segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Obras em prol de mais solidariedade em Teresópolis

Casa do Pequeno Trabalhador ganha reforma e busca parcerias para expandir a assistência


Novinha. Crianças de 2 a 6 anos participam de uma aula de artes numa das salas que foi reformada Foto: Fotos de divulgação/Adir Ramos

Novinha. Crianças de 2 a 6 anos participam de uma aula de artes numa das salas que foi reformadaFOTOS DE DIVULGAÇÃO/ADIR RAMOS
Uma das maiores e mais antigas instituições filantrópicas de Teresópolis, a Casa do Pequeno Trabalhador (Capette) acaba de passar por uma grande reforma. A organização — que conta com uma creche para crianças de 2 a 6 anos e que oferece qualificação profissional e reforço escolar para adolescentes — ganhou pintura e renovação da rede elétrica, entre outros serviços. Foram investidos R$ 300 mil.
Além do visual, uma das principais novidades é o sistema de parcerias que a Capette quer instaurar com empresas privadas do município. Segundo José Renato de Miranda, presidente da instituição, a proposta é construir módulos preparados para o ensino teórico e prático de diversas profissões, administrados pelas próprias companhias.
A Alterdata, que cria softwares na cidade, foi uma das primeiras empresas a se pronunciar e será responsável pela inserção digital da garotada. O Rotary da China doou o maquinário para dar início às aulas de marcenaria e o da Suécia também já demonstrou interesse em participar do projeto.
Com a expansão, a ideia audaciosa de Miranda é aumentar o número de inscritos de cem para mil.
— Nosso maior foco é dar formação para as pessoas que ficaram desalojadas e desabrigadas, depois da tragédia que atingiu a Região Serrana em 2011. Nosso papel é fazer esse elo entre qualificação e remuneração, porque é isso que traz cidadania. A cidade está pobre demais — lamenta Miranda.
A Casa do Pequeno Trabalhador foi fundada, em 1974, pelo jornalista Barbosa Lima Sobrinho e já encaminhou centenas de jovens para empregos em bancos, hospitais e para o fórum do município. Para as empresas e os candidatos interessados em participar do programa de ensino, o endereço da Capette é Rua Juruena 73, Agriões, em Teresópolis. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (21) 2742-0057.

Nenhum comentário:

Postar um comentário