terça-feira, 22 de outubro de 2013

Salomão assegura em Lei sub-sede do Parque dos Três Picos em Teresópolis


Agora está na lei: Teresópolis terá uma sub-sede do Parque Estadual dos Três Picos, o maior do Estado do Rio de Janeiro. Emenda do deputado estadual Nilton Salomão ao Projeto de Lei 2504/2013, enviado pelo Executivo, sacramentou a instalação, que deverá estar pronta no máximo 24 meses após a publicação da lei. “Agora, ninguém tira mais essa conquista do povo de Teresópolis. Essa emenda nos enche de orgulho”, comentou o deputado após a votação, na tarde de 22 de outubro de 2013. 
Em audiência recente da Comissão de Meio Ambiente da ALERJ, sobre a redefinição dos limites do parque — que abrange parte de cinco municípios da Região Serrana —, o Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), André Ilha, assegurou ao deputado que a obra de instalação da sub-sede em Teresópolis estará licitada até novembro. Seiscentas plantas de engenharia forma liberadas para a Secretaria Estadual de Obras, que abrirá licitação com recursos do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo), em torno de R$ 12 milhões. A sub-sede terá instalações para o monitoramento e proteção de flora e fauna, e também para visitação e turismo.
Criado em 2002 e idealizado por André Ilha, o parque começou com 56 mil hectares. Com o projeto do Executivo, extinguem-se a Estação Ecológica Estadual do Paraíso e as Áreas de Proteção Ambiental do Jacarandá e do Rio dos Frades, que passam, em sua imensa maioria territorial, a fazer parte dos Três Picos, enquanto áreas que já eram habitadas quando o parque foi criado deixarão de pertencer aos seus limites. Em contrapartida, o parque englobará novas áreas, muito maiores: foram retirados 355 hectares e ampliados 6.900, sendo em Teresópolis 45 e 1,56 hectares, respectivamente.
Em respeito ao Movimento Conservacionista de Teresópolis, Salomão consultou o ambientalista Vidocq Casas, que lutou com alguns poucos ecologistas no início dos anos 80 pela APA do Jacarandá. Segundo Vidocq, sua maior preocupação sempre foi a entrega da área para a especulação imobiliária, sendo que a chegada do Parque dos Três Picos veio garantir a preservação para o presente e para as futuras gerações. “Fomos a primeira ONG no Brasil a lutar pelo meio ambiente e a APA do Jacarandá foi um marco. Mas, agora, estando dentro do parque, as áreas de grande importância ecológica para o município estarão muito mais protegidas”, comemorou Cássia Cristina, filha de Vidocq e primeira vice-presidente do Movimento Conservacionista de Teresópolis.          
projeto da sub-sede prevê restaurante e lanchonete; camping, refeitório, banheiros, estacionamento, sede administrativa e alojamento para funcionários. Também haverá áreas para a prática do arvorismo, tirolesa e passeios de bicicleta. O parque conta com uma Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) e um efetivo de guarda-parques de 50 integrantes, tendo como prioridades o combate à caça e aos incêndios florestais.

O Parque Estadual dos Três Picos tem sede em Cachoeiras de Macacu e costuma atrair visitantes para atividades como trilhas e montanhismo. Agora, pretende atrair também famílias e turistas, aumentando o número de visitantes para 100 mil por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário