domingo, 15 de dezembro de 2013

Petrópolis ganha escola profissionalizante da Faetec



Professor Celso Pansera. (Foto: Divulgação)
Professor Celso Pansera. (Foto: Divulgação)
A Região Serrana será beneficiada com mais oportunidades de qualificação profissional e ensino superior a distância. Na próxima segunda-feira, dia 16, às 10h30, o secretário Gustavo Tutuca, o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Celso Pansera, o presidente da Fundação Cecierj, Carlos Bielchovsky, e o prefeito da cidade, Rubens Bomtempo, entregam à população o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Petrópolis. Na ocasião, também será inaugurada a ampliação do polo Cederj.
O 39º CVT da Rede no Estado do Rio terá capacidade para formar 2.600 profissionais por ano. Por meio de um investimento de R$ 996 mil, a nova unidade, que tem 1.603 m² de área construída, oferecerá cursos para a formação Técnica e Profissionalizante na área de Turismo, Hospitalidade e Lazer.
– Com a inauguração da unidade de Petrópolis chegamos à marca de 39 CVTs no estado, fechando o ano com chave de ouro. Continuaremos, em 2014, com a política de expansão de cursos de qualificação profissional, que tem gerado muitos bons resultados no atendimento às demandas do mercado de trabalho – ressalta o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.
A unidade oferecerá os seguintes cursos de qualificação profissional: Auxiliar de Cozinha, Cozinheiro Industrial, Garçom, Bartender, Operador de Computador, Operador de Telemarketing, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Promotor de Vendas, Inglês, Espanhol, Inglês Aplicado a Serviços Turísticos e Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos. Em março , quando a Faetec abre a sua primeira rodada de vagas em cursos, estão previstas 880 oportunidades. As inscrições são feitas pelo site (www.faetec.rj.gov.br) e a seleção é por meio de sorteio.
Vice-governador Luiz Fernando Pezão e secretário de Ciência e Tecnologia Gustavo Tutuca. (Foto: Divulgação)
Vice-governador Luiz Fernando Pezão e secretário de Ciência e Tecnologia Gustavo Tutuca. (Foto: Divulgação)

– Com a inauguração do CVT Petrópolis, a Faetec passa a formar profissionais para atuar na área de Hospitalidade e Lazer, setores estratégicos na economia da cidade. Esse investimento é mais uma prova da sintonia entre a Educação Profissional oferecida pelo governo do Estado e o mercado de trabalho – explica o presidente da Faetec, Celso Pansera.
Ainda em 2014, a escola oferecerá oportunidades para o curso Técnico em Cozinha na forma subsequente (para quem já concluiu o Ensino Médio). Na Região Serrana, a Faetec está presente também no Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (Cepti) Petrópolis, na Faculdade de Educação Tecnológica (Faeterj) Petrópolis, nos Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, além dos CVTs Bom Jardim e Nova Friburgo.
Ensino a distância e compartilhado
O polo Cederj de Petrópolis passa a ter uma nova estrutura, agora com quatro salas de aula, quatro salas de tutoria, dois laboratórios de informática, dois de Biologia e um de Física; uma ampla biblioteca e um auditório. O polo atende atualmente 1.090 alunos nas seguintes graduações a distância: Ciências Biológicas (UENF), Matemática (UNIRIO) e Pedagogia (UERJ).
Para o presidente da Fundação Cecierj Carlos Bielschowsky, a reestrutura do polo trará mais conforto para os alunos e permitirá a inclusão de novos cursos. Com a ampliação, os alunos tanto do CVT quanto do Cederj poderão usar a biblioteca, os laboratórios e o auditório, inaugurando uma nova forma de integração entre o ensino profissionalizante e a educação a distância oferecidos pelo Governo do Estado.
O endereço das instituições é Estrada Machado Fagundes, no 326, Cascatinha.

Fonte: Ascom/FAETEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário