Teresópolis se mobiliza em prol do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

“Teresópolis fez questão de aderir a esse pacto nacional por entender que esse resultado depende do trabalho, dedicação e investimentos dos governos, das escolas, dos professores, das famílias e da mobilização de toda a sociedade. Aprender é um direito das nossas crianças e um dever de todos nós”, avalia o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.
As ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, que são disponibilizados pelo Ministério da Educação e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essa formação se dá através de Professores Orientadores da Rede Municipal de Ensino, que estão fazendo um curso específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em Nova Friburgo.
“A formação para os professores alfabetizadores começa no dia 16 de março, e as inscrições estão abertas para todos os educadores da Rede Municipal que atuam no 1°, 2° e 3° anos. Entendendo que esses profissionais são figuras centrais e determinantes no processo de alfabetização, o MEC ainda oferece para os participantes uma bolsa de R$ 200 durante os oito meses de formação continuada em 2013”, explica a professora Carla Rabello, Diretora de Educação da SME.
O curso é presencial e tem dois anos de duração. Em 2013, a ênfase será em linguagem, e em 2014, em matemática. Em cada ano, a duração total será de 120 horas, com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo. A UFRJ emitirá certificado para os orientadores de estudo e os professores alfabetizadores ao final de cada ano do curso.

Nenhum comentário:
Postar um comentário