quarta-feira, 6 de março de 2013

Vereadores farão sessões legislativas nas comunidades



Depois de mais de dois anos parado, o projeto Câmara nas Comunidades será retomado pela atual legislatura com o objetivo de aproximar o Legislativo da população petropolitana. A primeira sessão legislativa comunitária está prevista para acontecer no dia 20 de março, e quem vai definir o local é o primeiro secretário da Câmara, vereador Anderson Juliano (PT), respeitando a ordem alfabética. 
O presidente da Câmara, vereador Paulo Igor (PMDB), afirma que “são inúmeros os benefícios de ir até onde a população está. As comunidades são um terreno fértil para colheita de demandas e reclamações. Afinal, quem melhor que o cidadão de determinado lugar para saber os problemas a ser enfrentados e solucionados”. O vereador disse que este projeto é muito bem aceito pelos moradores, pois tema oportunidade de participar das sessões e apresentar suas reivindicações. 
Um dos desafios da Mesa Diretora será superar os problemas ocorridos na legislatura passada, quando vereadores do mesmo bairro disputavam quem indicaria primeiro o Câmara na Comunidade. As duas regiões que mais tiveram problemas foram Pedro do Rio, numa disputa entre o vereador Osvaldo do Vale (Vadinho/PSB) e o ex-vereador João Tobias, e Itaipava, como ex-vereador Gil Magno e o vereador, atual secretário de Esportes, Jorginho do Banerj (PSB). 
A atual legislatura tem algumas situações interessantes, como a chamada zona sul, região do Quitandinha onde residem os vereadores Marcos Montanha (PPS) e Roni Medeiros (PTB). A região de Itaipava também terá uma grande divisão, pois conta com os vereadores Maurinho Branco (PTC) e Ronaldão (PR), e ainda Ronaldo Ramos (PTC), na Posse, e Vadinho, em Pedro do Rio. O vereador Silmar Fortes (PMDB) deve levar a audiência para a região de Nogueira, e o pastor Sebastião para o Carangola. Vereadores como Renato Freixiela (PCdoB) e Gilda Beatriz (PMDB), que não são bairristas, vão ter que escolher para onde levar a Câmara Municipal, podendo realizar no Centro ou bairros próximos. 
De acordo com resolução publicada pela Mesa Diretora, as sessões deverão obedecer às seguintes normas: as sessões fora da sede da Câmara Municipal de Petrópolis poderão ser realizadas uma vez por mês, sempre às quartas-feiras, em datas, bairros ou localidades a ser definidos pela Mesa da Câmara; o início de tais sessões será às 19 horas, obedecidos os limites de duração constantes do Regimento Interno; dos editais de convocação para tais sessões constará a matéria a ser discutida e votada, atribuindo-se prioridade àquelas de interesse específico da comunidade escolhida; a Câmara Municipal promoverá os meios operacionais necessários ao bom desempenho dos serviços básicos requeridos para a realização das aludidas sessões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário