sábado, 17 de agosto de 2013

Fontes de Teresópolis: novo resultado de análise das águas

Fonte Amélia
 Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado da análise microbiológica feita em onze fontes. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Amélia (Alto), Taumaturgo, Praça Taumaturgo e João Raposo, na Tijuca, encontram-se impróprias para consumo.
Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. A cloração é indicada porque o cloro, em dosagens corretas, elimina vários microorganismos causadores de doenças.
O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito mensalmente pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. O programa de controle da qualidade da água para consumo humano atende determinação do Ministério da Saúde. O acompanhamento deve ser periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.
 Resultado da análise
• Fonte Judite (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) – Própria para consumo
• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo
• Fonte 7 Tanques (Rosário) – Própria para consumo
Fonte Amélia
• Fonte João Raposo (Tijuca) – Imprópria para consumo
• Fonte Amélia (Alto) – Imprópria para consumo
• Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
• Fonte Praça Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
 *Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Orientação aos usuários para que filtrem a água antes de beber, mesmo as que estão próprias para consumo; 2) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; 4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.

Juíza de Friburgo considera laudos sobre teleférico insuficientes

Vista do trajeto do teleférico de Nova Friburgo registrada por internauta na véspera da tragédia. (Foto: Theo Ian Cavalcanti)
. (Foto: Theo Ian Cavalcanti)
A Justiça determinou nesta semana que o teleférico de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, ainda não tem data para voltar a funcionar. A juíza da 1ª Vara Cível da cidade, Paula do Nascimento Barros Gonzalez Teles, considerou que os laudos técnicos apresentados pela empresa que opera o ponto turístico no último dia 7 de agosto não são suficientes para permitir que o teleférico seja liberado.
Os laudos técnicos que comprovassem a segurança na estrutura foram solicitados pela juíza no último dia 15 de julho. O advogado que representa o dono da empresa Friburguense Ltda, responsável pelo teleférico, informou que pretende entregar novos laudos à justiça até o meio da próxima semana.

Relembre o caso

O teleférico de Nova Friburgo está fechado desde a tragédia que atingiu a Região Serrana, em janeiro de 2011. No início do mês de julho, um teste de carga, no qual sacos de areia pesando 150 quilos foram colocados nas 22 cadeiras do equipamento durante 24 horas. A ação foi realizada pela Defesa Civil do município. A verificação foi realizada no primeiro trecho do teleférico, entre a Praça do Suspiro e um hotel, que fica no alto da encosta.

Fonte: G1

Motorista sequestrado e carga de cigarros roubada na RJ-116

O motorista de uma companhia distribuidora de cigarros foi sequestrado na manhã de quinta-feira, 15, quando viajava de Nova Friburgo para os municípios vizinhos do Centro-Norte do estado, onde entregaria mercadorias em diversos estabelecimentos comerciais. O motorista, de 31 anos, dirigia um furgão da distribuidora de cigarros, placa EEZ 7428, pela RJ-116, com R$ 72.838,76 em mercadorias, quando foi interceptado por um Corolla prata com quatro homens, todos encapuzados, pouco depois da praça de pedágio de Furnas do Catete. O bando o assaltou e roubou toda a carga: 15.168 pacotes de cigarros de diversas marcas, 17 pacotes de fumo, 156 isqueiros e quatro caixas de papel de seda para confecção de cigarros.

O motorista da distribuidora contou à polícia que o Corolla emparelhou-se com o Furgão por volta das 8h15 e o assaltante, que estava no banco do carona com um revólver em punho, ordenou que ele parasse mais à frente, no acostamento da rodovia. Assim que obedeceu, o assaltante exigiu que o motorista da distribuidora os seguisse até uma estrada vicinal sem pavimentação. Em meio a um matagal e sem imóveis por perto, o motorista foi ordenado pelo bando a abrir a mala do veículo e entregar toda a mercadoria, que foi repassada para o Corolla dos assaltantes. Eles exigiram ainda que o motorista da distribuidora permanecesse no local por mais algum tempo e fugiram em direção ignorada.
Após comunicar o assalto à empresa, o motorista seguiu para a 151ª DP, onde registrou o ocorrido. Para os detetives da Delegacia Legal, a maneira de agir dos bandidos é comum em relação aos veículos da distribuidora de cigarros na região e possivelmente o assalto foi cometido com a intenção de desviar as mercadorias para revenda em estabelecimentos nas periferias de Nova Friburgo e municípios vizinhos. Toda a mercadoria roubada, no entanto, era segurada. A polícia fez buscas em toda a região, mas até o fechamento desta edição não havia localizado os assaltantes.

Fonte: A Voz da Serra

Teresópolis: Avenida Rotariana registra oito acidentes em 2013


Acidente ocorrido no mês de julho também teve uma colisão frontal na ponte em frente ao Parnaso. (Foto: Divulgação)
Acidente ocorrido no mês de julho também teve uma colisão frontal na ponte em frente ao Parnaso. (Foto: Divulgação)
O acidente do último final de semana em frente à entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Soberbo, aumentou a estatística do problema de insegurança na Avenida Rotariana. A ocorrência de acidentes graves no local são freqüentes e somente neste ano, já foram noticiados oito casos em que as equipes de emergência tiveram que entrar em ação.
Oito pessoas ficaram feridas na colisão envolvendo dois veículos na noite de sexta-feira, quando o motorista de um Golf perdeu o controle, entrou na contramão e bateu contra um Fox de cor preta. Apesar da violência que deixou os automóveis destruídos e do número de pessoas atingidas, não houve vítimas fatais. Desde janeiro, é o oitavo caso no local, mostrando que algo precisa ser feito para dar mais segurança a quem trafega por ali.
Dezoito pessoas
Somando-se o número de pessoas que ficaram feridas em todos os acidentes ocorridos em 2013, já são 18 pessoas envolvidas. Muitos deles podem considerar com sorte por terem escapado com vida.
Uma das soluções para reduzir o risco naquela parte de avenida seria a instalação de quebra-molas ou redutores de velocidade, principalmente na pista com sentido ao centro da cidade, já que o excesso de velocidade é responsável por muitas colisões.
Veículo atingido por caminhão no início do ano ajuda a aumentar as estatísticas. (Foto: Divulgação)
Veículo atingido por caminhão no início do ano ajuda a aumentar as estatísticas. (Foto: Divulgação)
Muitos veículos que vem do Soberbo em direção ao centro da cidade abusam da velocidade e quando chegam na curva de entrada no Bairro do Alto enfrentam uma dificuldade para segurar o veículo, tanto para contornar o trecho, quanto nos casos em que alguma movimentação surge de repente em seu caminho.
O trecho da ponte que fica em frente à entrada do Parque Nacional na Avenida Rotariana é o local em que o maior número de acidentes é registrado. Entre os principais motivos estão imprudência, como excesso de velocidade e até mesmo o clima, já que freqüentemente o nevoeiro desce e diminui a visibilidade dos motoristas, tornando ainda mais perigoso o trajeto.
Sob neblina, a pista se torna uma armadilha ainda maior para quem não respeita os limites de velocidade, que no local é de 40 quilômetros por hora. Há ainda motorista que nem sequer se preocupam em ligar os faróis nessa condição. É uma situação que ajuda a tornar o local como um dos mais perigosos para se trafegar no município.
Necessidade de atenção
A alta incidência de problemas reflete a necessidade de atenção de todos os motoristas que passam por aquele local e também por quem tem responsabilidade sobre a área, como a CRT.
Na madrugada do dia 15 de julho, por exemplo, uma colisão entre dois veículos de passeio deixou cinco pessoas feridas. O roteiro foi o mesmo: uma batida que aconteceu naquele trecho da Avenida Rotariana, quando um Ford Ka, que seguia sentido Centro perdeu o controle depois de passar a ponte que fica na entrada do Parque, atravessou a contramão e atingiu a lateral de um VW Gol preto que seguia sentido Rio de Janeiro. Ambos os carros ficaram muito danificados no impacto. Quatro pessoas estavam no carro da Ford, de cor prata, moradores de Bonsucesso e iam em direção ao centro da cidade.
Oito pessoas ficaram feridas após acidente na última sexta-feira. (Foto: Divulgação)
Oito pessoas ficaram feridas após acidente na última sexta-feira. (Foto: Divulgação)
Na mesma noite, um veículo quase bateu no pórtico da entrada da cidade no bairro do Soberbo. De acordo com as equipes de resgate que fizeram o atendimento à vítima, o motorista, um idoso de 60 anos, estaria cansado por ter feito longa viagem e teria acabado dormindo ao volante. Ele bateu nas placas de sinalização instaladas no local. Os militares do 16º Grupamento também fizeram os atendimentos necessários, já que a vítima reclamava de dores fortes nas costas. O aposentado foi levado ao Hospital das Clínicas onde ficou em observação.
Alta velocidade e manobras perigosas
No dia 21 de junho, as ambulâncias do 16º Grupamento de Bombeiros Militar foram acionadas para socorrer o condutor de uma moto que perdeu o controle de seu veículo quando seguia sentido Soberbo, na altura da entrada do Parque Nacional. Ele acabou colidindo com um taxista que vinha em sentido contrário. O motociclista ficou ferido e precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
Já no dia 29 de abril, um caminhão e um carro de passeio colidiram de frente na Avenida Rotariana, em cima da ponte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. No acidente o motorista do carro de passeio sofreu ferimentos e precisou ser levado para o HCT. A batida envolveu o Corsa e o caminhão de entregas de uma empresa de sucos.
No começo de março, bateram um Honda Civic Preto e uma Fiat Uno de cor prata que era dirigida por uma estudante. Ela ficou levemente ferida e foi conduzida ao pronto socorro do HCT pelos Bombeiros.
Além da alta velocidade, alguns acidentes também ocorrem por conta de veículos que fazem manobra para entra no Parque Nacional e surpreendem quem vem em seguida.
Em fevereiro, uma Saveiro seguia sentido Centro quando atingiu um caminhão de uma empresa de pães, que seguia em direção ao Rio de Janeiro. O motorista do carro de passeio, relatou que o motorista que o veículo seguia à sua frente parou bruscamente para entrar na unidade de conservação, o obrigando a puxar para o lado para evitar uma colisão mais forte.

Fonte: O Diário de Teresópolis
Por Jose Carlos Cacau

Teresópolis atende demandas na cidade e no interior


Secretário Denilson Moraes e subsecretário Beto Rosa vistoriam as obras. (Foto: Divulgação)
Secretário Denilson Moraes e subsecretário Beto Rosa vistoriam as obras. (Foto: Elmen Guarilha)
A secretaria de Obras e Serviços Públicos, sob o comando do secretário Denílson Moraes, vem realizando obras na cidade e também no interior. Esta semana, várias melhorias foram feitas. A estrada de ligação entre a Rodovia RJ-130 (Teresópolis-Friburgo) até a localidade de Santa Rosa, no Terceiro Distrito, continua em obras, com alargamento, colocação de bica corrida, operação tapa-buracos, capina e limpeza.
A construção de guarda corpo nas laterais da ponte se encontra em fase de acabamento, com a limpeza dos acessos de pedestres e muito mais. No centro de Santa Rosa, as obras de manilhamento, drenagem, colocação de ralos e preparação para asfalto seguem a todo o vapor. Os moradores agradecem a intervenção do Governo Municipal, em benefício da região. A meta da secretaria de Obras e Serviços Públicos é concluir os serviços até sexta-feira da próxima semana, dia 23.
O subsecretário Beto Rosa tem estado todos os dias no local. “Estamos fazendo vários serviços no Terceiro Distrito e, no momento, Santa Rosa é a comunidade que vem recebendo vários serviços da Prefeitura. Melhorias de acessos, facilitando a vida dos moradores para que chuvas possam ter um caminho para percorrer, sem alagamentos ou maiores problemas, são alguns dos trabalhos realizados. Além disso, estamos recuperando também outros locais que precisam de obras”, afirmou.
Várias melhorias são realizadas pela Prefeitura em Santa Rosa, no Terceiro Distrito. (Foto: Elmen Guarilha)
Várias melhorias são realizadas pela Prefeitura em Santa Rosa, no Terceiro Distrito. (Foto: Elmen Guarilha)
Na cidade
A prefeitura, tendo em vista a segurança da população está colocando quebra-molas em trechos das ruas Wilhelm Cristian Klene e Manoel José Lebrão, na Ermitage. A obra é realizada pelas secretarias de Serviços Públicos e de Segurança, atendendo a solicitação dos moradores. Na Beira Linha, continuam as obras de construção da Praça Francisco Graciano da Silva, sob o comando do subsecretário de Serviços Públicos, Tião Corrêa.

Carmo recebe retroescavadeira do Governo Federal


Prefeito Odir Ribeiro em frente à retroescavadeira recebida pela Prefeitura do Carmo. (Foto: Marcus Lopes)
Prefeito Odir Ribeiro em frente à retroescavadeira recebida pela Prefeitura do Carmo. (Foto: Marcus Lopes)
O Prefeito do Carmo, Odir Ribeiro, esteve em Casimiro de Abreu na última sexta-feira, nove de agosto, para receber do Ministério do Desenvolvimento Agrário uma retroescavadeira avaliada em R$157 mil. A Prefeitura do Carmo se inscreveu no projeto que distribuiu veículos deste tipo a municípios com menos de 50 mil habitantes. As máquinas devem ser usadas para a recuperação das estradas vicinais carmenses.
Este projeto faz parte do Pac2 (Segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento) e contemplou 35 municípios no estado do Rio de Janeiro. O Carmo não entrou com nenhuma contra partida para a aquisição da máquina, que agora ficará por conta do município.
“Um início complicado é normal, a gente sabia que iam existir muitas dificuldades. Só que nós temos um objetivo e sabíamos onde queríamos chegar. Agora já está clareando e a gente vai concretizar à nossa proposta de governo perante o contribuinte. Nós vamos organizar a zona rural para que os pequenos produtores tenham incentivo ao seu plantio e a certeza de que vão escoar sua mercadoria. A gente quer sempre mais”, afirmou o Prefeito Odir Ribeiro.
As retroescavadeiras doadas pelo Governo Federal só podem fazer trabalho em estradas municipais. Desta forma, as vias que ficam no interior de propriedades privadas não poderão ser atendidas. Além desta máquina, o Carmo deve receber nos próximos meses mais uma retro, dois caminhões basculantes e uma moto niveladora.
“A produção agrícola depende de uma boa estrada para poder ter um bom escoamento e estimular os produtores. Isso é interessante porque o produtor sempre vai depender da estrada. É uma boa aquisição pro município”, explicou o Secretário Municipal de Agricultura do Carmo, Adriano Fernandes.
Prefeito Odir Ribeiro com o Deputado Federal Áureo Ribeiro e o Secretário Municipal de Agricultura, Adriano Fernandes. (Foto: Marcus Lopes)
Prefeito Odir Ribeiro com o Deputado Federal Áureo Ribeiro e o Secretário Municipal de Agricultura, Adriano Fernandes. (Foto: Marcus Lopes)
A máquina recebida através do Pac2 já deve entrar em funcionamento nesta semana. Ainda segundo Adriano Fernandes, “os produtores estão bem entusiasmados porque as estradas estavam abandonadas, então com essas aquisições e o esforço que está sendo feito através da Patrulha Mecanizada do Governo do Estado, nós teremos que fazer apenas a manutenção. O produtor não exige muito, ele só quer uma estrada bem cuidada”, concluiu.

Fonte: Ascom/Carmo

Operação fiscaliza extração irregular de areia em São José do Vale do Rio Preto


Cidade possui diversos grupos que atuam de forma irregular. (Foto: Arquivo Folha)
Cidade possui diversos grupos que atuam de forma irregular. (Foto: Arquivo Folha)
Equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Polícia Militar Florestal fizeram uma operação nesta terça-feira (13) em São José do Vale do Rio Preto. A fiscalização foi realizada para verificar a extração irregular de areia dos rios que passam pelo município.
Muitas empresas funcionam sem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral e sem a licença dos órgãos ambientais. A atividade acontece dentro da faixa de 30 metros de proteção do Rio Preto.
Segundo a secretaria de Meio Ambiente de São José do Vale do Rio Preto, a cidade tem oito empresas que operam de forma irregular, e todas já foram notificadas e autuadas pelo Inea, mas não regularizaram a situação e voltaram a funcionar clandestinamente.
Fonte: Folha Popular

O Vereador Mauricio Lopes pede com uma serta URGÊNCIAS a reforma do SOPÃO DE TERESÓPOLIS


             O vereador Maurício Lopes solicitou à Prefeitura a reativação da Empresa de Urbanismo de Teresópolis (Tereurb). Criada em 1993 com o objetivo de executar uma política habitacional na cidade, bem como de urbanismo e construção para combater o déficit de habitações populares, a Tereurb está desativada.
            A intenção é reestruturar a área de serviços públicos do município, através da contratação de novos funcionários, além da aquisição de novos equipamentos e veículos. De acordo com o pedido do vereador, “o objetivo do programa é realizar um grande choque de gestão, apresentando a transformação do quadro atual em que se encontra nossa cidade no que tange a área de urbanismo e serviços públicos, tornando-os mais eficiente.”



Vereador pede obras no Sopão

            Em visita à Associação Sopão, o vereador Maurício Lopes se sensibilizou com as necessidades urgentes do local. “A secretaria de Desenvolvimento Social tem recolhido pessoas nas ruas e o Sopão tem abrigado estas pessoas. É um trabalho que funciona, mas precisa ser reestruturado”, deseja o vereador.
            O espaço no bairro Bom Retiro está com a estrutura bastante danificada e precisa de reparos imediatos, inclusive nas instalações, pintura, telhado, entre outros. A Associação Sopão oferece um serviço beneficente com ajuda de voluntários. Diariamente são fornecidas cerca de 235 refeições, além de poder abrigar 35 pessoas. O projeto nasceu de uma iniciativa de 25 voluntários em 1993, que foram inspirados pela campanha de combate à fome do sociólogo Herbert de Souza. 

Encontro de secretários de Educação da Região Serrana 2 discute inclusão


Maria Lúcia Noronha, Jurema Chirico, Sandra Simões, Antoine Lousao, Irys Dorotheia e Delzimar Caetano. (Foto: Paula Valviesse)
Maria Lúcia Noronha, Jurema Chirico, Sandra Simões, Antoine Lousao, Irys Dorotheia e Delzimar Caetano. (Foto: Paula Valviesse)
Cordeiro sediou , o Encontro de Secretários da Região Serrana 2. A reunião, organizada pela secretária de Educação, Delzimar Caetano, aconteceu no Clube Social Cordeirense e contou com a presença de representantes de 12 municípios, da presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Sandra Simões, e do superintendente de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), Antoine Lousao.
O tema desenvolvido em Cordeiro foi a “Inclusão”. O encontro, que acontece uma vez por mês, tem como objetivo o fortalecimento das ações dos municípios e da região, assim como, o desenvolvimento de temas relacionados à qualidade da educação. A região Serrana 2 conta com a participação de 18 municípios, coordenados por Maria Lúcia Noronha.
Com a presença dos professores da rede municipal de ensino, foram ministradas duas palestras. Antoine Lousao apresentou aos presentes as ações organizadas pela SEEDUC para desenvolvimento dos profissionais da rede, como o Programa de Formação Profissional, pelo qual está sendo disponibilizado para os municípios a capacitação de gestores, e também as avaliações, que visam produzir um diagnóstico através do acompanhamento da qualidade da educação em cada unidade de ensino.
O tema central foi debatido durante a palestra “Reflexões Sobre a Prática Educativa na Inclusão”, ministrada pela especialista, Jurema Chirico Ferreira de Brito, do Rio de Janeiro. Além de informar sobre as dificuldades encontradas pelas escolas, seja na infraestrutura ou na disponibilidade de professores para trabalhar a inclusão, a educadora também fez demonstrações de métodos de inclusão que podem ser desenvolvidos e construídos com materiais simples, usados no cotidiano escolar.
Secretários dos municípios envolvidos no Encontro da Região Serrana 2, em Cordeiro. (Foto: Paula Valviesse)
Secretários dos municípios envolvidos no Encontro da Região Serrana 2, em Cordeiro. (Foto: Paula Valviesse)
A próxima reunião foi marcada para o dia 13 de setembro, na cidade de São José do Vale do Rio Preto, onde o tema “Inclusão” será retomado e os secretários dos municípios de Duas Barras, Teresópolis e Nova Friburgo discorrerão sobre as experiências obtidas na área.