sexta-feira, 31 de maio de 2013

Subsecretário de Transportes do RJ veio ver problemas do trânsito em Itaipava


O subsecretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, esteve ontem pela manhã em Petrópolis, a convite do vereador Maurinho Branco (PTC), que preside a Comissão de Transporte Público e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal, para avaliar e sugerir melhorias em alguns trechos da Estrada União e Indústria onde há retenções diárias de tráfego, principalmente em determinados horários. A visita foi acompanhada pela engenheira de tráfego Marcia Kraus, da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans).
Delmo Pinho e sua equipe vistoriaram a ponte de Bonsucesso, um dos locais mais complicados do trânsito nos distritos, bem como a rotatória existente na entrada da Estrada Itaipava-Teresópolis, o acesso do Arranha-Céu (ligando a BR-040 à Estrada União e Indústria) e o trecho próximo ao Parque Municipal de Petrópolis.
- São os pontos mais críticos, que congestionam diariamente, em vários horários, e acabam complicando a vida daquele que mora ou trabalha em Itaipava – destacou Maurinho Branco.
O representante do governo do estado fez algumas sugestões e ouviu da engenheira de tráfego da CPTrans as providências que já foram tomadas, além das intervenções que serão adotadas na próxima semana. Segundo eles, as propostas serão encaminhadas por escrito para o gabinete do vereador, para serem apresentadas ao governo municipal através de indicações.
Sobre o trecho de Bonsucesso, Delmo disse que a CPTrans deveria impedir, de maneira efetiva, o cruzamento de veículos na via, após a ponte de Bonsucesso, tanto em direção a Itaipava quanto ao Centro Histórico.
- Pelo que pudemos observar, esse é o problema principal causador das retenções – explicou o subsecretário, frisando também que a existência de um ponto de ônibus em Bonsucesso, no sentido Petrópolis, onde o coletivo é obrigado a parar na via principal, é outro grande causador das retenções.

Recicla Tecidos firma convênio com a prefeitura


Na manhã de ontem, o Projeto Recicla Tecidos recebeu o prefeito Rubens Bomtempo e a primeira dama Luciane Bomtempo, em sua sede, para um lanche e firmação de um convênio de apoio à ONG que vigora desde o mês de abril. Estiveram presentes na ocasião vários parceiros do projeto entre eles o secretário de Assistência e Cidadania Jorge Maia (Bolão) e o juiz Jorge Martins, irmão da idealizadora da iniciativa Cláudia Martins.
Muito feliz com a nova parceira, Cláudia está muito empolgada com a oportunidade intermediada pela primeira dama e que, oficialmente, desde ontem é apoiado pela prefeitura.
- A prefeitura vai nos apoiar com custos fixos e será uma grande parceria que poderá abrir portas para a criação de novas unidades. Com isso cada vez mais os resíduos descartados pelas indústrias serão reduzidos – disse.
A presidente da ONG ainda ressaltou outros objetivos com este convênio.
- Atualmente estamos com 26 alunas. Esta parceria também possibilitará que o Recicla Tecidos tenha como oferecer oportunidade a mais mulheres. Além disso, mais palestras e participações em feiras serão possibilitadas – informou.
O Recicla Tecidos há alguns meses atravessava dificuldades financeiras para manter os custos fixos. Com isso o número de assistidas teve que ser reduzido e os dias de funcionamento da ONG também passaram a ser menor. Com vários prêmios de reconhecimento pelo trabalho sustentável e de resgate de vidas, o projeto estava correndo riscos de fechar as portas.
A primeira dama Luciane Bomtempo ressaltou a importância do Recicla Tecidos para a cidade.
- Tive uma conversa com Cláudia e me encantei com o projeto. Prometi conversar com Rubens na ocasião. Vamos dar apoio com custos fixos e o Conselho da Mulher também trabalhará junto. É um projeto de desenvolvimento sustentável e apresenta uma proposta em vários setores. Não tem como não abraçar – afirmou.
Muito satisfeito com a iniciativa, o prefeito garantiu que ações organizadas pela sociedade civil que visam o bem estar devem ser apoiadas.
- O Recicla Tecidos é uma iniciativa exemplar e todo o programa que visa a sustentabilidade tem que ser apoiado. Graças a Deus estamos dando esse passo importante – garantiu Bomtempo.


Secretaria de Fazenda interdita restaurante e tanque de combustível ilegal


Secretaria de Fazenda interdita restaurante e tanque de combustível ilegal
Foto: Roberto de Schepper
Após o recebimento de denúncias, um restaurante no Centro e um tanque de combustível irregular em Corrêas foram interditados pela secretaria de Fazenda. A medida faz parte da ação da Coordenadoria de Fiscalização, que desde o dia 2 de maio realiza um choque de ordem no município. A operação já percorreu diversas ruas do Centro, Quitandinha e Itaipava, com notificações e orientações aos comerciantes sobre a adequação dos estabelecimentos quanto às condições sanitárias, adequação de alvará e de fachada, entre outros.
O restaurante, localizado na Rua Irmãos D’Angelo, foi enquadrado em dois artigos do Código de Posturas. O artigo 12 responsabiliza o estabelecimento por ocorrência de algazarra na parte externa e adjacente, e o artigo 16 estabelece regras para desordens que atrapalhem a vizinhança. A intervenção foi necessária devido a diversas denúncias recebidas pela Secretaria de Fazenda por parte de moradores da vizinhança, que se queixavam de conflitos entre grupos na rua e do consumo de bebidas alcoólicas, comercializadas no horário da noite, no estabelecimento. O proprietário terá um prazo de 15 dias para apresentar à Secretaria de Fazenda a adequação de funcionamento do estabelecimento.
“A Rua Irmãos D’Angelo tem sido um corredor de briga entre grupos, com menores, e isso é um desrespeito com os moradores que muitas vezes precisam desviar para entrar em seus prédios. É justamente para coibir esse tipo de situação que a Prefeitura está presente, restabelecendo o Código de Posturas do Município, que ficou abandonado durante os últimos quatro anos”, esclareceu o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa, presente durante a interdição.
Segundo o síndico do prédio do qual o restaurante faz parte, Lédio Ferreira, as administrações dos prédios vizinhos prestaram inúmeras queixas, que foram direcionadas ao proprietário do restaurante: “Eu cheguei a fazer um ofício pedindo a ele que não realizasse nenhuma atividade à noite, especialmente a venda de bebida alcoólica, mas ele não atendeu. Essa intervenção do poder público é bem vinda porque atende uma necessidade de toda a vizinhança”, disse.
Em Corrêas, uma loja de material de construção mantinha um tanque de combustível não autorizado pelos órgãos competentes no interior das suas dependências. “O tanque representa um risco iminente de explosão por estar em um local onde há faíscas de serra elétrica e materiais inflamáveis e vai ser removido imediatamente”, esclareceu o operador da fiscalização, Ernane Dias. Segundo ele, a loja continua em funcionamento normal. A interdição aconteceu apenas na área onde o tanque estava instalado.

COMUNIDADE DA GRANJA GUARANI FAZ JARDIM EM PRAÇA PÚBLICA


A AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani promoveu, nesta quinta-feira, uma ação ambiental com objetivo de embelezar o bairro. O alvo foi uma praça que existe ao lado do Largo do Machadinho, a principal entrada do bairro. No local, a direção da associação e moradores voluntários aproveitaram uma área livre e fizeram um jardim.

A praça ganhou mudas de hortências, rosas, jasmins, margaridas, e um pinheiro, doadas pelos próprios 
moradores da comunidade. O jardim foi feito, inclusive com a ajuda de crianças da Granja Guarani. Assim, a AMAGG quer passar para os mais novos os conceitos de preservação do Meio Ambiente, além da necessidade embelezamento das vias públicas da comunidade.

Boa parte da terra utilizada no plantio do novo jardim da Granja Guarani veio do desassoreamento do Lago Iacy. Assim, ensinamos como reutilizar o material removido do ponto turístico que está sendo reurbanizado. O jardim também ajudará a embelezar uma parte da praça que, antes, era tomada por lixo e entulho. O local será devidamente cercado e mantido pelos próprios moradores.

Por falar em Jardim, nos próximos dias a Prefeitura de Teresópolis inicia o projeto de paisagismo do Mirante da Granja Guarani. O ponto turístico receberá flores e arbustos e caminhos de pedra irão levar o visitante até o Quiosque das Lendas. Amanhã serão retomados também os trabalhos de reurbanização do Lago Iacy. Com todas essas ações, nosso bairro ficará mais aconchegante para os moradores e para os turistas. É a cidade quem ganha.
Cesar Rodrigues