quarta-feira, 31 de outubro de 2012

 
A Prefeitura de Teresópolis informa que a Polícia Civil está investigando o arrombamento ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 29, nas secretarias municipais de Fazenda e de Planejamento, que funcionam no primeiro e no terceiro pisos do Palácio Theresa Christina, sede do Governo Municipal, localizado na Avenida Feliciano Sodré, na Várzea. 

O guarda municipal de plantão durante a madrugada acionou a polícia assim que percebeu a movimentação de pessoas estranhas no interior da Prefeitura, porém, os policiais não encontraram ninguém. 

Várias salas foram reviradas, armários e gavetas arrombados e vidros de janelas quebrados, principalmente na Tesouraria. Funcionários municipais estão averiguando se falta algum documento. 

O atendimento ao público na Prefeitura está normalizado e acontece das 12h às 18h, exceto na Secretaria Municipal de Fazenda. O setor se encontra interditado, aguardando a presença de um papiloscopista, que vai colher impressões digitais. Só após esse trabalho a Secretaria deverá ser liberada para o atendimento ao público.

Teresópolis: Funcionamento dos serviços durante o feriado do dia 2


Até esta quinta-feira, 1º de novembro, a Prefeitura funciona normalmente, com atendimento ao público das 12h às 18h. Depois, devido ao feriado nacional do dia 2, Finados, as repartições municipais retomarão o expediente na segunda-feira, dia 5. Entretanto, durante o fim de semana prolongado, a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e orientação do trânsito.
Por conta do Dia de Finados, os nove cemitérios municipais foram preparados para receber os visitantes. A manutenção é permanente, mas a Prefeitura intensifica o serviço neste período, quando aumenta significativamente o fluxo de pessoas. Capina, varrição, poda, limpeza de sepulturas e pintura de muretas e meios-fios foram alguns dos serviços realizados.
A expectativa é que durante esta semana, cerca de cinco mil pessoas passem pelo Cemitério Carlinda Berlim, no Vale do Paraíso. Nesta sexta, Dia de Finados, haverá celebração de missa às 10h30 no local. Toda a equipe de funcionários estará de plantão, a fim de orientar os visitantes sobre a localização de sepulturas e gavetas mortuárias, entre outros serviços.
SERVIÇOS ESSENCIAIS – A coleta de lixo domiciliar nos bairros será normal. A Defesa Civil também trabalhará sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo telefone de emergência 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funcionará com plantão 24 horas. Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionarão em regime de plantão.
UPA – Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriados, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade.
POSTOS DE SAÚDE – Até esta quinta, 1º, os postos de saúde e unidades básicas atendem normalmente ao público. Depois, as consultas médicas serão retomadas na segunda, 5 de novembro.
EDUCAÇÃO – Os alunos da rede municipal de ensino têm aula até esta quinta-feira. As atividades nas escolas, creches e centros de educação infantil serão retomadas na segunda, 5. 
FEIRINHA DE TERESÓPOLIS – Os cerca de 550 estandes e a Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis, no Alto, funcionarão desta sexta, 2, até domingo, 4, com opções variadas de moda, artesanato e de gastronomia para os seus visitantes, das 9h às 18h.

Desapropriação do Sítio Urso Branco (Mata Atlântica) dá sequencia a regularização fundiária do Parque Natural Montanhas de Teresópolis


Foi assinada na última sexta-feira, 19, a Escritura Pública de Desapropriação do Sítio Urso Branco, em Santa Rita, no 2º Distrito, como parte da regularização fundiária do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.  A propriedade possui uma área de 42 hectares de Mata Atlântica e algumas edificações, como a casa principal que, após algumas adaptações, passará a funcionar como a Sede Administrativa do Parque. Com isso, além do Núcleo da Pedra da Tartaruga, o PNM de Teresópolis, passará a contar com mais uma área de uso público, com instalações adequadas para receber os visitantes.
Os recursos para a desapropriação, no valor de R$ 450 mil reais, foram repassados pelo do Governo do Estado e são oriundos da Câmara Estadual de Compensação Ambiental. Desde 2009 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil vem pondo em prática o projeto de fortalecimento do Parque Municipal junto ao Governo do Estado, iniciativa que inclui a aquisição da sede oficial da unidade de conservação, a elaboração do Plano de Manejo e também para a compra de veículos e equipamentos. O projeto aprovado e a verba, num total de R$ 1,2 milhão, são administrados pelo FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade).
Criado no dia 6 de julho de 2009, com a presença do então Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ocupa uma área com mais de quatro mil hectares e abrange os bairros Salaco, Posse, Granja Florestal, Campo Grande (na cidade), Santa Rita e Ponte Nova (no interior) e vizinhança. Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto.
Possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes. De acordo com levantamento ecológico recente, financiado pelo FUNBIO, a unidade de conservação possui 121 espécies de aves, 31 de mamíferos – 19 de répteis, dez de anfíbios e oito grupos de insetos, com destaque para espécies em risco de extinção, como morcego amarelo, paca, lontra e ouriço.