segunda-feira, 4 de março de 2013

Governador Sergio Cabral e prefeito Nestor Vidal inauguram CVT de Magé



Inaug-CVT Jorge Luiz 1
Mais de 650 alunos começarão a estudar a partir da próxima segunda-feira nos cursos de capacitação oferecidos pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) inaugurado nesta quinta-feira (28), no Centro de Magé. O ato contou com a participação do governador do Estado, Sérgio Cabral, e do vice-governador, Luiz Fernando Pezão.

O CVT de Magé possui 12 salas, e ainda “dois laboratórios de informática, um de solo, um de montagem e manutenção de computadores, seis oficinas na área de construção civil, e uma sala da Faetec Digital, onde moradores da comunidade poderão ter acesso gratuito à internet”, explicou o diretor, Rubio Campos.

A unidade é a 35ª inaugurada no estado do Rio, e oferecerá mais de dez cursos profissionalizantes, em diversas áreas, “nós estamos aqui oferecendo para a população cursos focados não só no crescimento da Baixada Fluminense, mas também para quem quer trabalhar no Comperj, que vai utilizar muita mão-de-obra nos próximos anos, aqui em Magé nós oferecemos 680 vagas, e 2.496 pessoas se inscreveram, vamos fazer um bom uso então dessa obra que é do Estado, do município e é do povo”, disse o presidente da FAETEC, Celso Pansera.
“É muito bom receber o governador aqui em Magé, mais uma vez para dar ao povo de Magé, algo que é como o oxigênio, porque a construção do nosso município se fará com a educação, que estamos investindo maciçamente. Quero em nome do povo de Magé, agradecer ao Estado por esta obra”, agradeceu o prefeito Nestor Vidal.
O governador tratou dos resultados obtidos através da parceria entre governo municipal e o governo estadual, “Magé acaba de ganhar mais uma obra que beneficiará milhares de jovens e adultos. Ainda vamos inaugurar a UPA, e vamos dar continuidade a construção da ponte [ligará Magé à Duque de Caxias]. O povo de Magé foi esquecido por muito tempo, mas eu não gosto de olhar para o retrovisor, então vamos avançar", declarou Cabral.
A inauguração contou também com a participação do Secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, Secretários Municipais, Deputados Estaduais e Vereadores do Município, que prestigiaram a cerimônia e visitaram as instalações da unidade de ensino com Sérgio Cabral.
Inaug-CVT Jorge Luiz 190Inaug-CVT Jorge Luiz 193Inaug-CVT Jorge Luiz 197

Município busca recursos para saneamento básico em Brasília



ministro-das-cidades-aguina
Para solucionar os problemas de saneamento básico que atingem os mageenses, o prefeito Nestor Vidal juntamente com o secretário de Habitação e Urbanismo, Gustavo Morgado, estiveram em Brasília na última semana em busca de recursos para implementação de projetos na cidade.

Além de estreitar laços com a entidade federal, o prefeito e o secretário também buscaram orientações sobre a captação de recursos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2,  para investimentos em infraestrutura conforme anunciado pela presidente Dilma Rousseff, durante o Encontro Nacional de Prefeitos, em janeiro.

Vidal apresentou as preocupações ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que orientou o prefeito sobre as exigências técnicas do governo federal que o município precisa cumprir para receber o recurso e realizar as obras. Segundo ele, “a verba necessária está avaliada em R$140 milhões de reais e o projeto vai contemplar a instalação de galerias pluviais, do sistema de escoamento de água com bueiros e ralos, drenagem e pavimentação de ruas”.
Para dar continuidade ao pedido do ministro, Nestor Vidal já prepara o projeto em conjunto com o secretário Gustavo Morgado e o secretário de obras, Robson de Abreu. “O município vai receber suporte de profissionais especializados para a confecção do plano que atenda todas as exigências federais, e a expectativa é que este seja o primeiro passo para o desdobramento que vai emplacar mais projetos de mobiliário urbano e educação”, destacou o prefeito.

Faxinaço em Araras já beneficiou seis ruas em três dias 


 Com uma equipe de 15 homens, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos deu início na última sexta-feira, 1º, a um faxinaço pelas ruas do bairro de Araras. Ao todo, seis ruas já foram beneficiadas com as ações de limpeza, da Prefeitura, em um período de três dias.
Capina, roçado, varrição, poda de árvores e recolhimento de lixo e entulho foram algumas das intervenções realizadas nesta segunda-feira, 4, na Rua Beira Rio, em Araras. Por ser local de prova do Detran, a área é bastante utilizada por instrutores de autoescola, alunos e fiscais do departamento de trânsito, além dos moradores. “Esse trabalho é muito importante para nós, porque ficamos mais tempo aqui, dando aulas, do que em casa. Este é o nosso local de trabalho e quero agradecer à Prefeitura por oferecer mais segurança ao meu serviço”, comentou Alan Alves Cabral, instrutor de autoescola.
Outra melhoria realizada, no local, foi a colocação de cascalhinho para evitar a formação de lama em um espaço coberto utilizado, por eles, em dias de chuva e de sol forte, durante os treinos e provas. “Também quero agradecer ao Secretário Denílson por mais essa atenção aqui com a gente. Quando chove, mesmo debaixo da cobertura, a lama é insuportável. Agora teremos um pouco mais de conforto”, agradeceu Yatha Anderson, instrutor de autoescola.


Outro ponto atendido, nesta segunda-feira, com ações de poda e limpeza de árvores foi a Praça Balthasar da Silveira, na Várzea. A equipe de Parque e Jardins da Secretaria de Obras e Serviços Públicos começou a limpeza das copas das árvores para retirar pragas, como a erva-de-passarinho, que com o tempo sufoca as plantas podendo até matá-las. Com cinco trabalhadores, um caminhão, uma retroescavadeira e ferramentas específicas, a equipe de Parque e Jardins realiza a tarefa na Praça da Matriz de Santa Teresa.
“Estamos empregando todos os recursos disponíveis para atender aos pontos críticos e ampliar os serviços para outras áreas como forma de corrigir eventuais problemas e evitar o aparecimento de novos”, explicou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes.
Galerias
Além desses trabalhos, a Prefeitura também atuou, nesta segunda, na Travessa João Faure, na Várzea, para desobstruir e recuperar a rede  de galeria coletora de água da chuva que, segundo moradores, estava precisando de manutenção há anos.
“Realmente há muito tempo nós, aqui da vila, procuramos resolver esta situação e nunca tivemos êxito, somente agora com o Prefeito Arlei, finalmente, conseguimos o reparo da galeria que afundou logo no inicio da rua causando transtornos aos moradores e turistas, porque aqui funciona um hotel” comentou Maria do Carmo Lins da Costa, proprietária de um hotel na Várzea.
Segundo o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, que coordena todas as ações, as chuvas constantes e o entupimento das galerias – muitas vezes provocado por despejos irregulares e pela deposição indevida de lixo – provocaram várias obstruções do escoamento da água e até pontos de alagamento. “Estamos trabalhando em várias frentes para reparar esse quadro”, explicou o Secretário.
Também há equipes trabalhando na rede de drenagem da Rua Luiz Nogue Jr., no Rosário, na recomposição de paralelos das ruas Ribeiro Couto e Gilberto Amado (Comary) e Gen. Ernesto Geisel (Parque do Imbuí), na operação tapa-buracos, na Reta, e capina e limpeza no Meudon (R. Charruas), Jardim Europa (R. Durval Fonseca) e Salaquinho (Estrada Gustavo Perret).

Dado o ponta pé inicial para a construção da sede da AMAGG

    Já foi da do o ponta pé inicial para a construção da tão sonhada e necessária sede da AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani e Pedreira. No último final de semana tivemos a honra de receber a visita de dois importantes amigos que muito auxiliam as nossas atividades, o engenheiro Plínio Tourinho e Carmem Chaboudet.
  A planta da sede da AMGG já está praticamente concluída, faltando apenas pequenas alterações que serão feitas no projeto, após a visita do engenheiro ao terreno onde ela será erguida. A sede ficará em um dos endereços mais tradicionais da Granja Guarani, o Largo do Machadinho, ponto inicial “colonização” do nosso bairro, tão logo as terras da Granja começaram a ser liberadas pela família Guinle para os primeiros posseiros que aqui se instalaram aproximadamente lá pelos anos 30. 
A planta contempla um sobrado que será erguido na atual pracinha do Largo do Machadinho, que atualmente está em desuso, servindo de estacioanamento irregular de veículos e ponto de despejo de lixo. A AMAGG tomará conhecimento de detalhes do projeto nesta quinta-feira  (07/02).
O engenheiro Plínio está trabalhando com dedicação no projeto que irá conter salas de recepção e reuniões da associação, um espaço para aulas de artesanato e outras duas salas para aulas de inglês e informática, tudo isso provavelmente na parte di cima do sobrado. Já o térreo terá um amplo espaço destinado à uma Capela Mortuária, um local mais do que necessário para que as famílias da nossa comunidade possam, com dignidade, realizar os velórios dos seus entes queridos.
Anexo à sede da AMAGG deveremos ter também um espaço destinado ao Projeto Social Lutando Pelo Bem que, atualmente, atende a centenas de crianças do nosso bairro, em um importante trabalho esportivo e de inserção social. Hoje, o projeto que forma campeões está precariamente instalado numa pequena sala alugada bem próximo ao Largo do Machadinho.
   Vale ressaltar que a realização do sonho da sede da AMAGG está sendo possível graças à uma negociação muito bem encaminhada com a prefeitura. Neste acordo, o Poder Público vai repassar a área para nossa associação; os materiais será cedidos por importantes parceiros da AMAGG; e a mão-de-obra será toda executada pelos próprios moradores da comunidade em sistema de mutirão.

Cesar Rodrigues Jornalista

     


Dia Internacional da Mulher

 Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Prefeitura, promove, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, diversas atividades nesta sexta, 8, e sábado, 9, no Espaço Mulher, que funciona na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, no Centro. A programação especial contará com oficinas de artesanato, apresentações musicais, ballet, massoterapia, ginástica para a 3ª idade e capoeira para mulheres, corte de cabelo e maquiagem, aferição de pressão arterial, além de sorteios de brindes e de sessões de drenagem.

O evento tem a participação das Secretarias Municipais de Cultura, Desenvolvimento Social, Educação, Esportes, Saúde e Trabalho e Emprego. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher também integra a iniciativa e realizará palestras sobre a Lei Maria da Penha.

Com opções de confecção, artesanato e gastronomia, o Espaço Mulher incentiva a criação de negócios, sendo uma opção de lazer oferecida à população e visitantes. O projeto se propõe a apresentar a produção local, valorizando a autonomia feminina, com responsabilidade ambiental, baseando-se nos princípios da Economia Solidária. Atualmente, a feira funciona sexta e sábado, das 9h às 17h.

Mais atividades


A parceria da Prefeitura com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher também acontece em outras atividades realizadas durante o mês de março, como a homenagem que será prestada às mulheres que contribuem para a luta pelos direitos femininos, no dia 15, na Casa de Cultura, em horário a ser confirmado. Também será realizado, no dia 19, a partir das 9h, um café da manhã para promover a integração do Conselho dos Direitos da Mulher com os demais conselhos municipais.

Programação Dia Internacional da Mulher

Sexta-Feira, Dia 8 de março – 9h às 17h
Abertura - Banda Dançante do Cedal
Massoterapia - durante todo o dia
Saúde da Mulher - aferição de pressão arterial
Embelezamento - Corte de cabelo (Zezinho) e Maquiagem (Elaine)
Distribuição de material sobre a Lei Maria da Penha
Sorteio de brindes e drenagem - 14h
Coral
Ballet Dançarte
Textura - SENAI Teresópolis
15h – Show com Fernando Mello, e, na sequência, abertura oficial da exposição ‘Mulheres na História’ (Casa da Memória Arthur Dalmasso)


Sábado, Dia 9 de março – 10h às 17h
10h, Aula de Ginástica, grupo da 3ª Idade – Prof. Lisardo
14h, Capoeira Feminina – Mestre Sorriso
15h – Apresentação de artistas do Cultura de Raiz
10h e 14h, Oficina de artesanato com a Profª Lili Negrão (Customização e decupagem)
11h e 16h, Profª Nair Pinheiro (tricô e crochê - Linhas Círculo) e Profª Elaine Landin (maquiagem)
Apresentação da maestrina Sônia Bruno

Durante todo o dia:
Massoterapia e Embelezamento
Balcão de informações: Bolsa família e carteira de trabalho
Saúde da Mulher: aferição de pressão arterial

* Programação sujeita a alterações





Saúde divulga resultado da análise da água das fontes da cidade

 Dando continuidade à vigilância da qualidade da água, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado da análise microbiológica feita em onze fontes da cidade. De acordo com as amostras coletadas em fevereiro e analisadas pelo Laboratório de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria de Saúde, as fontes Amélia, Taumaturgo, Praça Taumaturgo e Tijuca encontram-se impróprias para consumo.

Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. A cloração é indicada porque o cloro, em dosagens corretas, elimina vários microorganismos causadores de doenças.

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito mensalmente pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. O programa de controle da qualidade da água para consumo humano atende determinação do Ministério da Saúde. O acompanhamento deve ser periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Resultado da análise
• Fonte Judith (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte 7 Tanques (Rosário) – Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) – Própria para consumo
• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo
• Fonte Tijuca (Tijuca) – Imprópria para consumo
• Fonte Amélia (Alto) – Imprópria para consumo
• Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
• Fonte Praça Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo


*Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Orientação aos usuários para que filtrem a água antes de beber, mesmo as que estão próprias para consumo; 2) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

Ferrovia de Magé será reativada

“Conte comigo, eu e o povo de Magé agradecemos esse apoio". Diz Prefeito Nestor Vidal aos técnicos do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ( IPHAN ).
1-11 0abril-05

Restauração da Primeira Estrada de Ferro do Brasil e cuidados com a Estação de Guia de Pacobaíba foram os temas da reunião desta sexta-feira (1°), onde o prefeito Nestor Vidal recebeu a Superintendente do Iphan, Cristina Lodi, representante da Secretaria Estadual de Transportes, Antonio Pastori, e de membros da Comissão de Revitalização da Ferrovia.
“Fizemos o reconhecimento do local, a segunda etapa será de contratar segurança para que não haja mais invasão no espaço, e depois melhorar as condições de visitação do local. Para isso vamos criar um grupo de trabalho com um termo de cooperação onde definiremos as funções de cada órgão” explicou Cristina Lodi.
O prefeito Nestor Vidal apoiou o termo de cooperação e afirmou “conte comigo, eu e o povo de Magé agradecemos esse apoio. Queremos que aquele patrimônio seja respeitado e devolvido para o município, e também queremos o apoio do Estado para a recuperação do transporte ferroviário e para a implantação de barcas para Mauá” afirmou o prefeito. 
 
pRIMEIRA FERROVIA dscf5643x

Os secretários municipais de Trabalho, Emprego, Geração de Renda e Defesa do Consumidor, Edir Inácio da Silva, e de Habitação e Urbanismo Gustavo Morgado, apresentaram durante a reunião em que situação se encontram os projetos desenvolvidos pela Comissão, como o projeto de reassentamento de famílias instaladas no terreno da ferrovia, e para a conservação do ponto turístico e histórico.
A reunião contou ainda com a participação do Rubem Ladeira, da Associação de Engenheiros Ferroviários e Meise Paes, arquiteta do Iphan, do Engenheiro Especialista em Ferrovias Hélio Suêvo e de outros secretários municipais.
Secretário de Saúde Implementa Convênios Federais.


A cada desafio, lembrem que vocês não estão sozinhos na tarefa de garantir uma saúde com qualidade aos brasileiros. Diz Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 saúde em magé brasilia2   

Com o objetivo de buscar melhorias para a qualidade da atenção básica oferecida em Magé, o secretário Roberto Daiub, participou do Acolhimento Nacional aos Secretários Municipais de Saúde, realizado pelo Ministério da Saúde em Brasília na última semana e que reuniu mais de 2 mil gestores da área.
Na abertura do encontro o ministro Alexandre Padilha, convocou os representantes dos municípios para ações unificadas com o Ministério da Saúde. “A cada desafio, lembrem que vocês não estão sozinhos na tarefa de garantir uma saúde com qualidade aos brasileiros. Transforme sua gestão em uma marca histórica do Sistema Único de Saúde no seu município”, enfatizou.
RIK saudeee
Segundo o secretário Daiub, foram renovados três convênios e Magé, ainda foi inserido no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), que vai enviar médicos recém-formados para atuarem na rede municipal de saúde por conta do Governo Federal. “Esse contato foi de extrema importância, conversei pessoalmente com o ministro que está entusiasmado com os resultados que o município vem alcançando, e ele declarou que a participação da cidade no encontro é mais um fato a ser celebrado e comprova o desejo de ampliar e fortalecer os benefícios na área da saúde”, destacou.
Durante uma das oficinas, o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, afirmou que “é muito importante à aproximação do Governo Federal, que tem um elenco enorme de ofertas de financiamento para investimento e custeio para todos os municípios, independente do porte. Precisamos deixar claros aos municípios que a busca de recursos deve ser na Atenção Básica e nas Redes de Atenção à Saúde, como a Rede Cegonha, o programa Viver sem Limites, e o tratamento e prevenção do câncer”.
Alexandre saude
Os convênios renovados são o Programa de Atenção Básica fixo e variável para liberação de recursos direcionados à reforma, ampliação e construção de Unidades de Saúde da Família (USFs) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); o contrato do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, para transferência de recursos para proporcionar a manutenção das equipes e também da renovação da frota que serve o município e também a renovação do contrato do Brasil Sorridente, que realiza atendimento básico à população, que passa a ter acesso também aos tratamentos dentários especializados, como canal, doenças da gengiva, cirurgias odontológicas, câncer bucal em estágio mais avançado, endodontia e ortodontia.
De acordo com o secretário os recursos vão servir à manutenção dos serviços odontológicos, além da construção, ampliação e reforma dos Centros de Especialidades Odontológicas, incluindo o da Praia de Mauá.

NDr. Daib
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense elegeu o novo presidente, o secretário de saúde de Magé, Roberto Daiub foi eleito, e a vice-presidência ficará com a secretária de saúde de Queimados, Fátima Sanchez. O Cisbaf é responsável por programas e convênios que beneficiam os municípios que fazem parte do consórcio, como o SAMU e p Tele Saúde.
“É muito importante para Magé podermos participar ativamente do Consórcio, o município não costumava participar de nada, e por isso acabava perdendo muito benefícios, contaremos com essa parceria para trazer recursos para melhorara nossos hospitais, postos de saúde e o SAMU, inclusive para o projeto e reforma e gestão da Policlínica de Santo Aleixo”, explicou o secretário de Saúde Roberto Daiub.

BR-040: 17 anos de pedágio e quase nenhuma melhoria

Perda de tempo e riscos na subida da serra: obra de duplicação que usuário paga há 17 anos ainda não tem projeto decidido./Foto: Marco Oddone.



Faltando nove anos para o fim do contrato de concessão da Concer – que administra a rodovia BR-040 no trecho entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora –, está cada vez mais distante a conclusão da obra da nova subida da serra. A previsão para estar construída em 2015 não será cumprida, e há quem acredite que a obra nunca será realizada. Para o ex-vereador Wagner Silva, que ingressou no ano passado com uma ação popular contra a Concer, a concessionária não realizará a obra. “Não acredito mais na Concer. Nesses 17 anos de concessão, não houve por parte dela nenhum benefício para os usuários e moradores de Petrópolis. Enfrentamos diariamente problemas na pista, que é má conservada”, destacou.
A construção da nova pista de subida da serra ainda não foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que está analisando o orçamento do projeto. A obra está incluída no contrato e deveria ter sido concluída entre 2006 e 2007, dez anos após o início da concessão da Concer. A concessionária alega falta de recursos. De acordo com a contestação da ANTT à ação popular movida pelo ex-vereador, a construção da nova pista de subida da serra teve o orçamento alterado, a pedido da Concer, passando de R$ 80 para R$ 800 milhões. Segundo a contestação, o valor inicial (R$ 80 milhões) estaria previsto no Programa de Exploração da Rodovia (PER), mas o montante seria insuficiente, segundo a Concer, para arcar com os custos da obra.
O presidente da concessionária, Pedro Jonsson, confirmou em muitas ocasiões que além da prorrogação do contrato até 2038, as opções para executar a obra seriam aumentar o pedágio (tarifa básica de R$ 8) ou o governo bancar os R$ 730 milhões que faltam, visto que a concessionária poderia arcar com apenas R$ 270 milhões. O que chama a atenção é que aumentos do pedágio em 2001, 2002 e 2003 – num total de 5,20% – custearam a duplicação do trecho entre Mathias Barbosa e Juiz de Fora, que não estavam inclusos no PER. Já a duplicação da serra, prevista no Programa de Exploração da Rodovia, foi preterida em prol da obra entre os dois municípios mineiros. A concessão da rodovia foi colocada em operação em agosto de 1996, com a tarifa de pedágio a R$ 1,91. No ano seguinte, foi autorizado reajuste de 14,7%, que aumentou o valor para R$ 2,20, sem que nestes primeiros doze meses houvesse melhorias que justificassem uma nova tarifa. Um estudo elaborado em 2012, pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada (Ipea), revelou que a tarifa de pedágio cobrada pela Concer apresentou um crescimento de 224% acima da inflação, entre setembro de 1996 e janeiro de 2011.
De acordo com o levantamento, o pedágio na fase inicial da concessão custava R$ 2,38; quinze anos depois, passou para R$ 7,70. “O que a Concer faturou nesses anos todos de concessão daria para realizar a obra. Nesses 17 anos não foram feitos investimentos, onde estariam os recursos então?”, questionou o vereador. Wagner Silva denuncia que a concessionária estaria “usando de artifícios” para que o governo federal arque com os despesas da obra e ainda conceda mais de 16 anos de concessão. “Estão empurrando com a barriga de forma proposital, para chamar a atenção da União”, frisou. Wagner também critica a postura da ANTT, que fiscaliza a Concer. “Não há punição por parte da ANTT. A concessionária não cumpre o contrato e ainda mantém uma estrada em péssimas condições, cobrando um dos maiores pedágios do país, sem que seja fiscalizada pelo órgão competente”, concluiu o ex-vereador.
Janaína do Carmo

Cerveja Cidade Imperial apoia entidade de cervejeiros artesanais


Parceria: cervejeiros artesanais de Petrópolis confraternizam com diretores da Cervejaria Cidade Imperial./Foto: divulgação.


A Cervejaria Cidade Imperial vai ceder espaço para que a Associação de Cervejeiros Artesanais – Acerva Petrópolis, vinculada à Acerva Carioca – instale sua sede nas dependências da empresa, no bairro Mosela. A parceria foi firmada na última semana, em encontro realizado entre a diretoria da empresa e membros da associação, que hoje não tem um local adequado para realizar suas reuniões. O objetivo é valorizar a cultura cervejeira artesanal e fortalecer o vínculo com a Acerva, que, assim como a Cervejaria Cidade Imperial, se preocupa com uma produção que alie qualidade e tradição.

Para a diretoria da Acerva Petrópolis, fundada há dois anos, esta é uma grande oportunidade, que demonstra a postura e a visão vanguardista da Cervejaria Cidade Imperial. A diretora da cervejaria, Rita de Cássia Pires, ressalta que a empresa sempre teve como meta levar tradição para os novos tempos, uma filosofia que vem ao encontro da dos confrades da Acerva Petrópolis. “Queremos nos unir para uma saborosa troca de experiências e promover o fortalecimento desta cultura que já é uma das marcas de Petrópolis”, pontua Rita de Cássia.
Os confrades ou homebrews (produtores caseiros) se dedicam à produção artesanal de cerveja fazendo da atividade um motivo para confraternizar, trocar ideias e receitas. “É um grupo fraterno, amador e sem propósito comercial. Encontramos na Cervejaria Cidade Imperial um apoio que nunca nos tinha sido dado. A empresa se revelou uma grande parceira e amiga do universo cervejeiro”, afirmou o diretor da Acerva Petrópolis, Pedro Troyack.
Até o momento, a associação se reunia e promovia seus cursos na casa do diretor, o que impedia a instalação adequada de equipamentos. “Agora, não só vamos poder montar nossa cozinha coletiva como também estaremos num ambiente totalmente propício e agradável”, completou Pedro.