sábado, 17 de agosto de 2013

Teresópolis: Avenida Rotariana registra oito acidentes em 2013


Acidente ocorrido no mês de julho também teve uma colisão frontal na ponte em frente ao Parnaso. (Foto: Divulgação)
Acidente ocorrido no mês de julho também teve uma colisão frontal na ponte em frente ao Parnaso. (Foto: Divulgação)
O acidente do último final de semana em frente à entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Soberbo, aumentou a estatística do problema de insegurança na Avenida Rotariana. A ocorrência de acidentes graves no local são freqüentes e somente neste ano, já foram noticiados oito casos em que as equipes de emergência tiveram que entrar em ação.
Oito pessoas ficaram feridas na colisão envolvendo dois veículos na noite de sexta-feira, quando o motorista de um Golf perdeu o controle, entrou na contramão e bateu contra um Fox de cor preta. Apesar da violência que deixou os automóveis destruídos e do número de pessoas atingidas, não houve vítimas fatais. Desde janeiro, é o oitavo caso no local, mostrando que algo precisa ser feito para dar mais segurança a quem trafega por ali.
Dezoito pessoas
Somando-se o número de pessoas que ficaram feridas em todos os acidentes ocorridos em 2013, já são 18 pessoas envolvidas. Muitos deles podem considerar com sorte por terem escapado com vida.
Uma das soluções para reduzir o risco naquela parte de avenida seria a instalação de quebra-molas ou redutores de velocidade, principalmente na pista com sentido ao centro da cidade, já que o excesso de velocidade é responsável por muitas colisões.
Veículo atingido por caminhão no início do ano ajuda a aumentar as estatísticas. (Foto: Divulgação)
Veículo atingido por caminhão no início do ano ajuda a aumentar as estatísticas. (Foto: Divulgação)
Muitos veículos que vem do Soberbo em direção ao centro da cidade abusam da velocidade e quando chegam na curva de entrada no Bairro do Alto enfrentam uma dificuldade para segurar o veículo, tanto para contornar o trecho, quanto nos casos em que alguma movimentação surge de repente em seu caminho.
O trecho da ponte que fica em frente à entrada do Parque Nacional na Avenida Rotariana é o local em que o maior número de acidentes é registrado. Entre os principais motivos estão imprudência, como excesso de velocidade e até mesmo o clima, já que freqüentemente o nevoeiro desce e diminui a visibilidade dos motoristas, tornando ainda mais perigoso o trajeto.
Sob neblina, a pista se torna uma armadilha ainda maior para quem não respeita os limites de velocidade, que no local é de 40 quilômetros por hora. Há ainda motorista que nem sequer se preocupam em ligar os faróis nessa condição. É uma situação que ajuda a tornar o local como um dos mais perigosos para se trafegar no município.
Necessidade de atenção
A alta incidência de problemas reflete a necessidade de atenção de todos os motoristas que passam por aquele local e também por quem tem responsabilidade sobre a área, como a CRT.
Na madrugada do dia 15 de julho, por exemplo, uma colisão entre dois veículos de passeio deixou cinco pessoas feridas. O roteiro foi o mesmo: uma batida que aconteceu naquele trecho da Avenida Rotariana, quando um Ford Ka, que seguia sentido Centro perdeu o controle depois de passar a ponte que fica na entrada do Parque, atravessou a contramão e atingiu a lateral de um VW Gol preto que seguia sentido Rio de Janeiro. Ambos os carros ficaram muito danificados no impacto. Quatro pessoas estavam no carro da Ford, de cor prata, moradores de Bonsucesso e iam em direção ao centro da cidade.
Oito pessoas ficaram feridas após acidente na última sexta-feira. (Foto: Divulgação)
Oito pessoas ficaram feridas após acidente na última sexta-feira. (Foto: Divulgação)
Na mesma noite, um veículo quase bateu no pórtico da entrada da cidade no bairro do Soberbo. De acordo com as equipes de resgate que fizeram o atendimento à vítima, o motorista, um idoso de 60 anos, estaria cansado por ter feito longa viagem e teria acabado dormindo ao volante. Ele bateu nas placas de sinalização instaladas no local. Os militares do 16º Grupamento também fizeram os atendimentos necessários, já que a vítima reclamava de dores fortes nas costas. O aposentado foi levado ao Hospital das Clínicas onde ficou em observação.
Alta velocidade e manobras perigosas
No dia 21 de junho, as ambulâncias do 16º Grupamento de Bombeiros Militar foram acionadas para socorrer o condutor de uma moto que perdeu o controle de seu veículo quando seguia sentido Soberbo, na altura da entrada do Parque Nacional. Ele acabou colidindo com um taxista que vinha em sentido contrário. O motociclista ficou ferido e precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
Já no dia 29 de abril, um caminhão e um carro de passeio colidiram de frente na Avenida Rotariana, em cima da ponte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. No acidente o motorista do carro de passeio sofreu ferimentos e precisou ser levado para o HCT. A batida envolveu o Corsa e o caminhão de entregas de uma empresa de sucos.
No começo de março, bateram um Honda Civic Preto e uma Fiat Uno de cor prata que era dirigida por uma estudante. Ela ficou levemente ferida e foi conduzida ao pronto socorro do HCT pelos Bombeiros.
Além da alta velocidade, alguns acidentes também ocorrem por conta de veículos que fazem manobra para entra no Parque Nacional e surpreendem quem vem em seguida.
Em fevereiro, uma Saveiro seguia sentido Centro quando atingiu um caminhão de uma empresa de pães, que seguia em direção ao Rio de Janeiro. O motorista do carro de passeio, relatou que o motorista que o veículo seguia à sua frente parou bruscamente para entrar na unidade de conservação, o obrigando a puxar para o lado para evitar uma colisão mais forte.

Fonte: O Diário de Teresópolis
Por Jose Carlos Cacau

Nenhum comentário:

Postar um comentário