domingo, 15 de dezembro de 2013

49% das ações planejadas para Magé já saíram do papel

Mauá
Magé está entre os 14 municípios que integram a iniciativa Agenda 21 Comperj e por meio da Agenda 21 Local tenta transformar a realidade da comunidade. O documento, elaborado por representantes dos quatro setores sociais, foi lançado em 2011 e este ano passou por seu primeiro acompanhamento do fluxo das ações.
O resultado apresentado indica pontos fortes e também críticos, que irão auxiliar o grupo na priorização de suas próximas ações. Ao todo, o PLDS de Magé tem 7% de suas ações concluídas e mais 32% de ações encaminhas, ou seja, já iniciadas ou em andamento. Os destaques positivos são as propostas que fazem partes das Ordens Física e Econômica. No entanto, precisam focar nas ações da Ordem Ambiental, que obteve o menor índice de ações concluídas na média geral.
ordem-ambiental-biodiversidade_1
Ordem Ambiental
Em Magé é possível encontrar a única área de restinga da Baía de Guanabara. E de acordo com dados da Fundação SOS Mata Atlântica (2009), o município apresenta 35% do seu território cobertos por Mata Atlântica intacta. Por essas e outras importantes características naturais da região, esta é uma Ordem que merece atenção. Os destaque positivos estão nos temas Recursos Hídricos e Naturais, onde o primeiro apresenta 80% de suas ações encaminhadas. Já os Recursos Naturais mostram que 8% das ações foram concluídas e mais 63% estão encaminhadas.
O tema Mudanças Climáticas traz índices negativos e que devem ser priorizados, com 47% de ações sem quaisquer intervenções.
ORDEM FÍSICA-vista-guapimirim
Ordem Física
Ordem que engloba os temas Habitação, Saneamento, Mobilidade e Transporte e Segurança, foi a que mais indicadores satisfatórios apresentou. Os principais destaques são Segurança, com 14% concluídos, 43% iniciados e os 43% restantes já em andamento; e Habitação, com 28% de ações concluídas e 44% já encaminhadas, que englobam ações iniciadas e em andamento.
Ordem Social
Se na Ordem Física a maioria dos temas apresentaram índices positivos, o mesmo não se pode dizer sobre esta Ordem. No âmbito Social, Magé apresenta muitos indicadores negativos, sendo os mais críticos os temas Educação e Cultura, com 60% e 55%, respectivamente, de ações sem nenhuma intervenção. E em Educação Ambiental, Saúde e Grupos Principais, pelo menos metade das ações ainda não saíram do papel.
Os resultados positivos ficam por conta dos temas Padrões de Consumo, com 45% de ações iniciadas e 33% em andamento; e Esporte e Lazer, com 50% iniciadas e 25% em andamento.
Ordem Econômica
Composta pelos temas Geração de Trabalho e Renda e Inclusão Social, Agricultura e Pesca, Indústria e Comércio, Turismo e Geração de Resíduos, de maneira geral, os indicadores desta Ordem são positivos. Os melhores números estão presentes nos temas Geração de Emprego e Renda e Inclusão Social, com 60% das ações iniciadas e 20% já em andamento; e em Agricultura e Pesca, que apresenta 18% de suas ações concluídas e outros 31% em andamento.
O problema do lixo em Magé não é novidade para ninguém. A necessidade de um aterro sanitário no município já é um reivindicação antiga de toda a população, e que, recentemente, conseguiu impedir através da Justiça, a instalação de um lixão em uma Área de Preservação Ambiental (APA). Toda essa problemática se traduz no números apresentados no tema Geração de Resíduos, que 83% das ações planejadas ainda não tiveram nenhuma intervenção.
A Ordem engloba ações voltadas à Ciência e Tecnologia, Recursos Financeiros, Mobilização e Comunicação e Gestão Ambiental e apresenta bons resultados. Os destaques deste grupo são as ações destinadas à Mobilização e Comunicação e aos Recursos Financeiros, este último com 70% de ações já encaminhadas. Vale destacar também o tema Gestão Ambiental, que foi o único a apresentar ações concluídas, que somam 9%.
Este acompanhamento é um reflexo das ações realizadas pelos Fóruns Locais em conjunto com o governo local e demais instituições. É importante destacar que a responsabilidade pelo comprimento das ações é de toda a população, que pode ajudar apontar os caminhos para a realização das propostas, elaboradas por eles mesmos.
Pensar em ações governamentais unidas à gestão ambiental, em ações sociais que conduzam ao desenvolvimento sustentável local e também no fortalecimento do Fórum da Agenda 21 Local são propostas que vêm sendo realizadas de forma eficaz. O que se busca é integrar todas as ações em benefício da comunidade de Magé, que constitui a Agenda 21 Local e, por meio do Fórum Local, tenta implantá-las para melhorar a qualidade de vida da população.

Oito Carretas impedirão subida da Serra de Petrópolis

A pista de descida da serra de Petrópolis, Região Serrana do Rio, ficará interditada na madrugada desta terça-feira (17) para a passagem de oito carretas de grande porte. A operação será coordenada pela Polícia Rodoviária Federal e a concessionária que administra a via, a Concer. A reversão interditará o trecho da BR-040 entre o quilômetro 80, altura de Petrópolis, e o 104, altura de Duque de Caxias, entre meia-noite e 5h.A partir do quilômetro 80 as carretas prosseguirão viagem pela mão normal da rodovia. A pista de subida da serra vai funcionar normalmente durante a operação no sentido oposto. Para mais informações, o usuário deve ligar para a central de atendimento através do 0800-282-0040. Portadores de deficiência auditiva e de fala devem ligar para 0800-281-0041.
Carretas 2

Rio de Janeiro tem 83 mil pessoas vivendo em área de risco iminente

15
Pelo menos 83 mil pessoas vivem em áreas de risco de desastre iminente no Estado do Rio. A constatação é do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio (DRM), que, às vésperas do verão, estação mais chuvosa do ano, divulgou levantamento com 2,8 mil pontos de deslizamentos em 91 municípios. A capital fluminense, que fez levantamento próprio, ficou de fora.
O relatório do DRM destaca que chuvas regulares, consideradas normais, são suficientes para provocar acidentes graves e atingir cerca de 20,8 mil moradias. Para chegar a esse número, a equipe técnica calculou a trajetória de possíveis deslizamentos e a quantidade de terra que pode desabar sobre as moradias, causando inclusive mortes, que não estão descartadas.
Entre as cidades em situação mais grave, com mais de 200 pontos de risco iminente, está Petrópolis, na região serrana fluminense, com 18 mil pessoas em perigo, em rota de deslizamentos. Localizado na mesma região – uma das mais afetada pelas chuvas de verão dos últimos anos – aparecem entre as cinco cidades mais perigosas Teresópolis e Nova Friburgo. No litoral sul, está Angra dos Reis e, na região metropolitana, a cidade de Niterói.
Com base nas informações, Petrópolis fez um planejamento de emergência com rotas de fuga para moradores e material informativo com orientações para essas situações, como desligar o gás antes de sair de casa. Pastas plásticas para guardar documentos pessoais também foram distribuídas, em ação que indicou pontos de apoio para que a população se dirija nos casos de ter deixar as casas fortes.
De acordo com o relatório do DRM, mais nove municípios têm entre 85 e 200 lugares onde podem ocorrer deslizamento com impactos sobre moradores. São eles Itaperuna, no norte fluminense, São Gonçalo, na região metropolitana, além de Magé e Duque de Caxias, na baixada fluminense. No sul do Estado, estão Itaguaí, Piraí, Rio Claro, Barra Mansa e Mangaratiba.
16
Elaborado pela primeira vez, o relatório afirma que a situação é crítica e acende um alerta, disse o presidente do DRM, Flavio Erthal. Diante deste cenário, um dos objetivos é que as prefeituras planejem ações de emergência rapidamente. “As defesas civis estão se equipando melhor, estão se antecipando. O planejamento é fundamental”, disse o presidente do DRM.
Para socorrer os municípios, em caso de desastre, o governo do estado elaborou o Plano de Proteção e Defesa Civil. Trata-se de um manual de procedimentos e ações para atender emergências, organizar ajuda humanitária e enviar equipamentos complementares para acidentes. O DRM manterá de plantão geólogos e geotécnicos no verão. Eles atuarão com as defesas civis municipais.

Petrópolis ganha escola profissionalizante da Faetec



Professor Celso Pansera. (Foto: Divulgação)
Professor Celso Pansera. (Foto: Divulgação)
A Região Serrana será beneficiada com mais oportunidades de qualificação profissional e ensino superior a distância. Na próxima segunda-feira, dia 16, às 10h30, o secretário Gustavo Tutuca, o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Celso Pansera, o presidente da Fundação Cecierj, Carlos Bielchovsky, e o prefeito da cidade, Rubens Bomtempo, entregam à população o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Petrópolis. Na ocasião, também será inaugurada a ampliação do polo Cederj.
O 39º CVT da Rede no Estado do Rio terá capacidade para formar 2.600 profissionais por ano. Por meio de um investimento de R$ 996 mil, a nova unidade, que tem 1.603 m² de área construída, oferecerá cursos para a formação Técnica e Profissionalizante na área de Turismo, Hospitalidade e Lazer.
– Com a inauguração da unidade de Petrópolis chegamos à marca de 39 CVTs no estado, fechando o ano com chave de ouro. Continuaremos, em 2014, com a política de expansão de cursos de qualificação profissional, que tem gerado muitos bons resultados no atendimento às demandas do mercado de trabalho – ressalta o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.
A unidade oferecerá os seguintes cursos de qualificação profissional: Auxiliar de Cozinha, Cozinheiro Industrial, Garçom, Bartender, Operador de Computador, Operador de Telemarketing, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Promotor de Vendas, Inglês, Espanhol, Inglês Aplicado a Serviços Turísticos e Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos. Em março , quando a Faetec abre a sua primeira rodada de vagas em cursos, estão previstas 880 oportunidades. As inscrições são feitas pelo site (www.faetec.rj.gov.br) e a seleção é por meio de sorteio.
Vice-governador Luiz Fernando Pezão e secretário de Ciência e Tecnologia Gustavo Tutuca. (Foto: Divulgação)
Vice-governador Luiz Fernando Pezão e secretário de Ciência e Tecnologia Gustavo Tutuca. (Foto: Divulgação)

– Com a inauguração do CVT Petrópolis, a Faetec passa a formar profissionais para atuar na área de Hospitalidade e Lazer, setores estratégicos na economia da cidade. Esse investimento é mais uma prova da sintonia entre a Educação Profissional oferecida pelo governo do Estado e o mercado de trabalho – explica o presidente da Faetec, Celso Pansera.
Ainda em 2014, a escola oferecerá oportunidades para o curso Técnico em Cozinha na forma subsequente (para quem já concluiu o Ensino Médio). Na Região Serrana, a Faetec está presente também no Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (Cepti) Petrópolis, na Faculdade de Educação Tecnológica (Faeterj) Petrópolis, nos Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, além dos CVTs Bom Jardim e Nova Friburgo.
Ensino a distância e compartilhado
O polo Cederj de Petrópolis passa a ter uma nova estrutura, agora com quatro salas de aula, quatro salas de tutoria, dois laboratórios de informática, dois de Biologia e um de Física; uma ampla biblioteca e um auditório. O polo atende atualmente 1.090 alunos nas seguintes graduações a distância: Ciências Biológicas (UENF), Matemática (UNIRIO) e Pedagogia (UERJ).
Para o presidente da Fundação Cecierj Carlos Bielschowsky, a reestrutura do polo trará mais conforto para os alunos e permitirá a inclusão de novos cursos. Com a ampliação, os alunos tanto do CVT quanto do Cederj poderão usar a biblioteca, os laboratórios e o auditório, inaugurando uma nova forma de integração entre o ensino profissionalizante e a educação a distância oferecidos pelo Governo do Estado.
O endereço das instituições é Estrada Machado Fagundes, no 326, Cascatinha.

Fonte: Ascom/FAETEC

Espetáculo de Luzes será aberto nesta terça em Teresópolis, no RJ

Natal de Terê (Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis)Decoração, apresentações e eventos se intensificam na cidade. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis)

O Natal em Teresópolis, Região Serrana do Rio, vai ganhar um brilho especial a partir desta terça-feira (17) quando será aberto o Espetáculo de Luzes. O evento acontecerá na sacada do Palácio Teresa Cristina, sede da prefeitura, a partir das 20h. Dentre as atrações estão a apresentação do coral infantil da Escola Municipal Aclimea de Oliveira Nascimento. O Papai Noel estará presente e dois ajudantes do bom velhinho descerão de rapel pela fachada do prédio.
Natal de Terê (Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis)
Apresentações acontecerão em locais públicos.
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis)
A programação artística, intitulada Espetáculo de Luzes, será realizada de terça (17) à sexta-feira (20). “A novidade este ano é um espetáculo que transcende a questão da iluminação e decoração”, garantiu o subsecretário de Eventos, Ronaldo Fialho, que coordena os trabalhos. A decoração tem o objetivo de tornar a cidade ainda mais receptiva no fim do ano.
Locais como o pórtico de entrada da cidade, no bairro Soberbo; o canteiro central das avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré, na Várzea; as praças Higino da Silveira (da Feirinha de Teresópolis, no Alto) e Balthasar da Silveira (da Matriz de Santa Teresa, na Várzea) estão com ornamentação e iluminação especiais.

Acidente grave na altura do KM 80 Quinta Lebrão Teresópolis


Felipe Silva Vieira 34 anos morador do Meudon conduzia a motocicleta Honda Estrada pela rodovia no sentido Fonte Santa, na moto ainda estava o carona José Alexandre Rosa Soares 27 anos morador do Meudon, os dois foram surpreendidos por um veículo que segundo informações estaria ultrapassando na altura do KM 80 Quinta Lebrão o motorista do GM Ipanema Vinícios Gontijo Lamas Silva 33 anos morador em Fonte Santa não teve ferimentos, o piloto e o garupa da moto tiveram vários ferimentos e foram levados pela equipe do Corpo de Bombeiros para o HCT, já o motorista do veículo se sentiu mal e foi lavado logo após pela equipe da CRT também para o HCT, o Inspetor de tráfego da CRT José Paulo fez os procedimentos de prevenção na rodovia enquanto as equipes de resgate trabalhavam, a Polícia Rodoviária Federal esteve no local e fato foi para a 110 DP.
Maiores informações no programa CIDADE URGENTE no canal 09 com Paulo Vicente nesta segunda 16/12 ao vivo a partir das 17:30 na TV CIDADE 






Bonsucesso, uma colisão entre carro e moto termina com uma vítima fatal


Bonsucesso, uma colisão entre carro e moto termina com uma vítima fatal, Mario Eduan Faria de Souza morador em Santa Rosa foi surpreendido na contra mão quando seguia na RJ 130 para a residência, segundo informações o motorista do VW Saveiro teria avançada a contramão não dando chance do motociclista se desviar o Corpo de Bombeiros de Teresópolis esteve no local mas a vítima não tinha sinais o fato ficou por conta dos homens do BPRV para ser registrado na 110DP Teresópolis.
Maiores informações no programa CIDADE URGENTE  com Paulo Vicente ao vivo  a partir das 17:30 





Motorista perde o controle do carro e "voa" mata adentro

Motorista perde o controle do carro e "voa" mata adentro. Aconteceu no KM 60 da rodovia BR 116 após a localidade de Providência o motorista ainda não identificado foi socorrido pela equipe de resgate da CRT e levado em estado grave para o HCT, o que deu para observar é que ele estaria em alta velocidade após sair da pista o carro literalmente voou por uns cinco metros de distância e uma altura aproximadamente dois metros e caiu na vegetação a Polícia Rodoviária Federal esteve no local e fato foi registrado como auto lesão.

Fonte:Paulo Vicente--canal 9/ TV cidade





Mais um final de semana marcado por vários acidentes em Teresópolis

Mais uma acidente na rodovia, desta vez no KM 59 da BR 116, Equipes de resgate da CRT foram acionados para o KM 59 onde informações davam conta de uma colisão grave, no local foram resgatadas quatro vítimas, moradores de Pessegueiros foram levados conscientes e com lesões aparentemente leves.

Fonte: Paulo Vicente-canal 9 /Tv cidade