sexta-feira, 23 de maio de 2014

Região Serrana: Socorro que não chega

Cidades ainda aguardam verbas para aplacar prejuízos das enchentes. (Foto: Divulgação)
Cidades ainda aguardam verbas para aplacar prejuízos das enchentes. (Foto: Divulgação)
A luz continua vermelha na Região Serrana, arrasada pelas enchentes de janeiro de 2011. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), medidas preventivas e ações de auxílio a moradores das cidades mais afetadas empacaram no lamaçal da paralisia governamental. Dos R$ 467,8 milhões previstos pelo governo do estado, desde a tragédia, para ser destinados à contenção de encostas, apenas R$ 152,6 milhões foram executados até agora, o equivalente a 32%.
O número de moradias entregues à população desabrigada é ainda mais preocupante: está prevista a construção de 4.264 unidades até o fim deste ano, mas somente 506 estão prontas (11%). O levantamento foi apresentado pela procuradora da República Luciana Gadelha, ontem, durante audiência pública na Alerj. “Nós verificamos o grande atraso e a falta de prioridade para a execução das obras. E a construção de casas não avança”, disse a procuradora.
Vale do Cuiabá, em Petrópolis; Córrego D’antas, em Nova Friburgo, e Buraco do Sapo, em Teresópolis, são, segundo o MPF, algumas das áreas onde a dragagem de rios e a contenção de encostas estão mais atrasadas.
Durante a audiência, foi discutida, ainda, a situação de duas mil famílias que não estariam recebendo o aluguel social. A ausência de representantes das prefeituras e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi criticada. “Pela quinta vez, o Inea não manda representante. Como se fosse um favor comparecer”, disse o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol). O DIA procurou a Secretaria Estadual de Obras, responsável pelas intervenções, e o Inea, mas não teve retorno.



Fonte: ODia
Por Paulo Maurício Costa

Policial Militar é Morto em combate na Lagoa-Magé e ação de combate ao tráfico se intensifica

 ScreenShot005
Continua o confronto na comunidade da Lagoa-Magé, o policial militar Cb. Mello, acaba de falecer no hospital de Saracuruna. Neste momento, 23:45h, forças do Estado fazem operação na comunidade e a cidade vive momentos de medo.
Nas redes sociais, policiais militares solidários aos colegas de farda do Cb. Melo, Sub. Tenente Ebson e do Comandante do 34º BPM, Ten. Cel. André Henrique,  perguntam onde está neste momento os defensores dos direitos humanos.
ScreenShot014O clima na comunidade se intensifica a cada momento e já conta com efetivo reforçado de policiais do Batalhão de Choque e do BOPE. Dois helicópteros da PM dão cobertura ao confronto de policiais militares que literalmente invadiram o bairro e caçam bandidos e traficantes, que ao longo da semana prometeram incendiar uma unidade móvel instalada na área. Há dois meses a comunidade foi ocupada e vários confrontos de facções rivais culminaram em pelo menos quatro assassinatos em disputas de áreas de venda de drogas. Três bandidos foram mortos, dentre eles o procurado pelo Estado, Sérgio Luiz, popularmente conhecido como “Salgueiro”.
A população, que até a presente data só conhecia as ações da criminalidade através das redes de comunicação, sofre com o triste destino que tomou conta da pacata cidade. As últimas ações do comando do 34º BPM de Magé, promovendo uma verdadeira asfixia ao tráfico, pode ter deflagrado esta nova onda de violência na cidade.
Em inúmeras entrevistas ao Web Jornal Magé Online.com, o comandante da corporação, Ten. Cel. Henrique, afirmava que combater e acabar com a criminalidade na cidade é uma questão de honra e não descansará até atingir seu objetivo.  Em contato via telefônica com o comandante Henrique, declarou a reportagem que se encontra bem e continuará na comunidade. Cel. Henrique foi atingindo em uma das mãos de raspão.
Moradores da comunidade continuam trancados em casa e a determinação da PM é que permaneçam em local seguro.
A equipe do Magé Online continua nas ruas e estará atualizando os fatos a qualquer momento.


Antonio Alexandre, Magé online

Teresópolis Inaugura a 'Vila da Imprensa´na próxima segunda-feira

Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, está pronta para receber a seleção brasileira. E, para acolher e entreter a imprensa do mundo inteiro que invadirá a cidade, foi criada a 'Vila da Imprensa', a apenas dois quilômetros da Granja Comary ," casa da seleção". O local será um espaço dedicado especialmente aos jornalistas, com estrutura voltada para o trabalho e o lazer.
Com 200 metros quadrados, a Vila da Imprensa, situada à Rua Augusto do Amaral Peixoto 166, no Bairro Alto, contará com 48 pontos de internet, Wi-Fi exclusivo, impressora em rede, TVs de 50” com transmissão simultânea e ao vivo dos principais jogos, para aqueles que, porventura, optarem por fazer suas matérias diretamente do local. O evento de inauguração será na segunda-feira (26), às 20h.
A Vila da Imprensa está situada ao lado do complexo gastronômico Vila St. Gallen, um espaço temático, destinado à gastronomia e ao entretenimento, cravado nas montanhas do Rio de Janeiro conhecidas como Serra Verde Imperial. O local é inspirado nos vilarejos dos alpes europeus e servirá também como uma excelente opção para, por exemplo, um delicioso almoço executivo, que será servido diariamente a partir do meio-dia. À noite, as atrações ficam por conta de shows de Blues e Rock, que acontecem às quintas e sextas-feiras no Bierfest, o brewpub da Vila St. Gallen.
Os  jornalistas contarão com um serviço de van para transporte da Granja Comary até a Vila da Imprensa. Os profissionais também vão contar, diariamente, em horários pré-determinados, com um Bier Tour, uma visita guiada para conhecer a origem e a história da bebida mais antiga do mundo, seus diversos estilos e seu processo de produção.
Ações diretamente ligadas ao futebol já estão sendo programadas para a Vila da Imprensa, pela organização do espaço. Uma já confirmada, para o dia 14 de junho, é a presença do craque português Luís Figo, que dará uma entrevista coletiva no local como uma das etapas de divulgação do seu projeto, o 'Dream Football'

G1

Jovem de 18 anos é morto com tiro no rosto em mata de Teresópolis

Ele estaria junto com o pai, tentando pegar um tatu na mata.
Polícia investiga o caso; eles estavam com duas espingardas.


O jovem Wagner Silva do Canto,de 18 anos, morreu na noite desta quinta-feira (22),vitima de um disparo de arma de fogo, segundo a polícia, uma espingarda calibre 22. O jovem estava na Estrada do Calado, na localidade de Vieira, ao longo da estrada Teresópolis - Friburgo, Região Serrana do Rio, junto com o pai, em uma área de mata.
De acordo com o que foi apurado pela polícia, o jovem teria entrado na mata no inicio da noite para pegar um tatu. Momento depois ao ouvir o barulho de tiro, o pai do jovem teria chegado ao local e se deparou com o filho caído ao chão. Segundo o depoimento do pai do jovem, que não teve o nome revelado pela polícia, Wagner já estava sem vida quando foi encontrado.
A Policia Militar esteve no local, junto com o delegado titular da 110°DP e a pericia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli. As armas encontradas com o pai do jovem no local,  duas espingardas,  uma calibre 22 e outra calibre 28, foram apreendidas.

Copa no Brasil baterá todos os recordes financeiros

Fifa deve lucrar mais de 8 bi de reais, mas avisa que também gastou mais que o esperado. Custo com estádios superou o das duas últimas edições do Mundial

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, com o troféu da Copa do Mundo, em dezembro de 2010, na sede da federação, na Suíça
Joseph Blatter comemorou os valores de venda de direitos de transmissão e a grande procura por ingressos (Laurence Griffiths/Getty Images)
Dentre as marcas negativas, destaca-se o alto custo dos estádios. Ao todo, foram gastos 8,5 bilhões de reais na construção das doze arenas do Mundial, três vezes o valor que a CBF havia indicado para a Fifa em 2007.
Dados oficiais da Fifa apontam que, ao menos no que diz respeito a marketing e faturamento, o Mundial que começa no dia 12 de junho, em São Paulo, baterá todos os recordes da história do futebol. Será a Copa do Mundo mais cara, a mais lucrativa para a Fifa, a que distribuirá maiores prêmios, a que deve ser vista por um número inédito de pessoas, a que mais teve ingressos pedidos e a que terá em campo os craques mais caros da história do futebol. Das seleções aos clubes, dos atletas aos cartolas, todos sairão do Brasil com um volume de dinheiro inédito nos bolsos.
A renda da Fifa ultrapassará a marca de 4 bilhões de dólares, mais de 800 milhões de dólares acima do que a entidade obteve na África do Sul em 2010. Mas a Fifa insiste que nunca gastou tanto com um evento quanto a Copa no Brasil. No total, o investimento da Fifa teria chegado perto de 2 bilhões de dólares. Para ter o direito de transmitir a Copa, redes de televisão pagaram um valor recorde para a Fifa: cerca de 1,7 bilhão de dólares. A expectativa é de que a audiência seja recorde. Na final da Copa em 2010, 530 milhões de pessoas assistiram a Espanha levantar o troféu. Desta vez, os números devem bater essa marca. No Brasil, mais de 14.000 jornalistas foram credenciados para o evento, outro recorde.
Na final de 2010, cerca de 530 milhões de pessoas assistiram à vitória da Espanha sobre a Holanda. Desta vez, a expectativa é que a decisão no Maracanã, marcada para 13 de julho, supere esta marca. Outro recorde é o número de pedidos de ingressos. No total, mais de 11 milhões de pessoas enviaram seus pedidos para os três milhões de ingressos disponíveis. De acordo com os dados oficiais, só para a final, a Fifa poderia ter preenchido cinco Maracanãs com os pedidos que recebeu. A premiação para a seleção campeã será de 35 milhões de dólares (cerca de 77,4 milhões de reais), o maior já pago pela entidade. Outros 323 milhões de dólares (714,6 milhões de reais) serão distribuídos para as 31 seleções restantes.
Dentre as marcas negativas, destaca-se o alto custo dos estádios. Ao todo, foram gastos 8,5 bilhões de reais na construção das doze arenas do Mundial, três vezes o valor que a CBF havia indicado para a Fifa em 2007. O valor é o equivalente ao que Alemanha e África do Sul gastaram, juntas, com estádios nas duas últimas Copas.
Marcas - Parceira da Fifa desde 1970, a Adidas também irá faturar alto com este Mundial. A empresa alemã prevê um aumento de 8% em sua receita de 2014, o que significaria um ganho de 1,6 bilhão de dólares. Os seis principais parceiros da Fifa pagaram mais de 700 milhões de dólares à entidade para ter o direito de explorar a marca da Copa e ter seus cartazes expostos nos gramados brasileiros.

Revista veja