terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Decea avaliará viabilidade técnica de aeroporto em Nova Friburgo

Edson Lisboa, Rogério Cabral e Alexandre Meinhardt com Moreira Franco
Edson Lisboa, Rogério Cabral e Alexandre Meinhardt com Moreira Franco
Nova Friburgo foi uma das 270 cidades brasileiras escolhidas pelo governo federal incluídas no Programa Nacional de Aviação Civil para receber um aeroporto de pequeno ou médio porte. A viabilidade do empreendimento, entretanto, depende de uma avaliação técnica devido à topografia acidentada do município. A questão, inclusive, foi discutida nesta sexta-feira, 31, no Rio de Janeiro, numa audiência do prefeito Rogério Cabral com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco.
“Lógico que queremos o aeroporto, mas estamos tratando o assunto com muita cautela. Antes de tudo precisamos saber se existe a viabilidade técnica para que ele seja construído. O ministro Moreira Franco determinou que o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) realize este estudo imediatamente”, disse o prefeito Rogério Cabral após o encontro.
 Reunião no Rio de Janeiro para discutir o aeroporto de Nova Friburgo
Reunião no Rio de Janeiro para discutir o aeroporto de Nova Friburgo
Durante o encontro, o prefeito destacou a importância econômica do aeroporto regional que atenderia uma demanda turística e empresarial da Região Serrana. A única área disponível para a construção fica no Terceiro Distrito, próximo à Ceasa de Conquista, próximo à região onde estão previstos a instalação do Condomínio Industrial, Centro de  Convenções e Parque de Exposições de Nova Friburgo. Caso o estudo de viabilidade técnica seja aprovado, o aeroporto poderá receber uma pista de pouso e decolagem de até 1,4 mil quilômetros com capacidade de receber aeronaves de médio porte.
O prefeito entregou ao ministro da Secretaria de Aviação Civil e representantes do Banco do Brasil, além da Secretaria Estadual de Transporte, documentos no qual destaca o interesse do município em receber o aeroporto. “Tudo irá depender da viabilidade técnica. Queremos saber de uma vez por todas se é viável ou não”, frisou.
O secretário municipal da Casa Civil e de Projetos Especiais, Edson Lisboa, e o presidente da Fundação D. João VI, Alexandre Meinhardt, acompanharam o prefeito na reunião no Rio de Janeiro.

Programa na TV Alerj vai abordar como está preparação de Teresópolis para a Copa



Gravado durante o recesso parlamentar, vai ao ar pela TV ALERJ (canal 41 em Teresópolis), nesta quinta-feira, 06 de fevereiro, às 21h, um programa que mostra realizações, pendências e a imagem de Teresópolis para a Copa na visão do deputado Nilton Salomão, nascido e criado na cidade. A equipe da TV da Assembleia Legislativa do RJ acompanhou Salomão durante a gravação em várias localidades do município. O programa também será reprisado no sábado, 08 de fevereiro, às 14h, no mesmo canal.

Fonte: A gazeta Fluminense 

Projeto de ciclovia em Nova Friburgo

Ilustrações cedidas pela secretaria de Projetos - Avenida Alberto Braune
Ilustrações cedidas pela secretaria de Projetos – Avenida Alberto Braune
A subsecretaria de Projetos da Secretaria Municipal da Casa Civil de Nova Friburgo (Região Serrana do Rio) está com o projeto de ciclovia para a cidade adiantado. Serão 27 km que ligarão Conselheiro Paulino ao Centro da Cidade e Debossan. Bicicletários serão construídos, possibilitando que os ciclistas usem a bicicleta mais vezes, até para o deslocamento ao trabalho. Embora ainda não haja previsão para o início das obras, a subsecretaria informa que é possível que a sua execução aconteça esse ano (2014).
 
O projeto com o trajeto do Paissandu até o Centro de Conselheiro Paulino está pronto. A ciclovia será destacada com pintura especial e será instalada nas Avenidas Galdino da Valle Filho, Hans Gêiser e na futura Avenida Brasil até Conselheiro.
 
No Centro da cidade será instalada a ciclovia paralelamente à Avenida Galdino do Valle, na Avenida Alberto Braune, onde serão construídos bicicletários em ambos os trajetos (como mostra a ilustração).  
 
O trecho que liga as Avenidas Galdino do Valle e a Avenida Hans Gêiser será por trás do Fórum de Justiça e das casas vizinhas a ele. Este trecho especificamente terá que ter uma pequena faixa desapropriada.
 
No Centro da cidade, o trajeto que liga a Avenida Alberto Braune à Praça Getúlio Vargas será feito pela Praça Dermeval, do lado do Colégio IENF. Na Praça Getúlio Vargas, a ciclovia volta para cima da calçada, segue até a Rua Francisco Mielle e se encontra com a ciclovia da Avenida Galdino do Valle Filho.
 
Esse projeto é somente uma pequena amostra dos projetos de infraestrutura que estão previstos pela subsecretaria de Projetos, que prevê a construção de passarelas e novas pontes que beneficiarão a mobilidade urbana no município.

Após greve em hospitais no Rio: Defensoria entra com ações contra União

ScreenShot027
Após o anúncio de greve em 8 hospitais e institutos federais no Rio, a Defensoria Pública da União informou que vai entrar com duas ações por causa das enormes filas de espera para cirurgias e pela falta de profissionais nessas unidades.Os profissionais dessas unidades protestam contra o ponto eletrônico e a implantação da jornada de trabalho de 40 horas, em vez de 30, como ocorre desde os anos 80. O servidores também são contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
Segundo o defensor Daniel Macedo, a defensoria vai entrar com duas ações.”É bom lembrar que existe um passivo de 12,5 mil pacientes que estão aguardando em filas de espera há cerca de 10 anos para a realização de cirurgias. Nessa primeira ação será por dano moral coletivo, onde a União será demandada, o pedido será no valor de R$ 2 bilhões e 500 milhões. A outra ação diz respeito aos concursos públicos, a união não vem realizando concursos públicos periódicos e temos hoje um déficit de 1,2 mil médicos na rede federal”, explica.
Sobre a greve, ainda segundo Daniel, a defensoria vai chamar os sindicatos responsáveis, para se certificar que não aconteça interrupção dos serviços especiais.
A paralisação completou 24 horas nesta terça-feira (4). Continuam recebendo atendimento pacientes já internados e casos mais graves de emergência. As consultas e cirurgias estão suspensas.
O Ministério da Saúde informou que respeita o direito de greve, mas exigirá que os serviços essenciais à população, como os atendimentos para doentes de câncer, hemodiálise e diálise sejam mantidos.
ScreenShot028
Condições precárias
No Hospital do Andaraí, na Zona Norte do Rio, uma das unidades em greve. Pacientes foram encontrados dormindo em macas, no corredor, perto um cesto de roupa suja. Em algumas áreas, o teto não tem cobertura e há vários sinais de infiltração. O hospital é uma das unidades em greve.
Em dezembro, a série de reportagens “Esperando por Saúde” mostrou os problemas nos hospitais federais do Rio. Cerca de 12,5 mil pessoas esperavam atendimento por cirurgia nesses hospitais. Os números são um levantamento feito pela Defensoria Pública da União, que também detectou.

Prefeitura reforça frota de carros a serviço da ronda escolar


Cinco automóveis são utilizados exclusivamente para a segurança nos colégios

– Com o retorno das aulas na rede municipal de ensino nesta terça-feira, 4, a Secretaria de Segurança Pública retomou o serviço de proteção ao alunato de Teresópolis através do programa Ronda Escolar. Este ano, a operação conta com mais um veículo somado à frota de quatro carros já utilizados na ação. A iniciativa tem o objetivo de monitorar as escolas por meio de rondas diárias.

A Guarda Municipal atua de forma interativa com os alunos da rede de ensino, garantindo a segurança nas escolas e nos eventos realizados pelas unidades educacionais. Implantado pelo secretário da pasta, Marcos Antonio da Luz, o programa visa coibir vandalismo, combater a violência e conscientizar jovens e crianças sobre os seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

Segundo Da Luz, a ronda escolar tem sido um dos grandes carros chefes da Guarda Municipal. “Hoje, o tratamento com os menores é um dos principais fatores da Secretaria de Segurança por serem eles o futuro da nação. E noções de cidadania fazem parte do processo educativo. Ano passado atendemos muitas ocorrências, sempre trabalhando em conjunto com a Vara da Infância e da Juventude, o Conselho Tutelar e a Polícia Militar. As rondas contribuíram efetivamente para a segurança das escolas e alunos, ajudando na redução da evasão escolar. Por isso, este ano estamos dando continuidade a este trabalho e aumentando a frota com mais um veículo. Os cinco carros estão revisados e devidamente adesivados e são de uso exclusivo da ronda escolar”, declarou Da Luz.

Para o coordenador da Guarda Municipal, Sergio Alves, escola e alunos veem com satisfação a ronda escolar. “Os agentes da guarda não são vistos apenas como fiscalizadores, mas sim como amigos, que estão ali para protegê-los”, comentou.

Realizada por uma equipe de dez guardas municipais, a ronda é realizada em três turnos, de segunda a sexta, nas escolas públicas e privadas. Mais informações podem ser obtidas junto à Guarda Municipal pelo telefone (21) 3642-8299.

Grupo faz arrastão em hospital no Rio e rouba pacientes

ScreenShot026Vítimas de um arrastão na noite de segunda-feira (3) no Hospital Norte D’ Or, em Cascadura, na Zona Norte do Rio, disseram que viveram momentos de pânico e terror. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Dez homens armados entraram na unidade por volta das 22h50 e assaltaram pelo menos 22 pessoas. O grupo levou dinheiro e celulares de pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital. O registro foi feito na 28ª Delegacia de Polícia (Campinho).
“Eu estava conversando com uma amiga, quando um rapaz veio e mandou eu entrar para social com uma arma na minha cabeça e foi me levando lá para dentro. Já tinham quatro homens lá dentro e mais uns cinco ou seis na emergência . Ele levaram dinheiro de todo mundo e celular. Me levaram bolsa com chave da minha casa. Enfim, eles fizeram um terror. Os seguranças foram para o chão. Foi uma cena horrível”, relatou uma das vítimas: “Eles já renderam logo os seguranças. Colocaram eles no chão de bruço com a mão na cabeça e saíram fazendo a limpa em todo mundo”, completou.
Outra vítima disse ainda que os criminosos agiram de maneira muito rápida. “Foram três ou quatro minutos no máximo e eles entraram e saíram com uma facilidade incrível, como fosse uma coisa comum. Tinha muita gente na recepção esperando para serem atendidas. Tinham idosos, pessoas que sofrem de hipertensão. Todo mundo passou mal quando eles foram embora. Foram três minutos de terror”, contou.
De acordo com uma das vítimas, a polícia foi acionada, mas demorou a chegar. “A gente começou a ligar para a polícia, só que a polícia infelizmente chegou quase 40 minutos depois e não podia fazer mais nada”, desabafou.
A acompanhante de um paciente contou que o hospital já foi assaltado outras vezes. “Sempre tem assalto aqui. Inclusive eu já tive que correr para não ser assaltada na beira do portão. É perigosíssimo”.
Imagens do circuito
Segundo testemunhas, um carro preto teria sido usado pelo grupo, que fugiu pouco depois de promover o arrastão. Ninguém foi ferido durante a ação. Ainda de acordo com a 28ª DP, foram solicitadas as imagens do circuito de vigilância do hospital e realização de perícia datiloscópica para identificar os suspeitos por meio das impressões digitais.
Por meio de nota, o Hospital Norte D’Or informou que “está solidário aos pacientes e lamenta profundamente o ocorrido” e destacou que a unidade hospitalar contribui com a polícia nas investigações.


Fonte:G1

Vereadores aprovam reajuste salarial para cargos comissionados, professores e quadro suplementar da Secretaria Municipal de Educação


Na Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Teresópolis, no dia 03.02, os vereadores aprovaram o reajuste salarial para os Cargos Comissionados, exceto DAS 6 e DAS 5 do Poder Executivo Municipal, de acordo com o índice estipulado pelo Decreto nº 8.166, de 23 de dezembro de 2013.
Também foram contemplados os Professores e o Quadro Suplementar da Secretaria Municipal de Educação, do Poder Executivo Municipal, de acordo com o índice estipulado pela Portaria Interministerial nº 16, de 17 de dezembro de 2013.