segunda-feira, 3 de março de 2014

PADRÃO ÁGUIAS REALIZA AÇÃO AMBIENTAL NO RIO DOS FRADES

MAIOR TESOURO ECOLÓGICO ESTÁ SOB AMEAÇA
Mais uma vez, em pleno domingo de carnaval, 02 março/2014, a Organização dos Águias realizou um importante trabalho de Educação e Conscientização Ambiental na região do Rio dos Frades, inconfundível cartão postal de rara beleza admirado em todo o mundo.
LIXO DEIXADO POR VISITANTES DEGRADA QUALIDADE
DAS ÁGUAS CRISTALINAS DO RIO DOS FRADES
Envolvidos na missão de causar impacto nas suas ações de atitudes de responsabilidades com o Planeta, a equipe do Padrão Águias da Aventura Objetiva (1ª Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente) da cidade de Teresópolis, formada por Expedicionistas, Apoiadores e Amigos estiveram na fantástica região da Área de Proteção Ambiental do Rio dos Frades para realizar a retirada de resíduos sólidos deixados por visitantes insensíveis.
A ação intitulada "Operação Frades Limpo" contou com a colaboração e apoio integrado do Parque Estadual dos Três Picos que destinou um destacamento de Guarda-Parques para o transporte dos resíduos retirados pelas equipes.
A equipe sob o comando do Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel percorreu as áreas potenciais da cachoeira dos Frades onde há intensa visitação pública para a prática do lazer.
Após intensificarem os trabalhos de observação minuciosa em vários locais de visitação pública foram retirados todos os tipos de resíduos, especialmente plásticos, garrafas pet, garrafas de vidro, fraldas usadas, latas de alumínio, embalagens diversas e grande quantidade de lixos domésticos de todas as espécies. O que mais chamou a atenção das equipes foi o descarte de fraldas descartáveis boiando nas “águas cristalinas” do Rio, conhecido pela sua rara beleza, considerado um patrimônio ecológico da humanidade.
A Ação foi realizada em duas etapas, sendo a primeira com a retirada dos resíduos pela equipe dos Águias e a segunda no transporte realizado pela equipe do Parque Estadual dos Três Picos, sob a coordenação do Sr Leonardo, um dos representantes da Chefia em Teresópolis, auxiliado pelos Guardas Jordeci Assis e Arthur Frederico.
O Sr Leonardo frisou a importância da integração das ações de educação ambiental e ficou abismado com tanto lixo deixado por visitantes.
Normalmente nesses locais de intensa visitação pública, apesar da beleza natural há um grande descaso público e a grande falta de sensibilização das pessoas que abandonam todo tipo de lixo, causando sérias consequências advindas da poluição, especialmente contaminando o recurso hídrico, essencial à qualidade de vida do ser vivo e dependência da humanidade.
O Rio dos Frades é uma das raras belezas do Estado do Rio de Janeiro. Situado em grande zona interfluvial é um rico corpo hídrico localizado na altura do km 19 da rodovia RJ-130, estrada que liga os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo. Apesar da sua rara beleza ainda é roteiro turístico do circuito Tere-Fri, fazendo parte do acervo turístico da região. A região é famosa por sua natureza generosa, pelo polo gastronômico, pelas pousadas e hotéis, além da horticultura, forte na região. Mesmo diante dessa rara beleza e por sua importância turística o local vem sendo alvo do descaso e abandono público. Falta incentivo, iniciativa e consequentemente ação de proteção e conservação.
SE NADA FOR FEITO ESSA RARA BELEZA PODE ACABAR
Em mais essa importante Ação Ambiental, a equipe dos Águias conclama a todas as pessoas para a importância de se preservar o meio que é de todos e chama a atenção das autoridades para cuidar e proteger o patrimônio natural da humanidade.
O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel enfatizou, mais uma vez, que os problemas são sempre das atitudes do ser humano com o planeta.
Cleiton Pimentel declara que é cada vez mais intensa a necessidade educar para mudarmos a maneira de conviver com um planeta que é de todos. Agradeceu o brilhante trabalho da equipe e enalteceu a presença da integração com o Parque Estadual dos Três Picos, cuja atuação é primordial para o envolvimento das ações de prevenção e reparo dos danos causados pela sociedade do conformismo e do descaso público.
Diante dos sérios problemas encontrados num verdadeiro berçário de vida que está sob forte ameaça, o que nos resta é fazer chegar às nossas autoridades públicas, os poderes constituídos e ao Ministério Público para que nosso maior tesouro não seja exterminado ou se transforme em local de putrefação da ação humana.
Enaltecemos aqui uma citação célebre do grande líder indiano, Mahatma Ghandi “Seja você a mudança que quer ver no mundo”. É preciso mudar com atitudes. Parabéns a toda equipe... Sempre Presentes e Atuantes.
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) - FOTOS: DIVULGAÇÃO

Fonte:aventureirosaguia

Nenhum comentário:

Postar um comentário