quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Governo do Rio intensifica Operação Lei Seca

lei-seca-ab-br-001-1024x682
Lançada em março de 2009, a Operação Lei Seca – que objetiva coibir o uso de bebida alcoólica por parte dos motoristas – já acarretou o recolhimento de 102.505 carteiras nacionais de Habilitação (CNHs) de motoristas flagrados no estado do Rio de Janeiro dirigindo alcoolizados.
A intensificação da Operação Lei Seca começará hoje (24) e se estenderá até o dia 1º de janeiro de 2014, período em que todo o efetivo estará mobilizado nas ruas para ações de fiscalização e conscientização.
Serão 250 agentes, fazendo um total de 56 operações na festa de Ano-Novo. A equipe de conscientização da Operação Lei Seca, formada por 33 cadeirantes, também vai distribuir material alertando a população sobre o perigo da mistura de álcool e direção.
lei-seca IISegundo o major Marco Andrade, coordenador da Operação Lei Seca, como nos anos anteriores, “o objetivo é que as pessoas possam comemorar as festas de fim de ano com mais segurança”.
A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente. Os números divulgados pelo governo do Rio indicam que, além das mais de 102 mil CNHs apreendidas desde 2009 até a madrugada desta terça-feira (24), 1.354.953 motoristas foram abordados, o que resultou, ainda, na aplicação de 258.667 multas e na apreensão de 52.994 veículos.
Um total de 105.082 motoristas sofreram sanções administrativas e 3.355, criminais. Foram feitos, no período, 1.183.249 testes com etilômetro – aparelho para medir o teor de álcool no sangue, conhecido como bafômetro.

Homem é morto a facadas na Beira Linha



- Polícia está no encalço de um suspeito de ter cometido o crime


Um crime brutal chocou os moradores da Beira Linha na madrugada do último domingo quando um homem morreu após sofrer várias facadas de um sujeito que fugiu logo em seguida a cometer o crime e ainda não foi localizado. O motivo do crime também ainda não foi esclarecido e as autoridades estão em busca de um suspeito que foi apontado por testemunhas.
O crime ocorreu na madrugada de sábado para domingo, quando Richelle dos Santos Santos, que tinha 22 anos, foi esfaqueado em uma das vielas da Beira Linha. De acordo com o que foi apurado no local, o autor das facadas já está na mira das autoridades que estariam de posse de sua identificação e assim estão à procura dele. A viela onde ocorreu o assassinato é utilizada para acesso entre as ruas Paraná e Beira Linha.
A Polícia Militar foi acionada por moradores do bairro e rapidamente chegou ao local do crime

Colaborador: José Carlos ( Cacau)

Extra fechado pela Vigilância acende alerta



Como auxilio, os consumidores possuem as instituições de controle como os Procons, as Vigilâncias Sanitárias e a própria Anvisa, que regula todo o setor. Isso sem contar no principal instrumento de auxílio cidadão, que é o Código de Defesa do Consumidor
Como auxilio, os consumidores possuem
as instituições de controle como os
Procons, as Vigilâncias Sanitárias e
 a própria Anvisa, que regula todo o setor

CONSUMIDOR ATENTO EM TERESÓPOLIS


- Entidades de controle dão dicas para compras conscientes e livres de riscos para a saúde


O fechamento do maior supermercado da cidade por uma determinação da Vigilância Sanitária acendeu o alerta nos consumidores teresopolitanos. O que estamos comprando? Os produtos são mesmo de procedência confiável? Como se defender de possíveis abusos dos empresários que querem lucrar a qualquer custo? Todos esses questionamentos estão inseridos nos princípios de atuação de algumas importantes instituições de controle como os Procons, as Vigilâncias Sanitárias e a própria Anvisa, que regula todo o setor. Isso sem contar no principal instrumento de auxílio cidadão, que é o Código de Defesa do Consumidor. Hoje, O DIÁRIO traz uma série de dicas para uma compra segura e saudável, como regulam nossas Leis.


Desrespeito ao consumidor

Não é difícil encontrar os supermercados que desrespeitam direitos básicos do consumidor como o acesso à informação adequada e clara sobre os produtos e serviços colocados a venda, especialmente os que adotam o sistema de código de barras. Não é incomum encontrar discrepância entre o preço afixado na prateleira e o preço no caixa. Mas é obrigação do estabelecimento manter o seu sistema de cadastro de produtos e preços diariamente atualizado, a fim de evitar transtornos ao consumidor.
Esse é apenas um dos exemplos de desrespeito ao cliente, mas a principal dica é conferir sempre os valores cobrados no caixa. Caso isso não seja possível confira o cupom fiscal ainda no supermercado. Havendo algum problema peça a regularização ao próprio caixa ou, se for o caso, a um supervisor ou gerente. Caso o problema não seja resolvido, denuncie a situação ao Procon e aos órgãos de defesa dos direitos do consumidor.


Data de validade

Mas e quando o assunto é alimento vencido, ou com data de validade adulterada? Nesses casos, os cuidados devem ser redobrados. Segundo o Procon RJ, alguns estabelecimentos costumam reduzir os preços de mercadorias que estão com o prazo de validade próximo do vencimento. Não é uma prática ilegal, mas o consumidor deve ficar atento ao vencimento e avaliar a quantidade a ser adquirida de acordo com o seu de consumo. Ao levar para casa mais unidades, pensando em estocá-las e aproveitando o bom preço, corre-se o risco de perder o produto e o dinheiro nele empregado, se não for consumido dentro do prazo de validade.
As promoções devem informar o período de duração da oferta, bem como a quantidade de produtos disponibilizados para aquela promoção e, se for o caso, o número de unidades por pessoa. Boas ofertas terminam rapidamente. Caso esteja dentro do período promocional e não tenha sido divulgada previamente a quantidade reservada do produto, o comerciante é obrigado a oferecer outro equivalente em seu lugar.
Produtos que já vêm do fabricante em embalagens padronizadas (cartela de iogurte com seis unidades, pacote de papel higiênico com quatro unidades etc.) não podem ser vendidos pelo supermercadista de forma fracionada. Isso porque as informações obrigatórias que devem constar na embalagem são disponibilizadas considerando as unidades como um todo.

Fonte: O Diario