quarta-feira, 6 de março de 2013


Casa do Empreendedor oferece cursos gratuitos.

O Objetivo do curso é melhorar ainda mais o relacionamento entre o cliente e a empresas da Cidade.
Photo14Nos dias 02,03 e 04 de Abril de 08 às 10 horas da manhã a Casa do Empreendedor de Magé estará realizando o Curso de Comércio e Negócios com o tema " Avaliando a Satisfação dos clientes."  que será ministrado por Josenildo Silva, que é especialista em gestão estratégica de qualidade.
Casa-do-empreendedor

O curso é voltado preferencialmente aos empresários e logistas da Cidade aos que lideram equipes envolvidas no comércio e na prestação de serviços, aos profissionais liberais e todos aqueles que necessitem utilizar-se do conhecimento e das ferramentas de qualidade para construir uma nova forma de relacionamento com seus clientes.
Assassinado na Barbuda com mais de sete tiros.


IMG_7956Ao chegar na cena do crime no início da tarde desta terça-feria que vitimou, Josimar Moriato, de 57 anos morador da rua Eduardo Portela , curiosos lamentavam a triste sorte do caminhoneiro, que fora assassinado próximo a sua residência. Populares, que se encontravam no local, dizem conhecer a vítima que gozava de respeito e consideração na comunidade, e que para todos, foi uma surpresa ver as condições em que se encontrava na cena do evento criminoso.
IMG_7952
Testemunhas que não quiseram se identificar, disseram ter visto dois homens saindo do local em uma moto de placa não identificada, em alta velocidade, que possivelmente seriam os autores do homicídio. Mais um caso que ficará por conta das investigações da 65ª DP de Magé, que tem suas atenções voltadas para o bárbaro crime, também de homicídios, de Dona Cinara Regina Portella, de 68 anos e sua filha, Tânia Aparecida de Oliveira, de 42, que ainda continua hospitalizada. O Delegado, Dr. Robson Costa, acumulará mais este evento que vem deixando a população mageense sob forte tensão, visto que esta onda de homicídios não é comum na Cidade.
IMG_7954 IMG_7964
A perícia esteve no local colhendo indícios do crime e logo após, liberou o corpo do caminhoneiro Josimar Moriato, que foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itaboraí.

Vereadores farão sessões legislativas nas comunidades



Depois de mais de dois anos parado, o projeto Câmara nas Comunidades será retomado pela atual legislatura com o objetivo de aproximar o Legislativo da população petropolitana. A primeira sessão legislativa comunitária está prevista para acontecer no dia 20 de março, e quem vai definir o local é o primeiro secretário da Câmara, vereador Anderson Juliano (PT), respeitando a ordem alfabética. 
O presidente da Câmara, vereador Paulo Igor (PMDB), afirma que “são inúmeros os benefícios de ir até onde a população está. As comunidades são um terreno fértil para colheita de demandas e reclamações. Afinal, quem melhor que o cidadão de determinado lugar para saber os problemas a ser enfrentados e solucionados”. O vereador disse que este projeto é muito bem aceito pelos moradores, pois tema oportunidade de participar das sessões e apresentar suas reivindicações. 
Um dos desafios da Mesa Diretora será superar os problemas ocorridos na legislatura passada, quando vereadores do mesmo bairro disputavam quem indicaria primeiro o Câmara na Comunidade. As duas regiões que mais tiveram problemas foram Pedro do Rio, numa disputa entre o vereador Osvaldo do Vale (Vadinho/PSB) e o ex-vereador João Tobias, e Itaipava, como ex-vereador Gil Magno e o vereador, atual secretário de Esportes, Jorginho do Banerj (PSB). 
A atual legislatura tem algumas situações interessantes, como a chamada zona sul, região do Quitandinha onde residem os vereadores Marcos Montanha (PPS) e Roni Medeiros (PTB). A região de Itaipava também terá uma grande divisão, pois conta com os vereadores Maurinho Branco (PTC) e Ronaldão (PR), e ainda Ronaldo Ramos (PTC), na Posse, e Vadinho, em Pedro do Rio. O vereador Silmar Fortes (PMDB) deve levar a audiência para a região de Nogueira, e o pastor Sebastião para o Carangola. Vereadores como Renato Freixiela (PCdoB) e Gilda Beatriz (PMDB), que não são bairristas, vão ter que escolher para onde levar a Câmara Municipal, podendo realizar no Centro ou bairros próximos. 
De acordo com resolução publicada pela Mesa Diretora, as sessões deverão obedecer às seguintes normas: as sessões fora da sede da Câmara Municipal de Petrópolis poderão ser realizadas uma vez por mês, sempre às quartas-feiras, em datas, bairros ou localidades a ser definidos pela Mesa da Câmara; o início de tais sessões será às 19 horas, obedecidos os limites de duração constantes do Regimento Interno; dos editais de convocação para tais sessões constará a matéria a ser discutida e votada, atribuindo-se prioridade àquelas de interesse específico da comunidade escolhida; a Câmara Municipal promoverá os meios operacionais necessários ao bom desempenho dos serviços básicos requeridos para a realização das aludidas sessões.

Maracanã fica alagado e vistoria da Fifa é cancelada



A Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Comitê Organizador Local suspenderam uma visita técnica periódica que seria feita hoje (6) ao Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, por causa da forte chuva da noite de ontem (5), que causou transtornos em todo a cidade, especialmente na Grande Tijuca, região em que fica o estádio. De acordo com o Portal da Copa, site do governo federal, ainda não foi marcada uma nova data para a vistoria.

A água da chuva se acumulou no interior do Maracanã e deixou parte das escavadeiras e equipamentos submersos. Ainda no início da tarde, grande quantidade de água continuava na área do gramado. Funcionários da obra trabalhavam para esvaziar a grande poça que se formou sobre a lona que está sendo instalada na cobertura do estádio.

Por meio de nota, a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) informou que os transtornos causados pela chuva já estão sendo solucionados. Segundo a Emop, os operários da obra trabalham normalmente, e o cronograma não será alterado.
Fonte: Agência Brasil

Dilma decreta luto de três dias pela morte de Chávez

.

Chavez morreu ontem (5) à tarde, após
complicações de um câncer na região pélvica. /Foto: reprodução internet.

A presidente Dilma Rousseff decretou luto de três dias, a partir de hoje (6), pela morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Ele morreu ontem (5) à tarde, após complicações de um câncer na região pélvica. O decreto está publicado na edição de hoje (6) do Diário Oficial da União.
O texto tem dois artigos. “É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contado a partir da data de publicação deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Hugo Rafael Chávez Frías”, diz o decreto, cuja íntegra pode ser lida no site da Imprensa Nacional.
Chávez morreu em Caracas às 16h47 (horário local) de ontem, aos 58 anos, vítima de complicações de um câncer na região pélvica. Em dezembro do ano passado, ele foi submetido à quarta cirurgia para a retirada de um tumor maligno. As últimas fotografias de Chávez, em que ele aparece ao lado das duas filhas no hospital, foram divulgadas há duas semanas.
O anúncio da morte do venezuelano foi feito pelo vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão. O corpo de Chávez será enterrado na sexta-feira (8), às 10h, em Caracas.

Fonte: Agência Brasil

Vereadores lançam nova Ouvidoria

            A Câmara Municipal de Teresópolis está implantando novo sistema de Ouvidoria. A meta da nova gestão da Casa Legislativa é modernizar e agilizar o atendimento ao público. Para isso, o setor tem como responsável Alexandre Paim, que é formado em gestão pública e tem pleno conhecimento na área. “O objetivo é estreitar o relacionamento entre a população e o Legislativo com intuito de trazer mais confiança e bons resultados para a cidade”, pretende.
            A Ouvidoria é um espaço onde o cidadão pode manifestar suas críticas quanto à atuação do Poder Legislativo, como também dar sugestões, pedir informações ou reclamar de algum serviço. Neste caso, o Ouvidor assume um papel de mediador entre o cidadão e a Casa, a fim de solucionar o problema.
            O objetivo de uma ouvidoria é, a partir da manifestação do cidadão, melhorar a qualidade do atendimento, e assegurar os seus direitos. Responder com clareza a todas as informações solicitadas e orientar como proceder para solucionar o problema, se não puder atender à solicitação.
            A ouvidoria recebe os elogios, as dúvidas, as sugestões e as reclamações e denúncias, as analisa e procura encaminhá-las para os devidos setores, recomendando medidas possíveis para a solução ou a prevenção das falhas. Depois da mensagem examinada e respondida, a Ouvidoria comunica o parecer ao manifestante. Ela funciona como um canal, mais humano, de interlocução com o público. “A nossa proposta é de uma Câmara que atenda e dialogue adequadamente com a população”, afirma o presidente da Casa, Maurício Lopes.
            A manifestação pode ser feita por carta, e-mail (ouvidoria@camarateresopolis.rj.gov.br), telefonemas (0800 282 1766, das 14h às 18h), além das mensagens e perguntas através do site http://www.camarateresopolis.rj.gov.br/ouvidoria_formulario.html ou pessoalmente na Câmara Municipal de Teresópolis, Av. Feliciano Sodré nº 645, Várzea.

A história da Ouvidoria
Oriundo do termo Ombudsman (ombuds= representante; man= homem), o conceito de Ouvidoria surgiu na Suécia, em 1809, quando o parlamento elegia uma pessoa, o Ombudsman, para atuar como defensor dos interesses do povo, servindo como uma ponte entre o Governo e a população. A palavra Ouvidor vem desde o Brasil-Colônia e tem, basicamente, o mesmo significado de Ombudsman: representante do povo. A diferença entre as duas palavras está no tipo de relação. O ombudsman representa o cliente e está ligado às instituições privadas, já o ouvidor defende o cidadão e está relacionado às instituições públicas.

 Teresópolis se mobiliza em prol do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

 A Secretaria Municipal de Educação (SME), que aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, já está se mobilizando para implementar, na cidade, a formação continuada exigida pelo Ministério da Educação para os professores alfabetizadores. O lançamento do Pacto em Teresópolis acontecerá na abertura da Semana da Educação nesta segunda-feira, dia 11 de março, às 13h, no Clube Comary (Rua Hercílio Ferreira dos Santos, 97, Comary). Trata-se do compromisso formal, assumido pelos governos Federal, Estaduais e Municipais, a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

“Teresópolis fez questão de aderir a esse pacto nacional por entender que esse resultado depende do trabalho, dedicação e investimentos dos governos, das escolas, dos professores, das famílias e da mobilização de toda a sociedade. Aprender é um direito das nossas crianças e um dever de todos nós”, avalia o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

As ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, que são disponibilizados pelo Ministério da Educação e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essa formação se dá através de Professores Orientadores da Rede Municipal de Ensino, que estão fazendo um curso específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em Nova Friburgo.
 
“A formação para os professores alfabetizadores começa no dia 16 de março, e as inscrições estão abertas para todos os educadores da Rede Municipal que atuam no 1°, 2° e 3° anos. Entendendo que esses profissionais são figuras centrais e determinantes no processo de alfabetização, o MEC ainda oferece para os participantes uma bolsa de R$ 200 durante os oito meses de formação continuada em 2013”, explica a professora Carla Rabello, Diretora de Educação da SME.

O curso é presencial e tem dois anos de duração. Em 2013, a ênfase será em linguagem, e em 2014, em matemática. Em cada ano, a duração total será de 120 horas, com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo. A UFRJ emitirá certificado para os orientadores de estudo e os professores alfabetizadores ao final de cada ano do curso.

A professora Cristina Esteves, que esteve presente no lançamento do Pacto em Brasília, no ano passado, e hoje é responsável pela coordenação do Pacto em Teresópolis, convida os professores municipais para a sua Aula Inaugural, data-limite onde esses educadores poderão decidir se farão ou não curso de formação continuada ofertado pelo MEC. “No dia 16 de março, encerrando a Semana da Educação, teremos a Aula Inaugural do Pacto, às 8h, na Escola Municipal Maçom Lino Oroña, na Várzea, e os trezentos professores municipais que atuam no 1°, 2° e 3° anos estão convidados. Afinal, nosso objetivo é que nossos alunos cheguem aos terceiros anos já plenamente alfabetizados. Mais do que saber ler e escrever, que eles possam ser autores de suas próprias histórias”, pontuou Cristina Esteves.


Câmara Municipal exige paralisação das obras da CEG e comprovação de legalidade das perfurações 

            Na sessão Legislativa de ontem, 05.03, o presidente da Câmara, Maurício Lopes, pediu a suspensão dos trabalhos da Companhia Estadual de Gás em Teresópolis. Segundo Maurício Lopes, após o incidente no dia 27 de fevereiro, quando uma máquina de perfuração atingiu um duto de água e a cidade ficou com o abastecimento interrompido em certas regiões, o número de reclamações contra as obras da CEG aumentou e será necessário interromper os trabalhos até que a empresa comprove que está devidamente autorizada para perfurar a cidade.
            “A CEG além de ter causado este acidente, vem atrapalhando a cidade, pois trabalha sem planejamento. Vejo a necessidade de uma intervenção para que o trabalho seja regularizado. A população de Teresópolis não está satisfeita com o que vem acontecendo e se faz mais do que necessário que essa Casa se posicione”, disse o presidente que solicitou ao líder do governo na Câmara, vereador Dr. Carlão, uma reunião com o prefeito para discutir o assunto.

Vereador Carlão /Vereador Claudio Melo

            De acordo com o vereador Cláudio Mello, a CEG não tem autorização para perfurar a cidade. “A única autorização que a empresa recebeu, e votei contrariamente, foi para a criação da estação de gás na saída da Ermitage”, afirmou o vereador que parabenizou o presidente Maurício Lopes pela iniciativa.

Vereador Da Ponte/ Vereador Luciano

            O vereador Serginho Pimentel solicitou um documento com assinatura de todos os vereadores exigindo a suspensão das perfurações na cidade. “A gente percebe que há um perigo grande porque a tubulação está passando em frente a creches e escolas”, denunciou. “É preciso ler a íntegra do processo para constatar se a autorização está incluída no processo original de 2009”, sugeriu o vereador Dr. Carlão.
            Durante a sessão foram aprovadas moções e indicações em benefício da cidade.