sábado, 18 de janeiro de 2014

Área rural de Teresópolis, terá segunda ponte provisória construída

A construção da segunda ponte provisória no bairro Cruzeiro, em Teresópolis, Região Serrana do Rio, deverá ser concluída dentro de 10 dias. A licitação para a escolha da empresa responsável pelo projeto executivo e pela execução da obra da ponte definitiva foi realizada em janeiro de 2012 pelo Governo do Estado, mas a construção não foi iniciada. A segunda estrutura de madeira que fará a ligação entre as ruas do bairro está sendo custeada pelo Município, que não revelou o valor investido.
Segundo a prefeitura, o Governo do Estado optou por demolir a primeira ponte de madeira construída em 2012. A ação será efetuada após a conclusão da que está sendo montada. A estrutura garante a passagem dos moradores da região que tem a produção agrícola como importante atividade econômica. A passagem é usada também como ligação para a comunidade de Santa Rita, no 2° distrito.
A previsão de conclusão em 10 dias foi calculada pela Secretaria Municipal de Agricultura. O objetivo, segundo informou a prefeitura por meio da assessoria de comunicação, é garantir o escoamento da produção, bem como o transporte coletivo na região. “Assim que a obra em andamento for concluída, o Governo do Estado demolirá a ponte do lado e dará início à edificação de nova passagem com estrutura de concreto”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Zezinho Cortázio.

Taxistas de Teresópolis, devem renovar alvará a partir de segunda


Taxímetros serão fiscalizados (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)Taxistas têm até o dia 31 de março para renovar o
alvará (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)
A partir desta segunda-feira (20), os taxistas de Teresópolis, Região Serrana do Rio, deverão realizar a renovação do alvará 2014. O atendimento acontece até o dia 31 de março, de segunda a sexta-feira, na sede da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego, Rua Heitor de Moura Estevão 300, bairro Várzea.
Os taxistas deverão apresentar os seguintes documentos, originais e com cópias: carteira nacional de habilitação do concessionário e do piloto, documento do veículo vistoriado em 2013, comprovante de aferição do taxímetro em 2013, comprovante de residência atualizado, em caso de mudança de endereço.
De acordo com o artigo 5º do Decreto número 1.6661/1991, a falta de renovação do alvará dentro do prazo estabelecido extingue automaticamente a concessão. Dessa forma,  o taxista fica impedido de pleitear nova concessão, seja através de solicitação ou de transferência, pelo prazo de seis meses.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3642-8299.

Projeto de economia solidária é desenvolvido em Teresópolis

Representantes de grupos que desenvolvem projetos solidários em Teresópolis, Região Serrana do Rio, se reuniram  no 1º Encontro de Formação em Economia Solidária. Dentre os objetivos do evento, que foi promovido pela prefeitura da cidade, está o fortalecimento do Fórum Municipal do segmento e a promoção de políticas públicas para os profissionais. O grupo irá se reunir no dia 10 com o prefeito Arlei Rosa. O município vai apresentar projeto voltado para a implantação de ações, como a continuidade da Feira de Artesanato Local.
Economia solidária Teresópolis (Foto: Vanusa Lima)
Grupos recebem orientações sobre
empreendedorismo solidário. (Foto: Vanusa Lima)
Representantes do Lar Tia Anastácia, Associação Agroecológica de Teresópolis, Associação Municipal dos Artesãos de Teresópolis de Economia Solidária (AMARTES) e do Espaço Mulher estiveram presentes no encontro desta sexta-feira.. Para a coordenadora administrativa do Lar Tia Anastácia, que gera trabalho e renda para mulheres por meio da reciclagem do jeans, a continuidade da Feira de Artesanato Local será bastante positiva. “Elas estão bastante engajadas nesta nova iniciativa, pois terão mais espaço para expor suas mercadorias”, comentou Flávia Becker.
A economia solidária ganha força como uma medida inovadora e alternativa de geração de trabalho e renda. O conceito compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca e redes de cooperação, entre outras. Entende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizado sob a forma de autogestão.
A prefeitura garante que a reunião foi a primeira de outra que vão acontecer. “A Feira de Natal foi um sucesso e agora vamos prosseguir com a valorização dos artesãos do município”, pontuou o Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Bonifácio. Ele ressaltou a união do grupo e o crescimento gradativo do fortalecimento da categoria.

Emissoras estrangeiras desistem de cobrir a Copa

Estúdio_-
Algumas emissoras de TV estrangeiras estão enfrentando um grande dilema por causa do Mundial de Futebol que acontecerá no Brasil. Tudo por conta dos altos valores de alugueis que produtoras e imobiliárias estão cobrando. A opção que muitas emissoras escolheram é não cobrir a Copa.
Segundo uma reportagem feita pelo Uol, muitos empresários viram a chance de faturar muito durante o evento, por isso elevaram exageradamente os valores dos serviços. “A verdade é que muita gente viu na Copa uma oportunidade única de ganhar dinheiro e até de se aposentar, e essas empresas resolveram inflacionar o mercado”, diz a fonte de uma das maiores produtoras do Rio de Janeiro.
Por conta dos preços um canal inglês que foi um dos primeiros a fechar um pré-contrato para montar um estúdio no Brasil, reincidiu o contrato e diminuiu cerca de 70% do seu trabalho no país. Montar o estúdio aqui, com os profissionais da emissora, custaria US$ 1 milhão. Então, a TV decidiu pagar a multa rescisória do contrato e apresentar o evento da Inglaterra.
Em outro caso, agora uma emissora australiana, que também pretendia montar um estúdio no Rio de Janeiro, desistiu por que custaria cerca de US$ 200 mil montar uma estrutura com quatro apresentadores, mais um convidado.