quinta-feira, 22 de novembro de 2012


Estão espalhando em Teresópolis que vitória de Mario Tricano no TSE já estaria definida. Boato ou "informação"?

Eleições em Teresópolis: Estão espalhando na cidade quem em Brasília já estaria tudo definido em favor do candidato Mario Tricano. Falam até de "forças ocultas"....
Segundo afirmam supostos eleitores do candidato, a coisa já estaria encaminhada para que o processo acabe mesmo nas mãos do Ministro Marco Aurélio, simpatizante da causa, e que este, alegando a impossibilidade de votar em plenário todos os processos existentes, estaria pronto a dar uma sentença monocrática, ou seja, decisão pessoal em favor do candidato indeferido. Outras fontes, entretanto, dizem que isso é impossível, devido a jurisprudência formada que vem se confirmando cada vez mais com as últimas decisões do TSE. 

Em uma das últimas decisões dadas pelo TSE, foi mantido o indeferimento do candidato mais votado de Novo Hamburgo (RS), embora sua condenação datasse do ano de 2004. Em Primavera, Pernambuco, o candidato conhecido como "pão com ovo" também teve a impugnação de sua candidatura mantida esta semana pelo TSE, apesar de sua condenação datar de 2006. 

A demora em votar os casos de impugnação pelo TSE, trouxe graves prejuízos emocionais as diversas cidades em que esses casos ocorreram. Como pode um candidato indeferido fazer campanha e concorrer? Que lógica é essa que diz que o candidato indeferido pode concorrer mas seus votos não são "válidos"? Quem perde com isso? Se a justiça revoga suas decisões com atraso, os candidatos "Ficha Limpa" que concorreram e ganharam, ficam com a sensação de que foram enganados. Se ela não revoga e mantém a impugnação, quem fica no prejuízo é o candidato indeferido e seus eleitores, que nutriram expectativas e na verdade nunca estiveram no páreo. Isso pode continuar assim?:

Ministro Joaquim Barbosa toma posse hoje como presidente do Supremo Tribunal Federal


O primeiro ministro declaradamente negro do Supremo Tribunal Federal (STF) é também um dos mais populares. Aos 58 anos de idade e com um temperamento explosivo, Joaquim Barbosa ganhou fama de herói nacional e conquistou muitos fãs nas redes sociais ao pedir, como relator do processo do mensalão, a condenação de políticos envolvidos no esquema de corrupção instaurado no Congresso Nacional.
Na próxima quinta-feira (22/11), Barbosa deixará mais uma vez o nome marcado na História: ele se tornará oficialmente o primeiro negro a presidir a mais alta corte do país. Com a aposentadoria do ministro Ayres Britto, o STF usou o tradicional critério de antiguidade no tribunal para eleger o novo presidente, que cumprirá um mandato de dois anos. Tradicionalmente, assume o ministro mais antigo na casa que ainda não tenha presidido a corte.

92 prefeitos serão diplomados em evento único na sede do TJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) decidiu inovar. Desta vez, a cerimônia de diplomação dos prefeitos e vices, eleitos e reeleitos nas 92 cidades do estado, será em evento único, dia 13 de dezembro, às 14h, na sede do Tribunal de Justiça (TJ), no Centro do Rio. Normalmente, a cerimônia é feita nas câmaras municipais, onde também ocorre a diplomação dos vereadores eleitos.

A decisão foi do presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, que justificou a medida: “Quis dar à cerimônia um caráter mais significativo. É a primeira vez que algo assim acontece, será um marco da lisura e da democracia das eleições no nosso estado”, explica. Segundo Zveiter, o ato terá a presença de 89 juízes eleitorais, que farão a diplomação dos eleitos em ordem alfabética, começando com os eleitos de Angra dos Reis e terminando com os de Volta Redonda.

“Haverá a cerimônia de diplomação no Centro do Rio e, depois, naturalmente, cada prefeito eleito fará a comemoração em sua cidade”, explica Zveiter. A cerimônia será no novo plenário do Tribunal Pleno do TJ, cuja capacidade é de 800 pessoas. A diplomação de vereadores eleitos será definida pelos juízes eleitorais de cada comarca.

O prefeito eleito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier (PMDB), aprovou a decisão Segundo ele, será uma chance “única” de encontrar os demais prefeitos eleitos. “Fiquei muito envaidecido com o convite”, afirmou. “Para mim, a cerimônia marca o encerramento de eleições marcadas pela justiça e pela democracia”.


Liga de Oncologia promove Campanha de Combate ao Câncer de Pele em Teresópolis

Pelo segundo ano consecutivo, a Liga de Oncologia Multidisciplinar do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promove uma importante ação de prevenção integrada a Campanha Nacional do Combate ao Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O evento será realizado no sábado, dia 24 de novembro, das 9h às 15h, na Unidade Ambulatorial do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) – situado na Rua Tenente Luiz Meirelles, 789 – e no Posto de Saúde de Vargem Grande, no 3º Distrito, com o apoio da Prefeitura de Teresópolis.

Durante o evento, estudantes de Medicina supervisionados por professores vão atender o público buscando sinais de câncer de pele e encaminhando para tratamento, além de esclarecer dúvidas e distribuir material informativo para explicar sobre a variedade da doença. O evento é gratuito e aberto à população de Teresópolis.