terça-feira, 7 de maio de 2013


Prefeito de Magé Anuncia construção de Museu do Garrincha

Magé, um dos municípios mais antigos da Baixada.
O prefeito Nestor Vidal anuncia investimentos na área da cultura de Magé. Um dos projetos é a construção do Museu do Garrincha. Campeão do mundo em 1958 e 1962, o ex-jogador do Botafogo foi criado em Pau Grande, distrito de Magé, onde nasceu e foi criado. Seus restos mortais estão no cemitério de Raiz da Serra, também em Magé.
“Vamos buscar recursos para construir o museu. Muita gente vem dos Estados Unidos e da Europa e quer saber onde o Garrincha foi enterrado”, disse Nestor Vidal. Ele afirmou que está buscando ajuda dos governos estadual e federal e que a ideia tem recebido apoio de todos. “Estou disposto a fazer este museu de qualquer forma”, disse.
Nestor Vidal anunciou um projeto que vai criar o primeiro acervo histórico do município. “O local terá as referências históricas de Magé, um dos municípios mais antigos da Baixada”, diz. O prefeito pretende também resgatar a memória da estação ferroviária de Guia de Pacobaíba, que existe até hoje. Através de seu site, a prefeitura está pedindo aos moradores que contribuam, doando documentos históricos. “Todos os arquivos serão digitalizados e devolvidos aos donos”, prometeu o prefeito.
Cultura promove ciclo de debates
No dia 8 de maio, às 14h, na Casa do Empreendedor Barão de Mauá, Centro de Magé, o Departamento de Diversidade Cultural promve a abertura do Ciclo de Debates da Cultura. O encontro faz parte das prévias para a primeira conferência municipal do setor e servirá como fórum de discussão do Plano Municipal de Cultura e a formação do Conselho Mageeense.
 São cinco encontros que vão durar até o dia 5 de junho. Os eventos são abertos ao público, que pode se inscrever através do telefone da 2739-4973 ou pelo e-mail: cultura@mage.rj.gov.br. A Casa do Empreendedor fica na Rua Sebastião Reis 21, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário