quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Artesãs da Região Serrana recebem prêmio do Concurso de Bordados


Cordeiro e Cantagalo tiveram seis bordados escolhidos.
Prêmios serão entegues nesta sexta-feira (27), no Rio de Janeiro.


Bordado da Ercilene Silva, de Cantagalo (Foto: Ascom Desenvolvimento RJ/Divulgação)Bordado da Ercilene Silva, de Cantagalo (Foto: Ascom
Desenvolvimento RJ/Divulgação)
Artesãs de Cantagalo e de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, integram a lista das 30 selecionadas do Concurso de Bordados do Estado do Rio de Janeiro, através de votação popular, e receberão certificados de qualidade pelas peças participantes do concurso. A cerimônia de premiação acontece nesta sexta-feira (27), a partir das 15h, na sede da Fecomércio, no Rio de Janeiro.
Promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o concurso tem como objetivo tornar o artesão de bordados mais conhecido, criando oportunidades de negócios que gerem renda para as famílias fluminenses.
Mais de 100 artesãos de 32 municípios de todas as regiões do estado participaram do Concurso de Bordados. Todos os trabalhos foram bordados à mão, confeccionados a partir de diferentes técnicas, em peças como luminárias, almofadas, tapetes, colchas, até roupas e acessórios.
Bordado da Waldeia Bento, de Cordeiro (Foto: Ascom Desenvolvimento RJ/Divulgação)
Bordado da Waldeia Bento, de Cordeiro
(Foto: Ascom Desenvolvimento RJ/Divulgação)
O concurso foi constituído por três etapas: na primeira, as peças inscritas foram escolhidas por votação popular via internet. Na segunda etapa, foi montada uma exposição das obras na Alerj, quando puderam ser votadas pelos visitantes e também através do site. Na última fase, os 30 bordados mais votados pelo público foram submetidos a um júri técnico, que selecionou os três vencedores do concurso.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico coordena o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. O artesão que desejar se cadastrar no programa deve entrar em contato através dos telefones (21) 2332-1554 e (21) 2332-1555. Para conhecer as vencedoras e ter mais informações sobre programa é só acessar o site.

Fonte G1

Teresópolis: Definidas as atrações da Feport 2013


 
  
0Share 
O cantor Luan Santana é uma das atrações da Feport 2013. (Foto: Divulgação)
O cantor Luan Santana é uma das atrações da Feport 2013. (Foto: Divulgação)
Depois da divulgação de nomes de vários artistas que possivelmente se apresentariam na cidade, foi definida a lista de famosos estará no palco da Festa do Produtor Rural 2013, que acontecerá de 23 a 27 de outubro no Parque de Exposições com realização da Prefeitura e patrocínio do governo estadual e banco BMG.
O evento será aberto pelo cantor gospel Fernandinho, em uma quarta-feira, e fechado pelo sertanejo Daniel, no domingo. Também são destaque na Feport, que além de entretenimento ao teresopolitano serve como atrativo turístico, os cantores Luan Santana e Naldo e a dupla sertaneja Bruno e Marrone. Em agosto passado, O DIÁRIO publicou reportagem mostrando que algumas supostas programações do evento estavam sendo divulgadas pela internet, dando ênfase a nomes como o de Gusttavo Lima, que não vai se apresentar em Teresópolis.
Também no mês passado, foi divulgada a informação de que a Feport seria realizada em setembro. Na ocasião, a Assessoria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura emitiu nota desmentindo que já houvesse, na ocasião, data e atrações definidas para o evento. Também na reportagem, O DIÁRIO mostrou que parte do cronograma divulgado na internet poderia realmente ser confirmado, diante das declarações do prefeito Arlei Rosa durante a abertura do último carnaval.
De cima de um trio elétrico no Parque Regadas, ele anunciou um dos nomes que não chegaram a ser confirmados e, o outro, faria parte da programação de aniversário do município. “Fico feliz vendo todos se divertindo com alegria e respeito. Vocês merecem isso e muito mais, por isso, este ano, vou trazer para Feport Gusttavo Lima e Charlie Brow Jr.”, anunciou Arlei, que semanas depois falou em Daniel para abrilhantar o 6 de julho, evento que foi cancelado devido as manifestações que ocorriam em todo o país.

Luan Santana, Bruno & Marrone, Naldo e Daniel vão agitar a Feport 2013. (Foto: Divulgação)
Luan Santana, Bruno & Marrone, Naldo e Daniel vão agitar a Feport 2013. (Foto: Divulgação)

Com a morte do vocalista Chorão, a “mudança” na programação da Feira do Produtor Rural também foi bastante repercutida no mês de março. Agora, fechadas as parcerias fundamentais para a realização do evento, a programação ficou assim:
Dia 23 (quarta-feira) – Fernandinho
Dia 24 (quinta-feira) – Luan Santana
Dia 25 (sexta-feira) – Bruno & Marrone
Dia 26 (sábado) – Naldo
Dia 27 (domingo) – Daniel.



Fonte: O Diário de Teresópolis

Petrópolis está entre os municípios que apresentam dificuldades para gerir suas contas


Petrópolis está entre os municípios que apresentam dificuldades para gerir suas contas
De acordo com um estudo realizado pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros, a maioria das cidades brasileiras não administra seus recursos de forma satisfatória. É o caso de 3.418 municípios, 66,2% do país, que foram avaliados em situação fiscal difícil ou crítica. Apenas 84 municípios do Brasil (1,6%) apresentam alto grau de eficiência na gestão fiscal.
No caso do estado do Rio de Janeiro, o IFGF analisou a situação fiscal de 89 dos 92 municípios do estado, onde vive 99% da população fluminense. Os dados apontam que 42 municípios (47%) apresentam gestão fiscal excelente ou boa, enquanto 47 cidades (53%) foram avaliadas em situação fiscal difícil ou crítica. Entre os 500 melhores desempenhos do país, 18 cidades são do Rio, o que representa 20,2% do estado. Nesse grupo, não há nenhum município da Região Serrana. As cidades serranas com melhor desempenho são Três Rios e Sapucaia, com gestão considerada boa. As outras cinco cidades (São José do Vale do Rio Preto, Paraíba do Sul, Areal, Petrópolis e Comendador Levy Gasparian) apresentam dificuldade para gerir suas contas.
Com periodicidade anual, o IFGF traz dados de 2011 e comparativos com os anos de 2006 a 2010. O estudo é elaborado exclusivamente com estatísticas oficiais, a partir de dados declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional, responsável por consolidar informações sobre as contas públicas municipais. O índice varia entre 0 e 1, quanto maior a pontuação, melhor é a gestão fiscal do município. Cada município é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 ponto), B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 ponto).
O índice é composto por cinco indicadores: IFGF Receita Própria, que mede a capacidade de arrecadação de cada município e sua dependência das transferências de recursos dos governos estadual e federal; IFGF Gasto com Pessoal, que representa o gasto dos municípios com quadro de servidores, avaliando o grau de rigidez do orçamento para execução das políticas públicas; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para pagá-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.
Três cidades da região apresentaram dificuldade em sua gestão fiscal: Areal, Petrópolis e Comendador Levy Gasparian. Petrópolis foi a cidade com melhor desempenho na região no IFGF Receita Própria. No índice geral, avançou 6,3% na comparação com 2010, influenciada, sobretudo, pelo melhora no IFGF Gastos com Pessoal. Por outro lado, a cidade manteve a nota zero no IFGF Liquidez, o que significa que encerrou o ano de 2011 com mais restos a pagar do que recursos disponíveis em caixa para cobri-los no ano seguinte. No caso de Areal e Comendador Levy Gasparian, houve recuo da pontuação geral frente ao ano anterior. Assim como observado na maioria dos municípios da região, a queda IFGF Investimentos foi o fator determinante para esse pior desempenho.
Na média do IFGF, o país apresenta situação fiscal difícil, com 0,5295 pontos, discreto crescimento de 0,3% em comparação com 2010. Dos 3.418 municípios que ficaram abaixo de 0,6 pontos, 2.328 (45,1%) foram avaliados em situação fiscal difícil, e 1.090 (21,1%) em crítica. A gestão boa foi verificada em 1.662 cidades (32,2%), enquanto a administração de excelência ficou restrita a apenas 84 prefeituras (1,6%).
Das 5.563 prefeituras brasileiras, 399 não foram avaliadas por ausência ou inconsistência de dados no Tesouro Nacional.

Fonte:www.aconteceempetropolis.com.br

Prédio do T J do Rio, é evacuado após tremor

Profissionais do Corpo de Bombeiros realizaram uma vistoria e nada constataram.

tj

Funcionários do prédio onde funciona o Tribunal de Justiça do Rio, no Centro da cidade, precisaram deixar o edifício às pressas, após um tremor. Uma pessoa que estava no local relatou o ocorrido:
Não sabemos o que aconteceu. O prédio tremeu muito e o pessoal dos Bombeiros mandou que todos saíssem, contou.
Segundo esse funcionário, o prédio permaneceu vazio por aproximadamente meia hora. Durante esse período, profissionais do Corpo de Bombeiros realizaram uma vistoria e nada constataram.
tj1
Prédio erguido pela Delta
O mesmo edifício foi alvo de polêmica no fim do ano passado, quando o Conselho Nacional de Justiça iniciou investigações sobre suspeitas de licitação dirigida, sonegação fiscal e superfaturamento na construção do prédio do TJ-RJ, obra da empreiteira Delta. A construtora é apontada como tendo ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso desde fevereiro de 2012, e chegou a ser declarada inidônea (não adequada para obras públicas) pela Controladoria-Geral da União. A obra, orçada inicialmente em R$ 141,4 milhões, sofreu cinco aditivos que a encareceram em 23,6%, elevando o preço para R$ 174,8 milhões.


Fonte: Jornal Extra