terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Decea avaliará viabilidade técnica de aeroporto em Nova Friburgo

Edson Lisboa, Rogério Cabral e Alexandre Meinhardt com Moreira Franco
Edson Lisboa, Rogério Cabral e Alexandre Meinhardt com Moreira Franco
Nova Friburgo foi uma das 270 cidades brasileiras escolhidas pelo governo federal incluídas no Programa Nacional de Aviação Civil para receber um aeroporto de pequeno ou médio porte. A viabilidade do empreendimento, entretanto, depende de uma avaliação técnica devido à topografia acidentada do município. A questão, inclusive, foi discutida nesta sexta-feira, 31, no Rio de Janeiro, numa audiência do prefeito Rogério Cabral com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco.
“Lógico que queremos o aeroporto, mas estamos tratando o assunto com muita cautela. Antes de tudo precisamos saber se existe a viabilidade técnica para que ele seja construído. O ministro Moreira Franco determinou que o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) realize este estudo imediatamente”, disse o prefeito Rogério Cabral após o encontro.
 Reunião no Rio de Janeiro para discutir o aeroporto de Nova Friburgo
Reunião no Rio de Janeiro para discutir o aeroporto de Nova Friburgo
Durante o encontro, o prefeito destacou a importância econômica do aeroporto regional que atenderia uma demanda turística e empresarial da Região Serrana. A única área disponível para a construção fica no Terceiro Distrito, próximo à Ceasa de Conquista, próximo à região onde estão previstos a instalação do Condomínio Industrial, Centro de  Convenções e Parque de Exposições de Nova Friburgo. Caso o estudo de viabilidade técnica seja aprovado, o aeroporto poderá receber uma pista de pouso e decolagem de até 1,4 mil quilômetros com capacidade de receber aeronaves de médio porte.
O prefeito entregou ao ministro da Secretaria de Aviação Civil e representantes do Banco do Brasil, além da Secretaria Estadual de Transporte, documentos no qual destaca o interesse do município em receber o aeroporto. “Tudo irá depender da viabilidade técnica. Queremos saber de uma vez por todas se é viável ou não”, frisou.
O secretário municipal da Casa Civil e de Projetos Especiais, Edson Lisboa, e o presidente da Fundação D. João VI, Alexandre Meinhardt, acompanharam o prefeito na reunião no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário