segunda-feira, 15 de outubro de 2012


Granja Guarani sofre com o esquecimento do poder público

Um bairro histórico em Teresópolis está pedindo socorro. O presidente da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani, Fernando Pinto Alves, reclama do abandono a que o local está relegado e cita os principais problemas:
— O Lago Iacy e o mirante estão totalmente abandonados, sujos, pichados e depredados.
A situação do lago, esvaziado há mais de dois anos, é caótica. Há brinquedos quebrados e mato alto, e a área se tornou perigosa.
— Durante a noite, pessoas estranhas ficam por lá e ninguém tem coragem de circular por ali. É um espaço inutilizado — declara Conceição Mendes, moradora há dez anos da região.
O Mirante da Granja Guarani, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac) em 1988, consta no site do órgão como uma “pequena joia neocolonial, construída em 1929-1930 (...)”, mas, atualmente, está bastante danificado.
A prefeitura informa, por meio da Secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, que está programando o retorno de suas equipes de limpeza e conservação para atender todo o bairro da Granja Guarani, incluindo o Lago Iacy e o entorno do mirante. O órgão explica, ainda, que apesar de o mirante ser um patrimônio tombado, a construção encontra-se em terreno particular, cabendo a manutenção da área ao proprietário do imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário