sábado, 25 de janeiro de 2014

Tesouros de Nova Friburgo: antiga linha do trem


O velho e romântico trem a vapor deixou saudades a quem teve o privilégio de viajar por tempos menos apressados e mais contemplativos. E o encanto que ele exerce se estende até mesmo às gerações mais novas, que apenas puderam imaginar o apito, os vendedores, as trocas de locomotiva, os passageiros bem vestidos debaixo de protetores guardas-pós e os farnéis.

Em Nova Friburgo, o caminho da saudosa locomotiva já praticamente não guarda trilhos. Os ecos do apito há muito deram lugar ao canto dos pássaros e ao distante (e carente de poesia) chiado dos motores à explosão. No entanto, o caminho continua lá, eternizando a ausência do velho trem, e registrando parte importante da história da cidade, quer seja nos detalhes da travessia, quer seja nas histórias contadas pelas hoje enrugadas crianças daquelas viagens.

Então, vá lá! Deixe o carro e a pressa em casa, e saia para viajar no tempo e descobrir novas saudades nos mistérios e nas belezas da antiga estrada de trem em Mury.

Estado do Rio receberá 833,6 mil doses da vacina contra o HPV

A partir de 10 de março, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), para prevenção do câncer de colo do útero. O Ministério da Saúde adquiriu 15 milhões de doses para este primeiro ano de vacinação, das quais 833, 6 mil são para o Estado do Rio. Será utilizada a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18). 

Este ano, serão vacinadas meninas de 11 a 13 anos. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a 2ª, seis meses depois, e a 3ª, cinco anos após a 1ª dose. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos. A meta do Ministério da Saúde é atingir 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas. A vacina contra o HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero.  

 

Campanha vai mostrar a importância da prevenção

Para orientar a população sobre a importância da prevenção contra o câncer do colo de útero, o Ministério da Saúde preparou uma campanha informativa que tem como tema "Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção”. As peças convocam as meninas para se vacinar e as mulheres também são alertadas de que a prevenção deve ser permanente. As informações serão veiculadas por meio de cartazes, spot de rádio, filme para TV, anúncio em revistas, outdoors e internet.

Vale destacar que a vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países. Sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas, da Organização Mundial de Saúde (OMS).



O que é o HPV?

É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante parto. A OMS estima que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença.  

O HPV é uma das principais causas de câncer do colo de útero — terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam exame preventivo anualmente. A vacina não substitui a realização do exame nem o uso de preservativos nas relações sexuais

Prefeitura de Magé promove choque de limpeza na Praia do Remanso

re_800x600 
rem_800x600A Praia do Remanso, em Mauá, 5º distrito de Magé, está passando por um choque de organização. Os trabalhos realizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, começaram pela entrada principal e abrangeram todas as vias que compõem a localidade. Segundo o secretário de Serviços Públicos, João Carlos da Silva, foram realizadas pinturas dos postes, mesas, bancos e churrasqueiras. Também houve retirada de entulho e capina.
“Esse é um trabalho de rotina executado em todo o município diariamente. Hoje estamos atuando como maior número de máquinas e homens, como se fosse um mutirão, nas regiões que atraem grande número de pessoas nesta época de muito calor”.
Para dinamizar os trabalhos foram utilizadas máquinas roçadeiras, 62 homens, caminhões, pás, vassouras e outros equipamentos. O secretário contou que as equipes também estão atuando em Fragoso, no bairro Parque Sayonara, no Parque Estrela, localizado em Vila Inhomirim, e nos bairros Pico e Cavado, em Santo Aleixo, e nos cemitérios Magé II e Vila Esperança. A área da Cachoeira Grande também passou por um mutirão de limpeza.

Guapimirim pode perder 6% de sua área em 10 anos

guapi 
Estudo do Instituto Pereira Passos (IPP), da prefeitura, prevê que 10,3% do território carioca podem ser afetados, até o fim do século, pela elevação do nível médio do mar causada por mudanças climáticas.
As regiões mais atingidas seriam o litoral da Baía de Sepetiba e as áreas vizinhas às lagoas de Jacarepaguá, como Itanhangá e Rio das Pedras. Este cenário, o mais pessimista, prevê uma elevação de 1,5 metro do nível do mar. O fenômeno atingiria, segundo os técnicos, 8% da área de São Gonçalo e 6% de Guapimirim.
guapimirimLixo no mar
O antigo aterro sanitário de Gramacho, em Caxias, também poderia ser afetado, o que traria sérias consequências ambientais.
Outras áreas
O trabalho se concentrou em áreas bem mapeadas. Mas a elevação média do nível do mar influenciaria outras cidades: 18% da Região Metropolitana do Rio ficam na chamada Zona Costeira de Baixa Elevação.
Congressos
O estudo sobre a elevação do nível do mar é um dos cinco do IPP que serão apresentados em dois congressos internacionais de informações geográficas

Fonte: O Dia

Cachoeiras do Rio e Grande Rio são a boa do verão


Carioca ama espuma. No chope. Já quando acontece nas praias, o fenômeno é motivo de preocupação. Quando as algas se proliferam e mostram que o mar não está aprazível para banhistas, é hora de inverter a bússola. Afinal, veranista se preze sabe fugir da água salgada sem perder o prazer do mergulho. Num verão em que a sensação térmica chegou a 51 graus, a onda é fugir do asfalto. Para as cachoeiras.
Cachoeira das Almas: quatro metros de queda d’águaMoradora de Cordovil, a costureira Jelsa Caetano, de 46 anos, partiu com a família ontem para um piquenique no Horto, onde há cachoeiras e poços que garantem a diversão das famílias . Sanduíches de patê de atum, refrigerantes e garrafas de água mineral fizeram a alegria da galera.
— É uma tranquilidade. Não tem arrastão, ladrão, você pode deixar as bolsas tranquila — explica Jelsa.
A filha, Rebeka Pinto, de 14 anos, amou o passeio pela Mata Atlântica:
— A trilha é muito boa de fazer. E a água é doce, geladinha, uma delícia.
Democrático, o passeio na cachoeira atrai pessoas de todas as idades. E credos. Evangélico, o motorista Messias Wellington Dias dos Santos, de 39 anos, não resistiu e entrou na água. De calça comprida. A mulher e a cunhada também não perderam a oportunidade de se refrescar, mas com trajes comportados. Vestiam bermudas e maiôs. Nada de roupas de banho.
— Nós nos divertimos, sim, mas do nosso jeito — dizia Messias, com bom humor e rodeado de crianças.
Já a comerciante Maiara Paloma Gomes de Oliveira, de 25 anos, levou a filha Lana, de apenas 15 dias, para conhecer os encantos do Parque Nacional da Tijuca:
— Não tem restrição do médico, não. Desde que chegou, ela está dormindo tranquilamente. Levei minha filha de 3 anos para Visconde de Mauá assim que nasceu também. E não houve problema algum. Tem lugar melhor para uma criança do que a energia boa da cachoeira?
E não tem idade mesmo para se divertir nas matas. Para o aposentado Carlos Rodrigues, de 70 anos, a melhor trilha é das Paineiras.
— Aquela estrada é linda, com uma vista exuberante de vários pontos do Rio. E a água forte das bicas tira qualquer problema do corpo e da alma. Cura até ressaca!
Dica anotada!

Fonte:Clarissa Monteagudo/extra.globo

Beltrame anuncia UPPs em São Gonçalo, em Niterói e na Baixada

BELTRA
O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, anunciou,  que as próximas regiões a receber Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) serão (quatro ou cinco) municípios da Baixada Fluminense, sem citar quais, e São Gonçalo, na Região Metropolitana.
“Vamos iniciar hoje uma série de medidas como esta. Vamos para Baixada, Niterói. Chegou o momento da Baixada e São Gonçalo serem contemplados com estas ações”, afirmou Beltrame.
O anúncio foi feito durante inauguração da Companhia Destacada na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, onde moradores vinham reclamando do aumento da violência desde o ano passado.
De acordo com Beltrame, as novas UPPs devem ser instaladas até o final do primeiro semestre deste ano, quando será realizada a Copa do Mundo de 2014, cuja final está marcada para acontecer no estádio do Maracanã.
UPP da Maré é adiada
Diante da mudança no cronograma de instalação de UPPs, a ocupação do Conjunto de Favelas da Maré – que seria a próxima região a ser contemplada pelo projeto – ficará para depois. Beltrame não informou, no entanto, quando isso acontecerá.
Em entrevista exclusiva ao G1, em dezembro do ano passado, Beltrame disse que o Conjunto de Favelas da Maré seria uma das próximas regiões a receber UPPs e afirmou que previa resistência por parte do tráfico de drogas no local.
Além da Praça Seca, na Zona Oeste, o secretário anunciou que o próximo bairro a receber uma Companhia Destacada da PM será a Pavuna, na Zona Norte. A ação está programada para os próximos dias.
Sobre a saída da chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, que deixará o cargo para se candidatar às eleições deste ano, o secretário afirmou que ainda não foi escolhido substituto para o cargo.
Companhia da PM na Praça Seca
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizou uma operação para combater o tráfico de drogas na comunidade São José Operário.
Ao todo, 60 policiais vão atuar na Companhia Destacada da PM, que vai funcionar em um imóvel na Praça Seca. A maior parte desse agentes tem experiência de atuação em Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), comandados pelo capitão Marcio Moura Bernardo Gonçalves.
Sobre a inauguração, Beltrame disse que “vem acompanhando os índices de criminalidade na região e no estado inteiro”. “A gente acredita que com a presença da polícia aqui a gente consiga passar tranquilidade para a população”, disse o secretário.
Quem mora por ali relata tiroteios constantes e conta que a situação se agravou após a inauguração da UPP do Lins de Vasconcelos, no Subúrbio, em outubro do ano passado. Segundo moradores, criminosos das comunidades ocupadas fugiram para os morros São José Operário, Chacrinha e Bateau Mouche.
Além disso, traficantes disputam com milicianos o controle dessas comunidades. Desde então, o Bope tem feito várias ações na área, para evitar invasões de facções rivais no local.

Via Expressa em Nova Friburgo, terá atividades para as crianças


Local ficará fechado para trânsito de veículos (Foto: Davi Motta/InterTv)Local ficará fechado para trânsito de veículos (Foto:
Davi Motta/InterTv)
No verão, atividades ao ar livre tornam-se um grande atrativo para adultos e crianças. Por isso, neste domingo (26), a Prefeitura de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, em parceria com o Sesc da cidade, realizam a primeira edição do ano do evento “Domingo de Lazer”, na Via Expressa. O evento começou a ser realizado no último domingo de cada mês no ano passado e atraiu pessoas de todas as idades. Entre as novidades deste ano, está um stand com corte de cabelo gratuito.
Além de poder usar as pistas livres da Via Expressa para andar de skate e bicicleta, as crianças podem desfrutar de outras atividades gratuitas como oficina de malabares, brinquedos pula-pula, futebol de sabão, cama elástica, slackline e muro de escaladas.
Por causa do calor, o evento será realizado apenas no período da manhã, das 8h às 11h. Os motoristas devem ficar atentos para a mudança no trânsito, pois a Via Expressa será fechada a partir das 7h para a montagem dos equipamentos e liberada às 11h30. Em caso de chuva, as atividades serão canceladas.

Fonte : Inter TV

Número de descargas elétricas em Teresópolis é preocupante

O número de descargas elétricas em Teresópolis, Região Serrana do Rio, preocupa os moradores. Há quase duas semanas, um incêndio em uma fazenda provocado por um raio matou nove cavalos. No local onde estavam as baias também existia uma casa, um escritório e uma farmácia, e tudo foi destruído.
Nos 23 primeiros dias de janeiro já foram registradas 312 ocorrências, número que não é considerado alto pelo grupo de eletricidade atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Mas, em apenas um dia foram 45 descargas elétricas na cidade.
Em 2013, Teresópolis foi a cidade que mais recebeu descargas elétricas na Região Serrana do Rio. Ao todo, segundo o Inpe, foram 1.583; Petrópolis ficou em segundo lugar ,com 1.578 ; e Nova Friburgo em terceiro,  com 1.320.
Também segundoo Inpe, por ano, cerca de 130 pessoas morrem vítimas de descargas elétricas. E estudos indicam que 80% dessas mortes poderiam ser evitadas se as pessoas soubessem como reagir durante as tempestades. O ideal é se afastar de árvores e se proteger em um local coberto, em casa é preciso retirar os eletrodomésticos das tomadas.

Fonte:g1