sexta-feira, 16 de maio de 2014

Mulher fecha os olhos para orar e tem o celular furtado dentro da igreja

Pastor alertou e fiéis seguraram suspeita, em Teresópolis, no interior do Rio.Ela ainda alegou ser menor de idade, mas documento constou os 26 anos.


Furto em igreja de Teresópolis (Foto: Claucio Mizael)Polícia levou a suspeita para o Conselho Tutelar, onde a farsa foi descoberta (Foto: Claucio Mizael)
Uma mulher teve o telefone celular furtado dentro de uma igreja evangélica em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, nesta quinta-feira (15), enquanto orava. Ao fechar os olhos, a fiel teve a impressão que a mulher, sentada ao lado dela, tinha mexido em sua bolsa. A confirmação foi feita pelo próprio pastor, que apontou a ação. A mulher foi detida pelos fiéis até a chegada da Polícia Militar. Ela ainda alegou ser menor de idade.
A mulher alegou ser menor de idade e foi encaminhada para o Conselho Tutelar. Ao perceberem a farsa, já que a mulher tem 26 anos, os policiais levaram a suspeita à delegacia. A vítima fez o registro junto com uma testemunha e teve o aparelho celular devolvido.A confusão começou ocorreu na igreja que fica na Avenida Feliciano Sodré, no bairro Várzea. Segundo o boletim de ocorrência, o celular da mulher foi encontrado na bolsa da suspeita, que tinha ainda duas escovas de cabelo elétricas, um modem 3G e diversos produtos de beleza, além de preservativos femininos e masculinos. A polícia acredita que parte destes objetos também tenha sido furtada.

Mais uma praça de Teresópolis ganha estrutura para receber academia

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria M. de Serviços Públicos, vem dando continuidade ao projeto que visa incentivar a pratica de atividades físicas ao ar livre, ajudando a prevenir várias doenças. Nesta sexta-feira, 16, funcionários da secretaria deram inicio a preparação da Praça Maria Corina Paim, na Barra do Imbuí, para a instalação de mais uma Academia da Saúde ao Ar Livre.
A iniciativa visa à implantação de outras quatro academias nas praças Higino da Silveira, a da Feirinha de Teresópolis, Francisco Graciano da Silva, na Beira Linha, José Augusto Vieira, em frente à Escola M. Sakurá, na Ermitage, e Praça Nilo Peçanha, a da escola Ginda Bloch, no Alto, onde os preparativos já estão em andamento. O projeto é coordenado pela Secretaria M. de Saúde e segue os preceitos do Programa Academia da Saúde, do Governo Federal.
O programa Academia da Saúde segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de incentivar a prática de atividade física por 30 minutos cinco dias por semana. Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que em 2009 mais de 16% dos adultos ouvidos eram sedentários, ou seja, pessoas que não faziam nenhuma atividade física no tempo livre.
O trabalho de preparação consiste na marcação dos pontos e na construção da base para colocação dos aparelhos. A partir daí, os equipamentos são instalados.
Mais ações
Além dos preparativos na Praça Maria Corina, na Barra, outras ações de manutenção foram feitas nesta sexta-feira por trabalhadores da prefeitura.
No Soberbo, a Piscina Sloper, na altura da portaria da sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, está recebendo manutenção, com pintura e limpeza do local, muito frequentado por banhista no verão. Na Av. Oliveira Botelho, no Alto, onde a manutenção é constante, outra turma realiza a limpeza da via com varrição, poda e capina.
Outra equipe se concentrou na desobstrução de uma galeria na Rua Carmela Dutra, em Agriões. Frentes de trabalho ainda estiveram no Panorama, onde um dos espaços públicos também foi contemplado com capina, poda e limpeza, e nas ruas Tenente Luís Meirelles (Jardim Meudon), Melvin Jones (Meudon) e no entorno da cachoeira da Cascata do Imbuí com serviços de limpeza.


Fonte: Ascom/Teresópolis
Por Gisele Barreto

Exposição 'Teresópolis, casa da Seleção' é aberta no interior do Rio

Mostra ficará em cartaz até dia 13 de agosto, na Casa da Memória.Público verá registros das passagens da Seleção Brasileira pela cidade.

Com fotos raras, a exposição pode ser vista na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura de Teresópolis/Roberto Ferreira)Com fotos raras, a exposição pode ser vista na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura de Teresópolis/Roberto Ferreira)
Em época de Copa no Brasil, nada como rever as passagens da Seleção Brasileira pela cidade sede do grupo na Região Serrana do Rio. Está aberta ao público a exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’ que ficará em cartaz até 13 de agosto, no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso. Realizada pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a mostra faz uma viagem no tempo e mostra, através de imagens, documentos e objetos, as diversas passagens da Seleção Brasileira por Teresópolis.
Mostra retrata diversos momentos da Seleção Brasileira em Teresópolis (Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura deTeresópolis/Roberto Ferreira)A mostra retrata diversos momentos da Seleção em
Teresópolis (Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura de
Teresópolis/Roberto Ferreira)
“Teresópolis será a casa da Seleção Brasileira e o centro mundial das atenções. É nessa hora precisamos mostrar ao mundo nossa boa hospitalidade. Como contribuição dentro deste processo, a Secretaria de Cultura montou uma exposição especial, oferecendo aos teresopolitanos, e principalmente aos milhares de jornalistas e visitantes, um atrativo a mais durante a passagem por nossa cidade. São informações, objetos e curiosidades que mostram a importância de Teresópolis na preparação da nossa seleção ao longo das Copas. Vale a pena conferir, conhecer um pouco da extensa história da seleção na cidade e já entrar no clima da Copa do Mundo”, convida o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

A exposição ocupa boa parte do primeiro andar da Casa da Memória, com painéis ilustrados, fotografias originais, documentos e objetos, narrando a trajetória da Seleção Brasileira em Teresópolis. A mostra conta desde a criação da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), passando pela transformação em CBF, as primeiras vindas da seleção a Teresópolis, a construção do Centro de Treinamento Heleno Nunes, na Granja Comary, e as delegações que passaram pela cidade desde então.

Exemplares de revista estão entre os itens à mostra em Teresópolis (Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura de Teresópolis/Roberto Ferreira)Exemplares de revista estão entre os itens expostos
(Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura de Teresópolis/
Roberto Ferreira)
Em uma das salas, um vídeo especial está em exibição, onde podem ser vistos grandes momentos de atuação da Seleção Brasileira ao longo das Copas. Curiosidades a respeito da Seleção, das Copas do Mundo e do futebol em geral também serão abordadas na exposição, além de recortes de jornal, exemplares da Revista Placar de diversas épocas, álbuns de figurinhas e, é claro, a camisa da Seleção Brasileira.

A mostra é resultado de pesquisa da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, com orientação da chefe do Patrimônio, Regina Rebello, e supervisão do coordenador de exposições e designer gráfico, Ricardo Guarilha.

Exposição integra programação da Semana de Museus 
Além de contribuir para a recepção dos muitos convidados que o município receberá neste período, a exposição representa também a participação de Teresópolis na 12ª Semana de Museus, que vai até domingo (18) com o tema ‘Museus: as coleções criam conexões’. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, este ano o evento reúne 4.268 atividades, promovidas em 1.337 museus e outras instituições culturais participantes.

Serviço:
Exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’
Local: Casa da Memória Arthur Dalmasso na Praça Balthasar da Silveira nº 91, Centro
Visitação: até 13 de agosto, de segunda a sábado, das 13h às 17h
Ingresso: Gratuito

-Enem já tem 2,6 milhões de inscritos; prazo termina na próxima sexta-feira








A edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem mais2.655.111 candidatos inscritos, segundo balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na manhã desta sexta-feira (15). O prazo para participar vai até as 23h59 do dia 23, no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/. O Enem deverá ser usado por pelo menos 115 universidades federais para o acesso a cursos de graduação.
Site de inscrição para o Enem já está no ar (Foto: Reprodução/Inep)Site de inscrição do Enem (Foto: Reprodução/Inep)
Com base no volume de visitantes no site, o Inep afirma  que os melhores horários para se inscrever na prova do MEC são até as 9h, entre as 14h e as 17h, e após as 21h.
O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, e a expectativa é que até 8,2 milhões de estudantes se inscrevam este ano. Os candidatos podem tirar dúvidas sobre a inscrição em um passo a passo da inscrição no site enem.inep.gov.br.
Em 2013, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram no Enem e mais de 5 milhões fizeram as provas. A taxa de inscrição não mudou – continua R$ 35 –, e o pagamento do boleto deve ser feito até o dia 28 de maio. Ficam isentos da cobrança todos os alunos de escola pública ou que comprovarem renda familiar mensal inferior a R$ 1.086.Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, entre as 13h e as 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nesse dia, o tempo de exame será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).
Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual) em 1.699 municípios do país. Este ano, 785 mil funcionários vão ajudar na realização do Enem, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de prova.
CRONOGRAMA DO ENEM 2014
INSCRIÇÕES

12 de maio (às 10h):
 início das inscrições

23 de maio (às 23h59): fim das inscrições

28 de maio: último dia para pagar a taxa de R$ 35
PROVAS

8 de novembro (das 13h às 17h30, horário de Brasília): 
provas de ciências humanas e ciências da natureza

9 de novembro (das 13h às 18h30, horário de Brasília): provas de linguagens
e códigos, matemática e redação
Transexuais podem usar nome social
Candidatos travestis ou transexuais poderão usar o nome social para prestar o Enem. Para isso, precisarão fazer a solicitação ao Inep, por telefone, durante o prazo de inscrição.

Segundo o site, "o participante travesti ou transexual que desejar ser identificado por nome social nos dias e locais de realização do exame deve fazer essa solicitação pelo telefone 0800 616161, até o final do período de inscrição". O edital do Enem 2014, no entanto, não faz nenhuma referência ao uso do nome social pelos  candidatos.
Detectores de metal
Na última quinta-feira (8), o MEC anunciou que nesta edição serão aperfeiçoados os procedimentos de segurança contra fraude na aplicação das provas. Os fiscais poderão, inclusive, usar detectores de metais portáteis para comprovar que candidatos não estão usando equipamentos eletrônicos durante a realização do exame.

O detector poderá ser utilizado em qualquer estudante inscrito, a não ser que a pessoa apresente uma justificativa para que não possa passar por esse tipo de monitoramento. O aparelho também poderá comprovar o uso indevido de celulares para postar fotos do Enem nas redes sociais – infração que acabou eliminando dezenas de jovens nas últimas duas edições.
Segundo o MEC, este ano o edital foi traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e o site do Enem terá uma versão do edital incorporada a um sistema de computação acessível a cegos, chamado Dosvox.
Sabatistas
Este ano, os alunos sabatistas (que guardam o sábado por motivos religiosos) poderão fazer a prova de 8 de novembro às 19h (horário de Brasília) desse dia, exceto nos estados do Acre, Amazonas, de Roraima e Rondônia. Nesses quatro estados, os candidatos sabatistas poderão realizar o primeiro dia de provas às 19h de sua hora local, em função do horário de verão.

Site do Enem traz o passo a passo para o candidato fazer a inscrição (Foto: Reprodução/Inep)
Site do Enem traz o passo a passo da inscrição
(Foto: Reprodução/Inep)
Correção da redação
Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, os atuais filtros de correção da redação do Enem serão mantidos e ampliados. De acordo com ele, o MEC tem investido no aprimoramento dos itens de correção e na capacitação dos corretores. O presidente do Inep, Francisco Soares, também disse a jornalistas na quinta-feira que cada prova será avaliada por dois corretores.

"Se as notas dadas por cada corretor tiverem diferença de 100 pontos, um terceiro corretor irá avaliar a redação. Cada um avalia cinco quesitos. No caso de diferença de 80 pontos em cada quesito, também será chamado um terceiro avaliador", explicou Soares.
"Estamos com um grande processo de monitoramento e capacitação constante. Quando a redação é enviada ao corretor, assim como todo o sistema de acompanhamento, a redação é acompanhada de várias maneiras. A cada ano, acrescentamos detalhes, dada a experiência. Existirão novos filtros e sinalizações, e isso é um processo contínuo", afirmou o presidente do Inep.
Combatendo a abstenção
Segundo informou o MEC na quinta, os candidatos que não compareceram às provas do ano passado e se inscreverem novamente em 2014 receberão uma mensagem do governo alertando sobre o problema de faltar ao Enem mais uma vez.

De acordo com os dados levantados pelo governo, a maioria dos ausentes no exame são pessoas que não precisam pagar a taxa de inscrição – como treineiros, que ainda não terminaram o ensino médio, e adultos que já acabaram o ensino médio e trabalham.
Em 2013, o governo estima que cerca de 30% dos candidatos inscritos no Enem não chegaram a fazer os dois dias de prova. O prejuízo com os ausentes, no ano passado, foi de R$ 58 milhões, segundo o MEC.

G1

Esporte de Teresópolis oferece aulas de musculação para a Melhor Idade

As aulas de musculação para a terceira idade são orientadas pelo professor Silvio Fernando (Foto: Vanusa Lima)
As aulas de musculação para a terceira idade são orientadas pelo professor Silvio Fernando (Foto: Vanusa Lima)
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, através do fortalecimento da musculação e das articulações, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer oferece aulas de musculação para a Melhor Idade. Alunos que já fazem parte de alguma atividade da Secretaria podem utilizar a academia, localizada nas dependências do Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, como exercício adicional.
As aulas de musculação para a terceira idade são orientadas pelo professor Silvio Fernando e acontecem as segundas e sextas-feiras, em dois horários: das 13h às 15h e das 16h às 19h; e nas terças e quintas-feiras, também em dois horários: das 9h às 13h e das 19h às 20h. Os horários são livres para os alunos realizarem suas atividades.
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer também oferece hidroginástica, dança sênior, alongamento e ginástica para a Melhor Idade. Os interessados podem se inscrever nas atividades, para isso, basta comparecer na sede da Secretaria (Rua Tenente Luis Meireles, 211, Várzea), portando atestado médico, tipo sanguíneo e cópias da certidão de nascimento ou da carteira de identidade e do comprovante de residência, além de duas fotos 3×4.

Cravo na rodoviária de Teresópolis revela talentos anônimos

Na rodoviária, ônibus, passageiros e um piano. Um cravo, para ser mais exato. Há dois anos, a presença do instrumento mudou a rotina do terminal de Teresópolis. Doado por um antiquário, fica exposto na intenção de ser tocado por quem quer que passe por ali. Virou um dos raros fatores que desaceleram o vaivém numa das portas de entrada da cidade.
Humberto Alfredo Parra, de 65 anos, testa afinação do cravo antes de tocá-lo. (Foto: Felipe Hanower)
Humberto Alfredo Parra, de 65 anos, testa afinação do cravo antes de tocá-lo. (Foto: Felipe Hanower)

O modelo alemão Rönisch Carl Dresden, de aproximadamente 90 anos, fica no corredor de acesso à plataforma de embarque e desembarque, e chamou a atenção de Humberto Alfredo Parra, de 65 anos. Ele o testa, tecla por tecla, e reclama, entre dentes: “Faltam dez notas”. De todo modo, em pé, começa a tocar Chopin. O burburinho cessa quase instantaneamente. Ao final da apresentação improvisada, mas aclamada, Parra, professor de piano aposentado, sai apressado para não perder a condução.
- Ótima a iniciativa, mas é uma pena um instrumento desse, de marca boa, premiada, largado assim desse jeito – reclama, justificando ainda as falhas de execução, imperceptíveis aos leigos.
Quem atualmente faz a afinação do cravo é Dilson Mattos Pereira. Ele, que é cego, tomou a responsabilidade por conta própria desde o dia em que foi alertado pela esposa numa das idas a Teresópolis da presença do instrumento ali. Professor de afinação no Instituto Benjamin Constant, dedica-se por horas ao equipamento quando tem a oportunidade. Mas, ressalta, deixa o cravo tão somente “tocável”.
- Acho linda a proposta de aproximar a música das pessoas. Um dia, me sentei para tocar e acabei consertando-o. Mas é preciso uma reforma minuciosa. Ajeito para que não fique sem uso – explica, acrescentando que a única remuneração já recebida pelo serviço foram R$ 100 coletados em vaquinha feita por funcionários da rodoviária.
Marco Antônio Furtado Ferreira (ou simplesmente Marquinho da Rodoviária, por trabalhar há 16 anos no local), foi um dos contribuintes. Lamenta não ter mais para poder ajudar na restauração, orçada em alguns milhares de reais. Ele, nos horários vagos, testa as composições feitas para o violão no alemão quase centenário.
- Tenho dedos duros, mas adoro música. O pessoal aqui adotou o instrumento — e interrompe a conversa para apresentar música autoral, complementando em seguida: – Um menino que vende amendoim vem para cá para aprender piano e tem melhorado a olhos vistos.
Responsável pelo acolhimento do cravo e pela ideia, o administrador da rodoviária, Alexander Barbosa Silva, mudou a trilha sonora tocada nos alto-falantes para música instrumental, por conta do cravo.
- Sempre tem um que se senta e toca – diz.
Silva afirma que o instrumento foi catalogado pela Secretaria de Cultura e que há promessa de reparo. No entanto, nada foi feito até agora.


Fonte: O Globo
Por Thalita Pessoa

Teresópolis é destaque na rota do turismo no Brasil

0,,2182
A edição especial da revista de bordo da GOL Linhas Aéreas Inteligentes do mês de junho vai trazer, Teresópolis, como destaque do turismo brasileiro. A publicação, disponível para os clientes em todos os voos nacionais e internacionais, reúne matérias de tecnologia, turismo, estilo de vida, comportamento, cultura e dicas do que fazer nas cidades de destino da GOL.
A equipe de reportagem da empresa visitou a cidade para realizar a matéria especial, mostrando onde vai ficar hospedada e treinando a seleção brasileira para a Copa .
Tereso
A edição mostrará também, os atrativos turísticos da cidade que, a partir de junho, estará em evidência em todo Brasil e no mundo. É a primeira revista de bordo com certificado oficial de auditoria de distribuição gratuita, emitido pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) no país.
A publicação da companhia aérea GOL é editada pela Trip Editora desde 2002 e a distribuição é gratuita nas 135 aeronaves da empresa, que atendem 65 destinos em 10 países da América do Sul, no Caribe e nos Estados Unidos, com média de 970 voos diários. Além dos voos, as edições também estão disponíveis nas salas VIPs nacionais e internacionais dos aeroportos de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ). Com 150 mil exemplares de tiragem total e média de 150 páginas por edição, a revista alcança cerca de 1 milhão de leitores mensalmente.
28
Edições anteriores já publicaram destinos como Montevidéo (Uruguai), Serras Gaúcha e Catarinense, Pantanal, Fernando de Noronha, Maceió, Recife e vários outros lugares de grande visitação. Agora Teresópolis é a bola da vez.

Fonte: Ascom/Teresópolis