segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Obras em prol de mais solidariedade em Teresópolis

Casa do Pequeno Trabalhador ganha reforma e busca parcerias para expandir a assistência


Novinha. Crianças de 2 a 6 anos participam de uma aula de artes numa das salas que foi reformada Foto: Fotos de divulgação/Adir Ramos

Novinha. Crianças de 2 a 6 anos participam de uma aula de artes numa das salas que foi reformadaFOTOS DE DIVULGAÇÃO/ADIR RAMOS
Uma das maiores e mais antigas instituições filantrópicas de Teresópolis, a Casa do Pequeno Trabalhador (Capette) acaba de passar por uma grande reforma. A organização — que conta com uma creche para crianças de 2 a 6 anos e que oferece qualificação profissional e reforço escolar para adolescentes — ganhou pintura e renovação da rede elétrica, entre outros serviços. Foram investidos R$ 300 mil.
Além do visual, uma das principais novidades é o sistema de parcerias que a Capette quer instaurar com empresas privadas do município. Segundo José Renato de Miranda, presidente da instituição, a proposta é construir módulos preparados para o ensino teórico e prático de diversas profissões, administrados pelas próprias companhias.
A Alterdata, que cria softwares na cidade, foi uma das primeiras empresas a se pronunciar e será responsável pela inserção digital da garotada. O Rotary da China doou o maquinário para dar início às aulas de marcenaria e o da Suécia também já demonstrou interesse em participar do projeto.
Com a expansão, a ideia audaciosa de Miranda é aumentar o número de inscritos de cem para mil.
— Nosso maior foco é dar formação para as pessoas que ficaram desalojadas e desabrigadas, depois da tragédia que atingiu a Região Serrana em 2011. Nosso papel é fazer esse elo entre qualificação e remuneração, porque é isso que traz cidadania. A cidade está pobre demais — lamenta Miranda.
A Casa do Pequeno Trabalhador foi fundada, em 1974, pelo jornalista Barbosa Lima Sobrinho e já encaminhou centenas de jovens para empregos em bancos, hospitais e para o fórum do município. Para as empresas e os candidatos interessados em participar do programa de ensino, o endereço da Capette é Rua Juruena 73, Agriões, em Teresópolis. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (21) 2742-0057.

Projeto cria cota para contratação de artista idoso e de baixa renda


 Deputada Aline Corrêa diz que
taxa de desemprego chega
a 85%
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3992/12, da deputada Aline Corrêa (PP-SP), que cria uma cota mínima para a contratação de artistas idosos e de baixa renda nas produções audiovisuais financiadas com recursos públicos. Pelo texto, pelo menos 5% dos artistas deverão ter renda mensal de até três salários mínimos. Outros 5% deverão ter, além da baixa renda, mais de 60 anos de idade.
De acordo com o projeto, as cotas também valem para a contratação de figurantes e a fiscalização caberá ao órgão responsável pela concessão do financiamento. A empresa que não cumprir a regra será impedida de receber recursos públicos, diz o texto. Caso já tenham sido repassados, os recursos deverão ser devolvidos integralmente.
A autora argumenta que uma das categorias profissionais que mais encontram dificuldades de sobreviver com dignidade é a de artistas. Citando dados do Ministério da Cultura, a parlamentar aponta que existem cerca de 65 mil artistas e técnicos em espetáculos de diversões em atividade no Brasil. A taxa de desemprego é de 80% a 85%, estatística bastante superior à de outras atividades no País.
“Para esses profissionais – que não obtiveram, ainda, reconhecimento e visibilidade ou que já fizeram sucesso em algum momento, mas hoje estão apartados das oportunidades de trabalho – a proposta representa a possibilidade de exercer profissionalmente a sua arte e dela viver”, afirma Aline Corrêa.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:


(Agencia Câmara de Notícias)
Inscrições abertas para participar do XII POÊTERÊ 




No dia 24 de novembro acontece o XII POÊTERÊ – “O olhar da poesia nas artes plásticas”, promovido pelo Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP). Os interessados em participar do concurso têm até o dia 9 de novembro para inscrever seus textos. Além do concurso de poesia, o evento traz na programação mesa-redonda com escritores, poetas e artistas plásticos convidados.
São três categorias: Jovem Poeta, até 18 anos; Poeta, de 19 a 50 anos; e Poeta  da maturidade, a partir de 51 anos. O regulamento permite que cada autor inscreva até dois poemas inéditos. O concurso é aberto ao público e para se inscrever basta enviar uma ficha com nome do autor, o título do poema, categoria, telefone, endereço, e-mail, cópia de comprovante de residência, título do poema e poema para o e-mail proarte@unifeso.edu.br, colocando “a/c PoÊterÊ”. Os menores de 18 anos devem acrescentar ao material de inscrição: cópia do documento de identidade, comprovante de residência e autorização do responsável legal. Os trabalhos inscritos não serão devolvidos.
Serão classificadas em cada categoria até três poesias, ordenadas em primeiro, segundo e terceiro lugares. A seleção e a classificação dos poemas acontecerão entre os dias 12 e 20 de novembro, através da comissão julgadora formada por professores e poetas convidados do POÊTERÊ. O resultado será divulgado no dia do evento, no horário das 15h, no salão Nobre do Campus FESO Pro Arte. Nesse horário, dedicado ao concurso, as poesias classificadas serão interpretadas por seus autores para o público presente e os certificados entregues.
Neste ano, o POÊTERÊ tem a escritora Edla Van Steen como patrona e o galerista Ralph Camargo como personalidade poética. O CCFP fica na Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto. Mais informações pelos telefones (21) 2644-5770 ou 2644-5762, ou pelo e-mail proarte@unifeso.edu.br.
O edital do concurso está disponível aqui.



FONTE : site do Unifeso

Granja Guarani sofre com o esquecimento do poder público

Um bairro histórico em Teresópolis está pedindo socorro. O presidente da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani, Fernando Pinto Alves, reclama do abandono a que o local está relegado e cita os principais problemas:
— O Lago Iacy e o mirante estão totalmente abandonados, sujos, pichados e depredados.
A situação do lago, esvaziado há mais de dois anos, é caótica. Há brinquedos quebrados e mato alto, e a área se tornou perigosa.
— Durante a noite, pessoas estranhas ficam por lá e ninguém tem coragem de circular por ali. É um espaço inutilizado — declara Conceição Mendes, moradora há dez anos da região.
O Mirante da Granja Guarani, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac) em 1988, consta no site do órgão como uma “pequena joia neocolonial, construída em 1929-1930 (...)”, mas, atualmente, está bastante danificado.
A prefeitura informa, por meio da Secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, que está programando o retorno de suas equipes de limpeza e conservação para atender todo o bairro da Granja Guarani, incluindo o Lago Iacy e o entorno do mirante. O órgão explica, ainda, que apesar de o mirante ser um patrimônio tombado, a construção encontra-se em terreno particular, cabendo a manutenção da área ao proprietário do imóvel.

Projeto Social Lutando pelo Bem brilha em mais um Campeonato!



   Projeto social Lutando Pelo Bem da Granja Guarani,vence mais uma batalha agora foi na semana da criança do Sesc neste Domingo 14 ,destaque para a Atleta Duda que venceu duas lutas como monstra o video acima!
    O Projeto da Granja Guarani idealizado pelo professor Dudu , a iniciativa oferece treino paras as crianças e adolescentes na comunidade carente do Bairro da Granja Guarani, com o objetivo de ensinar e divulgar a prática do esporte, ocupando o tempo dos garotos e suas mentes. 

   Todas as Segunda e Quarta às sete da noite, crianças e adolescentes com quimonos puídos se alinham sobre um tatame improvisado. Eles sonham em se tornar ídolos de MMA, como Minotauro e Anderson Silva e o Morador ilustre do Bairro Delson Pé de Chumbo. E se esquivam de problemas cotidianos para treinar no projeto social, instalado numa casa improvisada.

Salomão volta a Alerj prometendo apoio
- Deputado também criticou o processo eleitoral e manobras políticas de adversários nas eleições municipais


A maioria dos deputados da Assembleia Legislativa de nosso estado voltou esta semana ao batente e com discursos bastante inflamados, tanto os vencedores em pleitos municipais, quanto os que não foram tão bem assim. No caso do deputado estadual de nossa cidade, Nilton Salomão, que contabilizou 17.290 votos, o tema de sua primeira explanação no plenário da Alerj foi justamente para criticar manobras políticas adotadas por adversários, bem como, expor deficiências no que tange a fiscalização eleitoral e organização das campanhas. Salomão aproveitou para dizer que volta ao Legis-lativo para se empre-nhar com as questões que envolvem Teresó-polis e sem nenhum tipo de revanchismo ou sentimento de derrota.



FONTE : Jornal o Diario

Continua expansão da CEG em Teresópolis

- Tubulação de gás encanado segue pela Delfim Moreira e Rua Prefeito Sebastião Teixeira

Desde que iniciou seus serviços em Teresópolis em setembro passado, a Companhia Estadual de Gás (CEG) mantém o trabalho de expansão de sua rede de tubulações. O objetivo é levar o serviço ao maior número de clientes dentro do menor espaço de tempo. Três frentes de trabalho atuam em diferentes pontos da cidade.