domingo, 13 de abril de 2014

Mageenses poderão fazer tomografias a partir de terça-feira

921923
Moradores de Magé serão beneficiados pelo serviço de Tomografia Móvel do governo do Estado. O caminhão com o equipamento ficará na cidade entre os dias 14 e 26 de abril e realizará exames de todas as partes do corpo. O secretário municipal de Saúde, Sidney Cerqueira Couto, explicou que a iniciativa visa atender a demanda por exames no município. “Essa é mais uma parceria para melhorar o atendimento em saúde e reduzir a demanda por exames. Acredito que este período será suficiente para realizar as tomografias agendadas”, disse.
Sidney Couto informou que os agendamentos serão realizados pela equipe da central de marcação da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ele, os pacientes dos primeiros atendimentos já foram devidamente avisados dos dias, horários e do local da realização do exame.
O equipamento chegará a Magé na tarde desta segunda-feira e as tomografias serão feitos a partir da manhã de terça, 15 de abril. Os procedimentos serão realizados na Praça Dr. Nilo Peçanha, próximo ao Palácio Anchieta, sede do Poder Executivo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 1830, e aos sábados e feriados, das 8h às 15h.
Devido ao tamanho do caminhão do Serviço de Tomografia Móvel, a rua lateral à Praça, no acesso pela Simão da Motta, ficará fechada a partir das 23h30 deste domingo. Na tarde desta segunda-feira, 14 de abril, após o caminhão estacionar, a Secretaria Municipal de Segurança Pública avaliará se será possível liberar a passagem de carros.

Teresópolis, RJ, ganha decoração exclusiva para Copa do Mundo



´Sede da prefeitura já ganhou decoração com os banners (Foto: Marco Esteves/Ascom Teresópolis)´Sede da prefeitura já ganhou decoração com os
banners (Foto: Marco Esteves/Ascom Teresópolis)
Teresópolis, Região Serrana do Rio, já está se preparando para a Copa do Mundo e, por isso, o município está ganhando uma decoração especial para o Mundial.  Já começaram a a ser instalados 60 banners dupla face em pontos estratégicos da cidade. Desenvolvida pela Comissão da Copa e coordenada pela Secretaria de Turismo, a programação visual conta com a colaboração e criatividade do ilustrador e designer gráfico, Rodrigodraw Miguel.
A instalação da decoração, com caricaturas dos jogadores da Seleção Brasileira, estava prevista para esta terça-feira (15), ma so trabalho foi adiantado em uma semana.  A ideia foi aproveitar a realização da Copa Rio de Ciclismo, que acontece neste domingo (13) e atraiu atletas e visitantes para Teresópolis.
A ornamentação começou pela fachada do prédio da Prefeitura, onde já estão instalados dois banners com a imagem do rei Pelé e de Neymar. O pórtico de entrada da cidade também será decorado e haverá uma réplica gigante da taça da Copa do Mundo num trecho da principal avenida do Centro
.

Teresópolis, RJ, realiza atividades físicas para portadores de deficiência


Alunos caminham na esteira entre outras atividades (Foto: Vanusa Lima/Divulgação)Alunos caminham na esteira entre outras atividades
(Foto: Vanusa Lima/Divulgação)
TERESÓPOLIS , Região Serrana do Rio, realiza todas as quartas-feiras aulas com atividades físicas e esportivas para pessoas com algum tipo de deficiência. As aulas acontecem das 9h30 às 10h30 no Ginásio Pedrão, bairro Várzea. O objetivo é proporcionar o acesso à esse tipo de aividades para toda a população.
Entre os exercícios, estão os aeróbicos na esteira, que ajudam no condicionamento físico do aluno. Também são feitas atividades psicomotoras, ou seja, uma variedade de movimentos para aprimorar a coordenação corporal, equilíbrio, dar noção de lateralidade e de espaço-temporal, além demelhorar a concentração. Segundo a professora Carla Márcia Cunha, o objetivo é que o aluno faça uma atividade física e se sinta incluído.
A aluna Natália Conceição, de 22 anos, tem Síndrome de Down e participa das atividades, sempre acompanhada da mãe, Matina Rosa. “Ela gosta muito das aulas, se sente bem e cada vez mais animada”, comentou.
As inscrições estão abertas e, para se inscrever, é necessário apresentar atestado médico, tipo sanguíneo e declaração escolar (crianças e adolescentes), além de cópia de certidão de nascimento ou de carteira de identidade da criança e do responsável (caso o interessado seja menor de idade), de comprovante de residência e dois retratos 3x4.
Outras informações pelo telefone (21) 3641-5884
.

Pezão diz que vai cobrar da Oi gastos com desocupação de prédio no Rio

Pezão segue exemplo de Paes e promete cobrar gastos com desocupação (Foto: J.P. Engelbrecht/Divulgação/Prefeitura do Rio)Pezão segue exemplo de Paes e promete cobrar
gastos com desocupação de prédio no Subúrbio
(Foto: J.P. Engelbrecht/Divulgação/Prefeitura do Rio)
A exemplo do que foi prometido pelo prefeito Eduardo Paes, o governador Luiz Fernando Pezão garantiu neste domingo (13) que vai levantar os gastos com a desocupação do prédio da Oi para cobrar da empresa, que é dona do terreno. O prejuízo com gastos de segurança — já que a operação de reintegração exigiu reforço da polícia militar e de batalhões especiais, como o Bope — ficariam por conta da companhia telefônica.
A declaração foi dada durante cerimônia de início das obras da UPP do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, região central. Além desta sede, outras oito serão reformadas. São elas: Turano, Chatuba, Fé/Sereno e Parque Proletário, na Zona Norte, Chapéu Mangueira e Dona Marta, na Zona Sul.
O Morro de São Carlos, também na Zona Norte, receberá nova sede, segundo o governo do Estado. Ainda segundo assessoria do governo do Estado, as primeiras obras estão previstas para o final de abril.
Carlos Alessandro, 34 anos, aguarda autoridades com o filho de dois meses. (Foto: Matheus Rodrigues / G1)Carlos Alessandro, 34 anos, aguarda autoridades com o filho de dois meses. (Foto: Matheus Rodrigues / G1)
Polícia abre inquérito para 'identificar lideranças' de invasão
A ocupação do prédio no Engenho Novo, Subúrbio do Rio, chegou a ser tratada pelo prefeito Eduardo Paes como "invasão profissional", enquanto Pezão chegou a afirmar que havia tráfico de drogas no local antes da retirada dos moradores, na última sexta-feira (11). Agora, a ocupação virou caso de polícia. Neste domingo (13), a Polícia Civil informou, em nota, que instaurou inquérito para investigar a ocupação do terreno para "identificar as lideranças" do movimento. De acordo com o documento, representantes da empresa dona do terreno já foram ouvidos.

Os moradores, por sua vez, negam e dizem que não têm onde viver nem para onde ir. Também neste domingo, cinco ex-ocupantes se reuniram com o secretário municipal de Assistência Social Adilson Pires e o secretário municipal de Habitação Pierre Batista. A reunião começou por volta das 10h40, após uma vigília com cerca de 300 ex-ocupantes em frente à sede da prefeitura, mas não foi nada decisiva. Vice-prefeito, Pires disse que o cadastramento das pessoas seria feito pela Guarda Municipal em São Cristóvão e que as pessoas teriam que se deslocar até lá — o que não foi aceito pelos ex-moradores.
"As pessoas que estão aqui querem que eu dê uma solução imediata, mas para amanhã eu não tenho casa para entregar. Então, é preciso fazer o cadastramento para ver o que vai ser feito", afirmou. A proposta, no entanto, desagradou moradores'Ninguém tira a gente daqui', diz líder
Um dos cinco líderes que foram recebidos por representantes do governo municipal declarou, no entanto, que os manifestantes não sairão da frente da Prefeitura. Ele informou que desejam que o cadastramento seja feito lá.
"Não estou entendendo porque não podem fazer o cadastramento aqui. Se chegar assistente social aqui, sou o primeiro a ajudar o pessoal a fazer fila e a ter calma para fazer o cadastramento. Ninguém vai tirar a gente daqui. E se tiver que usar a força, a gente vai usar. Pode chamar a polícia, pode chamar o que for, eu quero fazer o cadastramento aqui. Querem que a gente saia daqui por quê? Qual a intenção deles? Nós não vamos sair na força, nós vamos resistir", declarou um dos líderes, que diz se chamar Edi.
Agentes da Guarda Municipal da Tijuca, na Zona Norte, foram deslocados para a prefeitura para reforçar a segurança no local. De acordo com os manifestantes, cerca de 600 pessoas dormiram em frente à prefeitura após a reintegração de posse. Eles afirmaram que ficariam no local até que fossem recebidos por alguma autoridade municipal ou estadual e reinvindicam uma opção de moradia.
"Fomos tratados como se não fôssemos nada, a polícia retirou a gente sem nenhum cuidado. Vamos ficar aqui até sermos ouvidos por alguém, não temos onde morar. É um absurdo a situação que a gente está passando aqui. Tem criança e idoso deitado em sacos plásticos", declarou outra líder do movimento, Perla Soares, de 32 anos.
Cerca de 300 pessoas se reuniam em frente à Prefeitura do Rio em torno de 10h40. (Foto: Matheus Rodrigues / G1)
Cerca de 300 pessoas se reuniam em frente à
às 10h40 (Foto: Matheus Rodrigues / G1)
Outro participante do protesto é Carlos Alessandro, de 34 anos, que acampa no local com o filho de dois meses. "Fomos arrancados da nossa moradia da maneira menos adequada. Os policiais falaram para nós 'ou sai, ou sai'. Só deu tempo de pegar um ventilador e algumas sacolas. Eu tive que sair com a roupa do corpo. Meu filho tem dois meses, quem me ajudou a tirar ele com segurança foi a população", contou ele.
O prefeito Eduardo Paes disse no sábado (12) que três equipes de assistentes sociais da prefeitura estão cuidando do cadastramento das famílias. Segundo ele, 177 já foram cadastradas e a partir de agora será feita uma análise para que possam ser incluídas em projetos da prefeitura.
Agentes da Guarda Municipal da Tijuca foram chamados para reforçar a segurança no local. (Foto: Matheus Rodrigues / G1)
Agentes da Guarda Municipal da Tijuca foram
chamados para reforçar a segurança no local
(Foto: Matheus Rodrigues/G1)
Reintegração
A Polícia Militar deu início à reintegração de posse do terreno por volta das 4h45 da sexta-feira. No local, ocupantes ergueram casas improvisadas durante 13 dias de ocupação. A ação da polícia começou pacífica. Moradores se reuniram atrás de um cordão de isolamento e saíram sem reagir.​

No entanto, a situação ficou tensa depois que alguns moradores começaram a atear fogo dentro do prédio, às 6h45. Em seguida, um confronto entre policiais militares e ocupantes provocou uma grande correria. A ação da polícia cumpre decisão judicial do dia 4, que determinou a saída das pessoas que ocupam o terreno da Oi.
No confronto com a PM, pelo menos 18 pessoas ficaram feridas, entre elas, 9 policiais militares e três crianças. De acordo com a polícia, 27 pessoas foram detidas —sendo 21 suspeitos de participar do saque ao supermercado. Destes, quatro foram presos. Às 13h27, entretanto, a maioria havia sido liberada, já que não houve flagrante.
Depois da reintegração, houve registro de depredações. Não se sabe se quem promoveu a depredação fazia ou não parte do grupo que ocupava o terreno. Quinze ônibus foram atingidos (quatro deles, queimados), outros três veículos foram incendiados (entre eles um carro da polícia) e pelo menos três agências bancárias foram depredadas. Um supermercado foi invadido e saqueado, e um veículo de uma emissora de televisão também foi atacado.
Barracos derrubados
Aproximadamente 1.650 policiais do 3º BPM (Méier), do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque (BPChq) foram mobilizados para a retirada dos ocupantes do imóvel. Os policiais anunciaram, por meio de um megafone, que os habitantes seriam levados em ônibus e caminhões para abrigos da prefeitura.

Segundo estimativa de moradores, até a noite de quinta-feira (10) havia cerca de 5 mil pessoas no local. Os moradores fizeram ligações clandestinas de energia elétrica e pegaram água das cisternas.
Pessoas que estavam no prédio alegaram que não têm condições de pagar aluguel. Por isso, teriam deixado comunidades como a do Jacarezinho, Rato Molhado e pontos da Baixada Fluminense para ocupar a área.

Fonte: G1