terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tomógrafo móvel chega em Teresópolis, RJ, nesta terça-feira

Unidade móvel deve realizar cerca de 500 exames no município.Expectativa é que equipamento fica na cidade até o dia 2 de novembro


Tomógrafo móvel chega a Mendes, no sul do RJ (Foto: Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde)Tomógrafo móvel chega em Teresópolis (Foto:
Ascom Secretaria Estadual de Saúde)
A unidade móvel de tomografia computadorizada da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estará em Teresópolis, Região Serrana do Rio a partir desta terça-feira (22). O equipamento ficará instalado na Avenida Feliciano Sodré, próximo à Praça Olímpio Luís de Camões, no centro do município, e atenderá a demanda de mais seis municípios do entorno: Guapimirim, Magé, Sapucaia, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Carmo. A previsão é que o serviço permaneça na cidade até o dia 2 de novembro e realize cerca de 500 exames.
O atendimento no município será feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h30, e, aos sábados, das 8h às 15h. O tomógrafo móvel tem capacidade para realizar 70 exames por dia. A estrutura móvel possui dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda conta com vestiário para o paciente.
Para realizar exames no tomógrafo móvel é precisao fazer um agendo nas secretarias de saúde dos municipios atendidos. O paciente deve levar um pedido médico até a secretaria que encaminha uma planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.
O tomógrafo móvel foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O serviço funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário