sábado, 30 de agosto de 2014

BNDES aprova empréstimo de R$ 1,1 bi para o Galeão

: galeãoO Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou empréstimo-ponte no valor de R$ 1,106 bilhão para a Concessionária Aeroporto Rio de Janeiro S.A., que vai operar o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão por 25 anos. O valor representa 70% dos gastos com itens financiáveis do projeto, a serem efetuados nos 18 primeiros meses de investimentos. A concessionária estima a geração e manutenção de 600 empregos diretos ao longo da operação do aeroporto, e de 1.000 postos de trabalho indiretos. Durante o período de pico da fase de obras (dois primeiros anos da concessão), a previsão é que sejam empregados mais de 2.500 funcionários.
Até 2016, o aeroporto terá expandido as instalações de embarque e desembarque de passageiros e as vagas no estacionamento de carros em quase 100% e as posições de estacionamento de aeronaves em 130%.
A concessionária é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) controlada pela Rio de Janeiro Aeroportos S.A., com 51% das ações, e pela Infraero, com 49%. A Rio de Janeiro Aeroportos S.A. é formada por Odebrecht Transport Aeroportos S.A. e por Changi Airport Group, cada um com 50% das ações da empresa. Esta última opera o aeroporto de Cingapura, considerado o melhor do mundo por várias entidades internacionais do setor.
Até que o BNDES aprove o empréstimo de longo prazo, a concessionária contará com os recursos do empréstimo-ponte para os investimentos iniciais destinados à ampliação, manutenção e exploração do aeroporto.
Serão realizadas obras para a modernização dos terminais de passageiros e ampliação dos estacionamentos de veículos, bem como os investimentos obrigatórios do Contrato de Concessão, dentre eles o aumento da quantidade de pontes de embarque e desembarque e de posições de estacionamento de aeronaves.
Rio 247


TRE defere candidatura de Ex-prefeito de Magé por sete a zero

A candidatura a deputado estadual do ex-prefeito de Magé, Rozan Gomes, pelo PTB foi aprovada pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), mas, no site oficial da corte da segunda instância da Justiça Eleitoral fluminense, ainda permanece como “aguardando julgamento”, porque o Ministério Público Eleitoral (MPE), recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em contato hoje com o elizeupires.com, Rozan informou que está tranqüilo e que não teme que a decisão do TRE seja derrubada em Brasília.
 

Ministério da Saúde simula resposta a caso de Ebola

:
O Ministério da Saúde promoveu uma simulação de resposta a um eventual caso de ebola em um turista estrangeiro; o treinamento começou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão e será concluído no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas; segundo Secretaria de Vigilância do ministério da Saúde, os países acometidos pelo surto de ebola na África ocidental já estão fazendo uma triagem de saída em passageiros internacionais, identificando sintomas como febre e impedindo que essas pessoas deixem o local; por essa razão, segundo a pasta, o risco de transmissão no Brasil é baixo

Parque Nacional da Serra dos Órgãos já entra no clima da celebração dos seus 75 anos

TERESÓPOLIS — Os números relacionados ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) impressionam. É o único do Brasil a abrigar mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem no local). Porém, prestes a completar 75 anos ( a comemoração será no dia 30 de novembro), o espaço ainda é um ilustre desconhecido, mesmo para quem mora nos arredores. Por este motivo, a Secretaria de Cultura de Teresópolis dá início às comemorações com uma exposição na Casa da Memória Arthur Dalmasso, para mostrar um pouco da história do parque.
— Nosso maior objetivo é contar a história de Teresópolis. E o Parnaso tem um papel importante nesse contexto. Acredito que também possamos colaborar com a conscientização ecológica, principalmente por parte das crianças — afirma Regina Rebello, chefe do patrimônio histórico da Secretaria de Cultura.
Importância. O Parnaso é considerado o parque com a maior rede de trilhas do Brasil (130 quilômetros). Acima, imagens antigas do parque, em exposição - Felipe Hanower / Felipe Hanower
Na mostra, painéis ilustrados narram o decorrer dos anos, mostrando a beleza da flora e da fauna do parque. Além disso, fotografias e documentos cumprem a função de apresentar o espaço, cuja área se espalha pelos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. Considerado o parque com a maior rede de trilhas do Brasil, o Parnaso tem 130 quilômetros de atrativos de diversos graus de dificuldade.
O clima já é de festa entre os organizadores:
— Já tivemos a primeira reunião para planejar as ações comemorativas. Queremos destacar os avanços dos últimos 25 anos e o que pretendemos para quando o parque completar 100 anos. Uma boa notícia é que, este ano, já superamos o recorde de visitação. Apenas no primeiro semestre estiveram aqui 130 mil pessoas, número total do ano passado — analisa Leandro Goulart, chefe do Parnaso.
Umas das atrações que mais agradam é a trilha suspensa,com 1,3 km de extensão e 9 metros de elevação.
— Ela foi construída em 2002, e em 2010 inauguramos o seu último trecho. É um caminho entre as copas das árvores, com os sons dos pássaros e outros animais — diz Fábio Viana, coordenador de operações do parque.

Fonte:oglobo

Empresária Patrícia Borret é alvo de Investigação por Fraude de uniformes Fantasma em Magé

Vice presidente do legislativo declara ter provas de irregularidades e fraude no fornecimento de uniformes.

Leonardo 5
O vice presidente do poder legislativo de Magé, Vereador Leonardo da Vila,  na última sessão, dia 5 de agosto, declarou sua indignação ao ver a empresária Patrícia Borret, candidata a uma cadeira ao cargo de deputado Federal, pedindo votos no município. Segundo Leonardo da Vila, Patrícia foi investigada em 2008, na ‘CPI do uniforme fantasma’, presidida na ocasião pelo próprio vereador Leonardo e presa por fraude.
Ainda segundo o vereador, recentemente, o esposo procurou Leonardo e apresentou novas denúncias, dentre elas, formação de cartel, sonegação fiscal, irregularidades trabalhista e fraude. Segundo denúncias, todos os endereços da empresa são terrenos baldios.
“Esta cidadã deveria estar presa, está aqui, em Magé pedindo voto e a Justiça Eleitoral permite isso. O fato é uma afronta à sociedade. É um soco na cara dos eleitores e do povo mageense. Vamos propor uma nova CPI e convocar todas essas empresas, estamos falando de dinheiro público, verbas destinadas a crianças, a educação, estamos falando de fraude, de roubo.” Desabafou o vereador e vice presidente do Poder legislativo de Magé.

Ouvidoria participa de Ação Social na Cascata do Imbuí


A Ouvidoria da Câmara Municipal participou da “Ação Social de Proteção Comunitária”, promovida pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec-CPC), com parceria do Sistema OCB/RJ-Sescoop/RJ, Aprochácara e Câmara, na Cascata do Imbuí, no dia 24.08.
Os moradores dos bairros Campo Grande, Posse, Cascata do Imbuí e Granja Florestal e Caleme passaram a tarde de domingo aprendendo sobre ouvidoria, defesa civil, meio ambiente, entre outros.
“O evento foi válido porque permitiu levar ao conhecimento da população o serviço da Ouvidoria. As pessoas ficaram surpresas e gostaram de saber sobre mais um canal de comunicação e serviu como experimento para um pré-projeto para implantar a ouvidoria itinerante e estreitar este relacionamento entre a Câmara e o cidadão”, avaliou o ouvidor Alexandre Paim.
Além das atividades educativas, os coordenadores do Nupdec sortearam brindes, pintaram as crianças e serviram lanche. As crianças brincaram no pula-pula e com o palhaço Futrica, que mora na região. Duas bandas animaram a tarde com muito rock. A Aprochácara distribuiu mudas de ipês roxo e amarelo.Wellington Andrade, da administração da Câmara falou sobre defesa civil e meio ambiente.

Nupdec
Criado pela Defesa Civil de Teresópolis, os Nupdecs são unidades formadas por grupos comunitários que participam das atividades como voluntários. O objetivo é organizar e preparar a comunidade local para atuar na prevenção de acidentes e na pronta resposta após a ocorrência de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.
Durante a capacitação os moradores são orientados a monitorar as condições climáticas para que percebam quando há previsão de chuva forte com risco de alagamentos ou deslizamentos de terra. O acompanhamento pode ser feito pela internet e também por mensagem via telefone celular. Neste caso, as pessoas interessadas podem se cadastrar através do blog da Defesa Civil. No blog também é possível acompanhar todas as ações de educação e de prevenção da Defesa Civil.
Primeiros socorros, risco geológico e hidrológico também são abordados no curso preparatório. No final, os moradores percorrem a região para mapear as áreas de risco e definir as rotas de fuga até os pontos de apoio na comunidade, ou seja, os lugares seguros para onde deverão se dirigir em caso de ocorrências.

Rafael Andriato vence etapa, mas Oscar Sevilla lidera o Tour do Rio

Rafael Andriato da equipe Yellow Fluo venceu a quinta etapa do Tour do Rio, entre Teresópolis e Rio das Ostras, no interior do Rio. A chegada foi disputada com os ciclistas chegando quase juntos. A largada aconteceu às 8h. Rafael fechou a quinta etapa com 4h30m34s. Em segundo lugar chegou Cristian Clavero e em terceiro Kleber Ramos da Silva. Os ciclistas deixaram Teresópolis de manhã cedo e passaram por Guapimirim em direção à rodovia RJ 116 e a Região dos Lagos.
Oscar Sevilla lidera a competição no geral individual, com 19h37m51s. Ele é seguido de perto por Gustavo Veloso e em terceiro Kleber Ramos da Silva. Foram percorridos 196.3 km entre as duas cidades. A média de velocidade do vencedor foi de 43 km.

MORTE SUSPEITA EM EDIFÍCIO GARAGEM NO CENTRO DE TERESÓPOLIS RJ

Moacir Peçanha Cruz Junior de 58 anos foi encontrado já sem vida, no terceiro andar do edifício garagem da rua Francisco Sá no centro de Teresópolis RJ, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionados por populares que passaram pelo local e avistaram o homem caído, segundo informações ele pode ter caído ou pulado do oitavo andar que ainda é garagem, a Perícia foi acionada e o corpo liberado para o IML.
Ainda segundo informações, Moacir morava com a esposa no bairro Agriões, estava aposentado e fazia tratamentos contra depressão, a esposa e amigos estiveram na 110 DP, onde prestaram esclarecimentos. Ainda segundo o que foi apurado, o homem era corretor de seguros e não podia sair só, pois já havia tentado contra a própria vida tempos atrás, hoje pela manhã, Moacir disse a esposa que iria fazer uma caminhada, após a saída, a esposa pressentiu que algo estaria para acontecer e saiu a procura do marido. Já em óbito, o telefone de Moacir não parava de chamar, a perícia encontrou o aparelho com várias chamadas perdidas... Era a esposa tentando lhe encontrar.



Fonte: Paulo Vicente




 






Motociclistas batem de frente e causam retenção em Teresópolis, RJ

Uma colisão entre dois motociclistas deixa o trânsito complicado na Barra, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, na manhã deste sábado (30). A batida frontal aconteceu por volta das 9h30 e, segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, apenas uma pessoa ficou ferida. O local, que dá acesso à Avenida Presidente Roosevelt, tem grande movimentação de veículos e o fluxo apresenta lentidão. A equipe dos bombeiros está no local para fazer o socorro.