segunda-feira, 3 de março de 2014

'Ela nasceu de novo', diz namorado da motorista que caiu da Ponte Rio-Niterói


Depois de cair da Ponte Rio-Niterói, Mariana Pinto Borges foi resgatada com vida da Baía de Guanabara
Foto: Divulgação
Depois de cair da Ponte Rio-Niterói, Mariana Pinto Borges foi resgatada com vida da Baía de Guanabara Divulgação
Um veículo capotou no vão central da Ponte Rio-Niterói e caiu na Baía de Guanabara, numa altura de aproximadamente 50 metros, no início da manhã desta segunda-feira. Marina Pinto Borges, de 22 anos, estava sozinha em um Renault Sandero, vindo de casa, em São Gonçalo, para a empresa onde trabalha no setor de compras, em Olaria. Marina teve lesões no braço e foi operada no Hospital Souza Aguiar, no Centro. O estado de saúde da jovem é estável, segundo a Secretaria municipal de Saúde.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal e um dos bombeiros que participou do resgate, Marina tentou desviar de um carro que freou bruscamente, quando perdeu o controle e acabou capotando. Ela conseguiu sair do veículo nadando e foi resgatada por uma equipe dos Bombeiros. Em seguida, foi levada consciente para a Marina da Glória, onde foi transferida para uma ambulância.
A CCR Ponte informou que Marina bateu na mureta central da ponte às 6h10m. Logo em seguida, o veículo capotou sete vezes e foi lançado ao mar. O carro caiu numa profundidade de 15 metros na Baía de Guanabara. O comandante de um rebocador da empresa Camorim Serviços Marítimos, Luiz Felipe Oliveira, contou que escutou o acidente pelo rádio e foi até o local. Ele acionou a firma de praticagem do Rio de Janeiro e marinheiros prestaram socorro à vítima.
- Quando chegamos, o carro ainda não tinha afundado e ela estava a 250 metros do veículo. Estava em estado de choque, mas contou que não havia mais ninguém com ela. Há cinco anos trabalho em rebocador e nunca tinha visto algo assim antes - disse Luiz Felipe.
O mestre de lancha Alessandro Gomes foi uma das pessoas que ajudou a salvar a vida de Marina Pinto Borges. Ele estava na lancha de praticagem da empresa Pilot Boat, quando ouviu um chamado no rádio, dizendo que um carro tinha caído do vão central da Ponte.
- Seguimos para o local e encontramos uma mulher boiando na água. Ela estava muito cansada e o carro já tinha afundado. Ela falou que não tinha quebrado nenhum osso, que se chamava Marina e que estava indo trabalhar - contou.
O namorado de Marina, Vinicius Mouta fez um desabafo emocionado em sua página em uma rede social:
“Gente, a todos que já sabem e aos que não sabem... a Marina sofreu um acidente muito grave hoje. Ainda não sei o que aconteceu, mas já falei com ela por intermédio dos bombeiros. Ela está bem e passa por exames nesse momento... Vamos aguardar, assim que eu tiver mais notícias aviso por aqui. Agradeço a preocupação, porém peço que esperem... Não estou em condições de responder a todos. Vamos esperar e torcer, segundo os socorristas ela nasceu de de novo”.

Fonte: O globo

PADRÃO ÁGUIAS REALIZA AÇÃO AMBIENTAL NO RIO DOS FRADES

MAIOR TESOURO ECOLÓGICO ESTÁ SOB AMEAÇA
Mais uma vez, em pleno domingo de carnaval, 02 março/2014, a Organização dos Águias realizou um importante trabalho de Educação e Conscientização Ambiental na região do Rio dos Frades, inconfundível cartão postal de rara beleza admirado em todo o mundo.
LIXO DEIXADO POR VISITANTES DEGRADA QUALIDADE
DAS ÁGUAS CRISTALINAS DO RIO DOS FRADES
Envolvidos na missão de causar impacto nas suas ações de atitudes de responsabilidades com o Planeta, a equipe do Padrão Águias da Aventura Objetiva (1ª Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente) da cidade de Teresópolis, formada por Expedicionistas, Apoiadores e Amigos estiveram na fantástica região da Área de Proteção Ambiental do Rio dos Frades para realizar a retirada de resíduos sólidos deixados por visitantes insensíveis.
A ação intitulada "Operação Frades Limpo" contou com a colaboração e apoio integrado do Parque Estadual dos Três Picos que destinou um destacamento de Guarda-Parques para o transporte dos resíduos retirados pelas equipes.
A equipe sob o comando do Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel percorreu as áreas potenciais da cachoeira dos Frades onde há intensa visitação pública para a prática do lazer.
Após intensificarem os trabalhos de observação minuciosa em vários locais de visitação pública foram retirados todos os tipos de resíduos, especialmente plásticos, garrafas pet, garrafas de vidro, fraldas usadas, latas de alumínio, embalagens diversas e grande quantidade de lixos domésticos de todas as espécies. O que mais chamou a atenção das equipes foi o descarte de fraldas descartáveis boiando nas “águas cristalinas” do Rio, conhecido pela sua rara beleza, considerado um patrimônio ecológico da humanidade.
A Ação foi realizada em duas etapas, sendo a primeira com a retirada dos resíduos pela equipe dos Águias e a segunda no transporte realizado pela equipe do Parque Estadual dos Três Picos, sob a coordenação do Sr Leonardo, um dos representantes da Chefia em Teresópolis, auxiliado pelos Guardas Jordeci Assis e Arthur Frederico.
O Sr Leonardo frisou a importância da integração das ações de educação ambiental e ficou abismado com tanto lixo deixado por visitantes.
Normalmente nesses locais de intensa visitação pública, apesar da beleza natural há um grande descaso público e a grande falta de sensibilização das pessoas que abandonam todo tipo de lixo, causando sérias consequências advindas da poluição, especialmente contaminando o recurso hídrico, essencial à qualidade de vida do ser vivo e dependência da humanidade.
O Rio dos Frades é uma das raras belezas do Estado do Rio de Janeiro. Situado em grande zona interfluvial é um rico corpo hídrico localizado na altura do km 19 da rodovia RJ-130, estrada que liga os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo. Apesar da sua rara beleza ainda é roteiro turístico do circuito Tere-Fri, fazendo parte do acervo turístico da região. A região é famosa por sua natureza generosa, pelo polo gastronômico, pelas pousadas e hotéis, além da horticultura, forte na região. Mesmo diante dessa rara beleza e por sua importância turística o local vem sendo alvo do descaso e abandono público. Falta incentivo, iniciativa e consequentemente ação de proteção e conservação.
SE NADA FOR FEITO ESSA RARA BELEZA PODE ACABAR
Em mais essa importante Ação Ambiental, a equipe dos Águias conclama a todas as pessoas para a importância de se preservar o meio que é de todos e chama a atenção das autoridades para cuidar e proteger o patrimônio natural da humanidade.
O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel enfatizou, mais uma vez, que os problemas são sempre das atitudes do ser humano com o planeta.
Cleiton Pimentel declara que é cada vez mais intensa a necessidade educar para mudarmos a maneira de conviver com um planeta que é de todos. Agradeceu o brilhante trabalho da equipe e enalteceu a presença da integração com o Parque Estadual dos Três Picos, cuja atuação é primordial para o envolvimento das ações de prevenção e reparo dos danos causados pela sociedade do conformismo e do descaso público.
Diante dos sérios problemas encontrados num verdadeiro berçário de vida que está sob forte ameaça, o que nos resta é fazer chegar às nossas autoridades públicas, os poderes constituídos e ao Ministério Público para que nosso maior tesouro não seja exterminado ou se transforme em local de putrefação da ação humana.
Enaltecemos aqui uma citação célebre do grande líder indiano, Mahatma Ghandi “Seja você a mudança que quer ver no mundo”. É preciso mudar com atitudes. Parabéns a toda equipe... Sempre Presentes e Atuantes.
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) - FOTOS: DIVULGAÇÃO

Fonte:aventureirosaguia

Operação na prisão de PMs no Rio encontra aparelhos de ar-condicionado e cerveja escondidos em celas

Caminhão de mudança chega ao BEP para retirar eletrodomésticos

Uma operação conjunta da Auditoria da Justiça Militar, da Corregedoria Interna da PM e a da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do Ministério Público estadual, na tarde desta segunda-feira, no BEP, a unidade prisional da Polícia Militar, em Benfica, na Zona Norte do Rio, encontrou 12 aparelhos de ar-condicionado, computador pessoal, quatro tablets, uma antena de TV por assinatura, celulares, 12 micro-ondas e outros eletrodomésticos escondidos, além de 70 latas de cerveja. A ação visava a apurar denúncias de irregularidades no BEP, onde já foram constatadas outras irregularidades e regalias nos últimos anos.
Cena do passado: em vistoria do CNJ, celas pareciam mais suítes. Foto: Agência O Globo
Cena do passado: em vistoria do CNJ, celas pareciam mais suítes.Na chegada da equipe da CSI ao BEP, por volta das 15h, os presos tentaram impedir a vistoria nas celas, ameaçando fazer um motim e tomar dois policiais como reféns. O Batalhão de Choque teve de ser acionado para garantir a inspeção. Ao todo, 120 policiais participaram da ação — 90 da Corregedoria, 30 da CSI. A maior parte do material apreendido foi encontrada dentro de fundos falsos nas celas ou em lixeiras.
- O intuito da reação dos presos foi retardar a entrada dos agentes. Com certeza, muita coisa foi escondida nesse meio-tempo. Alguns aparelhos de ar-condicionado estavam molhados, devido ao uso até pouco antes - contou o promotor Paulo Roberto Mello Cunha, da Auditoria da Justiça Militar.
Batalhão prisional da PM está, mais uma vez, no foco de irregularidades Foto: Thiago Freitas / Extra
De acordo com o Ministério Público, a operação foi feita para que fossem checadas denúncias de irregularidades na unidade, até uma dando conta de que são comuns os churrascos nas dependências da prisão. No momento da vistoria chegava à unidade uma Kombi carregada com gelo. O veículo, no entanto, foi despachado sem deixar a carga.
Já a Polícia Militar informou, em nota, que "de acordo com o corregedor não houve motim algum. Nada foi retirado das instalações. A operação de revista ainda está em andamento".
Histórico de problemas
No início de dezembro de 2012, um relatório feito pela Vara de Execuções Penais do Rio (VEP) mostrou que os presos daquela unidade dispunham de 109 geladeiras, 52 microondas, 102 televisores, 63 cafeteiras, uma máquina de fazer frango assado, além de panelas elétricas, DVDs, CDs, rádios, aparelhos de som e até máquinas de lavar.

Fonte: O Extra
Caminhão de mudança chega ao BEP para retirar eletrodomésticos Foto: Bernardo Costa / EXTRA






Em greve, garis protestam na Central do Brasil e mandam prefeito "varrer sozinho" no Carnaval

Grupo decidiu manter paralisação em reunião nesta segunda-feira


Ruas da Lapa amanheceram com montanhas de lixo nesta segunda-feira (3)Osvaldo Praddo/Agência O Dia
Mais de 300 garis se reuniram na manhã desta segunda-feira (3), próximo à Central do Brasil, no centro do Rio, para protestar contra os baixos salários da categoria no município. Os manifestantes atacaram diretamente Eduardo Paes com gritos de “o prefeito vai varrer sozinho”, em referência à grande quantidade de lixo despejada nas ruas durante o Carnaval.
Em assembleia realizada pouco antes do protesto, cerca de 3.500 decidiram mantaer a greve, que já dura três dias. Alguns bairros da capital fluminense estão tomados de lixo, sobretudo, os locais por onde passaram os blocos no domingo (2) e o Sambódromo. A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) conta com cerca de 15 mil garis.
Na Lapa, bairro boêmio da cidade, resíduos sólidos aglomeravam-se pelas calçadas, meios-fios e canteiros. O mau cheiro incomodava as pessoas que passavam pelas ruas. Durante a manhã, um grupo de garis da Comlurb, sem o uniforme, faziam a limpeza nos Arcos da Lapa. O turista inglês John Mills que veio ao Rio pela primeira vez para o carnaval não sabia da greve.
— Eles foram espertos por fazer a greve logo neste período, pois a cidade está realmente muito suja.
Bairros como Copacabana e Botafogo não apresentavam problemas com a limpeza urbana nesta manhã, com ruas limpas e lixeiras vazias.
Apesar da paralisação parcial, foram recolhidos no sábado (1º), segundo a Comlurb, 26 toneladas de lixo no Sambódromo e mais 4 toneladas em seus acessos.
Nos principais blocos de sábado, incluindo o tradicional Cordão da Bola Preta, foram recolhidas 79,2 toneladas de resíduos.
Reivindicações
O movimento grevista reivindica ajuste salarial de R$ 803 para R$ 1,2 mil, aumento no valor do tíquete-alimentação diário de R$ 12 para R$ 20, pagamento de horas extras para quem trabalhar nos domingos e feriados, como previsto em lei, e melhores condições de trabalho. Eles fizeram um protesto ontem na sede da prefeitura.
No sábado (1º), o TRT-RJ (Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro) declarou a “abusividade e ilegalidade” de qualquer movimento de paralisação dos garis vinculados à Comlurb. O Sindicato e Comlurb não reconhecem a greve. A Companhia informou por meio de nota que está em negociação com o sindicato da categoria “como faz todos os anos no período do acordo coletivo”. Até o fechamento desta matéria a Comlurb não havia se manifestado sobre a paralisação nem sobre as providências para solucionar o problema do lixo.

Fonte: O Dia

A festa dos vereadores do Rio no reino dos bicheiros

Só cinco dos 51 legisladores recusaram convites para o camarote oferecido pela Liesa, administrada pelos barões da contravenção na cidade

Daniel Haidar, do Rio de Janeiro
Foto 6 / 46
AMPLIAR FOTOS
Desfile da Escola de Samba Beija Flor pelo Grupo Especial, no Sambódromo Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro (RJ), na madrugada desta segunda-feira (03)
Desfile da Escola de Samba Beija Flor pelo Grupo Especial, no Sambódromo Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro (RJ), na madrugada desta segunda-feira (03) - Gabriela Batista

















A Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi apelidada de "Gaiola de Ouro", pelos gastos excessivos com a construção do Palácio Pedro Ernesto, inaugurado em 1923. Os tempos mudaram, mas a atração pela mordomia e pelas benesses se mantêm. Apenas cinco, dos 51 legisladores da Casa, devolveram convites que receberam para o camarote da Câmara na Marquês de Sapucaí neste Carnaval. O espaço do convescote foi cortesia da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), a organizadora dos desfiles que é administrada por bicheiros.
Os ingressos do camarote foram devolvidos pelos vereadores Teresa Bergher (PSDB), Carlos Bolsonaro (PP), Paulo Pinheiro, Eliomar Coelho e Renato Cinco, estes três últimos do PSOL. Pinheiro esclareceu que a decisão do partido atendeu a uma recomendação do Ministério Público do estado do Rio de Janeiro, de recusar os camarotes. A promotoria entende que há conflito de interesses no fato de representantes do Legislativo se esbaldarem em convescotes no Sambódromo, apesar de terem a missão constitucional de fiscalizar os gastos e atos da Prefeitura do Rio. Por isso recomendou que as excelências recusassem o camarote.
"Minha posição pessoal é de que não devemos utilizar o camarote. Não fica bem para a autoridade pública utilizar qualquer facilidade no Carnaval", disse Pinheiro.
A organização dos desfiles no Sambódromo já foi alvo de atenção especial da Câmara Municipal, quando foi instituída a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Carnaval, presidida pela vereadora Teresa Bergher em 2007. Foi uma tentativa de investigar denúncias apresentadas em investigações da Polícia Federal de que os resultados da premiação de desfiles eram comprados, com suborno de jurados. A manipulação não foi comprovada, mas a CPI recomendou que o desfile deixasse de ser organizado pela Liesa e que a Prefeitura do Rio licitasse a organização. A licitação chegou a ser feita em alguns anos, mas a prefeitura alegou que não houve interessados.

Revista : Veja