sexta-feira, 6 de setembro de 2013

População de Teresópolis prestigia o primeiro dia da 8º Motofest

 8º Motofest – Encontro Nacional de Motociclistas em Teresópolis. Teve a sua abertura oficial hoje e superou as expectativas da equipe organizadora do evento. A realização é do Águias da Serra Teresópolis Moto Grupo, fundado em fevereiro de 2002 com o objetivo de congregar os aficionados em motociclismo na categoria de moto turismo na cidade. O evento, que este ano volta ao calendário do município após 3 anos do ultimo evento realizado na cidade. O encontro esta acontecendo no pátio da Antiga Fabrica Sudantex próximo a Rodoviária . A pesar do frio e da chuva que começou no inicio da noite o público compareceu ao evento e prestigiou os Shows que aconteceram simultaneamente em dois palcos montados na arena do evento. A população pode conferir também os estandes com peças  e acessórios para os  motociclistas, praça de alimentação, além do desfile das mais belas motos .Os organizadores esperam uma média de dez mil pessoas , durante os três dias de evento , já que teremos um feriadão do dia 7 de Setembro.
















  

Redação: Marcela Frutuozo
Foto : Vinicius Queiroz

Magé e Guapimirim vão ganhar Veículos Leves sobre Trilhos


Em uma reunião realizada nesta sexta-feira (5) no Palácio Anchieta, sede do governo de Magé, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, anunciou ao prefeito Nestor Vidal e ao prefeito de Guapimirim, Marco Aurélio, que ambos os municípios serão beneficiados com a chegada de dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Também foi informado que 16 novos carros estão sendo licitados.
Durante a reunião também foi solicitado pelo prefeito Nestor Vidal um estudo com a finalidade de, futuramente, ativar uma linha que ligaria Guia de Pacobaíba a Guapimirim. O secretário Julio Lopes prontamente se dispôs a enviar uma equipe técnica do seu gabinete para realizar os estudos preliminares e montar um projeto para atender ao pedido.
“Gostaria de, em primeiro lugar, destacar a implementação da ciclofaixa em Magé. A cidade está em consonância com a diretriz mundial de valorizar o transporte alternativo, como a bicicleta. Outro ponto é que, após uma reunião com o governador Sergio Cabral, ficou autorizado a instalação dos VLTs nos municípios de Magé e Guapimirim em um curto espaço de tempo. Também vamos investir na revitalização das estações e de todo seu entorno para oferecer uma melhor mobilidade urbana para os moradores de ambas as cidades”, afirmou Julio Lopes.
O secretário também concedeu ao prefeito Nestor Vidal 20 bicicletas que serão repassadas à Guarda Municipal para o tráfego dentro das ciclofaixas e ciclovias do município.
Também participaram da reunião o Chefe de Gabinete, Paulo Vaz; o secretário de Segurança, Sergio Venâncio; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Central, Valmir Lemos Índio; o vice-presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza; o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Rio, Jorge Saraiva; Luiz Mario Macaco, Marilene Formiga, Messias Ferreira, Evaristo Spenglen, Jorge Gonzaga Azulão, Betinho Fares, José Rosário, todos da Coordenação Executiva do Movimento do Projeto Central.

HCTCO paralisa devido ao atraso no repasse de verbas pela PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS




A direção do Hospital das Clínicas de Teresópolis e a Reitoria do UNIFESO se reuniram hoje em uma coletiva no auditório do UNIFESO para esclarecer a imprensa a respeito da possível paralisação do ambulatório, cirurgias eletivas e das internações. O hospital atenderá somente os casos graves. O motivo dessa paralisação foram os atrasos da verba federal que deveria ser repassada da Prefeitura Municipal para o Hospital das Clínicas, e isto não tem ocorrido da forma devida, e esses atrasos passaram a ser recorrentes. Entre o mês de abril e maio a questão se agravou de tal forma que nem a verba de incentivo  (chamado de incentivo de qualificação a gestão), que é pago com a renda própria do Município  estava sendo pago, e a maior parte do contrato vem das verbas Federais que entram fundo a fundo e são repassadas aos administradores.



Segundo Dr. Rosane o que preocupa a direção é o atraso na verba que vem do Governo Federal (verba carimbada), ou seja, com objetivo especifico e direcionado, não pode ser utilizada para outros fins. É o pagamento pelos procedimentos realizados de alta e de media complexidade. E a medida que esses pagamentos não são efetuados a FESO não consegue honrar com os seus compromissos com os fornecedores de materiais e suplementos para o hospital, bem como com os funcionários, terceirizados e com os estudantes.
A Diretora relata também que até o presente momento não foi feito nenhum pagamento pela Prefeitura e não foi assinado o contrato para prestação dos serviços.

Redação: Marcela Frutuozo
Foto: Vinicius Queiroz  





Prefeito solicita aumento do efetivo da PM em Teresópolis


O prefeito Arlei esteve na tarde desta quarta-feira, 04, na sede do comando geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, onde se reuniu com o novo comandante da corporação, coronel Luis Castro.
Acompanharam a comitiva do prefeito, os vereadores Maurício Lopes – presidente da Câmara Municipal, Anginho e Fabinho Filé, o presidente do Conselho de Segurança, Nadim Kantara, o advogado Lucas Bonifácio e o secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz. O novo comandante do 30º Batalhão da PM, em Teresópolis, tenente-coronel Márcio Lima, também esteve presente à reunião.
Além de dar boas-vindas ao novo comandante e entregar uma placa parabenizando-o pela nomeação, o prefeito Arlei também solicitou melhorias na segurança da cidade, pedindo o aumento do efetivo de homens e guarnições da PM. Arlei lembrou que na ocasião dos Jogos Pan-americanos, em 2007, cerca de 70 homens foram transferidos de Teresópolis para ajudar no evento e não retornaram à cidade, reduzindo o número de policiais no município. Foi solicitada também a possibilidade da volta dos policiais militares que são de Teresópolis e estão prestando serviços em outras praças.


Muito solícito, o comandante geral, coronel Castro, afirmou que estudará os casos com carinho, dando o máximo de atenção à Teresópolis nas demandas apresentadas. “Vamos fazer de tudo para atender ao pedido do prefeito, do presidente da Câmara e da cidade de Teresópolis em geral. Estamos conscientes da necessidade de melhorarmos a condição do efetivo e também do combate à criminalidade”, disse o comandante, agradecendo a homenagem e o carinho que está recebendo ao assumir a PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro).
O prefeito Arlei colocou o município à disposição do novo comando. “Agradeço por nos receber e vimos, primeiramente, para dar boas-vindas e, em segundo lugar, oferecer o apoio do governo municipal e da cidade, para que juntos possamos combater a criminalidade em Teresópolis”, disse Arlei.
O presidente da Câmara apoiou as palavras do prefeito Arlei. “Estamos juntos, Legislativo, Executivo e o comando da PM, para discutirmos a segurança em nosso município e dar todo apoio necessário ao novo comandante”, falou Maurício Lopes, em nome de todos os vereadores da cidade.
Recém-chegado a Teresópolis, o tenente-coronel Márcio Lima falou que espera a colaboração de todos para desenvolver um bom trabalho em nosso município.

Demora nos pagamentos e na marcação de exames cria ansiedade na saúde em Teresópolis


O relacionamento entre a Prefeitura de Teresópolis e o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCT-CO) tem andado estremecido. A falta de pagamentos por serviços prestados e a não marcação de exames na unidade, deixando médicos ociosos e pacientes sem antedimento, não chegou a público, mas tem sido muito comentada nos bastidores.
Na sexta-feira passada, médicos  e a direção do HCT-CO teriam se reunido para discutir alguma medida para forçar a Prefeitura a responder. Cogitava-se a paralisação do atendimento. Hoje, no entanto, tivemos a informação de que alguns pagamentos começaram a ser liberados. Esperamos que proceda e que o paciente, consequentemente o cidadão, não seja prejudicado.
Sobre a marcação de exames, algo precisa ser feito. Não é concebível que na crise que vive a saúde em todo o país, médicos queiram atender e não possam porque o setor de marcação de consultas não funcionou como deveria. Isto creditando o problema a um erro e não a outros interesses, o que seria ainda mais lamentável. 
Estamos de olho.