terça-feira, 19 de novembro de 2013

Câmara aprova redução de ISS para empresas de ônibus de Teresópolis

A poeira abaixou e a Câmara Municipal de Teresópolis acabou aprovando projeto do Executivo que reduz a cobrança de ISS das empresas de transporte coletivo público. Depois de repercussão negativa no início de outubro sobre um projeto de lei do Executivo que reduz o ISS pago pelas empresas de transporte público da cidade, o projeto foi retirado para nova votação. Mas sem alarde acabou sendo aprovado na noite desta segunda-feira, em sessão ordinária da Câmara. Com a presença de dez vereadores em plenário, a votação teve apenas um contra (Cláudio Mello) e ressaltando que o presidente Maurício Lopes não precisou votar, pois só o faz se houver empate, como voto de minerva. Os vereadores Fabinho Filé e José Carlos da Estufa não compareceram. Os demais votaram a favor do projeto. 


Fonte: Mauricio Aragão/A Gazeta Fluminense

Bairros sofrem com lixeiras a céu aberto


Por conta do lixo a céu aberto, os animais “fazem a festa” e ajudam a espalhar as sacolas pela rua, deixando o ambiente mais sujo
Por conta do lixo a céu aberto, os animais “fazem a festa” e ajudam a espalhar as sacolas pela rua, deixando o ambiente mais sujo

- Araras, Pimentel, Pimenteiras e Bairro do Tiro são localidades que recorrentemente tem que lidar com o problema


A coleta de lixo é um serviço essencial a qual todo cidadão tem direito. Apesar da determinação legal, moradores das ruas Manoel Carreiro de Mello (Pimentel), Armando Vieira (Bairro do Tiro), Estrada das Pimenteiras e Rua Beira Rio (Araras) estão sendo obrigados a conviver com a sujeira causada pela irregularidade da coleta e falta de espaço adequado para o despejo dos resíduos. O problema é antigo nas três localidades e já foi retratado diversas vezes por O DIÁRIO.
Há cerca de duas semanas estivemos na Rua Manoel Carreiro de Mello, no Pimentel, mostrando o problema de uma lixeira, que repleta de resíduos espalhados pela via, representava perigo para as crianças da Creche Amor Perfeito. Passados 15 dias, nada mudou. O lixo continua espalhado pelo local, sem nenhum tipo de tratamento. Os resíduos misturados de todos os tipos estavam exalando grande mau cheiro. O que mais indigna, é que o espaço escolhido para a lixeira foi ao lado da creche, as crianças menores, especialmente os bebês, são obrigados a conviverem com a situação precária e desumana. Os moradores do local, que não quiseram gravar entrevistas, contaram que muitas vezes são eles que precisam ligar para a prefeitura para que a coleta seja realizada.


Indignados com a falta de coleta de lixo, os moradores pedem ações emergenciais para a resolução do problema em Pimenteiras
Indignados com a falta de coleta de lixo, os moradores pedem ações emergenciais para a resolução do problema em Pimenteiras

Lixo no caminho das crianças


As duas unidades escolares que atendem as crianças da comunidade do Pimentel, a EM Professora Irene Santana do Valle e a Creche Municipal Amor Perfeito, foram construídas estrategicamente no ponto final dos coletivos para facilitar o acesso dos moradores. Contudo, as estratégias ficaram mesmo apenas no quesito localização, já que a limpeza do local por onde os alunos precisam trafegar é inexistente. A lixeira usada pela comunidade fica bem no meio do caminho dos pequenos, que precisam, diariamente, passar por montes de lixo para mais um dia de aula. A situação é ainda pior na creche, já que as moscas que rondam os detritos descartados invadem a unidade representando grande perigo de saúde para os bebês.
Informada sobre o problema, a prefeitura, há duas semanas, se comprometeu a enviar uma equipe para tomar as “medidas pertinentes” sobre o problema, mas até o momento nenhuma medida pertinente foi adotada para minimizar o problema.

Fonte:Joanna Medeiros/ O Diario

Festival de Orquídeas começa em Nova Friburgo, RJ

45

Festival acontece até o dia 29 de dezembro.


Começou nesta sexta-feira (15) em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o Festival de Orquídeas e Morangos. O evento acontece em um espaço na Ponte da Saudade. O festival acontece até o dia 29 de dezembro.
Expostas para a admiração dos visitantes, estão centenas de exemplares de orquídeas. São 11 espécies diferentes que podem ser adquiridas com um manual de como cuidar da flor.
orquidea ScreenShot007
Junto com a sutileza das orquídeas, estão os morangos produzidos em Nova Friburgo. Vermelhos e suculentos, também chamam a atenção. E por conta da boa safra deste ano, os preços baixos fazem o produto ficar ainda mais atraente.
 O evento acontece na Avenida Manoel Carneiro de Menezes, 1590, Ponte da Saudade.

Fonte:G1

Comandante do 30º BPM, Teresópolis, quer DPO do São Pedro funcionando logo

Coronel Lima, o Tenente Ademilson, responsável pelo Tiro de Guerra, o capitão Fernando, o Secretário de Segurança do município, sargento Marcos Antônio da Luz, o Presidente do Conselho de Segurança, Nadim Kantara e o Presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes. 

Visita as futuras instalações da 1ª Cia. do 30º Batalhão de Polícia Militar a ser instalada no bairro de São Pedro, em Teresópolis, ocorreu nesta última terça, 18.  A Cia. será acomodada em uma sala do Tiro de Guerra na Praça dos Expedicionários, incluindo um alojamento para a permanência de policiais no local e pátio de estacionamento para duas viaturas.

Estiveram presentes a visita o comandante do 30º BPM, Coronel Lima, o Tenente Ademilson, responsável pelo Tiro de Guerra, o capitão Fernando, o Secretário de Segurança do município, sargento Marcos Antônio da Luz, o Presidente do Conselho de Segurança, Nadim Kantara e o Presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes. 

O destacamento "vai ser uma extensão do nosso batalhão", disse o comandante Lima, "sede da 1ª Cia do 30º BPM". Ainda segundo o comandante, já foi autorizado pelo Comado Geral da PM  o reforço de contingente para provisionar o novo posto, e espera-se que dentro de mais ou menos 30 dias ele já esteja funcionando. Com relação a procedimentos de rotina, o comandante disse ainda que vai trabalhar no sistema de rondas a pé, do tipo "Cosme e Damião", para que os policiais possam estar atentos a tudo o que acontece no bairro. 


A presença ostensiva de policiais militares no bairro de São Pedro, o mais populoso da cidade, é uma reivindicação antiga dos moradores que agora serão atendidos. A conquista deve-se, em grande parte,  a atuação do Conselho Municipal de Segurança, que não tem medido esforços nesse sentido.


Reforma do posto


As obras de reforma do local onde irá funcionar o destacamento, deverão começar no início da semana que vem, com previsão de término em 30 dias.

Créditos: Ronaldo Miguez

Polícia começa a desvendar triplo assassinato em Magé

Policiais da 65º DP de Magé, começam a investigar motivação da barbárie que deixou três vítimas fatais da mesma família.

O delegado substituto da 65º DP de Magé, Dr. Marcos Martins e equipe de detetives estiveram nesta manhã de terça-feira , (19) no local onde fora assassinada cruelmente a advogada Lilian de Souza Corrêa e familiares, dando início as investigações de apuração do crime.
A menos de 200 metros da casa onde residia com seus pais, Lilian foi morta com cinco disparos de arma de fogo calibre 45, na travessia da linha férrea enquanto seus país, Sr. Dornelles Serri e Srª. Cleide Alves da Silva, mortos a facadas e encontrados na mala do carro da advogada, estacionado em frente a rua Luiz Gama, nº 94, Lagoa-Magé.
Policiais ainda investigam o que poderia ter motivado a crueldade investida contra Lilian e sua família. Profissional respeitada na comunidade e exemplar operadora de Direito na cidade. Colegas com quem dividiam o escritório, comentaram que não operavam causas criminais e que não conheciam nenhuma motivação aparente que pudessem levá-la a ser vítima de um crime tão bárbaro.

No direcionamento das investigações, Dr. Marcos Martins declara não dispensar nenhuma possibilidade, mas deve iniciar as investigações na hipótese de crime de vingança, baseado na violência com que a família fora assassinada. Na comunidade a lei do silêncio imperou, moradores evitavam qualquer declaração e ao constatarem a presença da polícia e de jornalistas, evitavam sair de suas casas.
Em entrevista para imprensa delegado da 65ºDP no local do crime e obteve da autoridade policial os rumos que serão tomados na tentativa de esclarecimento do triplo assassinato, que deixou a cidade de Magé em pânico devido a onda de violência que sofre nos últimos meses.




 Fonte: Mageoline

Bebê é encontrado em caçamba de lixo em Cabo Frio

- Um bebê foi encontrado, por volta das 14h da ultima segunda-feira, em uma caçamba de lixo no DPO do Jardim Esperança, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A menina estava sem roupa e embrulhada em um cobertor, ainda com o cordão umbilical. Ela foi encontrada por uma auxiliar de enfermagem, que percebeu algo se mexendo ao passar pela caçamba.
Criança recebeu nome de personagem de novela das 20h
Foto:  Blog Renata Cristiane


























“A enfermeira disse que ouviu uma espécie de miado. Foi olhar e via a bebê. Primeiramente, ela foi levada para o Hospital do Jardim Esperança e, como somos a única maternidade pública da cidade, ela veio para cá. Ela chegou dormindo, super calminha”, contou a diretora do Hospital Municipal da Mulher, Rosalice Almeida.
A recém-nascida, apelidada de Paulinha por causa das novela das 20h está na UTI Neo Natal, mas não há risco de morte. A ocorrência foi registrada na 126º DP (Cabo Frio). O Conselho Tutelar foi acionado e também acompanha o caso.

Fonte: O Dia

Magé em Pânico! Advogada e Familiares Vitimas de Triplo Homicídio

Moradores da cidade de Magé acordam em pânico, morte violenta faz mais três vítimas na cidade. 
ScreenShot012Noite de crime bárbaro no bairro conhecido como Lagoa, primeiro distrito de Magé. A advogada Lilian Serri Correia, morta com vários disparos de arma de fogo na rua Comendador Reis,  após ser abordada por uma motocicleta quando voltava do trabalho. Após ser socorrida, possivelmente sem vida ao hospital Geral de Magé, policiais se dirigiram para casa da vítima para comunicar o incidente aos pais de Lilian quando constataram que o seu pai, comerciante na cidade, conhecido como Caco e sua mãe, Cleide, também já haviam sido mortos a facadas na residência.
A jovem advogada, viúva a pouco tempo, do também advogado Dr. Douglas Alexandre, deixa um filho de 7 anos que brincava no terraço da residências no momento do duplo homicídio dos avôs, o que pode ter salvaguardado sua vida.
A polícia ainda não tem pistas da motivação do triplo assassinato, todavia informações dão conta que Lilian e sua família  podem ter sido vítima de represália do tráfico de drogas da comunidade em que morava. Segundo colegas de profissão, Lilian era uma advogada competente e querida na comunidade a qual gozava do respeito da sociedade mageense de modo generalizado e admirada pelo profissionalismo com que conduzia sua vida.
A cidade de Magé, embora registre baixos incidentes de crimes como o de Lilian, nos últimos tempos vem aumentando gradativamente essas ocorrência. Na noite de ontem, outro jovem fora vítima de assassinato no bairro da Barbuda, Luan, conhecido como (Pirulito), foi assassinado com vários tiros de arma de fogo. No domingo, o jovem Juninho Klayn, foi enterrado, após sofrer um disparo que o atingiu no pescoço, durante tentativa de assalto na mesma localidade.
Magé vive um momento difícil e muito de seus moradores atribuem ao fato das ocupações das UPP’s na capital do estado, fazer com que traficantes migrem para cidade. O web Jornal Magé Online.com, acompanha os números da violência na cidade e na maioria dos casos, aos agentes do crime são moradores da cidade, que transportam as drogas da capital para Magé. O 34º BPM, sob o comando do Ten. Cel. Friederick Minervine Bassani, vem reprimindo e crime de tráfico na cidade através de operações constantes e tem colocado vários destes criminosos na cadeia. Em ação conjunta com a 65º DP, sob o comando do Dr. Robson Costa, o esforço de manter a ordem na cidade é incansável, todavia os registros de ocorrências caminham com resultados pessimistas.

Fonte: Mage oline

É preciso confirmar que a cidade está sem lei! Este veículo ficou mais de uma hora prejudicando o embarque e desembarque das crianças da Creche Momentos Mágicos.


Foto: Miguel Angelo

Alerta contra excesso de prescrição de antibiótico a crianças

Remédio só é útil se infecção for por bactérias, e não por vírus

A Academia Americana de Pediatria (AAP) fez um alerta para o uso controlado de antibióticos em crianças. Pediatras devem avaliar cuidadosamente pacientes com infecções de ouvido, garganta e coriza antes da prescrição. Segundo o órgão, o remédio é útil apenas em episódios causados por bactérias, e não por vírus.
De acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, pelo menos 2 milhões de americanos são infectados com bactérias resistentes a antibióticos e 23 mil morrem como resultado disto. Usar o medicamento sem necessidade, como no caso de resfriados, contribuiu para essa resistência. Além disso, antibióticos podem causar diarreia e também alergias.
Marcos Junqueira do Lago, do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e professor da Uerj, afirma que 70% das infecções em crianças afetam garganta e ouvido, como amigdalite. Dessas, 90% são provocadas por vírus e não precisam de antibiótico. O desafio, segundo ele, é identificar cada caso.
“O médico precisa de tempo para examinar a criança e acompanhar o desenvolvimento dela ao longo dos dias”, disse.

Fonte:Jornal O Dia

A coisa está tão feia que os lixos são jogados na vaga exclusiva de cadeirante.


Estudante admite em julgamento chute em motorista antes de queda de ônibus na av. Brasil; 9 morreram


Sete pessoas morreram na hora e duas, nas semanas seguintesCarlos Wrede / Agência O Dia
O estudante Rodrigo dos Santos Freire admitiu em julgamento que deu um chute no pescoço do motorista de ônibus André Luiz da Silva no dia 2 de abril deste ano. A briga entre os dois provocou a queda do coletivo da linha 328 de um viaduto na avenida Brasil, na zona norte do Rio. Nove pessoas morreram e sete ficaram feridas.
Nesta segunda-feira (18) ocorreu na 5ª Vara Criminal da Capital do Tribunal de Justiça do Rio a primeira audiência de instrução e julgamento do processo. Foram ouvidas testemunhas e os dois réus.
O Ministério Público mudou a acusação contra Rodrigo Freire e André Luiz da Silva, fato que desagradou parentes das vítimas e os passageiros que ficaram feridos. Os dois réus respondem por crime contra a segurança do transporte viário, com agravante pelas mortes e lesões. Assim, a pena deve ser mais leve do que caso os dois respondessem por homicídio.
Durante o depoimento, Rodrigo Freire disse que o motorista fechou a porta do ônibus antes que ele e uma idosa conseguissem desembarcar. O estudante relatou que saltou a catraca e ordenou que o condutor abrisse a porta da frente imediatamente. Os dois teriam discutido e, após ser chamado para a briga, Rodrigo teria acertado um único chute no pescoço de André Luiz, que perdeu o controle da condução.
O relato dos sobreviventes foi diferente. Eles disseram que, apesar de várias pessoas terem desembarcado naquele ponto, Rodrigo não conseguiu. O jovem então teria pulado a roleta, xingado o motorista e o agredido com socos e chutes, deixando o condutor desacordado.
O motorista André Luiz alegou que não se lembra da briga e que não reconhece o estudante. Ele só se recorda do momento da chegada ao hospital, onde passou por uma cirurgia no fêmur. Os dois réus aguardam pela sentença em liberdade.

Campanha com carros destruídos chama atenção em Friburgo, no RJ

Ação quer conscientizar no Dia Mundial em Memória as vítimas de trânsito.Campanha é da Autran e do Conselho Municipal de Segurança.

Carros destruídos em acidentes chamaram atenção em Friburgo (Foto: Reprodução / Inter TV)
Carros destruídos em acidentes chamaram
atenção em Friburgo (Foto: Reprodução / Inter TV)
Com o objetivo de conscientizar sobre a violência no trânsito, a Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) e o Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg), Região Serrana do Rio, expuseram, no ultimo domingo (17), na Praça Getúlio Vargas, carros e motos que se envolveram em acidente.

Carros destruídos em acidentes chamaram atenção em Friburgo (Foto: Reprodução / Inter TV)

Carros destruídos em acidentes chamaramatenção em Friburgo (Foto: Reprodução / Inter TV)
A imagem dos veículos destruídos chamou a atenção de quem passou pelo local.  A intenção da

campanha, no Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito, é fazer com que as pessoas parem e pensem o quanto a violência no trânsito vem causando mortes em todo o país.
“Nós queremos sensibilizar, educar, humanizar para que as pessoas entendam a importância de se cumprir as leis. Queremos demonstrar o quanto é importante não dirigir embriagado, não dirigir falando ao celular, pois a violência no trânsito já está se tornando um caso de saúde pública. Só no ano passado tivemos mais de 60 mil mortes no Brasil, isso é mais do que qualquer guerra.
Carros destruídos em acidentes chamaram atenção em Friburgo (Foto: Reprodução / Inter TV)Carros destruídos em acidentes chamaram atenção
em Friburgo (Foto: Reprodução / Inter TV)
Estamos intensificando as operações sobre IPVA e Lei Seca, justamente, para diminuir esses números. Estamos buscando o melhor para a população, ou seja, diminuir acidentes e o número de mortes no trânsito”, destacou o superintende da Autran, Hudson de Aguiar.
O Dia Mundial em Memória das Vítimas do trânsito é sempre lembrado no terceiro domingo de novembro de cada ano. Durante o evento foi divulgado o próximo Fórum de Segurança que o Conseg realiza todo final de ano, chegando a sua oitava edição. Este ano, o fórum acontecerá no auditório do SENAI, no dia 2 de dezembro, às 19h.
Carros destruídos em acidentes chamaram atenção em Friburgo (Foto: Reprodução / Inter TV)
Fonte:g1

Quadra de esportes destruída na tragédia é reinaugurada em Friburgo



Nova quadra é opção de lazer no bairro (Foto: Daniel Marcus)
Nova quadra é opção de lazer no bairro
(Foto: Daniel Marcus)
Depois de quase três anos, a quadra de esportes do bairro Vila Amélia, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, foi finalmente reinaugurada. O local foi destruído na tragédia em janeiro de 2011 e servia como espaço de lazer para crianças e jovens do bairro. A revitalização do espaço fez parte de um convênio entre os governos municipal e federal no valor de R$ 600 mil, englobando também a recuperação das praças de esporte de Conselheiro Paulino, Duas Pedras, Cordoeira, São Geraldo, Bairro Ypu, entre outras.
O prefeito do município, Rogério Cabral, esteve no local para inaugurar a nova quadra e anunciou a recuperação do Córrego do Relógio, que corta toda a extensão do bairro. A verba para execução da obra é do Ministério das Cidades. Segundo Rogério, a obra será licitada e iniciada pela prefeitura.
A solenidade de inauguração da quadra de esportes contou com a presença de diversos vereadores e secretários municipais. O espaço público recebeu o nome do industriário Paulo Cesar Cordoeira. O filho do homenageado, Márcio Ribeiro, acompanhado por familiares, fez um discurso emocionado agradecendo a homenagem.
"A minha família se sente muito honrada pela escolha do nome do meu pai, um homem que deixou um grande legado para o bairro. A nossa expectativa é que a recuperação do espaço público da Vila Amélia possa estimular os jovens à pratica de esporte, se afastando dos males da vida moderna, como as drogas", ressaltou Márcio Ribeiro.

Artesãos de Teresópolis, RJ, podem se inscrever para Feira de Natal

Evento acontece na Praça da Matriz de Santa Teresa em dezembro.Objetivo é valorizar artesão do município.




Feira de artesanato e alimento de São Carlos comemora 5ª edição com produtos natalinos (Foto: Paulo Chiari / EPTV)Artesãos poderão mostrar suas peças durante a
Feira de Natal (Foto: Paulo Chiari / EPTV)
Como parte da programação de final de ano deTeresópolis, Região Serrana do Rio,  nos dias 13 e 14 de dezembro acontece a Feira de Natal com artesanato local, na Praça da Matriz de Santa Teresa, no Centro. Produtos da Feira Agroecológica também estarão em exposição, além de artesãos autônomos da cidade que devem se inscrever para participar. No dia 13, a feira vai funcionar das 10h às 22h e, no dia 14, das 10h às 19h.
“A Feira terá a participação das artesãs do Espaço Mulher, que já funciona no local, e também das artesãs dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). A nossa intenção é valorizar estes profissionais, oferecendo a eles um espaço para que possam expor seus produtos, mostrar seu trabalho”, explicou o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Bonifácio, ressaltando que a ideia é inserir a feira no calendário anual de eventos do município.
Os artesãos autônomos devem se inscrever na sede da secretaria do Trabalho, que funciona no Ginásio Pedro Jahara (Pedrão), de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, até o dia 4 de dezembro. Os interessados devem levar carteira de identidade, CPF e uma amostra do produto que confeccionam. Será feita uma seleção dos inscritos a fim de que a feira tenha a maior variedade de produtos possível.   

Fonte:G1

Árvore cai sobre uma casa durante chuva em Teresópolis, no RJ

Acidente aconteceu neste domingo (17) no bairro Barroso.
Ninguém se feriu.


Durante a chuva deste domingo (17) em Teresópolis, Região Serrana do Rio, uma árvore caiu sobre uma casa no bairro Barroso. O imóvel fica na Rua Minas Gerais e de acordo com a Defesa Civil (DC) do município, ninguém se feriu. A retirada da árvore já está sendo estudada.

Ainda segundo informações da DC, não houve nenhum deslizamento registrado até a manhã desta segunda-feira (18) e nenhuma sirene foi acionada durante a chuva.