domingo, 17 de novembro de 2013

Placa que indicam ponto de ônibus em nossa cidade , viram local para propagandas em Teresópolis ,onde esta à fiscalização ??



Região Serrana ganha mapa com rotas de fuga em caso de desastres naturais

O resultado de um trabalho pioneiro promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), com apoio de moradores da Região Serrana, foi divulgado pela Secretaria do Ambiente para contribuir numa eventual necessidade de desocupação em caso de eventos climáticos extremos, como as fortes chuvas que de 2011. O chamados Planos de Ação Comunitários de Prevenção e Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais foram elaborado a partir do olhar da população e com o apoio técnico de especialistas. Participaram também representantes das Defesas Civis Estadual e Municipal e de lideranças comunitárias. O encontro aconteceu na sede do Consórcio Vale do Cuiabá, em Itaipava, distrito de Petrópolis.

O trabalho reúne, entre outros, mapas com detalhes de rotas de fuga, pontos de apoio, levantamento de pessoas que necessitam de cuidados especiais em momentos de alerta, mapeamento dos recursos materiais e humanos disponíveis de ajuda (como motosserras, barcos, bombeiros, médios, enfermeiros), kits contendo imãs de geladeira com orientações para desocupação imediata (como desligar o gás para evitar risco de explosão) e pasta plástica para guardar documentos pessoas que possam ser carregados em situações emergenciais.


- Foram mapeadas as áreas de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Trata-se de uma experiência inédita porque os mapas humanizados foram elaborados com a participação da população. Com isso, a gente cria semente para a cultura da prevenção. Ao conversar sobre o assunto com o secretário de Estado da Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, decidimos que iremos levar esta iniciativa bem-sucedida para todos os municípios do Rio de Janeiro onde haja riscos - dissee Minc.

O secretário do Ambiente anunciou que as próximas iniciativas de prevenção serão a construção de parques fluviais ao longo de rios, a ampliação da rede de hidrometria e a intensificação de ações de educação ambiental.

Para a elaboração dos Planos de Ação Comunitários de Prevenção e Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais, a superintendente de Educação Ambiental da SEA, Lara Moutinho, disse que o primeiro passo foi identificar e sensibilizar as lideranças comunitárias, processo fundamental para a construção do trabalho:

- O passo seguinte foi a capacitação de 60 monitores socioambientais, através de um curso de 200 horas, ministrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Com a qualificação, esses monitores tornaram-se aptos a ajudar na elaboração desses mapas, ao identificar as rotas de fuga, os pontos de apoio e outras importantes informações. O curso incluiu conhecimentos de gestão ambiental, características físicas da Região Serrana, de percepção de risco, primeiros-socorros, ações de enfrentamento, entre outros, e foi tão bem estruturado que oito monitores prestaram concurso público para agentes ambientais do município, e sete foram aprovados para o cargo - afirmou Lara.

Durante o evento, o secretário Minc e a superintendente Lara Moutinho apresentaram kits contendo ímãs de geladeira com orientações para desocupação imediata e uma pasta plástica impermeável para ser utilizada por moradores em fuga. O mapa e o kit são resultados concretos da ação desenvolvida, em áreas de risco da Região Serrana, com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), pelo programa Mãos à Obra, da Superintendência de Educação Ambiental da secretaria.

Fonte: rj.gov.br

Atleta de Mountainboard da Rússia visita as montanhas em Itaipava

O atleta de Mountainboard e juiz de snowboard profissional da FIS, Fédération Internationale de Ski, Andrey Yenin de Moscou, Rússia, passou uma semana em Itaipava, distrito de Petrópolis. A viagem fez parte de um projeto pessoal de conhecer e divulgar as melhores pistas de mountainboard do mundo. Fernando Gazzola, diretor AMERJ, Associação de Mountainboard do Estado do Rio de Janeiro e representante da IMA, International Mountainboard Association, traçou o roteiro do russo e o acompanhou pelas melhores pistas do Estado.
Andrey Yenin pratica o mountainboard há 10 anos, participou das melhores competições da Europa como atleta e juiz, o continente é conhecido por ter os melhores atletas e as melhores pistas do mundo. Esteve recentemente no Mundial realizado na Sérvia, teve ótima participação na modalidade Boardercross e foi um dos juízes de Freestyle no evento. O russo trabalha como juiz profissional da FIS há 2 anos tendo participado da Russia Snowboard Cup, principal evento do País e outros eventos de snowboard na Europa.
Andrey conheceu o Centro de Treinamento da Local Trip, em Visconde de Mauá, e o Trilhas do Olimpo Mountain Park, em Itaipava. Ele já tinha assistido alguns vídeos divulgados na internet, mas quando viu com seus próprios olhos ficou admirado com a variedade de obstáculos e pistas e com as belezas das montanhas do Rio: “Gostei e me diverti muito, com certeza vou querer voltar ao Brasil”. O russo ficou igualmente impressionado com o nível dos atletas, em especial o de Thiago Solon, hexacampeão brasileiro de Mountainboard Freestyle na categoria Profissional: “O nível do Thiago Solon é altíssimo, conseguiria pegar pódio em todas as competições da Europa, inclusive nas principais: na França, Bélgica e até na Inglaterra. Executa com perfeição as manobras Cork 540°, 720°, dá belos backflips, seus grabs são longos e realiza rotações suaves”. Elogiou, também, o atleta Lucas Melo de Petrópolis: “O Lucas é muito rápido no Boardercross. Seu nível no Freestyle é muito bom para um atleta Amador, ele executa grabs estilosos”. Fernando Gazzola presenciou tudo e comentou: “O Thiago, o Lucas e outros atletas da Local Trip e Trilhas do Olimpo precisam viajar para fora para ganhar experiência e para mostrar ao mundo a capacidade dos atletas brasileiros. Estamos em busca de patrocinadores para viabilizar a ida dos atletas às competições internacionais”.
Com relação às pistas Andrey fez as seguintes observações: “ A Local Trip tem uma pista de slopestyle super interessante. O Big Air da Local Trip é perfeito! Não deve ser tocado, o raio é ideal, tem uma mesa de 3 metros e o ângulo da recepção é ótimo. A pista de Boardercross é boa também, teu seu estilo próprio. As pistas de boardercross no mundo são todas diferentes e foi muito interessante para mim andar nas duas do Rio de Janeiro”. Andrey passou 3 dias no Trilhas do Olimpo e teve uma ótima impressão do lugar: “O boardercross do Trilhas do Olimpo foi construído numa montanha muito íngrime, ganha-se muita velocidade nele, mais até que na pista da Sérvia onde foi realizado o mundial este ano. As pistas são muito boas e os proprietários foram calorosos e hospitaleiros”. Além de aproveitar as pistas, Andrey conheceu um local para freeride chamado duas torres em Itaipava, achou a vista espetacular e o rolé divertido.
A visita do russo foi muito importante não só para divulgar os dois melhores locais para a prática de mountainboard no Estado, como também para estruturar a parte de julgamento do Circuito Brasileiro de Mountainboard. “Além de radicalizar nas pistas com suas belas manobras, Andrey Yenin passou valiosos conhecimentos como juiz de snowboard, esporte que deu origem ao mountainboard, que entrarão em debate com as associações estaduais brasileiras e poderão fazer parte das regras do Circuito Brasileiro de Mountainboard.” disse Gazzola. Andrey auxiliou o Presidente da Associação, Rafael Solon, e o diretor Fernando Gazzola com relação aos critérios de julgamento. O seu conhecimento técnico será repassado aos representantes e juízes de outras associações brasileiras em busca do aprimoramento em todo o País. Fernando Gazzola comentou: “Andrey tem muita experiência em técnicas de julgamento nas modalidades provenientes do Freestyle (Big Air e Slopestyle), o intercâmbio foi muito positivo. Nossas conversas mostraram que o Brasil está no caminho certo e que precisamos fazer pequenas adequações para puxar ainda mais o nível dos atletas brasileiros.”
Andrey foi informado a respeito possibilidade de realização de uma etapa do Mundial em Visconde de Mauá, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria de Esportes e Lazer, está engajada a ajudar a AMERJ para viabilizar o projeto. O russo conhece os melhores atletas da Europa e poderá ser uma preciosa fonte de informação e orientação para eles. “Ele ficou animado com a possibilidade de realizarmos um evento de nível mundial no Brasil, destacou que temos potencial para isso e precisamos quebrar a barreira da distância para trazer os melhores atletas do mundo, já que as passagens para o Brasil são muito caras. ” ressaltou Fernando Gazzola.