terça-feira, 12 de março de 2013

Farmacêuticos recém-formados no UNIFESO 

ingressam em mestrado na FIOCRUZ 



Rafael Ferreira Soares e Simone Carvalho Lima, egressos de Farmácia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) são motivo de orgulho para os professores do curso. Eles se formaram no fim de 2012 e hoje trabalham juntos no Laboratório de Comunicação Celular (LCC) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), onde se preparam para iniciar seus respectivos programas de mestrado na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), ainda neste primeiro semestre de 2013.
Simone Lima vai cursar Mestrado em Biologia Celular e Molecular na área de Farmacologia e Imunologia e, para isso, já realiza experimentos em bancada visando adiantar seu projeto com os resultados obtidos. Ela conta que o interesse para o curso surgiu a partir do desejo de dar aulas e também pelo prazer de aprender em laboratório, além de ser um sonho de contribuir para a sociedade, “já que estou inserida em uma pesquisa que busca o conhecimento do mecanismo de abertura e de fechamento de um receptor purinérgico denominado P2X7, que está envolvido em diversas doenças devido a sua ampla expressão no sistema imune”. O sonho da jovem de ir para a Fiocruz ganhou um empurrão do professor Rodrigo Bitzer, docente em cursos de saúde do UNIFESO, que a orientou para concretizá-lo. “Não poderia deixar de agradecer aos bons professores que tive no UNIFESO. Hoje vivo a realidade, e sei que com muito esforço e trabalho é possível chegar nela”, declarou Simone, lembrando que o processo seletivo não é fácil, pois trata-se de um curso bastante concorrido e possui nível 6 pela CAPES.
O curso de Mestrado em Biologia Computacional e Sistemas foi o escolhido por Rafael Ferreira Soares, que trabalha no laboratório em parceria com o Grupo de Biofísica Computacional e Molecular do Programa de Computação Científica (PROCC). De acordo com ele, atualmente os sistemas computacionais estão cada vez mais presentes em diversos campos de atuação e não poderia ser diferente no campo do Farmacêutico, pois o profissional é extremamente e concomitantemente ligado ao laboratório e ao paciente. Rafael visa o crescimento profissional e a aquisição do conhecimento necessário para transformar os resultados dos trabalhos dele em âmbito nacional. “Optei por este curso devido à união entre duas áreas que sempre tive muito apresso: a área de saúde e a ciência computacional, ambas unidas para estudos de estruturas tridimensionais de proteínas transmembranares, estruturas estas pouco estudadas em todo o mundo”, contou Rafael, que está envolvido com o projeto “Estudos sobre a estrutura molecular do domínio transmembrana do receptor hP2X7”.
Rafael obteve sua aprovação com a nota máxima, conseguindo ainda o primeiro lugar no exame. “A tendência do mercado de trabalho é admitir cada vez mais os profissionais de maior titulo e prestígio educacional. Outro ponto importante é sempre utilizar todo conhecimento adquirido para ajudar a sociedade da melhor maneira possível”, salientou.

 Acompanhado do presidente da Câmara, Maurício Lopes,
prefeito fez diversas reivindicações ao Governo do Estado 

 Acompanhado do Presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, o Prefeito Arlei esteve no Palácio Guanabara, Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira, 11, em reunião com o Secretário de Governo do Estado, Wilson Carlos. Também participaram do encontro o chefe da 9ª Ciretran Teresópolis, Theóphilo Faraco, o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Governo, Affonso Monnerat, e o assessor Fabiano Faraco.

Vários assuntos foram abordados por Arlei, que solicitou o asfaltamento da Avenida Rotariana, no Soberbo, até o início da Avenida Feliciano Sodré, na Várzea, principalmente nos trechos que não foram contemplados pelo programa Asfalto na Porta. “Apresentamos ao Governo do Estado a nossa solicitação de asfaltar desde a entrada da cidade até a Casa & Vídeo. É uma grande necessidade se fazer um novo asfalto em toda a extensão do bairro do Alto”, explicou o Prefeito, lembrando que em 2012 o Governo Estadual asfaltou mais de dez quilômetros de importantes vias públicas de sete bairros, dentro do programa Asfalto na Porta, inclusive no Alto.

As duas Clínicas da Família, que também já foram confirmadas para Teresópolis, uma para Bonsucesso, no interior, e outra para o centro, também foram garantidas como prioridade para serem construídas imediatamente.

Acompanhado do Presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, o Prefeito Arlei esteve no Palácio Guanabara, Rio de Janeiro

O Secretário Estadual, Wilson Carlos, reafirmou o compromisso do Governo do Estado, por determinação do Governador Sérgio Cabral, em dar toda a atenção possível para Teresópolis nas questões apresentadas pelo Prefeito Arlei. “O Governador Sérgio Cabral e o vice Pezão querem todo o nosso empenho para agilizar a realização das obras de reconstrução em Teresópolis. Sabemos que temos muito a fazer na cidade. Estamos confirmando o asfalto no bairro do Alto, as duas Clínicas da Família e também obras de infra-estrutura no bairro da Posse, que estão em andamento”, afirmou o Secretário.

Várias outras demandas foram apresentadas, e a construção das casas populares, na Fazenda Ermitage, mais uma vez foi cobrada por Arlei. O Prefeito foi informado que questões burocráticas continuam atrapalhando o início das obras de infraestrutura, mas o Governo do Estado garantiu que se empenhará para agilizar o processo e começar a construção das casas. “Não tem mais como postergar esta necessidade da nossa população”, disse o Prefeito Arlei.

O chefe de gabinete da Secretaria de Governo, Affonso Monnerat, que também cuida dos trabalhos de reconstrução, afirmou que a secretaria não está medindo esforços para atender as demandas de Teresópolis. Disse ainda que outras ações solicitadas por Arlei, como a construção de pontes e de muros de contenção nos bairros atingidos pela tragédia de 2011 e o temporal de 2012, entre outras melhorias, também deverão ser realizadas pelo Governo do Estado.