando ao mundo que a arte transforma a vida das pessoas", comentou Lazaroni. "Romero Britto dispensa apresentações pelo grau de reconhecimento que conquistou sobretudo no concorrido mercado internacional, mas é preciso destacar sua dedicação à filantropia. Ele cumpre o papel não somente de artista, mas de cidadão e cidadão do mundo doando trabalho, tempo e recursos para mais de 250 instituições de caridade", afirmou Bernardo Rossi ao presidir a cerimônia.
Radicado em Miami, nos EUA, o pernambucano Romero Britto nasceu no dia 6 de outubro de 1963, na cidade do Recife, e ficou conhecido pelo seu estilo vibrante, com cores fortes e impactantes, que fez com que sua obra tivesse forte ligação com a publicidade. O artista já teve seu trabalho reconhecido em muitos países, estampando seu talento em campanhas de diversas marcas. “Não sei como definir o que estou sentindo, mas é uma emoção muito especial. Receber essa medalha é marcante, principalmente pelo carinho de vocês. Em especial, pelo carinho da família Lazaroni, por tudo que eles já fizeram por mim”, declarou o artista.
O evento contou ainda com a presença da escritora, diretora e produtora cultural Dalva Lazaroni, que também prestou homenagem ao pernambucano. "A arte do Romero tem vida própria, tem as cores e a alegria do Brasil. A arte do Romero pulsa e isso emociona a todos", decretou Dalva.

Biografia

Autodidata, o artista Romero Britto desde criança pinta em todo tipo de material disponível. Em 1983, ele viajou a Paris, onde conheceu a obra de Matisse e Picasso. Romero  combinou a influência do cubismo com a arte pop para criar um estilo vibrante e icônico, que o jornal The New York Times chamou de um estilo que “transpira o calor, o otimismo e o amor”. Em 1988, Britto se transferiu para Miami e se estabeleceu como um artista internacional. Hoje, sua obra já esteve presente em galerias de arte e museus de mais de 100 países, incluindo o Salon National des Beaux-Arts, no Carrousel du Louvre, em Paris, na França.
Romero ainda tem em sua obra instalações de arte pública no O2 Dome, em Berlin, na Alemanha; no Hyde Park, em Londres, na Inglaterra; no Aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, nos Estados Unidos; e contribuições para espetáculos do Cirque du Soleil.


Câmeras de segurança começam a ser instaladas no Centro Histórico



O projeto prevê o funcionamento de 28 câmeras de segurança na cidade. Vinte e duas já foram instaladas./Foto: Alexandre Carius.
As ruas do Centro Histórico começaram a receber as câmeras de segurança anunciadas pela secretaria de segurança no mês de março. Ontem, o equipamento foi instalado em mais seis locais. Na última semana, outras oito câmeras foram instaladas no Centro e nos distritos. A previsão é de que a instalação das câmeras se encerre nas próximas semanas. Na manhã de ontem, por volta das 9h, uma equipe da secretaria de segurança deu início à instalação da câmera que vai monitorar o início da Rua 16 de Março e Rua Irmãos D’Ângelo, além do entorno da Praça Dom Pedro II.
No dia 20 de março, o assalto à joalheria Ewiglish levantou o debate sobre a necessidade do equipamento, entre os lojistas da Rua 16 de Março, que na ocasião cobraram a instalação das câmeras. Ainda não foi descartada a instalação de outra câmera na rua, que operaria na esquina com a Rua Alencar Lima.
Ontem, outros pontos receberam as câmeras de segurança. Na Rua Epitácio Pessoa, o equipamento foi instalado na esquina com a Rua Doutor Joaquim Moreira e cobre ainda o entorno da Praça do Bosque do Imperador, onde param os ônibus da viação Cidade das Hortênsias. Também no Centro foram instaladas duas câmeras na Rua Paulo Barbosa – na altura do número 220 e próximo ao Terminal Rodoviário do Centro, na esquina com a Rua Souza Franco, cobrindo a Praça Marechal Carmona. Fora do Centro Histórico, os pórticos do Quitandinha e do Bingen também receberam o equipamento.
Na última semana, o lado ímpar da Rua do Imperador, na altura das duas agências da Caixa Econômica Federal, a Rua Imperatriz em frente a Praça Visconde de Mauá, A avenida Tiradentes, em frente a Catedral, e quatro pontos na Estrada União e Indústria, em Itaipava, receberam as câmeras.
As seis câmeras instaladas ontem, somadas às oito da semana passada e às oito já existentes na Rua do Imperador totalizam 22 câmeras. Outras seis câmeras serão instaladas na próximas semanas. Uma delas na Rua Aureliano Coutinho, na esquina com a Rua 24 de Maio, outras quatro ao longo da Rua Teresa e uma na Rua Barão de Amazonas, na altura do número 85. As 28 câmeras integrarão o sistema de monitoramento do projeto “Olho Vivo Imperial”, que está na terceira etapa de ampliação.

Ana Maria Foi Atropelada ao Vivo.

Apresentadora levou cinco pontos na parte interna da boca, diz assessora.

 

A apresentadora Ana Maria Braga levou cinco pontos na parte interna da boca, mas passa bem após ser atropelada ao vivo por um carro durante transmissão do programa ‘Mais Você’, na manhã desta segunda-feira (22). Segundo a assessora Sílvia, ela voltou para casa após atendimento em hospital no Rio e nesta terça-feira (23) volta à gravação do programa no Projac
Ainda de acordo com a assessora, Ana Maria fez exames de raio-x e tomografia nas duas mãos, que mostraram que não houve fraturas
O incidente
A apresentadora testava um veículo que funciona sem motorista dentro do Projac. Durante a entrevista, o veículo se movimentou inesperadamente e a porta dianteira, do lado do carona, atingiu Ana Maria Braga.
“Ela foi proteger o rosto e machucou os dedos. Ela sofreu escoriações no dedo e no canto direito da boca, mas está bem. Saiu daqui andando e foi com o doutor Guilherme Furtado para o hospital para fazer os exames”, contou a diretora geral do Mais Você, Viviane De Marco.
O médico, que tem um quadro no programa, chamado SOS Mais Você, foi ao Projac para acompanhar Ana Maria até o hospital.
 Após o acidente, a apresentadora recebeu os primeiros atendimentos, se recuperou e conseguiu voltar ao programa. Ela tomou um analgésico, seguiu trabalhando e ainda fez reunião de pauta antes de seguir para o hospital. “Foi só um susto”, disse ao G1 a diretora Viviane De Marco.
‘Falha humana’, diz professor
O professor Alberto Ferreira de Souza, coordenador do projeto do carro automático desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), informou que o acidente com a apresentadora Ana Maria Braga ocorreu devido à “não realização de alguns procedimentos técnicos de segurança”. Ele mostrava o carro para Ana Maria quando ocorreu o acidente.
O professor disse que houve falha na hora de mudar o sistema de automático/robô para manual/ser humano. “Fui destravar para abrir a porta traseira e não verifiquei que o freio não estava puxado. O processo não foi feito corretamente. Quando desativei o robô e passei para o controle manual, o carro começou a descer. Tentei ativar o freio, mas o carro já estava em movimento e não consegui. A porta do carona estava aberta e atingiu a Ana Maria, mas ainda bem que não houve nada grave. Ela se preocupou em nos tranquilizar. Foi um acidente”, conta.
Outra falha apontada por Alberto foi o fato de ele não estar com o “sistema de parada de emergência” em mãos. “Tínhamos combinado de eu iria no banco de trás do carro, acompanhando, mas a Ana Maria pediu para ir dirigindo sozinha e não vi problema. Só que o sistema de parada de emergência, que ficaria na minha mão, ficou dentro do carro e eu não percebi. Como mudamos o script, não fiz os procedimentos que deveria fazer durante a parada do carro, no início, e depois não consegui parar quando precisou”, diz o professor.
Alberto de Souza afirma que a falha foi humana e explica que o carro, enquanto estava no comando de robô, não apresentou nenhum problema. “Tanto que o carro estava parado, porque o último comando dado ao computador foi stop. O carro andou quando passei para o modo manual sem verificar o freio”, reforça.