terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Seminário Teresópolis 2023: desenvolvimento se concretiza com projetos e crédito


Lotado. E com a presença de representantes de várias entidades comerciais, empresariais e públicas de Teresópolis e cidades vizinhas, além de cidadãos, para ouvir o diretor de operações da Agência de Desenvolvimento do Rio, Dário Araújo, sobre linhas de crédito, fomento e parcerias com empresas, em geral, e de Turismo e Tecnologia, em particular. Depois, três membros de sua equipe atenderam empresários em salas distintas, explicando e até iniciando o processo de captação de recursos para suas empresas. A Prefeitura de Teresópolis foi convidada, mas não mandou representante.
Assim transcorreu o segundo seminário “Pensar Teresópolis em 2023” (o primeiro aconteceu em outubro de 2013), organizado pela Escola Superior de Negócios, Câmara de Dirigentes Lojistas — em cujo auditório ocorreu o evento, na manhã de 14 de fevereiro de 2014 — e Comissão de Habitação, Política Urbana e Assuntos Fundiários da ALERJ, presidida pelo deputado estadual Nilton Salomão.
Salomão compôs a mesa, juntamente com Dário; Rogério Pereira, presidente da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis); Hélio Neves, membro do Conselho Empresarial da FIRJAN; e Wagner Bretas, diretor da ESN. Conduziu o seminário a diretora da ESN, Daniela Pereira. “É com muita alegria que vejo a continuidade deste projeto que alia vontade de mudar, competência e dedicação. Hoje, estamos pagando um preço em Teresópolis por não terem feito isso há dez anos”, comentou o deputado.

Após breves discursos dos membros da mesa, o palestrante Dário Araújo explicou a origem, os mecanismos e as formas de atuação da AGE RIO para fomentar o desenvolvimento no estado. “Somos agentes financeiros com recursos próprios e em parceria com os Fundos Estaduais, o BNDES, o FGTS/CAIXA e FINEP”, explicou Dário, que fez questão de frisar: “Não oferecemos crédito apenas para empresas consolidadas, mas também às que estão nascendo. E não importa se micro, pequenas ou grandes. Somos inclusive acionistas de algumas. Também emprestamos para prefeituras que nos apresentam projetos", explicou Dário. "Com mais este seminário, queremos ser protagonistas do futuro de nossa cidade, tornando-a melhor”, completou Daniela Pereira, ao encerrar o evento.
Texto: Ney Reis - Fotos: Divulgação

Trabalhadores do Comperj rejeitam proposta de 7%

ScreenShot032
Os trabalhadores dos consórcios que realizam as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, região metropolitana do Rio, rejeitaram a proposta de reajuste salarial de 7% feita pelas empresas. A decisão de continuar a greve, iniciada em 11 de fevereiro, foi tomada em assembleia na manhã desta terça-feira, 18.
“Eles rejeitaram a proposta dos patrões, que foi irrisória”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Gonçalo e Região (Sinticom), Manoel Vaz. Os operários reivindicam 15% de reajuste salarial e vale-alimentação no valor de R$ 500, além de alojamento para os que vêm de fora do município.
A assembleia do sindicato foi realizada no Trevo da Reta, em Itaboraí, no acesso ao Comperj. O Sinticom calcula que 20 mil trabalhadores tenham participado. Ao todo, o complexo tem um efetivo de 29,2 mil homens. Os trabalhadores também recusaram a recomendação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de dar uma trégua na greve para facilitar as negociações. “A greve continua, por tempo indeterminado”, disse Vaz.
Na quarta-feira, 19, o TRT fará uma nova audiência de conciliação entre as partes. As empresas pedem na justiça a suspensão da greve e o desconto dos dias parados. O Sinticom também agendou uma assembleia, para quinta-feira, 20, para manter os trabalhadores atualizados sobre a negociação.

Fonte: Uol

Estrutura do Carnaval 2014 é definida em Teresópolis

Questões como dia, horário e locais de concentração dos blocos que vão desfilar no Carnaval de rua de Teresópolis, Região Serrana do Rio, foram definidos na tarde desta terça-feira (18). A pauta também incluiu a organização do trânsito e a segurança dos foliões, além do roteiro dos desfiles e a dispersão. Serão dez blocos alegrando a cidade entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, em pontos dos bairros do Alto, Tijuca e Várzea, e também em Bonsucesso, no interior.
A reunião teve representantes das secretarias municipais de Segurança Pública e de Turismo, bem como do 30° Batalhão da Polícia Militar e dos integrantes dos blocos carnavalescos do Carnaval 2014. “Estamos montando um esquema para garantir a segurança dos foliões e o fluxo viário”, explicou Sérgio Alves, representante da Secretaria de Segurança Pública.
O Carnaval de rua de Teresópolis vai contar com os desfiles dos blocos Acadêmicos do Alto, Alto da Serra, Aquele Beijo, Bebe Rindo, Bond Porre, Dona Teresinha, Exxquenta Verão, Piranhas da Serra, Thijukana e Unidos do Vira Copo. “Trabalhamos em ritmo acelerado para garantir uma festa segura e organizada para os foliões e a população”, pontuou o secretário de Turismo, Ronaldo Fialho.
Confira a programação dos blocos carnavalescos
Quinta-feira (27 de fevereiro)
Piranhas da Serra
- Concentração às 17h na Calçada da Fama, no Centro
- Segue às 20h para o Parque Regadas
- Término às 2h

Thijukana
- Concentração às 13h na R. Yeda, na Tijuca.
- Passa pela R. Roberto Rosa e retorna para a R. Yeda
- Término às 15h30


Sexta-feira (28 de fevereiro)

Bebe Rindo
- Concentração às  21h na R. Délcio Monteiro, na Várzea.
- Desfile às 23h
- Término à 1h no Parque Regadas

Sábado (1º de março)
Acadêmicos do Alto
- Concentração às 17h no Bar dos Acadêmicos, na Av. Oliveira Botelho, no Alto.
- Segue até a Feirinha de Teresópolis
- Retorna para o Bar dos Acadêmicos
- Término às 21h30

Thijukana
- Bloco fixo na R. Yeda, na Tijuca.
- Desfile das 16h às 20h

Domingo (2 de março)
Unidos do Vira Copo
- Saída às 14h da R. Alfredo Rebello Filho, no Alto
- Passa pela Praça Higino da Silveira, desce pela Av. Oliveira Botelho e retorna para a R. São Francisco

Exxquenta Verão
- Concentração às 16h na Praça de Bonsucesso, no interior, onde permanece até 20h

Dona Teresinha
- Bloco fixo na Feirinha de Teresópolis, no Alto, a partir das 17h

Bond Porre
- Concentração às 14h na Praça Nilo Peçanha, no Alto
- Sai às 16h em direção à Av. Oliveira Botelho e vira à esquerda na R. Monsenhor Nivaldo Dias. Desce a R. Mello Franco, faz o retorno para a R. Jorge Lóssio e volta para a Av. Oliveira Botelho, terminando na Praça Nilo Peçanha às 20h

Segunda-feira (3 de março)
Aquele Beijo
- Concentração às 17h no Bar do Tinha (próximo a Igreja Santo Antonio), no Alto
- Sai da R. Gonçalo de Castro e segue até a R. Alfredo Rebello Filho
- Segue para a Feirinha de Teresópolis, desce pela Av. Oliveira Botelho e retorna ao Bar do Tinha.

Thijukana
- Concentração às 14h na R. Yeda, na Tijuca
- Sai às 17h pela R. Júlio Rosa
- Segue pela R. Sebastião Teixeira e entra na Av. Delfim Moreira
- Finaliza no Parque Regadas às 18h30

Terça-feira (4 de março)
Alto da Serra
- Concentração às 17h no Bar Dona Maria (próximo ao Centro Cultural FESO Pró-Arte), no Alto, de onde sai no sentido da Feirinha de Teresópolis
- Segue para a Av. Oliveira Botelho e retorna ao bar Dona Maria.

Exquenta Verão
- Concentração às 16h na Esquina do Pecado, na Várzea.
- Saída às 18h pela  Av. Lúcio Meira
- Segue pela Av. Delfim Moreira até o Parque Regadas e para na Praça Olímpica
- Término às 20h