terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Prefeitura reforça frota de carros a serviço da ronda escolar


Cinco automóveis são utilizados exclusivamente para a segurança nos colégios

– Com o retorno das aulas na rede municipal de ensino nesta terça-feira, 4, a Secretaria de Segurança Pública retomou o serviço de proteção ao alunato de Teresópolis através do programa Ronda Escolar. Este ano, a operação conta com mais um veículo somado à frota de quatro carros já utilizados na ação. A iniciativa tem o objetivo de monitorar as escolas por meio de rondas diárias.

A Guarda Municipal atua de forma interativa com os alunos da rede de ensino, garantindo a segurança nas escolas e nos eventos realizados pelas unidades educacionais. Implantado pelo secretário da pasta, Marcos Antonio da Luz, o programa visa coibir vandalismo, combater a violência e conscientizar jovens e crianças sobre os seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

Segundo Da Luz, a ronda escolar tem sido um dos grandes carros chefes da Guarda Municipal. “Hoje, o tratamento com os menores é um dos principais fatores da Secretaria de Segurança por serem eles o futuro da nação. E noções de cidadania fazem parte do processo educativo. Ano passado atendemos muitas ocorrências, sempre trabalhando em conjunto com a Vara da Infância e da Juventude, o Conselho Tutelar e a Polícia Militar. As rondas contribuíram efetivamente para a segurança das escolas e alunos, ajudando na redução da evasão escolar. Por isso, este ano estamos dando continuidade a este trabalho e aumentando a frota com mais um veículo. Os cinco carros estão revisados e devidamente adesivados e são de uso exclusivo da ronda escolar”, declarou Da Luz.

Para o coordenador da Guarda Municipal, Sergio Alves, escola e alunos veem com satisfação a ronda escolar. “Os agentes da guarda não são vistos apenas como fiscalizadores, mas sim como amigos, que estão ali para protegê-los”, comentou.

Realizada por uma equipe de dez guardas municipais, a ronda é realizada em três turnos, de segunda a sexta, nas escolas públicas e privadas. Mais informações podem ser obtidas junto à Guarda Municipal pelo telefone (21) 3642-8299.

Nenhum comentário:

Postar um comentário