quarta-feira, 6 de março de 2013


Vereadores lançam nova Ouvidoria

            A Câmara Municipal de Teresópolis está implantando novo sistema de Ouvidoria. A meta da nova gestão da Casa Legislativa é modernizar e agilizar o atendimento ao público. Para isso, o setor tem como responsável Alexandre Paim, que é formado em gestão pública e tem pleno conhecimento na área. “O objetivo é estreitar o relacionamento entre a população e o Legislativo com intuito de trazer mais confiança e bons resultados para a cidade”, pretende.
            A Ouvidoria é um espaço onde o cidadão pode manifestar suas críticas quanto à atuação do Poder Legislativo, como também dar sugestões, pedir informações ou reclamar de algum serviço. Neste caso, o Ouvidor assume um papel de mediador entre o cidadão e a Casa, a fim de solucionar o problema.
            O objetivo de uma ouvidoria é, a partir da manifestação do cidadão, melhorar a qualidade do atendimento, e assegurar os seus direitos. Responder com clareza a todas as informações solicitadas e orientar como proceder para solucionar o problema, se não puder atender à solicitação.
            A ouvidoria recebe os elogios, as dúvidas, as sugestões e as reclamações e denúncias, as analisa e procura encaminhá-las para os devidos setores, recomendando medidas possíveis para a solução ou a prevenção das falhas. Depois da mensagem examinada e respondida, a Ouvidoria comunica o parecer ao manifestante. Ela funciona como um canal, mais humano, de interlocução com o público. “A nossa proposta é de uma Câmara que atenda e dialogue adequadamente com a população”, afirma o presidente da Casa, Maurício Lopes.
            A manifestação pode ser feita por carta, e-mail (ouvidoria@camarateresopolis.rj.gov.br), telefonemas (0800 282 1766, das 14h às 18h), além das mensagens e perguntas através do site http://www.camarateresopolis.rj.gov.br/ouvidoria_formulario.html ou pessoalmente na Câmara Municipal de Teresópolis, Av. Feliciano Sodré nº 645, Várzea.

A história da Ouvidoria
Oriundo do termo Ombudsman (ombuds= representante; man= homem), o conceito de Ouvidoria surgiu na Suécia, em 1809, quando o parlamento elegia uma pessoa, o Ombudsman, para atuar como defensor dos interesses do povo, servindo como uma ponte entre o Governo e a população. A palavra Ouvidor vem desde o Brasil-Colônia e tem, basicamente, o mesmo significado de Ombudsman: representante do povo. A diferença entre as duas palavras está no tipo de relação. O ombudsman representa o cliente e está ligado às instituições privadas, já o ouvidor defende o cidadão e está relacionado às instituições públicas.

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