segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Comissão de Saúde visita Hospital São José e descobre projeto de centro de hemodiálise à espera de aprovação há oito meses



A Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Teresópolis foi, no dia 24.09, ao Hospital São José para se informar sobre os fatos relacionados ao Setor de Hemodiálise, interditado por tempo indeterminado, por ordem da Secretaria Estadual de Saúde. Dos 88 pacientes internados no setor, nove apresentaram resultado positivo para o vírus tipo C da hepatite, e quatro estão sob suspeita. Com isso, a subsecretaria estadual de Vigilância de Saúde abriu investigação sobre o caso.
O presidente da Comissão vereador Dr. Antônio Francisco (PP), o relator Serginho Pimentel (PRP) e Dedê da Barra (PTN) foram acompanhados pelo vereador DaPonte (PSDB) à reunião com a diretoria do HSJ. “A investigação está sendo feita pela comissão de infecção hospitalar junto com o Hospital Santa Teresa, com o qual está ligado o HSJ. Profissionais estão empenhados em saber por que houve esta contaminação”, disse o vereador Dr. Antônio Francisco.
Durante a visita, a Comissão descobriu que o Hospital São José espera há oito meses a aprovação, pela Vigilância Sanitária, de um projeto de arquitetura para fazer um centro de hemodiálise com capacidade de atendimento para 200 pessoas.
“O centro de hemodiálise não funciona sozinho, é um centro de atividades intra hospitalar. Precisa da concorrência de outros médicos que não sejam somente infectologistas. Numa unidade destas, isoladas, dificilmente o governo vai colocar médico cirurgião vascular, clínico, cirurgião. Existe procedimento que só é feito em centro cirúrgico. O governo não será capaz de constituir uma equipe tão grande. Para fazer funcionar 100 leitos é preciso, no mínimo, 200 profissionais, incluindo médico, enfermeiro, auxiliar, pessoal de serviço de infraestrutura”, explicou Dr. Antônio Francisco (PP), criticando a promessa do governo do Estado em construir um centro de hemodiálise em Teresópolis.

Cerimônia marca lançamento do programa Coleta Seletiva Solidária em Magé


A cerimônia de lançamento do programa Coleta Seletiva Solidária contou com a presença do prefeito Nestor Vidal, na manhã da última segunda-feira (30). O projeto articula e funda ações de apoio a cooperativas e associações de catadores de material reciclável da cidade.Desde 2012 cinco bairros são atendidos pela ação, sendo três no primeiro distrito (Comendador Reis, Flexeiras e Magémirim) e dois no sexto distrito (Jardim Novo Horizonte e Maurimárcia).O projeto no município, desenvolvido pela secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi estendido para as instituições de ensino estadual do município.Desde maio professores, diretoras, agentes das escolas estaduais passaram pelas atividades de teoria e prática para desenvolverem a Coleta Seletiva Solidária dentro das unidades de ensino. O conteúdo também incluiu uma visita ao aterro controlado em Bongaba, onde conheceram a história do lixão e do processo de remediação para recuperação do espaço. Além de realizar as dinâmicas, eles têm agora o desafio de mudar hábitos em suas escolas.Nestor Vidal ressaltou a importância da coleta seletiva e a importância do envolvimento da sociedade com o projeto.“Vamos estimular e promover a sensibilização de toda a sociedade civil para que esse projeto seja implementado de forma definitiva. A cidade precisa se tornar comprometida com o meio ambiente e a prefeitura irá procurar instrumentos para que, paulatinamente, a Coleta Seletiva Solidária se torne um instrumento de valorização da cidadania mageense”. O secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal, ressaltou que, por determinação do prefeito, seja constituída uma política pública profunda que auxilie de fato os catadores  modifique os conceitos de preservação ambiental. “A participação de todas as instâncias públicas, desde os governos federal, estadual e municipal, além dos órgãos e entidades envolvidas devem estar em sintonia com as questões locais da reciclagem e tudo aquilo que envolve o assunto”.A gerente de educação ambiental do Inea, Polita de Paula Gonçalves, disse que “é uma satisfação constatar que Magé está em um nível avançado nas questões ambientais e observar o comprometimento do prefeito Nestor Vidal e o seu secretariado com o assunto”. O evento contou ainda com a participação da banda marcial da Escola Estadual Alda Bernardo dos Santos Tavares, do Coral Municipal Art'Voz e da banda Percussão em Lata.

Deputado Salomão é coautor de lei que estende 60 vales transporte mensais a portadores de hanseníase e tuberculose


Uma lei estadual que leva a assinatura do deputado Nilton Salomão (foto) e mais cinco deputados do PT já está em vigor nos 92 municípios do Rio de Janeiro. Trata-se da Lei 6541/2013, de autoria de Salomão, Gilberto Palmares, André Ceciliano, Inês Pandeló, Robson Leite e Zaqueu Teixeira, que “altera a Lei nº 4510, de 13 de janeiro de 2005, para dispor sobre a isenção do pagamento de tarifas nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros para os portadores de tuberculose e hanseníase”.
A Lei sobre a isenção de tarifa no transporte intermunicipal a portadores de tuberculose e hanseníase diz, em seu Artigo 2º: “Fica acrescentado o artigo 1-A a Lei nº 4510, de 13 de janeiro de 2005, com a seguinte redação: (...) Os vales sociais para os portadores de doenças crônicas deverão ser concedidos num prazo máximo de até 30 (trinta) dias úteis (...)”. E no Art.3º: “Fica acrescentado o artigo 1-B a Lei nº 4510, de 13 de janeiro de 2005, com a seguinte redação: (...) Serão concedidos mensalmente aos portadores de doenças crônicas no máximo 60 (sessenta) vales sociais, conforme necessidade de atendimento e tratamento comprovados através da apresentação de correspondente laudo médico”.
O texto diz ainda que “as dotações orçamentárias consignadas ao Fundo Estadual de Combate a Pobreza (FECP), instituído pela lei nº 4056/2002, cobrirão as despesas com a aplicação desta Lei”.



Grêmio Musical Mageense festeja 56 anos


Nossa cultura, nossa raiz. 

A música alimenta o coração da nossa gente. O Grêmio musical de Magé é um exemplo e orgulho para nossa cidade. Na estrada há 56 anos, o som e o ritmo tem resistido ao longo dos anos todas as barreiras impostas e esta feliz agremiação.
ScreenShot024
Represent.AlfredoBrandoCertos da importância de que nossa instituição colabora para fortalecimento da cultura democrática em nosso país, não temos dúvida de que tal prática ativa a cidadania na adolescência e juventude e tem papel central na construção de uma sociedade mais humana, justa, sustentável e acima de tudo, pacífica.
O Grêmio Musical Mageense  comemora neste domingo, 29 de setembro de 2013,  56 anos dessa valorosa instituição, com uma série de Shows que acontecerão nas dependências do Mageense Futebol clube, a partir das 14:00hs, a festa culminará com a apresentação de Banda Sinfônica, prestigie, traga a sua família a entrada é franca.
Ascom-Grêmio Musical de Magé.

Evento reúne seis mil motociclistas em Itaipava


Neste final de semana aconteceu a quarta edição do Moto Fest Imperial, evento com três dias de duração, e que reuniu cerca de seis mil motociclistas de diferentes cantos do país. Ao som de muito Rock'in'Roll, o evento ajudou a movimentar a economia da cidade, ocupando hotéis, lotando restaurantes e os principais polos de moda da cidade. 

O funcionário público Jair Santana, veio de perto, do Rio de Janeiro, para curtir duas paixões: pegar a estrada sobre duas rodas e se juntar aos amigos ao som do rock. “Estou sempre viajando, acompanhando eventos como o Moto Fest Imperial. Com aqui é pertinho, tenho vendo vindo todos os anos, mas já fiz viagens mais longas de moto. Ano passado viajei até o Chile”, conta o motociclista, que com 55 anos de idade, afirma ter passado pelo menos 40 deles sobre duas rodas. “Tenho moto desde os 15 anos”. 
De Brasília, o dentista Antônio de Souza, ficou encantado com a cidade, na primeira vez que vem a Petrópolis. “É tudo muito bonito, o trecho da Serra da Br-040 é um dos mais bonitos entre os que já percorri e a cidade tem muito verde, montanhas belíssimas, fora a arquitetura do Centro Histórico. Hoje (sábado) vou curtir o evento, amanhã (domingo) pretendo fazer um passeio mais turístico”, garante.
A quarta edição do evento, segundo o presidente da Associação de Motociclistas de Petrópolis – AMP (que reúne 12 motoclubes da cidade), Arlindo Soares, bateu alguns recordes das edições anteriores, especialmente o de número de participantes. “Ano passado tivemos 525 motoclubes. Esse ano foram 600. Quase seis mil motociclistas. É bom para o evento, que cresce a cada ano e para a cidade, especialmente por que movimenta a rede hoteleira e gastronômica, em um períodos de baixa temporada”, afirma o presidente da AMP, que informou que muitos dos motociclistas que vieram para o evento, decidiram passar antes na Rua Teresa para fazer compras.
O presidente do Petrópolis Convention and Visitors Bureau – PCVB, Bruno Wanderlei, vê de maneira positiva o evento. “Ainda não tivemos tempo de quantificar o impacto que o evento trouxe para a cidade, quantas reservas de hotéis foram feitas, quantos restaurantes ficaram cheios ou mesmo o impacto para o comércio. Mas, certamente é positivo receber um numero grande de visitantes, ainda que não saibamos quantos eram da cidade e quantos de fora, em um mês como setembro, tido como baixa-temporada”, avalia.
Os quase seis mil motociclistas e muitos petropolitanos tiveram a oportunidade de ver de perto uma infinidade de modelos de motocicletas (esportivas como as Kawasakis Ninjas e custons como Harley-Davidson), ouvir bom rock e blues (Dez bandas se apresentaram ao longo dos dias de evento, entre elas Valve, Faixa etária e covers de Renato Russo e Raul Seixas).

Agência da Caixa Econômica de Guapimirim é inaugurada


A Agência está situada no centro da cidade, na Avenida Dedo de Deus, oferecendo todos os programas e serviços disponibilizados pelo Banco, como acesso ao “Bolsa Família”, “Minha Casa, Minha Vida” e “FGTS”.

cx01Os moradores de Guapimirim passaram a contar com uma agência da Caixa Econômica Federal. A inauguração do banco contou com a presença do prefeito Marcos Aurélio Dias, dos secretários municipais e vereadores, do gerente geral da agência Claudio Antônio Braga, da superintendente regional da Caixa Edna Gaspar e da população.
O prefeito aproveitou a ocasião para falar da importância que tem para o município receber uma agência da Caixa. “Quero agradecer toda a comitiva da Caixa e dizer que essa é uma grande conquista para os moradores e comerciantes, que agora não precisarão se deslocar até as cidades de Magé e Teresópolis para resolver assuntos relacionados ao banco”, ressaltou Marcos Aurélio.A Agência está situada no centro da cidade, na Avenida Dedo de Deus, oferecendo todos os programas e serviços disponibilizados pelo Banco, como acesso ao “Bolsa Família”, “Minha Casa, Minha Vida” e “FGTS”. “Essa agência irá proporcionar melhor conforto e um atendimento integrado e qualificado à população de Guapimirim. Uma agência alinhada a um dos desafios estratégicos da Caixa: ser referência em atendimento, valorizando a satisfação e a comodidade dos usuários”, afirmou o gerente geral da banco. Lembrando que agora a cidade tem três grandes bancos: Bradesco, Itaú e Caixa Econômica.

Seleção fará preparação na Granja Comary, em Teresópolis


CBF antecipa início dos treinos da Copa em dois dias: 26 de maio


O coordenador técnico da Seleção, Carlos Alberto Parreira, revelou que a CBF antecipou em dois dias a data de apresentação dos jogadores para a Copa do Mundo de 2014: os treinos começarão em 26 de maio do ano que vem, na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro.
Em vez de 28, a preparação para a Copa do Mundo começa em 26 de maio. Fizemos uma consulta à Fifa e soubemos que podemos utilizar os jogadores a partir de 26. E vamos utilizar, disse Parreira.
Já com uma base definida para a Copa do Mundo, o técnico Luiz Felipe Scolari confirmou recentemente Julio César como presença certa no Mundial e disse ter praticamente 18 nomes bem encaminhados. Sofrendo com uma série de problemas médicos no ​elenco, o técnico tem sido obrigado a fazer novos testes. E não acredita que isso atrapalhe.
A base está sendo mantida. Tenho trocado um ou outro em determinado momento, três ou quatro por convocação. Mas a ideia, a espinha dorsal, está sendo a mesma. Não me preocupo (com o entrosamento). Não tenho que me preocupar com o futuro. Vamos ter 18 dias para treinar para Copa, avaliou o treinador.

A Seleção usará o centro de treinamento em Teresópolis como base durante o Mundial. Para receber os jogadores, a Granja Comary está em obras para modernização. Na primeira fase, o time de Luiz Felipe Scolari entrará em campo nos dias 12 (Arena Corinthians, em São Paulo), 17 (Castelão, em Fortaleza) e 23 (Estádio Mané Garrincha, em Brasília).
Os rivais só serão conhecidos em 6 de dezembro, quando a Fifa organizará o sorteio na Costa do Sauípe, na Bahia. Como país-sede, o Brasil é o único classificado que já sabe as datas dos jogos da primeira fase.
Até o momento, dez seleções estão com vagas garantidas no Mundial: Brasil, Costa Rica, Estados Unidos, Argentina, Holanda, Itália, Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália. Em outubro, a Seleção fará dois amistosos: contra os sul-coreanos, dia 12, em Seul, e contra a Zâmbia, dia 15, em Pequim, na China.​
Fonte: Ascom/Teresópolis